terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Tags: , , , ,

Ações, FIIs e NTNB Principal: Está Tudo Caro!


Contrariando o que todos tem dito nos últimos dias, me atrevo a dizer que o mercado atual não está assim tão atrativo para compras, muitos ativos ainda tem espaço para corrigir mais. Já utilizei metade do aporte do mês para algumas compras pontuais mas sigo aguardando novas correções. Seguem as tabelas de acompanhamento:



Em relação à NTNB Principal 2035 amanhecemos hoje novamente na casa dos 7%, vamos ver como será a evolução desta taxa no decorrer da semana.


81 comentários:

  1. E neste caso ?
    Não compra nada ou compra o que tem a menor porcentagem faltante ?

    Uta!

    ResponderExcluir
  2. Neste caso não compro nada. A ideia é realizar algumas comprar no início do mês com metade do capital e aguardar o desenrolar dos preços ao longo do mês. Em janeiro saí comprando como doido na primeira semana e nas semanas seguintes perdi boas oportunidades. Estou preferindo, neste momento, ir com calma.

    ResponderExcluir
  3. Excelente o resultado anunciado hoje pela BBSE!

    ResponderExcluir
  4. Uó, faça o contrário, compre aos poucos sempre. Esquece este lance de ficar tentando achar fundo que não funciona. veja STBP11 caindo ainda mais, portanto você comprou caro?
    Na verdade está tudo barato porque o mercado está em baixa, desta forma compre qualquer coisa aos poucos e deixe de paranoia.

    Abraços,

    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Estando barato ou caro, não podemos deixar de comprar, no máximo pode fazer como estou fazendo agora, compras de 2 em 2 meses... o mercado está em queda, caso veja um repique, volto a comprar mês-a-mês...
    Se deixar de comprar para esperar uma valor "justo" da ação, você talvez tenha que esperar muuuuito tempo..

    ResponderExcluir
  6. Honorário, fiquei sabendo do resultado, mas infelizmente no setor de seguros escolhi a BRIN3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uorrem, acho q a BRIN3 não é seguradora, é corretora. Ela somente intermedia os contratos junto as seguradoras e lucra na corretagem.

      Excluir
  7. tou quieto, não tenho mais grana.... a cielo ficou com tudo... e vendo o que já tinha comprando anteriormente derreter... abraço,

    ResponderExcluir
  8. E.I., não sei porque você insiste em dizer que eu estou tentando achar fundo. Muito pelo contrário, eu estipulo um preço e realizo a compra quando é atingido, se no mesmo mês cair mais 15% e eu ainda tiver dinheiro em compro novamente. Depois só estou habilitado a novo aporte após 3 meses.
    No caso da STBP11 minha última compra foi em 15,30. Em 13,10 estou habilitado a comprar novamente. Como o percentual deste papel na carteira é de atualmente 3,4% então estou habilitado a encarteirar mais caso chegue a este valor.
    Não confunda estratégia e disciplina com paranóia, rs.
    Como já foi concluído em discussões anteriores, e como você mesmo falou, cada investidor deve seguir seu perfil, sem falar que uma outra estratégia está errada, e noite justamente o contrário no seu comentário de hoje, rs.

    ResponderExcluir
  9. Forreta: "Não podemos deixar de comprar". Sim, por isto já usei metade do capital. Mas pense bem, até os grandes gestores ficam líquidos, com capital em caixa, torrar tudo de uma vez só para mim não faz muito sentido.

    ResponderExcluir
  10. Vitor, eu passei 20 dias de janeiro com esta lamentação de não ter mais grana pois torrei tudo nos primeiros dias, agora estou fazendo compras escalonadas ao longo do mês.

    ResponderExcluir
  11. Calma Uo! No stress! Bagual

    ResponderExcluir
  12. UO

    eu penso que tem que ter dinheiro forte para fazer a diferença. Claro que pequenos montantes vão ajudar. Mas diminuir significativamente o PM só com dinheiro forte. Também, é claro, que melhor comprar mais barato do que caro. Também to assistindo, que nem gato quando quer pegar o passarinho. Ainda não chegou a hora do bote.

    ResponderExcluir
  13. Não está tudo caro, é você que está ficando paranoico olhando cotação todos os dias. Vai curtir a gravidez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó, é disso que estou falando. Não me entenda mal, eu já entendi o que você está fazendo, mas estou tentando te aconselhar a parar de olhar cotação toda hora, porque perde-se muito tempo com isso. Pode querer comprar mais barato, lógico que pode e isso já chegamos a uma conclusão.
      Eu passei por uma fase que ficava olhando cotação toda hora (ou melhor todo minuto). Eu via uma ação caindo 3-4% e achava que tinha que comprar naquele momento para não perder a oportunidade, depois vi que eu estava era perdendo tempo e atrapalhando meu trabalho.
      Cada um faz o que achar melhor, me desculpe qualquer coisa.
      Abraços

      Excluir
    2. E.I., olhava cotação toda hora quando eu era trader, agora que não sou mais trader eu olho de noite após o expediente e após o almoço que é quando entro nos HBs para dar ordens de aluguéis de ações. Então são duas vezes ao dia, acho que está bom. rs

      Excluir
    3. Duas vezes ao dia, mais o tempo que gasta com as planilhas e com os posts.

      Não, não está bom, meu caro.

      Excluir
  14. Alguns targets vão ser atingidos, não sei quando mas vão, como é o caso dos bancos. Basta os rumores de julgamento voltarem para BBAS3 beijar os 18.
    CCR nos 13 acho difícil.
    CIEL vai ficar baratinha depois do split. rsrsrs. Bem abaixo dos 55 que vc pretende. hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner, alguns targets estão bem baixo porque já dei ordens de compras em dezembro, no mês passado e neste mês. Sempre que compro a X abaixo o próximo target para X -15%. Mas se passou um trimestre estou habilitado novamente a comprar em outro valor, mesmo que seja acima da última compra, entendeu o método?

      Excluir
  15. Acho complicado falar em "caro" ou "barato" para ações. Mas é nítido que o mercado está em baixa, e os preços estão bem pressionados para baixo. Podem cair mais ainda? Lógico que podem. Mas numa relação risco x retorno, se eu fosse holder (e não sou), eu preferiria comprar e aproveitar.
    Já lhe falei antes, acho que há umas distorções nas médias móveis que você usou para arbitrar os preços. Não sou contra o método ou estratégia, acho até interessante, mas os períodos usados são estranhos, e não foram descontados dividendos, o que faz total diferença no preço dos papéis.
    Se a bolsa entrar em alta, você vai ficar meses sem comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adam, as médias móveis são só uma referência, e distorções sempre ocorrerão.
      Se a bolsa entrar em alta cada ativo é um caso. Mas uma coisa lhe digo, eu não sou comprador de BBAS por 29 reais, comprei a 24 chorando, rs.

      Excluir
  16. Boa. Primeira pessoa de "Longoprazo" que vejo se preocupar com o preço de entrada das ações. Parabéns.

    crude-trader.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeira? Tá cheio por aí, rs...
      Primeiro comentário aqui no blog e foi bem sarcásticos, hum...

      Excluir
    2. Não foi sarcástico, acredite. É realmente o primeiro que eu vejo se preocupar com isso. Os outros nunca citam onde entraram.

      crude-trader.blogspot.com

      Excluir
    3. Faço B&H ativo, tema bem polêmico diga-se de passagem.

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Uó,

    Sério, é inacreditável a sua atitude. Quer dizer que você deixa de comprar determinado ativo se ele não atingir o preço que você determinou? Pelo o que eu entendi do seu pensamento, se a ação estiver acima desse "preço justo", você não se torna sócio de empresas como EZTC3, MDIA3, TOTS3, NATU3, UGPA3, CIEL3, e tantas outras que você listou? Sinceramente, é lamentável você agir dessa forma. Enquanto você não tirar o maldito preço da sua cabeça e focar em acumular VALOR você jamais vai ter sucesso na Bolsa. Uma empresa não é igual um bem de consumo. Empresas boas sempre vão ser "caras", vide AMBV3, que está cara há dez anos segundo os entendidos. Você está pensando IGUALZINHO a manada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado com a arrogância, caro amigo. Sinceramente, eu não vejo problema algum em esperar o momento correto de se entrar. Paciência é uma virtude que poucos possuem e que pode fazer toda a diferença na hora de segurar um papel "em crise". Comprar barato é sempre preferível a comprar caro. Aquele que é paciente o suficiente para comprar barato maximiza sua lucratividade.

      crude-trader.blogspot.com

      Excluir
    2. Não tem arrogância nenhuma no meu comentário, afinal, cada um faz o que quiser com o próprio dinheiro. Só não pode se arrepender depois de ter demorado para entrar em empresas que tem tudo para subir em linha reta nos próximos anos. E não, comprar barato não é preferível a comprar caro. Comprar caro = mais valor = mais patrimônio. Essa é a equação correta.

      Excluir
    3. Calma I.L. "Eu não deixo de comprar um ativo" só não vou compra-lo no contexto atual, o mercado é dinâmico, ignorantes são aqueles que não observam as diversas variáveis. Neste mercado deteriorado atual os alvos são estes por enquanto, e sigamos monitorando.
      Só um porém, já sou sócio das empresas como EZTC3, MDIA3, TOTS3, NATU3, UGPA3, CIEL3.rs em preços bem acima dos atuais.

      Excluir
    4. Isto aí Crude, agora falou bonito, rs.

      Excluir
    5. Mentira, MDIA e CIEL ainda não sou, rs.

      Excluir
    6. "E não, comprar barato não é preferível a comprar caro. Comprar caro = mais valor = mais patrimônio. Essa é a equação correta."

      Sua equação está errada, caro IL. Façamos um estudo bem breve: Digamos que queremos comprar ações da IL, que está cotada a 100,00 o lote. Digamos, também, que tenhamos apenas 1000,00 de capital. Com o preço a 100,00, compraríamos apenas 10 lotes, o que daria direito a 10 de tudo o que a empresa vier a crescer/distribuir.

      Agora digamos que a cotação caia para 50,00. Já podemos comprar 20 lotes. Ou seja, ganharíamos o dobro em tudo. Além disso, teríamos uma folga de 50 reais no que se refere à cotação (quem comprou a 100 já estaria amargando uma puta desvalorização). Por isso disse para ter cuidado com a arrogância.

      Vivemos em mundos diferentes, mas não significa que um exclui o outro. Usar os dois com sabedoria é a melhor forma de maximizar lucros.

      crude-trader.blogspot.com

      Excluir
    7. Na boa, acho que vocês fazem conclusões muito precipitadas, vem falar que eu sou manada e acho AMBEV cara? Como pode isto se eu comprei ano passado a 17,17?
      Ah, cansei destas discussões. Até o próximo post.

      Excluir
    8. Crude,

      E o que mudou no seu exemplo? Você comprou um ativo com menos valor e acha que se deu bem? No final das contas, não chegamos a mesma coisa, afinal, 10x100 e 20x50 não dão o mesmo resultado? Quando você compra um imóvel você torce para ele desvalorizar ao invés de valorizar, é isso? Outra coisa, pelo o que vi você é trader, me cite o nome de cinco traders milionários que eu paro a conversa aqui, rs.

      Excluir
    9. Uó,

      Peço desculpas se soei grosso com você. Não foi minha intenção. É que realmente ver os colegas deixando de comprar boas empresas simplesmente porque elas estão "supostamente" caras me incomoda profundamente.

      Excluir
    10. IL, não sei nem porque comecei a falar. Tentei te explicar uma coisa básica, mas infelizmente você não pareceu entender. Só vou encerrar meu raciocínio pra que não seja tudo em vão:

      Digamos que a IL cresça e passe a valer 150,00 o lote. Quem estará melhor? O cara que comprou 10 lotes a 100,00, ou o cara que comprou 20 lotes a 50,00? É tão difícil enxergar essa questão tão simples?

      Sobre Traders milionários, prefiro nem comentar. Meus resultados falam por si próprios. Não julgue os outros por si mesmo. Se você e 95% dos incautos não tiveram sucesso no ramo da especulação, não significa que ninguém terá. Por isso eu te acho arrogante. Você fala como se soubesse o que é certo e o que é errado. Toda opinião diversa é mera ignorância.

      Encerro aqui o assunto. UO, me desculpe se causei algum aborrecimento. Não foi minha intenção. Boa noite a todos!

      crude-trader.blogspot.com

      Excluir
    11. Uó, duvido você comprar CIEL3 amanhã sem olhar o preço. duvido! rsrs
      Liberte-se desta angústia. Faça o teste e verá que não consegue, pois vai ficar torcendo pra cair ...
      Na boa, isso é complicado mas é puramente psicológico. Se comprar um lote por 6500,00 ou por 6400,00 vai impactar em quanto seu patrimônio no total? Nada! Até porque você não sabe se Cielo vai subir depois de amanhã, assim como não sabe se a ação que vc decidir comprar amanhã vai subir ou não, no longo prazo então a incerteza é maior ainda.
      Não me entenda mal, mas existe um bloqueio psicológico complicado de ser vencido. Eu já tive este bloqueio, mas fico feliz que hoje consigo vencer. As vezes ainda bate um aperto e não consigo dar a ordem, mas me esforço muito para vencer isso.
      Abraços

      Excluir
    12. Crude,

      O ponto é exatamente esse. Para quem faz pequenas compras mensais a variação da cotação não faz a menor diferença. O exemplo que você citou se encaixaria como um trade. Quem compra um pouco todo mês compra a 100, 90, 105, 95, 110, 80, etc. O investidor compra no "topo" e no "fundo". E se a empresa for boa o PM tende a zero. Desejo boa sorte com seus trades, mas volto a dizer, NUNCA vi um trader milionário. Já holders milionários existem aos montes. Porém, cada um com suas estratégias, afinal, todo mundo sabe aonde o calo aperta. Recomendo esse vídeo para aprender:

      http://www.youtube.com/watch?v=RaIiVpzXzfA&list=PLIOuk2Owj9JEtQpK6ZUqsQy91N18_ZF3A&index=7

      Boa sorte.

      Excluir
    13. IL, eu conheço o Bastter (e seu amigo Predador) de longa data. Já até comprei livro dele sobre opções. E sei muito bem que a visão dele é extremamente conservadora. Eles dois saem por aí dizendo que "Daytrade é cemitério de malandro". E, realmente, é! Maioria morre na praia quando o assunto é especulação. Mas não significa que não exista ninguém que consiga sobreviver disso. Eu sobrevivo de mercado. Larguei tudo para viver de DT. Me arrependo? Nem um pouco. Foi fácil? Não MESMO! Passei muito sufoco pra conseguir aprender a vencer nesse jogo.

      Digo isto, fica claro que ele distorce muita coisa quando critica quem decide comprar mais barato. Comprar ativos que estão em tendência de alta? Claro! Isso é óbvio. Mas deveria ser óbvio que nenhum ativo sobe em linha reta. Ele sobe, corrige... sobe, corrige. Quando eu falo em comprar mais barato, e já que você sempre comprará de pouco em pouco, o ideal é que sempre se compre no nível mais barato possível. E que nível é esse? O final da correção.

      E, para saber identificar onde é esse "final da correção", é que entra o lado "trade" da coisa. Habilidade gráfica pode sim fazer toda a diferença na hora de colher os frutos.

      E, sobre o Bastter novamente: em muitos vídeos dele ele afirma critica pessoas que operam opções pelo gráfico das opções; bullshit. Eu não opero opções por questões de liquidez, o que torna pouco atrativo frente ao índice, dólar e crude. Mas é completamente possível e simples se operar opções pelos gráficos das opções. Portanto, a opinião do Bastter deixou de valer há muito tempo, pelo menos para mim.

      Abraços, cara.

      crude-trader.blogspot.com

      Excluir
    14. Entendi Cruder.

      Peço desculpas sinceras se soei arrogante, é que às vezes eu acabo me empolgando nos debates. O importante mesmo é trocar conhecimento e investir sempre.

      Abraços!

      Excluir
    15. Cruder,
      Comentario muito sensato, parabéns.
      Apenas para complementar, eu não tenho procuração para defender o Bastter e nem quero fazer isso. Mas veja que o que voce esta falando tem tudo a ver com o que ele fala.
      Primeiro voce confirma que existe o cemiterio de malandros e eu tb acredito que exista. A unica coisa que ele critica é misturar trade com B&H, mas sinceramente nunca ouvi ele falar mal de traders.
      Outra coisa que ele fala para o publico nao operar opções e vc mesmo dizbque temnrestrições com opções, acho portanto que concordam.
      Como falei aqui, nao quero defende-lo, mas minha impressão é que as pessoas nao entender que ele fala para o grande publico, portanto ele propaga aquilo que deve ser melhor para a maioria e com objetivo de remover a ilusão que é facil ficar rico na bolsa.
      Com respeito a comprar mais barato, atraves da mudança de tendencia, eu particularmente acho perigoso, pois meu entendimento é que as tecnicas de trade são eficientes para trade, pois são metodos estatisticos onde se tem um viés positivo (ex. Se eu jogar uma moeda e der cara eu ganho 2 e seder coroa perco 1, significa dizer que quanto mais eu jogas a moeda mais eu ganho.) mas como trader vc pode me corrigir se eu estiver errado. Dito isso, o metodo só funciona se houver stop, como para o buy & hold não vai haver stop, entendi que o viés positivo fica prejudicado.
      Eu fiz um post no meu blog onde trato justamente da efetividade de se buscar eficiencia nas compras. Pode ser eficiente, sim, mas não é garantia de se ganhar na bolsa.
      Bom, pra finalizar, fico na expectativa de conhecer melhor seus resultados como trader, mas entendo que mesmo o trader, em algum momento tem que fazer buy & hold com o patrimonio que vai acumulando, desta forma seria legal ouvi-lo mais sobre isso e sua experiencia.
      Seja bem-vindo a blogosfera de finanças. Sucesso!
      Abraços,
      Blog Economicamente Incorreto
      Http://economicamenteincorreto.blogspot.com

      Excluir
    16. Nada contra o Bastter. Ele tem a visão dele e até faz um serviço à humanidade afastando muita gente do Daytrade. Eu mesmo, toda vez que alguém vem me pedir pra ensinar, insisto que não entre nesse negócio, que nada na Bolsa é garantido. Falei dele porque o IL disse que eu deveria aprender vendo seus vídeos.

      Sobre comprar mais barato, não me referia à mudança de tendência, mas apenas aos movimentos de correção na tendência de alta. Aliás, acho que vou fazer um post sobre isso em meu blog e postar daqui a pouco. Já retorno aqui.

      crude-trader.blogspot.com

      Excluir
    17. Legal CrudeTrader,
      Muito bom se puder compartilhar experiências conosco.
      Abraços

      ps.: me desculpem pelo comentário acima cheio de erros, mas escrever um texto longo pelo iphone é um lixo.

      Excluir
    18. Bem, está postado. Citei todos os envolvidos.

      http://crude-trader.blogspot.com.br/2014/02/porque-esperar-pelo-preco-ideal-para.html

      Excluir
    19. apenas a título de curiosidade o Predador é irmão do Bastter

      Excluir
  19. Grande UO,
    Poxa, você quer EDGA a R$57,00, depois de sair um fato relevante que eles alugaram um grande espaço e a vacância caiu para 3% (isso deve dar uns R$ 0,7 de renda), pô quer ganhar 15% de aluguel isento de IR corrigido por um índice inflacionário? Eu também, mas acho que vai ser difícil, só se o pessimismo aumentar muito de novo, vamos torcer!

    RNGO, é possível que volte a R$65,00, nesse patamar projeta 14% anuais para o segundo semestre, estou dentro também!

    Pô, também quer um fundo como HGRE dando mais de 1% am, AEFI também, poxa se isso ocorrer, vai ser muito bom mesmo, adianta e muito minha IF.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então é por isto que ele subiu 6% hoje?
      Sobre os demais targets, só estou projetando 1% ao mês para cada um, mas se o mercado virar pode ser que refaça os targets. Por enquanto são estes mesmos.

      Excluir
  20. Amigo UO, SAPR4 esteve a 4xx e hoje subiu 5,82% foi a 5,27. Estava bacana o preço, e o Bagual salivou e comprou. Abraço! Bagual

    ResponderExcluir
  21. Se acha que as ações estão caras, é a hora de vender então! kkkkkkkkk...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk...brutality! Sub-zero wins!

      Excluir
    2. hehehe, a turma não perdoa. é hora de vender foi boa!
      Abraços

      Excluir
  22. po, o q tem de mal o cara estipular seus próprios pontos de entrada? isso é tão relativo de pessoa p pessoa, por exemplo minha carteira é entupida de Eternit e eu acho q ela está barata, mas ainda não to comprando mais justamente por isso.. ou seja se eu não tivesse nenhuma Eternit talvez nos 8,50 eu já tivesse comprando, mas cm eu já tenho a maior posição nela meu ponto de entrada pode ser 7 isso é realmente muito relativo e entendo perfeitamente o pensamento do UO e não acho q ele siga a manada por isso... até pq ele tb não é extremamente RIGOROSO em relação a os pontos estipulados

    ResponderExcluir
  23. Uó, quero parabenizar por TODOS os seus comentários.

    É realmente muito desagradável discussões e rotulações de manada ou outra qualquer.

    Penso exatamente como você. Temos que ter bons pontos de entrada, isto é EM ESPECIAL fundamental para os FIIs. Talvez menos para as ações, mas para os FIIs só fala o contrário quem não entende o ativo.

    Mesmo em ações tenho definido meus pontos de entrada.

    Meus targets são mais modestos que os seus, confesso, mas existem e são guiados de acordo com a minha carteira. Meu dinheiro não fica parado na conta, direciono-o para este ou aquele ativo, de acordo com os objetivos e valores de cotação do momento.

    Por fim, estou monitorando com os seguintes targets atualmente :

    AEFI abaixo de 100,00
    FCFL abaixo de 1.010,00
    HGLG abaixo de 950,00
    BRCR abaixo de 112,20
    SDIL abaixo de 78,00
    XPCM abaixo de 77,50
    NSLU abaixo de 144,00 (isto porque já comprei mais por 150,00)
    CIEL abaixo de 60,00
    CMIG3 abaixo de 12,90

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que o preço é tão importante? Do que adianta um yield de 12% com a cota despencando?!

      Excluir
    2. Troll, vou explicar, embora creia que seu objetivo no momento seja trollar por trollar...

      FII : para mim funciona diferente de ações. Invisto em um fundo que tente conjugar : bons imoveis, boa região, baixa vacancia, bons inquilinos, contratos longos, multas pesadas e OTIMOS YIELDS (proventos que são livres de IR). Portanto, eu procuro alocar um dinheiro que teoricamente eu NUNCA vou precisar. Valorização da cota de FIIs, que seria uma outra forma de ganhar dinheiro, me importa menos, pelo menos da forma que penso hoje. Assim, penso que em 8, 9 ou 10 anos consegui receber bons yields, pago a minha despesa e ainda tenho o imóvel em mãos, tendo ou não o mesmo valorizado.

      Já para as ações, como disse, talvez o preço impacte menos, mas certamente acho que impacta. Por isso tenho esta atitude. Já disse outras vezes, não gosto dos "dogmas do Bastter". Mas respeito quem se identifica com ele, pois é questão de perfil. Por que me importa as ações? Porque não sonho em tê-las para sempre. O dia que tiver uma boa valorização, ou num mercado eufórico, vendo as ações. Um trade de valor, sem qualquer problema. Isso, aliás, é o que estou estudando fazer com BBAS. Em janeiro comprei 200 cotas a 20 reais. Meu PM é relativamente baixo. No dia que o BBAS chegar a 28 de novo vendo tudo, sem dó, e compro de novo na outra queda.

      Saudações

      Excluir
    3. Nobre Guardião, você desonra El Rei com tal suposição? Então questionar uma estratégia ou incentivar um debate com uma proposição lógica e válida agora é trollagem? Veja a resposta interessante que você deu aos leitores após meu questionamento.

      Eu gostei da sua resposta. Só não concorda com sua indiferença em relação à valorização das cotas. Para que um FII seja um bom negócio, não apenas os yields devem ser bons, mas a cota DEVE valorizar ao menos o suficiente para compensar a inflação. Se a cota ficar anos estagnada, mais vale comprar títulos do governo, que possuem os mesmos yields com risco bem inferior.

      Excluir
    4. Troll, em absoluto. Admiro seus conhecimentos de RV, e seu blog é uma referencia para mim nas ações.

      Apenas acho que você por ter uma visão diferente em alguns aspectos tende mais a criticar e trollar. Talvez tenha me precipitado em um pré-julgamento, não é minha intenção fazê-lo, Assim, devo-lhe desculpas e espero que as aceite!

      Cordial saudação!

      Excluir
    5. O Trolleta está neste discurso de que não adianta ter DY bom se a cota está se desvalorizando, mas é um pensamento no mínimo imediatista, não combina com que prega investimento de longo prazo.

      Excluir
    6. El Rei lhe perdoa, especialmente agora que se tornou um ronin.

      nobre Uó, há muitos, muitos estudos que comprovam a eficácia do investimento em ações no longo prazo. E com uma base história imensa. Com relação aos FIIs, pode citar um estudo que não seja o Ranking do Tetzner?

      A sua suposição sobre minha visão a respeito do longo prazo é sim uma trollagem. Aliás, você tem feito bastante isso ultimamente. El Rei não quer usar a espada contra ti, nobilíssimo.

      Excluir
    7. kkk, estou fora de luta de espadas.

      Excluir
  24. @I.L. entendo o que você quer dizer e digo que sua estratégia é válida, só tome cuidado ao tecer seus comentários, aceito suas desculpas.
    @Crude obrigado por despender parte do seu tempo e agregar à discussão
    @E.I. obrigado pelos comentários como sempre, estamos alinhados
    @Bagual: comprou SAPR a quanto?
    @Doutor: bobinho você... rs
    @Anônimo: lembrou minha infância
    @Guardião: obrigado! e acho que somos bem parecidos na hora de comprar. eu defino meus targets, mas não são rígidos, por exemplo, tinha definido um preço de compra de147 para o hospital, mas hoje decidi elevar a ordem de comprar para 148 porque acho que está valendo a pena e o mercado não está querendo pagar muito abaixo disto. Tinha definido uma ordem para o FEXC11 em 95, mas aproveitei que vendi ARZZ3 hoje então usei parte do dinheiro para comprar no VP (100). Se cair para 95 compro mais. Acho que o pessoal leva muito a sério minhas tabelas, gostam de polemizar, rs. É só uma referência, um ponto de partida como você mesmo diz.
    @Troll: O tempo despendido nas planilhas e gráficos é relativamente pouco em relação ao tempo que você despendi com o pobreta, rs.

    ResponderExcluir
  25. Uo, comprei a 4,98. Bagual.

    ResponderExcluir
  26. hahahaha... Eu me divirto aqui!!!

    Troll, até que não é ruim ser Ronin, pois pelo menos não preciso seguir o bushido e praticar um harakiri quando discordarmos!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Minha humilde opinião: Tenho 10 mil. Aportarei 1mil por mês. Quero montar uma carteira B&H com 20 ações. Posso comprar R$500 das 20 ações de uma vez só sem olhar preço MAS pagando uma corretagem de R$5 digamos, executar somente R$500 fica um pouquinho custoso certo? Então não seria melhor fazer o valuation dessas 20 ações, escolher as 10 mais "baratas" e comprar R$1000 de cada (abaixando os custos). No 1o mês de aporte, esqueça as 10 ações encarteiradas e continuemos o plano de adquirir os 20 papeis. Sobraram então 10 ações, escolha a mais barata e assim por diante. Ao final de 10 meses vc montou sua carteira pretendida de 20 ações. No último mês não vai ter escolha, vai ter que pagar o preço que for, do contrário vai cair naquela situação citada: "vai deixar de comprar ambev pq está caro?". Pode ser que este 10 meses passados te façam pagar ainda mais caro nessa obrigatoriedade de fechar a carteira, mas pensando no resto da carteira parece ser vantajoso. Nunca fiz algum teste pra provar isso, apenas um exercício mental. Vi diversos estudos aqui na blogosfera sobre o tema todas muito explicativas porém percebo um certo equívoco dos que defendem a compra mensal. Eu estou convencido que a compra mensal é ótimo e fará um PM justo, porém o que acontece é que com uma carteira com muitos papeis e um aporte pequeno é simplesmente inviável comprar tudo todo mês. Então temos que ir subindo a carteira aos poucos, 2 papeis aqui, 3 ali e não 20 ordens todo mês. Então se for pra subir aos poucos, qual o problema de ir selecionando o que aparenta estar mais barato e deixando o mais caro pra frente, SEMPRE com a certeza que na hora que na hora que tiver comprar aquelas mais caras não tem choro, tem que comprar pra equilibrar a carteira. Bom é isso, pensei num caso prático tentando conciliar a vantagem de pagar barato com o compromisso de não ficar de fora das boas empresas eternamente cara.

    To muito errado? Eu já tentei postar essa ideia lá no Bastter mas tomei uma esculachadas daquelas que só ele sabe rsrsrs.

    Drink coke!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coquinha, eu gosto da estratégia de compras periódicas, se eu estivesse entrando na bolsa agora compraria por exemplo RAPT4, só não compro hoje porque já tenho ela encarteirada e minha próxima compra deveria ser em um valor mais baixo do que o atual, mas se passar uns 2 ou 3 meses e o preço não abaixar então estou habilitado a comprar novamente.
      Outro critério que estou empregando agora é em relação aos setores cíclicos. Empresas como Gerdau e Natura (cíclicas), devem receber aportes nos momentos mais oportunos. Quem comprou Gerdau por exemplo dois meses atrás estava iludido, o setor é cíclico e estava apresentando topo.
      O caso do Ambev deve ser analisado com outra ótica. Como é um setor não cíclico então a estratégia de aportes periódicos é bem vinda. Se o cara tiver um tempo à mais pode realizar os aportes com a ajuda de um gráfico semanal se for o caso (é o que eu faço).
      Enfim, meu critério atual é empregar a estratégia que mais se adequa à natureza do papel. Se é papel cíclico então nunca aportar nos topos. Se é papel não cíclico então aportar periodicamente.
      Sobre cálculo de preço justo eu nem perco tempo, o mercado não vai dar trégua pra vc comprar em preço justo, e calcular este tal de preço justo é o ó, rs.
      Não faça compras em valores abaixo de 1.000. Acho que a corretagem não vale à pena, mesmo sendo mercado fracionário. Hoje minhas compras são na ordem de 1.250.
      Agora um outro exemplo: Cielo. Empresa boa né? De acordo com a metodologia bastter já pode executar entrada, a qualquer momento. De acordo com minha metodologia também já pode, porque é empresa não cíclica. Mas não executei ainda porque meu alvo de compra está mais embaixo, uso AT clássica para determinar o alvo e não Valuation. Nada garante que o preço vai chegar lá. Mas nem preocupo porque já tenho mais de 30 ações na carteira, uma a menos ou uma a mais não vai fazer muita diferença. Mas se o preço chegar lá então vou comprar, estou apenas seguindo uma estratégia definida. O pior erro é não ter uma estratégia, mesmo que a estratégia seja simplesmente comprar todo mês independentemente do preço.
      Concluindo: monte sua estratégia e a siga, com o passar do tempo vai ajustando, uma hora ela vai ficar bacana, mas perfeita acho muito difícil.

      Excluir
    2. Se eu estivesse entrando hoje no mercado e tivesse 10 mil para começo compraria 16 ações hoje de olho fechado. Nos preços atuais e sem pensar duas vezes. 8 no setor de dividendos e 8 no setor de crescimento.
      Abraço!

      Excluir
  28. UO,
    O exemplo que dei é totalmente fictício, não é meu caso. Só tentei deixar o mais claro possível. Perceba que na discussão compras mensais x valuation não estou defendendo nem um nem outro. Mas aproveitando pra falar da minha realidade: tenho umas 15 ações em carteira, selecionei um pouco mais de 30 pra compor o B&H. Se meu aporte fosse de 15mil beleza pura. Comprava as 15 ações faltantes (1000 de cada como vc bem disse) e corria pro abraço. Mas meu aporte é de humilde 2mil e olhe lá, logo vou aos pouquinhos. Claro que Ambev e Cielo irão compor minha carteira, não sou estúpido, todo mundo vê que estas estão entre as melhores empresas da bovespa. Mas elas são só 2 das outras 13 que quero comprar. Mas concluindo, se eu tenho interesse em encarteirar por exemplo LPSB3 e STBP11 assim como CIEL3 e AMBV3 e meu aporte de 2k não permite esse luxo todo. O que é preferível no atual momento lopes e santos ou cielo e ambev? Não tenho dúvida que as duas últimos são infinitamentes melhores que as duas primeiras, mas todas, repito, todas irão compor minha carteira. Se não for hoje vai ser no mês que vem, daqui a 2, 3 meses tanto faz. Então, no meu raciocínio, prefiro encarteirar lopes e santos agora e deixar ambev e cielo pra mais tarde. Se no futuro quando já tiver com a carteira quase completa e só faltar ambev e cielo ai não tem mais pra onde correr, compro pelo preço que for. A grande diferença é que nesse meio tempo entre o presente e o futuro o mercado pode, ainda que improvável, me presentear com uma liquidação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi.
      Com um aporte mensal de 2K eu compraria 1K de ABEV e 1K de STBP. Mês que vem é outro mês, outras análises.

      Excluir
    2. Coca,

      Acho só que existe um equivoco aí. Metodologia de compras mensais não significa comprar todas as ações todos os meses, mas comprar 1 ou 2 ou 3 ações (depende do tamanho do aporte) por mês, focando nas que estão com percentual abaixo do objetivo estipulado. Exemplo, se tem uma carteira com 10 ações e 10% em cada, todo mês você olha a que está abaixo e compra dela, no mês seguinte, olha de novo. Automaticamente você acabará selecionando a mais barata no mês, mesmo que não seja este o foco, pois o foco é ter uma carteira com 10% de cada ação e pronto. Existem algumas ressalvas. Se por 2 ou 3 meses a planilha mandou comprar a mesma ação, significa que ela está caindo muito, então vale a pena dar uma olhada se está tudo certo.

      Além disso, se a bolsa está em alta, automaticamente os aportes devem diminuir. Isso se por exemplo considerarmos um cenário de 50% em RV e 50% em RF, quando a bolsa está em baixa, o aporte vai para RV, quando a bolsa está subindo, começa a ir para RF, mantendo o equilibrio RVxRF desejado.
      Isso não é muito diferente do que vocês já dizem que fazem olhando o preço, mas o ponto é que olhar o preço não garante que, ao comprar STBP hoje e deixar para comprar ABEV daqui 1 mês, você fez a melhor compra, pois STBP pode cair e ABEV subir, portanto em teoria a melhor compra teria sido o inverso. Para mim a questão do preço tem um efeito mais psicológico que em resultados práticos.

      Abraços,

      Blog Economicamente Incorreto
      http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

      Excluir
  29. EI,

    Isso que você descreveu é basicamente o TSDB do Bastter certo? Com a carteira formada, pronta, ele de fato é muito eficiente. Basicamente os aportes servem para equilibrar a carteira. Mas pensemos a seguinte situação: Tenho como objetivo nos papeis X,Y,Z,W, 5% cada. Atualmente minha posição é 0%, nada de nenhum deles. Ao entrar no TSDB ele vai ver que eu estou -5% nesses 4 papeis e mandar comprar todos. Pode reparar lá que ficarão 4 linhas vermelhas ao mesmo tempo. Então é exatamente nesse ponto que quero chegar. Eu preciso comprar 4 papeis com o objetivo de equilibrar a carteira, seguindo exatamente o que você disse. Mas se meu aporte é de 2mil, pergunto eu: compro os 4x500? ou faço um valuation, compro esse mês 2x1000 e no mês seguinte os outros 2x1000? pensando em custos operacionais me parece mais interessante a segunda opção.

    Resumindo tudo: o TSDB funciona que é uma beleza para quando sua carteira está formada e apenas está aumentando posição. ou quando são pequenas modificações. deste modo ele nunca mandará comprar vários papeis ao mesmo tempo.

    Mas se você mesmo já tendo uma carteira de 10 papeis por exemplo, adicionar lá outros 10 papeis tudo com percentual igual. Ele vai mandar comprar tudo ao mesmo tempo. Pode fazer o teste. Digo porque é a situação em que me encontro. Minha carteira está incompleta. Ainda há muitos papeis para serem adicionados. Então nessa hora concorda que é mais interessante fazer um valuation, mesmo que seja pra comprar o "menos caro" ???

    Volto a dizer, já questionei isso la nos forum do bastter, mas quando você fala algo fora da doutrina pré-estabelecida é surra de todo lado que sempre termina "voce faz parte da manada" jkh@#$ˆ#ˆ$%!Fewg4@%@#%

    Drink coke!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahaha, esta parte de levar uma surra lá foi engraçada, pois acontece isso mesmo. EU mesmo já levei várias ...

      Indo direto ao ponto da montagem da carteira, eu entendo que você pode até encontrar um método que achar mais conveniente para escolher qual comprar primeiro (isso quando não tem nenhum dos papéis), mas na prática isso não garante que necessariamente será melhor ou pior que se comprar em, por exemplo, ordem alfabética.

      Adicionalmente, para uma carteira de longuíssimo prazo, o valor que pagou num aporte no primeiro ano não vai fazer lá muita diferença depois de uns 15-20 anos. Mais importante que o valor que pagou na primeira compra (montagem da carteira) é como você administrou esta carteira durante este período.
      Abraços,

      Blog Economicamente Incorreto
      http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

      Excluir
    2. Tentei me cadastrar no site do Bastter agora há pouco, pra conhecer o pessoal de lá. Fui bloqueado rapidamente. Ahahah.

      Depois adicionei o Bastter no facebook. Bloqueado rapidamente. Foi engraçado. Não sei o motivo, mas tá valendo.

      Pelo que vi no face dele, ele disse que já tem 73000 inscritos no site. Se pelo menos 500 desses pagarem 15 reais por mês do tal do Bastter Blue, já dá uma renda passiva de quase 8k reais. Bom negócio, viu. O cara viu um nicho interessante e soube aproveitar. Tá de parabéns.

      Excluir
    3. Crude, só porque você tem a palavra Trader no login neles já lhe bloquearam? rs
      Dono da Coca, defina sua estratégia e vai fundo, com o tempo você verá se ela vale a pena ou não. Melhor do que você ficar fazendo conjecturas, de pois de um estudo o melhor é por em prática, os ajustes vem com o tempo.
      E.I., já levou muita surra lá no Bastter? rs, tudo bem, no 'longuíssimo' prazo concordo com sua estratégia, mas suponha que eu queira comprar uma apartamento em 2018 com o dinheiro que aplico hoje, qual seria a melhor estratégia?

      Excluir
    4. Vai saber, Uo. Mas não o condeno. É direito dele, e é o negócio dele.

      Sei que pouco tempo depois de me cadastrar, foi um cara no meu blog com a seguinte pergunta: "você sempre ganha?". Quem terá sido? Mistérios do Universo.

      Excluir
    5. Uó, vixi, no começo eu tive várias tretas lá no Bastter e tive até um usuário bloqueado que mesmo mandando mensagens nunca tive retorno e nunca foi desbloqueado.

      Se quer comprar um apartamento em 2018 você vai aplicar na bolsa? Acho que está totalmente errada a estratégia, ou então esquece Buy & Hold e realmente arrisque nos trades (que podem ser trades de valor com um bom método). Se quer acumular patrimonio até 2018 é melhor renda fixa.

      LTN 010118 01/01/2018 12,85% - R$ 631,85

      Vai arriscar pra que? quanto mais vai ganhar na bolsa além de 12,85 a.a.?

      Abraços

      Excluir
    6. minha idéia inicial ao começar investir era comprar um ap em 2018, mas como mudei para a casa da sogra então agora os planos são outros, rs.

      Excluir