quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Tags: , ,

Vale - Balanço Trimestral - 4T2013


Nome: Vale S.A.
Códigos de Negociação: VALE3 e VALE5
Atividade Principal: Mineração
Classificação Setorial: Materiais Básicos / Mineração / Minerais Metálicos  
Site 1: RI
Site 2: Bovespa


1 - Dados de Desempenho


2 - Lucros


3 - Margem Líquida Trimestral e ROE Trimestral


4 - Médias


5 - Dados de Alavancagem


6 - Dívidas de Curto e Longo Prazo


7 - Caixa e Dívidas


8 - Dívidas por Patrimônio e Lucro Trimestral


9 - Quadro Resumo da Ações


30 comentários:

  1. [ ] Excelente
    [ ] Ótimo
    [ ] Bom
    [ ] Ruim
    [X] Péssimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Definitivamente, não vai fazer parte da minha carteira. Assim como a Petrobras.

      Repensei as razões de não comprá-la há algum tempo.

      A atividade de mineração extrai bens não renováveis. O potencial de crescimento da empresa também não condiz com a composição dos meus ativos.

      E, não obstante o tom otimista do anúncio de hoje de amanhã, a China preocupa sim, porque a grande parte da receita ainda é de lá.

      Excluir
    2. Pois é Dr. eu mesmo tempos atrás falava que não compraria estas duas tão cedo, mas estou aproveitando o 'desconto'.

      Excluir
    3. Acho que faltou um item "regular", pois representa melhor o que eu achei. Foi regular porém em linha com anteriores, sem mudanças significativas.
      Abraços,
      Ecoinc

      Excluir
    4. Aí vai de cada um, minha escala só tem 5 níveis. rs, e pelos critérios "lucro decrescente em relação aos anos e trimestres anteriores, dívida crescente, diminuição do ROE, diminuição das margens" deu péssimo mesmo, rs.

      Excluir
    5. Então por que vai comprar???

      Excluir
    6. Porque foi o resultado de um trimestre.

      Excluir
    7. Se chegar no meu target (25,25) a ordem será executada automaticamente, rs.

      Excluir
  2. Teve prejuízo por causa do REFFIS.. foi não recorrente.

    ResponderExcluir
  3. Tem que ver também que tem um não recorrente que tem 4 anos ai também...
    Se é que me entendem.

    Estagiário
    http://oblogdoestagiario.blogspot.com/

    Uta!

    ResponderExcluir
  4. Que isso. O resultado foi muito melhor do que tão dizendo. Péssimo jamais.

    Record de vendas, aumento na margem, eficiência operacional.

    Pagou uma divida não recorrente com dinheiro do caixa. Foi um puta resultado sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha escala é formada basicamente assim:

      Excelente: lucro crescente em relação aos anos e trimestres anteriores, aumento do ROE, aumento das margens, diminuição das dívidas
      Ótimo: lucro crescente em relação aos anos e trimestres anteriores, dívida controlada, aumento do ROE, aumento das margens
      Bom: lucro crescente ou em linha com os anos e trimestres anteriores, dívida controlada
      Ruim: lucro decrescente em relação aos anos e trimestres anteriores, diminuição do ROE, diminuição das margens
      Péssimo: lucro decrescente em relação aos anos e trimestres anteriores, dívida crescente, diminuição do ROE, diminuição das margens

      Excluir
  5. Resultado trimestral ruim.
    Empresa cíclica é sofrido para o acionista.
    Alta dependencia do desempenho chinês.
    Mas, como diziam os atleticanos, eu acredito!

    ResponderExcluir
  6. Resolvi encerrar minha posição na VALE3. Fiquei profundamente irritado com o resultado de 2013. Uma empresa do tamanho dela JAMAIS poderia ter tido prejuízo no ano inteiro. Não interessa se foi por causa do REFFIS, prejuízo é prejuízo. Vou dar mais detalhes da minha decisão na atualização mensal.

    Abração Uo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IL, recomendo estudar um pouco melhor a Vale. Este prejuízo não chega a ser tão ruim. Ele ja estava precificado há tempos, pois existia uma briga no STF sobre impostos/royalties.. Acho uma decisão precipitada. Os balancos estão conturbados, principalmente pelo cambio e incertezas no cenário internacional, mas a empresa é a mesma de anos atrás com lucros espetaculares.
      Abraços,
      Ecoinc

      Excluir
    2. I.L. qual o numero de ações no seu portfólio almejado? Se for poucas ações então realmente penso que tem empresas melhores para aportar, pelo menos umas 10 eu sei que tem. Meu portfólio almejado é de 40 ações, então tem lugar para a Vale, porque preciso de pelo menos uma empresa na área de commodities metálicas, e entre ela e a MMX prefiro ela, rs. Penso que é uma empresa de potencial gigante, só está sendo mais uma massacrada pelo contexto atual, mas vale à pena uma entradinha se for para diversificar. O mesmo penso para a Petro.

      Excluir
    3. discordo desta frase " mas a empresa é a mesma de anos atrás": novas jazidas foram descobertas e estão sendo exploradas, a gestão melhorou.

      Excluir
    4. EI,

      Eu sei que a Vale é cíclica, porém, eu já estava desconfortável com ela. Ela é uma gigante do Brasil, peso pesado, e não vejo muito mercado para ela se expandir. Só que para mim, honestamente, não admito um prejuízo desse. É um absurdo. Nem a Petrobras, que é estatal, com trocentos cabides de emprego, teve um resultado tão ruim. Inaceitável. Como não tenho muitas ações dela e já estava meio ressabiado, optei por encerrar posição.

      Uó,

      O número almejado de empresas é de 15 a 20. A priori já tenho as 15 do meu portfólio definidas, mas não tenho todas ainda, fato que vai acontecer até o final do ano. Sim, ela é gigante, esse é o problema, não tem muito para expandir e não sou tão fá de empresas que trabalham com commodities, como o Warren Buffet, rs.

      Abração!

      Excluir
  7. Empresa passou/passa por uma limpeza de esqueletos do seu armário - e nem o maior deles fez com que ela fechasse o ano no prejuízo, ou então deixasse seus acionistas sem seus proventos.

    Como 2014 não pode ter um não-recorrente tão ruim como o do 4t13, só tenho um motivo para não comprar Vale no momento: minha concentração nela já está muito alta.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Dá tristeza mano, Petro e Vale são símbolos nacionais, confesso que tenho até vontade de ter na carteira, mas desse jeito, nunca terei.
    =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fique à espreita, mas não vire o nariz nunca.

      Excluir
  9. Pessoal, que histeria esta com a Vale. A empresa, enquanto empresa é excelente. Esqueçam o não recorrente que o impacto no caixa da empresa é pequeno. A divida aumentou porque está em dolar. Alias a receita da empresa é em dolar, entao isso não significa nada. O dolar tem subido o que deixa a empresa muito, mas muito, competitiva. O balanço da Vale em R$ nao serve pra nada, pois a unica coisa que ela faz aqui é produzir, portanto a maior parte dos custos sao em R$, porem quase tudo que ela vende é para exterior ou os preços são cotados em dolar.
    Se vocês conhecessem a empresa um pouco mais não teriam tantas dúvidas. Na verdade se existe um risco para a Vale é o fator China, mas tenho a impressão que até isso está precificado.
    Abraços,
    Blog Economicamente Incorreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complementando, vejam geração de caixa e ebitda para entender melhor o cenário. Não estou dizendo que a empresa é boa ou está boa, mas a analise de Vale só não é tão complexa quanto Petrobras

      Excluir
    2. "Vale é o fator China, mas tenho a impressão que até isso está precificado." frase perigosa.

      Excluir
    3. só um adendo, a análise do post aqui foi do trimestre, e não do anual ou da empresa como um todo, ok? então o trimestre foi péssimo, mas não quer dizer que o anual foi péssimo ou a empresa é péssima, só isto.

      Excluir