sábado, 8 de março de 2014

Tags:

Balanço Mensal do Uó - Fevereiro/2014


Aleluia, um mês positivo...


1 - Rendimento Geral


2 - Carteira de Ações

A carteira de ações iniciada em agosto de 2013 segue com lucro bruto de -9,29% considerando os proventos e -11,13% de valorização dos preços.


Os setores Consumo Cíclico, Imobiliário e Utilidades estão acima dos percentuais máximos permitidos por setor (15%). Novos aportes nestes setores estão temporariamente bloqueados. Desejo aumentar exposição nos setores Consumo não Cíclico, Tecnologia e Financeiro. Sigo monitorando também os setores de Bens Industriais, Commodities e Materiais. 


A OGXP3 continua reinando na carteira, aff. Poucas ações no campo positivo, destaque para a ALUP11.  Sintomaticamente as três ações do setor de consumo cíclico (NATU3, HGTX3 e GRND3) são as mais desvalorizadas da carteira, só perdendo para a STBP11.


3 - Carteira de FIIs

A carteira de FIIs iniciada em agosto de 2013 segue com lucro bruto de -2,84% considerando os proventos e -6,21% de valorização dos preços.


Aportes nos ativos VLOL11, SPTW11, XPGA11 e CEOC11B estão proibidos já que estão acima do valor máximo permitido de alocação (15%). A ordem agora são aportes apenas em fundos com renda real.


O Yield de janeiro retornou ao patamar desejado para a carteira (acima de 1% ao mês). Aguardaremos novas ofertas no setor para que seja possível manter ou mesmo elevar este nível de rendimentos.


4 - Proventos Recebidos

O mês de janeiro foi bem fraco em termos de proventos de ações. Acabei recebendo mais com aluguéis do que com dividendos.


A soma dos proventos mensais recebidos em relação aos valores investidos em renda variável (ações + FIIs) totalizaram 0,45%.


5 - Alocação de Ativos

Em função das ofertas de FIIs das últimas semanas a carteira segue desbalanceada no que diz respeito aos valores ideais (25% RF, 25% Ações Crescimento, 25% Ações Dividendos e 25% FIIs).  Estou aceitando sugestões para investimentos em RF neste primeiro semestre do ano.


6 - Operações Realizadas nas Carteiras

6.1 - Ações de Dividendos

Aumento de Posição: GRND3, SAPR4, CCRO3, HGTX3, ABCB4, CMIG3 e STBP11

Início de Posição: RENT3 e LEVE3

Diminuição de Posição: BRIN3 e  TAEE11

Desmobilização Total: WHRL4

6.2 - Ações de Crescimento

Aumento de Posição: DIRR3 e RAPT4

Início de Posição: SLCE3 e BRFS3

Desmobilização Total: ARZZ3

6.3 - FIIs

Aumento de Posição: FEXC11B e SPTW11

Início de Posição: HGCR11,  NSLU11B e RNGO11

6.4 - RF

Aumento de Posição: NTNB Principal 2035

51 comentários:

  1. Linda postagem Uó, parabéns.

    Gosto da maneira "clean" que publica seus posts.

    Pena que não entrou nos FIIs da área de logística no mês de fevereiro, hein Uó.

    Apenas um detalhe para você se lembrar, certamente sabe bem disso. Veja que seu percentual de FIIs do tipo escritórios e o do tipo FII de papel estão elevados. Pense nisso também para a diversificação!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Seu Guarda!
      Pois é, fiquei namorando o SDIL e ele fugiu, rs.
      Sim, concordo com seu alerta, mas sou fã dos FIIs de papel que eu tenho, mas em relação aos escritórios realmente vou parar de comprar.

      Excluir
    2. queria era o vrta11, mas o preço que caiu não chamou minha atenção, um dos poucos que ficaram acima do VP durante a queda, firme como rocha.

      Excluir
  2. Não sei quão fundo é o poço em que nos encontramos. Sei que estamos há tanto tempo no escuro que, mesmo com pouca luz, estamos conseguindo enxergar boas oportunidades de compra.

    Fico feliz por você ter voltado ao campo positivo, Uó. Espero que eu também possa ter esta alegria ainda agora em março.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O positivo foi por conta dos FIIs e das NTNBs, nas ações fiquei no negativo mais um vez.

      Excluir
  3. Parabens pela rentabilidade! Ficou Muito bem feito o seu fechamento. Soh ficou faltando a quantidade de papeis e o valor total da carteira. Uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso infelizmente decidiu abolir...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Imaginei Guardião... mas ler um balanço tão bem feito e no final não sabermos nem termos noção de valores é quase como comer batata sem sal... comer bolo sem cereja ....fica muito sem graça... mas claro é uma opção do uó! Abraço!

      Excluir
    4. kkk, não entendo vocês ainda preocupados com valores, e seu eu começar a chutar valores por aqui o que vai mudar? foco nos rendimentos gente, rs. De que adianta eu ter 10 milhões de reais em ações da HRTP por exemplo? e a cada mês ver parte deste dinheiro ir para o ralo? o leitor vai ficar mais feliz? melhor ter 1.000 reais que rende 1% ao mês, isto sim deveria instigar o leitor.

      valeu porreta!

      Excluir
  4. Por que da saida em WHRL4?


    E sobre o % de alocacao nas acoes, ce tem algum metodo? Por exemplo, o viver de renda usa o 1/n, naive diversification. Voce aloca por setores eh? Mas aew, dentro do setor, como q divide? Pq tem acao com peso de 0.9%, outra 9%...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sobre a venda, estava precisando de grana para comprar FEXC11 a 100 reais, rs. e como ele era o que apresentava maior lucro na carteira no dia (11%) resolvi torrar, mas sigo monitorando este ativo ainda, em outra oportunidade eu compro novamente agora está um pouco salgadinho.

      sim, tenho um método de alocação, acho que vou escrever sobre ele em um post, mas basicamente estou realizando aportes de 1.250 cada. não aloco por setor e sim por papel, mas fico de olho no percentual do setor na carteira, 15% é o limite teorico, mas acabei extrapolando em grendene e imobiliárias. sobre ações com 9% e outras com 0.9 é reflexo de uma mudança de metodologia de aportes. antes eu aportava em torno de 5.000 o que gerou grandes valores em certas papéis, agora que reduzi para 1.250 começaram aparecer novas ações na carteira com baixo percentual.

      Excluir
  5. Uó, muito boa rentabilidade. Este post de fechamento é um dos mais completos da Blogosfera. Parabéns!

    Abraços,

    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu E.I., já foi mais completo, mas posts longos demais acabam cansando o leitor. agora procuro colocar mais figuras, é mais fácil ver do que ler, rs.

      Excluir
  6. Domenico de Ócio8 de março de 2014 17:06

    Uó, você disponibizou a sua planilha para usarmos como modelo? Se não, você se importa em fazê-lo?

    Acho-a fantástica, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual delas domenico?
      obrigado
      abraço

      Excluir
    2. Domenico de Ócio9 de março de 2014 19:57

      Aquela da segunda imagem, por exemplo. Mas aí eu acabei me empolgando e criei a minha nesse fds de tédio. Rs

      Abraços.

      Excluir
  7. Fala Uó. Viu VLOL (volume)? O que acha? Esperando agosto ou 'tá todo mundo vendido'? Como sempre, apresentação está excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nem quero ver, rs, este vlol ainda vai me dar muito pesadelo ainda, rs.

      Excluir
  8. Eu gostaria de entender esse tanto de ações que o pessoal tem.
    Eu tenho 4.
    Para mim mais do que suficiente.
    Essa de comprar um monte de ações para diversificar não faz sentido. Melhor 4 boas ações do que várias ações (que tem boas, médias e ruins).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quais você tem anon? Me apetece a ideia de ter uma empresa em cada setor/segmento, mas apenas os mais promissores. Apenas no setor elétrico fugiu um pouco do normal pois tem duas empresas em cada segmento (ALUP e TAEE na transmissão e TBLE e CMIG na geração). As demais ações foram garimpadas à partir da seleção da melhor empresa no seu setor/segmento.

      Não sei qual é a sua estratégia mas penso que 4 empresas é muito pouco, a não ser que você reserve apenas uns 5% do seu capital para RV, aí sim faz sentido, mas para nós que reservamos grande percentual em RV faz sentido sim ter muitas ações, meu número é relativamente elevado, mas eu tenho tempo de acompanhar todas elas, para o investidor comum isto não é aconselhável, um número entre 10 e 20 seria o mais indicado.

      Excluir
  9. Concordo em parte. Com 4 aações se uma der erda há perda de 25%. Mais que 12 é bem sem sentido. O ideal é entre 8 e 10 ações. Abraços do Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre 8 e 12 para o investidor comum penso ser um bom número. mas aí começam ficar setores/segmentos de fora da carteira, mas nada que atrapalhe muito.

      Excluir
  10. Uo esse cara ai anonimo acima assina Bagual. E um pilatra. Eu nem tenho blog e ja estou me incomodando. Eta povo mediocre. Desculpa o desabafo. BAGUAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai, temos dois baguais? gêmeos? rs

      Excluir
    2. Bem feito !

      Não foi por falta de aviso! O pessoal cansou de avisar vc pra criar uma conta e passar a assinar seus posts.Como tem preguiça, parabéns ao anon bagual que assinou por você. Este teve espírito! Hahahahahahaha

      Excluir
  11. São 33 ações ao todo? Por que tantas? quais suas intenções futuras? quer ir enxugando aos poucos a quantidade, pretende aumentar ou manter essas 33 empresas em sua carteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sovina, não sei se você acompanha meu ranking de ações mas lá tem 40 ações, como monitoro cada uma delas de perto então a princípio posso aportar em cada uma delas de acordo com o momento/cenário econômico. Não tenho pretensão de chegar neste número, mas pode ser que chegue, tem empresas que ainda não comprei como Cielo e Mdia, empresas boas, que dependendo do momento podem ser adquiridas, aí o número subiria para 35. Da mesma forma tem empresas na carteira que estão em alerta vermelho, como a BRPR3, que estão sendo avaliadas a cada balanço, então pode ser que ano que vem elas saiam da carteira, como saiu a ARZZ3 por motivos de balanceamento entre setores. Não me interessa o número de ações, pode ser 10, 20, ou 30. Vou estudando as empresas e realizando os aportes em momentos que eu acho interessante. Tenho apenas dois objetivos a serem atingidos até o final do ano:

      1 - Nenhum setor pode estar acima de 15% na carteira
      2 - Nenhuma ação pode estar acima de 7,5% na carteira

      Em relação aos FIIs o raciocínio é similar. Monitoro 20 FIIs e estou habilitado a aportar neles de acordo com as condições do mercado, e os objetivos a serem alcançados são:

      1 - Nenhum setor pode estar acima de 30% na carteira
      2 - Nenhum FII pode estar acima de 15% na carteira

      As carteiras são relativamente novas, começaram a ser montadas em agosto do ano passado, então tenho muito a estudar e a executar ainda, por enquanto existem desequilíbrios, que com o passar do tempo tendem a normalizar.

      Excluir
  12. Minhas 4 ações são: BBAS3, ITUB4, CMIG3 e CSMG3.
    Estou satisfeito. As duas primeiras principalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, quantos % do patrimonio está em ações?

      Excluir
    2. Refaço a pergunta do segundo anon: quanto você está alocando para ações considerando seu capital total?
      Outra pergunta, porque dois bancos? Só porque um é privado e o outro não?
      Outra pergunta, porque escolheu CSMG e não SBSP e SAPR? Quais múltiplos acha mais interessante.
      Se sente confortável tendo metade da carteira no setor financeiro e a outra metade no setor de utilidades, apenas dois setores? Não seria interessante por exemplo o setor de consumo não cíclico? Pelo que vi você adota o perfil defensivo.
      Nas elétricas, se eu fosse ter apenas uma ação, CMIG3 seria a escolhida, estou de acordo com sua escolha.
      Se eu estivesse começando uma carteira de ações nesta semana minha primeira compra seria BBAS, logo em seguida CMIG, depois GRND, depois UGPA, depois STBP, depois EUCA, depois RAPT, depois TOTS, depois BRIN, depois POMO, depois VIVT, e por aí vai, setor por setor, segmento por segmento. Este é meu perfil.

      Excluir
    3. Esse cara com 4 ações deve ter no máximo 10% em ações, o resto deve estar em outra classe de investimento.

      Excluir
  13. Ótimo resultado UO! E bela postagem também.
    Agora que eu reparei, mas muitas das ações que você possue em sua carteira, ou estão na lista de ações que ainda pretendo comprar ou eu já comprei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. resultado impulsionado pelas NTNBs e FIIs, as ações ainda estão apanhando muito, depois vou postar os rendimentos por categoria.

      Excluir
  14. Fico grato pelo seus comentários e recomendações no meu blog, Uó! Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Que estrutura de post ein?! Dá gosto ver seus results.
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado! gosto de simplificar e ao mesmo tempo detalhar, rs.

      Excluir
  16. Uorrem como você calcula o PM da CMIG3? Tipo assim, comprei antes quando valia R$18. Aí veio a bonificação e a cotação caiu. Se compro agora faço o calculo como se não tivesse um fator claro de queda, simples média ponderada, como nas outras ações? Abraço do BAGUAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando em Bagual tem um cara muito chato no forum do infomoney

      João Batista Martins ·
      BAGUALZINHO TI AKALMA gurí ESSE AINDA NÃO É
      TU NÓS VAMOS PASSO POR PASSO A KADA DIA
      VAMOS COMPRANDO AÇÕES OGXP3 HOJE UM
      TANTO A MANHÃ OUTRO TANTO.......E SEMPRE
      OLHANDO FIXAMENTE PRO SOL E AGRADEÇENDO
      A DEUS FECHANDO A MÃO DIREITA E TODO AKELE
      RITUAL E PEDINDO COM FÉ KE OGXP3 SUBA RÁPIDAMENTE
      E NA NOITE OLHAR PRO CENTRO DA LUA FECHANDO
      A MÃOZINHA E COM FÉ PEDINDO PARA AS ESTRELAS
      KE AS AÇÕES SUBAM RAPIDAMENTE! SR. BAGUALZINHOS
      EIS AKI A FORÇA DO PENSAMENTO E IRA CHUVER DINHEIRO
      DO CÉU NA SUA MÃO.................................................TUA FOTO
      LOGO VAI ESTAR AI NO MEIO DESSE PESSOAL BAKANA
      MILIONÁRIOS 2014

      Excluir
    2. No dialeto dos pampas argentinos e gaúchos, bagual = cavalo xucro

      Excluir
    3. Bagual, não sei se eu calculo certo, mas para mim vale o peço da compra, independente se houve bonificação ou não. Agora, faço algo que talvez não é certo, como eu vendi as ações do bônus, então na planilha eu considero que o valor da venda é tipo um provento.

      Excluir
  17. uia ki é mezo muitio du legau essi frechamentu di meisi. Gustei pracas. Cuidadu qui o Trou vai ficá toda raivozinhoza prúqui eli ci axa ú rei, i num dimiti qui argum aci qui nem vussê faza un frechamentú bakana.

    ResponderExcluir
  18. Uó, você está pensando em adquirir mais CEMIG? Se sim qual seria seu preço alvo para aquisição de mais CMIG3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seu guarda, pensando eu sempre estou, de todas as ações que eu tenho que não pretendo comprar mais acho que só ogx, rs
      segue o relatório completo dos preços de objetivo (cmig 3 está no meio da lista pois comprei a pouco tempo e defini o próximo target 15% abaixo do último preço de compra, outro fator que me impede por hora é o setor estar acima de 15% na carteira):

      EUCA4 5,0
      TOTS3 31,1
      VALE5 25,2
      RAPT4 7,7
      PNVL3 160,0
      PETR4 12,1
      BBAS3 18,1
      UGPA3 47,4
      RENT3 27,2
      ALUP11 14,9
      WHRL4 3,6
      VIVT3 35,3
      CIEL3 59,5
      LEVE3 19,9
      ABCB4 9,9
      POMO4 4,1
      GGBR4 12,1
      CTIP3 22,2
      SLCE3 14,8
      DIRR3 8,8
      MDIA3 73,0
      BRPR3 14,1
      CMIG3 11,1
      NATU3 30,3
      ABEV3 14,1
      TBLE3 26,2
      BRIN3 13,1
      CCRO3 13,1
      ETER3 6,9
      STBP11 13,1
      HGTX3 20,2
      PSSA3 25,2
      GRND3 11,1
      TAEE11 14,1
      EZTC3 20,0
      BRML3 14,1
      WEGE3 23,4
      BRFS3 34,3
      KROT3 33,3

      Excluir