sábado, 21 de dezembro de 2013

Tags: , , , , , ,

Manual do Consumidor - Aquisição de uma Câmera Fotográfica (Parte 2)


1 - Classificação de Câmeras

Antes de iniciar minhas pesquisas sobre câmeras fotográficas acreditava existir apenas três categorias: amadoras, semi-profissionais e profissionais. Inicialmente pretendia comprar uma câmera semi-profissional uma vez que possuo um modelo ‘para amadores’. Já um modelo profissional seria exagero para minhas necessidades, como comprar bazuca para matar mosquito.

Ao ler a respeito de classificação de câmeras nos diversos sites e blogs de fotografias que encontrei (não são poucos) fui perceber que temos não apenas três categorias, mas no mínimo umas dez. Acabei encontrando informações divergentes de site para site, mas a classificação mais completa que encontrei está resumida nas tabelas abaixo:

Categorias Básicas


Categorias Intermediárias 


Categorias Avançadas 


2 - Escolha da Categoria

Utilizei dois critérios para eliminação de categorias: o de funcionalidades e o de preço. Pelo critério de funcionalidade foram eliminadas as categorias Compactas Comuns e Compactas Avançadas. Pelo critério de preço foram eliminadas as categorias MirrorLess, DSLR de Entrada, DSLR Semi-Profissionais e DSLR Profissionais. De início estava propenso a adquirir uma DSLR de entrada, mas preços acima de R$ 2.000 me inibiram.

Realizadas as devidas eliminações eis que restou apenas a categoria das SuperZooms. Muitas pessoas dizem que seria interessante investir mais R$ 1.000,00 e adquirir uma DSLR de entrada, mas os preços destas câmeras no Brasil são realmente absurdos. Desta forma resolvi direcionar minhas atenções para a categoria SuperZoom.  

3 - Escolha da Marca/Modelo

Temos hoje no mercado uma grande variedade de marca de câmeras fotográficas, mas decidi pesquisar apenas as três grandes que são Canon, Nikon e Sony. Realizei várias pesquisas e li muitos relatos de pessoas falando muito bem da Canon e da Nikon mas não tão bem da Sony quando o assunto é fotografia profissional. Acabei ficando mesmo entre a Canon e a Nikon.

Se o leitor fizer uma pesquisa na internet encontrará muitos comparativos Canon x Nikon, realmente é uma boa briga e as opiniões são diversas. Qual das duas é melhor? A resposta não é simples, na verdade é uma incógnita, como dizem: um dilema no mundo da fotografia. Há quem diga que são equivalentes na categoria das DSLRs, ou seja, são ambas excelentes e boas compras. Pode até ser que o lançamento de um novo modelo em um determinado ano pode deixar uma na frente da outra, mas no final das contas, acabam retornando para o mesmo ponto de equivalência.

Então, como decidir qual marca comprar? Resolvi pesquisar os modelos na categoria SuperZoom das duas fabricantes. Foi uma pesquisa relativamente fácil porque existem poucos modelos comercializados no mercado. Comparei então os modelos top de linha da categoria para ambas as marcas a fim de determinar a melhor configuração de compra. Com a ajuda do site SnapSort o resulto foi o seguinte:


A Canon PowerShot SX50 HS ganha com certa vantagem sobre a Nikon Coolpix P520. As principais vantagens da Canon são o zoom de 50x (a Nikon tem 41.7x), a velocidade de disparo de 13 fps (a Nikon apresenta 7 fps), a velocidade de filmagem de 240 fps (a Nikon apresenta 120 fps), a maior duração da bateria (a Canon possibilita 315 disparos contra 200 da Nikon), melhor sensibilidade de luz da Canon (6.400 ISO contra 3.200 da Nikon), suporte para flash externo, dentre outras.

A Nikon também apresenta algumas vantagens sobre a Canon como: maior resolução (18 MP contra 12.1 MP da Canon), maior tamanho do visor, maior resolução do visor, maior abertura, possibilidade de criar fotos panorâmicas, fotos em 3D, GPS integrado, menor peso, dentre outros. Mesmo assim decidi pela compra da Canon.

Abaixo segue o comparativo das especificações de ambos os modelos:


O próximo passo é a compra propriamente dita. Estou monitorando os preços há dois meses e acompanhando a variação semana a semana, como faço no mercado acionários, rs. Espero que à partir do início do ano que vem ocorra uma queda em função das promoções, mas em contra-partida podemos ter mais elevações caso o dolar continue sua tendência de alta.

Um bom fim de semana a todos e boas festas no natal que está quase chegando!

8 comentários:

  1. Boa Uó, presentão de natal para você. Boas Festas.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe, se papai noel quiser me dar eu aceito. me comportei bem no ano.

      Excluir
    2. Feliz natal à você e à família.

      Excluir
  2. Oi Uó,
    Eu não entendo muito de câmera fotográfica, minha esposa é que é mais ligada nisso.
    Mas pela boa pesquisa que você está fazendo, com certeza irá encontrar a melhor no que se refere ao custo-benefício.
    Eu só não compraria na WallMart, geralmente eles tem um excelente preço, mas as coisas que eu comprei lá não duraram muito tempo. Desconfio que eles vendem coisas "refurbished". Coincidência ou não, é uma rede multinacional e a gente sabe que vendem essas mercadorias lá fora, só que lá com um bom desconto.
    O caso mais traumático foi uma TV top de linha que comprei lá e ela durou 1 ano e 1 mês, ou seja, fora da garantia.
    Aproveitando, Feliz Natal e um ano novo de muitos lucros e dividendos! hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, dica valiosa sobre a WallMart, mas no meu monitoramento semanal ela tem apresentado o pior preço, a Magazine Luiza tem ficado na frente sempre.
      Feliz natal!

      Excluir
  3. Uma coisa que considero muito importante, e que ajuda muito na qualidade e longevidade da camera é o tamanho do sensor.
    Que esta diretamente ligado a qualidade de imagem e baixo nivel de ruído.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica P.C.
      Acabou que após este post realizei mais algumas pesquisas e concluí que este modelo de câmera não irá satisfazer um dos requisitos que eu tenho. Precisarei mesmo de um DSLR de entrada. Estou olhando a Nikon D3100.
      Abraço

      Excluir