sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Tags: ,

Black Friday 2013

Se tem algo que me chama atenção são os períodos de promoções, liquidações e ofertas, seja isto no comércio ou na bolsa de valores. Não que eu seja consumista, já fui, mas sim porque precisamos sempre otimizar nossos gastos.

Não poderia então deixar de monitorar este 'Black Friday', polêmicas à parte, poderia ser uma boa oportunidade para adquirir a câmera fotográfica cujo preço que estou monitorando há dias.

Ontem realizei a coleta dos preços nos principais sites listados no Black Friday e hoje confrontei com os preços da promoção conforme infográfico abaixo:


Dos 8 sites monitorados apenas 3 apresentaram desconto no preço (Extra, Ponto Frio e Ricardo Eletro). O maior desconto foi do Ponto Frio cujo preço ficou estranhamente igual ao preço do Extra que apresentou desconto menor. Já o Ricardo Eletro, apesar de ter apresentado o menor desconto dos três, ficou com o preço abaixo.

O Magazine Luiza continua apresentando o menor peço de todas as lojas (tenho observado isto há semanas), mesmo não tendo colocado o produto em promoção.

Continuarei monitorando estas lojas nos meses de dezembro e janeiro, imagino que no início do ano que vem estes preços devam cair já que estamos em plena temporada de natal, vamos aguardar.
Continue lendo

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Tags: , ,

Radar de Ações (Novembro/2013)

Fim de mês chegando, IBOV caindo, novas ofertas aparecendo. Vamos reclamar? Pra quê? Melhor ir às compras de natal na bolsa de valores do que nos shoppings abarrotados de gente à procura presentes inflacionados. Mas antes de sair comprando ações desenfreadamente sempre é bom rever os estudos.

Todo mês gosto de divulgar aqui o acompanhamento das minhas ações preferidas. Já chamei isto de ranking, lista de ativos sob monitoramento, etc. Agora vou chamar apenas de Radar de Ações, já que é à partir desta relação de papéis que realizo os meus aportes mensais.

Abaixo apresento o radar classificado com enfoque em dividendos:


E em seguida o radar com enfoque em crescimento:


Para complementar a análise dos ativos elaborei 3 gráficos que me permitem visualizar de uma forma mais simples os múltiplos margem líquida, ROE e taxa de crescimento de lucros:




Lançando o critério de corte para margem trimestral média abaixo de 10%, ficam fora do radar para os próximos meses os seguintes ativos: UGPA3, PNVL3, GGBR4, RAPT4, ELPL4, BEMA3, SLCE3, WHRL4, POMO4, LEVE3, PETR4.

Lançando o critério de corte para ROE trimestral médio abaixo de 2,5%, ficam fora do radar para os próximos meses os seguintes ativos:  SLCE3, GGBR4, BEMA3, PETR4, EUCA4.

Lançando o critério de corte para taxa de crescimento de lucro trimestral média abaixo de 10%, ficam fora do radar para os próximos meses os seguintes ativos:  ELPL4, VALE5, GGBR4, WEGE3, PETR4, RAPT4.

Realizadas as exclusões temos então os seguintes destaques (com * as ações que ainda não fazem parte da carteira):

TOP 10 Dividendos:

CMIG3
BRIN3
BBAS3*
CIEL3*
ETER3*
TAEE11
STBP11
TBLE3*
ABCB4
VIVT3

Top 10 Crescimento:

EZTC3*
HGTX3
ALUP11
BRML3
CTIP3*
TOTS3
CGRA4*
DIRR3
GRND3
KROT3*

Apesar de não terem aparecido nos top 10, realizarei aportes em NATU3 e SAPR4 neste mês em função do momento gráfico favorável.
Continue lendo

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Tags: , , ,

Momentos Gráficos

Estamos passando agora por um momento de indefinição no IBOV, no gráfico semanal temos uma forte resistência que são as médias móveis de 20 (linha vermelha) e 40 (linha azul tracejada) períodos sobrepostas.

No final do ano passado notamos um movimento similar quando o índice tocou as médias móveis em setembro, realizou um pequeno recuo em outubro (seta azul) e em seguida apresentou duas velas de alta (novembro e dezembro), vindo logo em seguida apresentar 6 meses de queda contínua.

A seta vermelha apresenta um topo formado em março do último ano, movimento este que tem grandes chances de ocorrer novamente no início do ano que vem.

Por enquanto tudo são probabilidades, mas estou tendendo a acreditar em mais uns dois meses de alta e em seguida um longo período de novas quedas.


No gráfico abaixo noto um momento bem interessante para entrada em NATU3. Preços sentados na média móvel de 200 períodos no semanal e boas chances do ativo repetir o movimento iniciado em novembro de 2011 (praticamente 1 ano de rali de alta).


E por fim um momento gráfico que está deixando muitos amigos investidores em estado de alerta. Nem vou falar qual ativo é, mas que o gráfico está cada vez mais bonito para entrada isto está. Se sentar na média móvel de 200 no semanal (seta amarela) faço minha primeira entrada.

Continue lendo

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Tags: ,

Radar de FIIs (Novembro/2013)

Boa tarde pessoal!

Estamos aí com mais um radar de FIIs. Continuo monitorando os mesmos FIIs do mês passado conforme mostrado na tabela abaixo. Como a classificação é realizada pelo yield no ano então o FEXC11B encabeça a lista neste mês graças ao elevado IGPM dos meses anteriores. Em seguida vem o VLOL11 que também está apresentando um yield elevado devido às sucessivas quedas na cotação (há uma histeria geral quanto a este fundo e o povo só quer vender). Em terceiro lugar vem o RNGO11 que figurou nas primeiras posições no últimos meses mas que deverá cair no ranking à partir de janeiro com o fim da RMG.


Abaixo segue o gráfico de yield e P/VP dos FIIs listados acima. O mês de novembro foi o que apresentou maior yield neste ano (0,87%) bem como o menor P/VP (0,94%). Acredito que ainda vamos ter mais alguns meses de preço abaixo do valor patrimonial, e enquanto esta inflação estiver galopando, continuaremos com os yields acima de 0,8%.


Bom fim de semana a todos!
Continue lendo

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Tags: , , , ,

Evolução do Lucro Líquido, Margem Líquida e ROE das Ações sob Monitoramento

Pessoal, para aprimorar o meu processo de análise das empresas que monitoro na bolsa resolvi criar um documento onde posso visualizar o lucro líquido, margem líquida e ROE trimestre a trimestre. Geralmente, nos sites como Fundamentus e Bastter, estes valores são apresentados de forma consolidada e não por trimestre. 

Para o cálculo da margem líquida eu divido o lucro líquido apurado no trimestre pela receita líquida do mesmo período. Para o cálculo do ROE eu divido o lucro líquido pelo patrimônio líquido da empresa. 

Além destes dois cálculos estou calculando também o lucro acumulado trimestre a trimestre, com início no primeiro trimestre de 2010. Este valor acumulado me permite encontrar a taxa de crescimento do lucro nos últimos 4, 8 e 12 trimestres.

A figura abaixo apresenta as tabelas de cálculo e os gráficos de lucro (maior) e margem/ROE (menor).


Acredito que este documento possa ser útil para os colegas de alguma forma, tanto que coloquei nele algumas ações que não costumo monitorar mas são de agrado de muitos por aqui, como a ELPL4 por exemplo.

Segue a lista dos ativos contemplados:

ABCB4
ALUP11
ARZZ3
BBAS3
BEMA3
BRIN3
BRML3
BRPR3
CCRO3
CGRA4
CIEL3
CMIG3
CTIP3
DIRR3
ELPL4
ETER3
EUCA4
EZTC3
GGBR4
GRND3
HGTX3
KROT3
LEVE3
NATU3
PETR4
PNVL3
POMO4
RAPT4
RENT3
SAPR4
SLCE3
STBP11
TAEE11
TBLE3
TOTS3
UGPA3
VALE5
VIVT3
WEGE3
WHRL4

 
O documento completo pode ser baixado neste link.

Abraço a todos!
Continue lendo

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Tags:

Novo Layout

Com o objetivo de tornar este espaço um pouco menos amador resolvi realizar algumas alterações no layout. Críticas e sugestões são bem vindas. Bom feriado a todos!
Continue lendo

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Tags:

Investidores Anônimos

Pessoal, à partir de hoje os comentários do blogs estão abertos aos anônimos e não serão moderados. Cuidado com as ofensas hein?! rs. Bons investimentos e vamos a mais um dia de queda na nossa querida bolsa. Queda muito saudável esta, diga-se de passagem, rs.
Continue lendo

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Tags:

SP500, o que você faria?

Vou lançar uma enquete ao nobre leitor deste humilde blog. Se você fosse um investidor no mercado americano, neste atual momento qual seria sua posição em relação aos investimentos:

1 - Continuar investindo mensalmente
2 - Começar a desmontar algumas posições
3 - Nenhuma das anteriores
 

Já é claro que o IBOV está descolado dos mercados americanos há muito tempo, atualmente nosso índice parece estar mesmo é colado no índice chinês. Mas se iniciado um forte movimento corretivo nos índices americanos, qual poderia ser um reflexo disto no nosso índice?
Continue lendo

sábado, 9 de novembro de 2013

Tags:

Diogo Mainardi e Eike Batista

Escritor Diogo Mainardi já questionava o real poder econômico e social das empresas de Eike, enquanto toda a mídia e imprensa escrita o glorificavam como um dos oito maiores bilionários do planeta...

Continue lendo

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Tags:

Golpe - Promessa de aplicar na bolsa oferecia juros de 2,5% ao mês

Pessoas esclarecidas (comerciantes, engenheiros...) ainda caindo neste tipo de golpe por aqui, é triste.

http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2013/11/08/internas_economia,468529/golpe-financeiro-aparece-na-praca.shtml
Continue lendo

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Tags:

Acidente!

Pessoal, há poucos dias me envolvi em uma colisão com uma motocicleta em um cruzamento. Por sorte ninguém ficou ferido, apenas alguns amassados no meu carro e na motocicleta do outro condutor. Como nunca tinha me envolvido em um acidente anteriormente, e por ter ficado um pouco nervoso, não soube quais procedimentos fazer no momento. Acabei então só anotando os dados do motociclista sendo que o mesmo fez a mesma coisa. Combinamos que no período da noite conversaríamos com calma pois ambos estavam com compromissos no momento do acidente.

Dois dias após o acidente fui com o condutor da motocicleta ao serviço de sinistro da seguradora para realizar a vistoria. Como tenho cobertura a terceiros então todos os danos da moto serão cobertos. Neste mesmo dia fui alertado pela minha esposa, após ela fazer algumas pesquisas na internet, que deveria imediatamente fazer o B.O. (não tinha sido feito no dia do acidente).

Transcrevo abaixo alguns links para que aqueles que seguem este blog, e que estejam desinformados como eu estava, fiquem atentos aos procedimentos necessários.

http://maharpress.blogspot.com.br/2012/04/o-golpe-da-omissao-de-socorro.html
http://blogseguro.com.br/2011/01/07/em-acidente-com-moto-sempre-faca-boletim-de-ocorrencia/
http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=261&Caderno=0&Editoria=111&Noticia=434106
Continue lendo

domingo, 3 de novembro de 2013

Tags: ,

Manual do Consumidor - Aquisição de uma Câmera Fotográfica (Parte 1)

Pessoal,

Inicio hoje uma série de posts sobre a aquisição de uma câmera fotográfica. Peço a ajuda de vocês caso já tenham passado por uma experiência similar. Minha intenção é comprar uma câmera semi-profissional que me possibilite gerar fotografias de alta qualidade. Sugestões de marcas, modelos, sites onde comprar serão bem vindas.

Abraço!
Continue lendo