domingo, 29 de dezembro de 2013

Tags: , , , , , ,

Porque a TAESA só Caiu Este Ano?


Já tinha encerrado os posts técnicos neste ano mas, após uma conversa com o colega Guardião no seu último post, resolvi tecer algumas conjecturas sobre a evolução dos preços da TAESA e correlatas em 2013.

A pergunta é: Porque diabos o preço da TAESA não saiu do lugar neste ano e resolveu nestes dois últimos meses fechar abaixo do que esteve durante todo o ano de 2013 já que os fundamentos da empresa estão cada vez melhores?

Primeiro vamos analisar os fundamentos da empresa para ter certeza de que a mesma continua realmente sendo uma boa opção de investimento:


O gráfico maior apresentado acima mostra a evolução do lucro líquido da empresa trimestre a trimestre. Veja que todo primeiro trimestre do ano a empresa apresenta uma apuração de lucro maior que os demais trimestres. Note também que os lucros nos demais trimestres tem sido constantes, com grande diferencial para os lucros dos dois últimos trimestres, que foram bem superiores à média (show de bola!). A linha amarela do gráfico mostra o lucro acumulado, quanto mais inclinada esta linha melhor.

O gráfico menor apresentado acima mostra a margem líquida e o ROE trimestre a trimestre. Temos um ROE trimestral na casa dos 4.5 e uma margem líquida na casa dos 50%, ótimos números mais uma vez.

Agora vamos fazer uma pequena análise setorial. No gráfico abaixo faço uma comparação da margem líquida trimestral das empresas deste setor que eu monitoro (ALUP11, CMIG3, TAEE11 e TBLE3). Perceba que a TAESA tem apresentado as maiores margens do mercado. Logo em seguida temos a TBLE3, depois uma saudável disputa entre ALUP11 e CMIG3.


No gráfico seguinte temos o comparativo do ROE. Neste quesito a TBLE3 está ganhando seguida pela CMIG3, depois pela TAEE11 e pela ALUP11. Tanto a CMIG3 quanto a TAEE11 apresentam picos em determinados trimestres ao passo que a TBLE3 e a ALUP11 apresentam gráficos mais constantes.


Agora vamos dar uma olhadinha no gráfico mensal da TAEE11:


Vamos dar um zoom nos dois últimos anos:


A seta amarela marca o momento de queda generalizada que vimos no final do ano passado, quando o governo resolveu meter a mão nas elétricas. Já a seta vermelha marca um ponto de direcionamento muito importante no gráfico mensal, ponto este que estive monitorando semana a semana desde outubro.

Para enriquecer a análise e não tomar conclusões isoladas, vamos analisar os gráficos do IEEX, da CMIG3 e da TBLE3:




Pelo gráfico do IEEX é fácil perceber que ainda estamos sofrendo um reflexo no setor do que foi a mãozada do governo no ano passado. Desde aquela época os preços das ações do setor tentam reagir mas esbarram em certas resistências de mercado.

Por outro lado, analisando o gráfico da CMIG3, vemos que foi um dos papéis que mais se recuperaram após a mãozada. Apesar de estar enfrentando algumas resistências no momento, conseguiu ter forte valorização desde dezembro do ano passado. Isto é facilmente explicado pelos gordos dividendos que a empresa tem oferecido desde dezembro último, o que acabou atraindo uma manada de investidores para o papel.

Agora a análise do gráfico mais bonito do setor. Para mim é duro ver um gráfico destes e não estar posicionado no ativo. Parabéns para nosso amigo de blog o Sr. Troll por ter se posicionado nesta empresa há tempos. A TBLE3 tem apresentado o gráfico mais constante do setor. Graças aos excelentes múltiplos e ótima política de dividendos. Notem na seta vermelha que estamos passando por um momento de correção totalmente saudável e esperado. O preço vem buscar a média móvel verde como no passado. Encostando nela provavelmente continuará sua tendência de alta. Para quem não entrou ainda no papel como eu, o toque na linha verde ou mesmo na linha vermelha (menos provável), seriam bons pontos de entrada.   

Agora voltando à nossa TAESA, porque então o preço do ativo não andou e agora está caindo? Não, não tenho as respostas, ninguém tem e se alguém falar que tem é mera especulação. Eu faço apenas algumas conjecturas do ponto de vista da análise técnica. O ativo apresentou forte valorização no ano de 2012, bem acima da média das demais empresa do setor. Isto fez com que o preço se estabilizasse em um patamar alto, onde já não se encontrava mais investidores dispostos a pagar um preço maior.

À partir do pânico que se formou no setor no final do ano passado, este ativo não fugiu à regra e também foi afetado. Mas continuou demonstrando força pois dos um dos que menos sofreu no período do ponto de vista da cotação. À partir daí os preços entraram em um retângulo de variação, hora batiam no topo do retângulo, hora caiam até a base do mesmo. Até que em outubro deste ano o preço esbarrou na média de 21 períodos no gráfico mensal (linha vermelha), do ponto de vista da AT só havia dois comportamentos possíveis para o papel, subida forte à partir deste toque, ou início de uma tendência de baixa à partir do rompimento da média para baixo.

Estava com grande capital neste ativo e resolvi não pagar para ver. Vendi mais da metade e não deu outra. Em novembro o preço furou a média e entrou em tendência de baixa. Agora em dezembro a tendência se consolidou, mesmo após fartos dividendos caindo na conta.

O que vejo agora são profissionais de mercado usando este papel para faturar na queda, trabalhando vendidos. Isto pode ser comprovado pelo gráfico de taxas de aluguel mostrado abaixo. Vejam como o mercado resolveu alugar o papel com valores de taxa bem superiores à média nos últimos dias.


Quem ganha com isto? Nós investidores antenados que podemos encarteirar mais do ativo em preços baixos e para quem já está posicionado alugar o papel com boas taxas de retornos.

Minhas projeções para esta empresa nos próximos anos são otimistas. Pretendo continuar minha estratégia de compras periódicas nos momentos de queda como o que estamos vivendo. No gráfico mensal o ativo já esta tocando a borda de bollinger inferior o que provavelmente irá caracterizar um fundo, vamos aguardar mais um pouco mas a grande chance do ano no papel pode estar terminando, mesmo porque o ano também está, rs.

Bom domingo a todos!  

40 comentários:

  1. Olá UO
    Bela analise sobre Taesa.
    Considero ela uma das melhores empresas no seu setor. Momento pra encarterar.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ótima empresa, vamos às compras, rs.
      Valeu!
      Abraço

      Excluir
  2. Obrigado pela referência a El Rei, que foi quem apresentou essa beleza a Blogosfera.

    Nobilíssimo, o mercado precifica o presente, mas também os lucros futuros. Creio que a esticada que a Taesa deu recentemente refletia a expectativa futura dos investidores quanto aos resultados. Se estes são acima do esperado, o preço sobe ainda mais. Se são abaixo do esperado - o que não quer dizer que são ruins - o preço corrige.

    Eu não tenho condições e nem conhecimento para estimar resultados futuros. Há equipes de analistas profissionais que fazem isso e erram bastante. Eu acho que temos que ignorar esses ruídos de curto prazo, pois se a empresa continuar entregando excelentes resultados, não tem como o mercado não enxergar.

    Um abraço d'El Rei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho Troll, nossos conhecimentos são bem limitados para ficar vislumbrando o futuro. Melhor mesmo nos apoiarmos nos resultados até o momento e aproveitar 'ruidos' de mercado para comprar.
      Abraço!

      Excluir
  3. Salvo engano meu tesa e controlada de cmig. Se taesa tem pico de llucro ele deve refletir em cmig, não? Gosto de todas meu tesão Sao as elétricas... feliz ano novo Victor fox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se existe esta reflexão, pode ser. Eu resolvi acompanhar quatro elétricas, é um bom setor sim senhor.

      Excluir
  4. Ainda bem que o mercado nao eh eficiente em precificar os ativos, assim que surgem belas oportunidades como esta ocorrendo agora.
    Esse lucro a mais num trimestre do ano ocorre pela valorizacao de ativos financeiros que a TAEE ajuste tambem no balanco. Seria como um shopping lancar no balanco a valorizacao dos imoveis, sendo que na realidade nao ha venda nenhuma. A maioria das empresas nao faz esse tipo de ajuste.
    Na minha opiniao isso soh serve pra distorcer a leitura do balanco e nada mais. Mas eh bom saber dessas coisas pra nao ser pego de surpresa ao fazer uma analise.
    A analise grafica pode ajudar a ter resultados um pouco melhores, quando usado para definir a hora da entrada no ativo. Ativo ao qual ja foi selecionado atraves da analise fundamentalista.
    Porem nao sou a favor de trades. Ficar girando patrimonio nao eh uma boa ideia pq na verdade nao temos certeza de absolutamente nada sobre o futuro.
    A analise grafica nao garante nada, mesmo. Sao apenas probabilidades.
    A analise fundamentalista tambem nao garante 100%, mas as probabilidades sao muito maiores, pois ha uma base solida por tras.

    Abracos!
    I.O.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo que nosso amigo embarcado falou. E eu uso mesmo AT só para determinar time de entrada. De vez em quando de saída parcial. Trade realmente são para profissionais. Fiz isto por meses a fio e não cheguei a lugar nenhum, pura perda de tempo para nós pobre mortais.
      Abraço!

      Excluir
  5. Para mim um dos motivos da queda recente se deveu à elevação da taxa Selic, de forma a ocorrer um ajuste no dividend yeld. Mas, para longo prazo, a Taesa continua sendo uma excelente opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que foi mesmo? Sei não...

      Excluir
    2. Tenho a mesma impressão que o nosso amigo Anônimo. Como as tarifas são reajustadas apenas pela inflação e a Selic está subindo, o preço das ações deve estar se ajustando a isso...

      Excluir
  6. Belo Post Uó !! a Taesa é uma das ações que não ousarei tirar da carteira !! Um ótimo 2014 !!!

    ResponderExcluir
  7. Grande post uorrem. Você esmiuçou bem a questão. É ótima empresa. Ao lado da cemig e tractebel são as melhores eletricas em minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são, e estou também apostando na ALUP11. Tô acreditando nas 4.

      Excluir
  8. Que belo presente de final de ano Uó.
    Um estudo desses repassado assim, de mão beijada. Valeu.
    Coloquei esse ação no meu radar. De olho no melhor ponto de entrada.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem querer dar indicação já dando, rs, ponto de entrada já tá nele, rs.
      Abraço bye bye

      Excluir
  9. O problema maior da TAESA ao meu ver e o principal problema dela ter ficado fora da análise do setor foi a dívida que já alcança 96% do patrimônio líquido.
    Outro ponto que vale lembrar é que em 2012 a Taesa ficou com o fluxo de caixa líquido negativo em mais de 1,5 bilhões de reais devido a um investimento feito, não me lembro agora qual foi.
    Agora uma coisa que me espanta é todo terceiro trimestre ter um aumento grande do lucro e consequentemente um aumento muito interessante da margem líquida, o que me lembra do setor de exploração de shoppings que em um determinado trimestre chegava a ter quase 120% de margem líquida, porque colocavam também a "valorização" dos imóveis, o que realmente é uma balela.
    Você saberia informar detalhadamente o por que do grande lucro no terceiro trimestre Uó ?

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dívida não é problema, desde que controlada e previsível. A maior parte é longo prazo e a empresa possui calendário de pagamento divulgado publicamente. O único problema seria a empresa começar a atrasar pagamentos ou até mesmo não honrar alguma dívida, algo que ainda não aconteceu.

      Uta!

      Excluir
    2. Estagiário, você levantou questões muito interessantes. Acredito que podemos buscar na net informações mais detalhadas sobre os lucros elevados em determinados trimestres. e ficar de olho na evolução/involução desta dívidas nos próximos balanços. Por enquanto não tenho maiores informações.

      Excluir
    3. Direto da fonte

      Primeiramente agradecemos seu interesse pela Taesa.

      O lucro líquido é maior no 3º trimestre devido ao reajuste anual do ativo financeiro que ocorre neste período, precisamente em julho.

      Caso tenha mais alguma dúvida, a equipe de RI da Taesa se coloca à disposição.

      Excluir
    4. Valeu Wagner, e você considera isto bom ou ruim? Ou não importa se os lucros continuam consistentes e crescentes?

      Excluir
    5. Alternativa B: não importa desde que os lucros continuem consistentes e crescentes.

      Abraço e bom Ano Novo!

      Excluir
  10. Mto bom post Uorrem, parece ser uma boa empresa mas o que o estagiário falou aí em cima já nem me faz considerá-la pra compra.

    ResponderExcluir
  11. No Bastter não foi atualizado último div. e jcp e mostra o d.y em 5,67%, atualizado ela fecha o ano com d.y incrível de 12%! Boa hora para encarteirar.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, graças ao yield da TAESA consegui fechar o mês de dezembro com um yield geral de 1% nas ações. É uma boa pagadora de dividendos sim, mas sempre bom ficar atento, muito gente investiu pesado na ELPL por ser uma excelente pagadora também. Não se pode deixar seduzir cegamente. Bom analisar o que os companheiros estão questionando.

      Excluir
    2. Para isso a diversificação. All in nem na Berkshire, dá que o véio morre...hahaha

      Excluir
  12. Valeu Uorrem, bom estudo...mas....
    Realmente tem que ficar preocupado com as dívidas da empresa... 5 anos de lucro para pagar a dívida... Esses detalhes contábeis que o estagiário falou, tem que ficar em cima... Já vi empresa maquiando contabilidade por anos, todo mundo achando que a empresa era sólida, e na verdade o patrimônio estava projetado em expectativa de mercado de seus ativos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lambe-bolas do Sacana de Vida Boa, a empresa possui ótima governança. Se a dívida fosse problema, a cia não pagaria esses incríveis dividendos.

      Todas as dúvidas que o pessoal tem, eu já tirei todas, pois sou El Rei!

      Excluir
    2. É para ficar com um olho aberto, não podemos fechar os dois olhos para nenhuma empresa neste nosso Brasil Baronil! rs

      Excluir
    3. Vc tem razão troll, eu sou um bosta, nem sei o que eu estou falando....

      Excluir
  13. Pessoal, estou como faço pra calcular o PL da Taesa, visto que as ações dela são units ? No fundamentus o PL aparece na casa dos 7, no guia invest aparece na casa dos 21 e no bastter nem tem o PL.

    Investidor Insano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei não amigo, se descobrir nos fale aqui.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Cada site o PL dela apareçe com um valor diferente! Complicado assim!

      Uó se der adiciona meu blog no blog roll, vou divulgar minha carteira todo mês, assim como vocês.

      http://investidorinsano.blogspot.com.br/

      Abração!

      Excluir
    4. P/L para mim é tão irrelevante que nem ligo, rs.

      Excluir