terça-feira, 18 de março de 2014

Tags: , ,

Eternit - Balanço Trimestral - 4T2013


Nome: Eternit S.A.
Códigos de Negociação: ETER3
Atividade Principal: Industrialização e Comercialização de Produtos de Fibrocimento. Cimento. Concreto. Gesso. Produtos de Matéria Plástica.
Setor: Materiais Básicos
Sub-Setor: Materiais de Construção
Site 1: Press Release
Site 2: RI
Site 3: Bovespa


1 - Dados de Desempenho


2 - Lucros
 

3 - Margem Líquida Trimestral e ROE Trimestral


 4 - Médias


5 - Dados de Alavancagem


6 - Dívidas de Curto e Longo Prazo


7 - Caixa e Dívidas


8 - Dívidas por Patrimônio e Lucro Trimestral


9 - Quadro Resumo das Ações Monitoradas


41 comentários:

  1. [ ] Excelente
    [ ] Ótimo
    [ ] Bom
    [X] Ruim
    [ ] Péssimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas da foto da Eternit

      [ ] Excelente
      [ ] Ótimo
      [X] Bom
      [ ] Ruim
      [ ] Péssimo

      Excluir
    2. Acho que o resultado ficou "ok", não é bom nem ruim, principalmente em um cenário como o atual. Uó, tinha que ter um "[ ] regular" aí... :)
      Anualizando o último trimestre, teríamos um P/L=7,5 com a cotação de R$8,50. Usando FCD ainda tem uma boa margem de segurança (R$13+ para LPA=1,14; Perp.=3%; TxCresc=0; TxDesconto=10,75%; 5 anos de cresc.).
      Teríamos que acompanhar o próximo trimestre para enxergar melhor. Somando a tudo isso, como todos sabem, tem o fantasma do amianto e estamos em uma era de populismo.
      Se eu fosse um analista colocaria a recomendação em "manter", nessa cotação atual. Compraria mais ETER3 só se a cotação caísse muito mais, em virtude de existirem outros ativos mais baratos na bolsa (não nesse setor de materiais de construção)
      Tenho menos de 2% de ETER3 em carteira.

      Excluir
    3. Bull, o bom para mim é a mesma coisa que regular, se o resultado não agradou (ótimo) nem desagradou (ruim) então veio bom (regular), que não é nem uma coisa nem outra, rs. Agora se desagradou muito é péssimo e se agradou muito é excelente. 5 níveis de classificação está ótimo para mim. Talvez troque a palavra de bom para regular na escala, porque regular exprime algo que não é meio termo, rs.

      Sobre suas colocações, minha recomendação não é manter e sim aumentar caso o preço caia, rs.

      Excluir
  2. O balanço do 4T13 foi bom e a empresa é um reloginho. Sigo sócio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, confio mais na análise do Uórrem.
      Ele disse uma coisa que o resultado não é bom, vc vem e diz outra.
      Ele prova com uma análise bem feita da evolução da empresa.

      Ass: Bagual, o homem HOMEM (uso Old Spice sim, e daí, vai encarar ?)

      Excluir
    2. I.L. Qual sua escala de análise de balanço, digo, o que é um resultado bom, ruim, ótimo, péssimo, etc para você?

      Bagual, o que é este tal de old spice?rs

      Excluir
    3. Bagual,

      E quem falou que eu fiz alguma análise da Eternit? Para mim o resultado foi bom, se para você foi ruim, paciência, cada um com seus critérios.

      Uorrem,

      Os lucros. ETER3 é empresa de dividendos, é normal os lucros variarem um pouco. Essa empresa é um reloginho, 74 anos, muito bem administrada, enquanto ela continuar assim eu permanecerei nela (mesmo se o amianto for banido).

      Excluir
    4. ROE caiu, margem caiu, lucros caíram, dívidas subiram, sim, a empresa é das boas, mas o resultado do trimestre foi ruim, não tem como classificar de outra forma. Mas todas empresas estão vindo rum mesmo, o último trimestre do ano passado foi de lascar, por isto 90% das ações da bolsa estão em níveis tão baixos de preços, o mercado precifica mesmo, não tem jeito.

      Excluir
    5. Eu analiso o anual. Pode-se dizer que ela "piorou" um pouco, mas mesmo assim ainda é uma bela empresa e por isso eu permaneço sócio.

      Excluir
  3. Essa divida cada vez maior me preocupa, vou aguardar o próximo resultado para comprar algumas ações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q vc nem precisa esperar tanto.O próprio resultado de agora já vai ser a gota dagua para alguns que irão sair do papel com ou sem lucro, buscando algo mais atrativo (que felizmente tem!).
      basta agora um peido do assunto amianto para o papel dar uma boa caída.
      Ao meu ver,nos valores atuais ela esta cara, não compensando entrar no papel.
      Preço justo ? Entre 6 e 7 reais, não mais que isto.

      Ass: Bagual, o homem HOMEM.

      Excluir
    2. Matudo, estão investido pesado para diversificar o negócio, e sem empréstimo não há crescimento. Se você quiser esperar o caixa ficar positivo novamente é uma escolha, mas se quiser apostar no plano de expansão de empresas tem que esta disposto a comprar empresas endividadas.

      Excluir
    3. Bagual, no setor de materiais quais estão mais atrativas, como chegou neste preço justo?

      Excluir
    4. Diversificar é uma boa, devido a esse problema do amianto que fica rondando a Eternit, quando o Plano A não da mais certo, o Plano B pode ser a solução (ou não). Vou estudar melhor esta empresa. Vlw Uorrem.

      Aquele abraço

      Excluir
  4. Essa é uma das minhas preferidas, nunca decepciona e adoro quando a manada joga fora quando ouve falar em banimento de amianto.
    Estou me programando para ir na APIMEC-SP dia 27 de março.

    ResponderExcluir
  5. Única coisa boa que esse balanço mostrou foram as moças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais estranho que se trata de uma montagem photoshop muito ruim. Igual ao resultado.

      Excluir
    2. mas aqui, a montagem até ficou ruim, mas apenas a montagem kkk

      Excluir
  6. Vou parar de acompanhar os balanços pelos PDF's e vir direto no blog do Uorrem! kkkkkkkkk
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe, aqui é uma síntese dos principais multiplos que acompanho, mas no PDF tem algumas coisas importante também, difícil é achá-las, rs

      Excluir
  7. Notícia fresquinha :

    A segunda prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) teve uma forte aceleração em março e ficou em 1,41%, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (19) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A taxa é mais de cinco vezes superior à registrada no mesmo período de fevereiro, quando alcançou 0,24%.
    No ano, o indicador acumula alta de 2,29% e, em 12 meses, de 7,03%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tem bão, FEXC mês que vem vai bombar de distribuição, rs.

      Excluir
  8. Sr. Uorrem brasileiro, inicialmente meus sinceros e cordiais cumprimentos pela excelência de suas informações no blog e pela educação e humor refinados com os quais conduz seu blog, onde há indivíduos eventualmente trollando-o.

    Seria possível vc promover um chat???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu anôn. Obrigado pelas palavras,
      Sobre os Trolls, sempre vão existir, mas são um mal necessário, rs.
      Sobre o chat, qual seria o objetivo?

      Excluir
  9. Não gostei muito do resultado não... mas mantenho-a.

    O meu medo é esses novos ministros quererem mostrar serviço e phoderem com a empresa. Meu amigo, sem o amianto o negócio vai ficar feio... esses investimentos estão muito custosos e a esmagadora fatia do lucro líquido ainda vem do problemático material...

    Enfim...

    Aproveito o comentário para te fazer um elogio, UÓ! Seu portal está cada vez melhor e mais completo! Tens feito um excelente trabalho por aqui!

    Meus parabéns e vida longa pra você, meu camarada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu P.P. idem ao seu portal, sempre passo lá, mas você ultimamente está meio sumido.
      abraço

      Excluir
    2. UÓ! Estou meio sumido mesmo... Minha monografia de graduação está me comendo os rins!!! rs...

      Mas estamos aí, sempre que dá eu apareço!

      Sobre ETERNIT:

      Andei repensando minha posição na empresa.

      Os motivos:

      1. Não gostei do resultado. Queda de margens, ROE, LL estável, etc.
      2. Sob minha visão, a companhia não terá um destravamento de valor enquanto a questão do amianto não tiver um ponto final (para o bem ou para o mal).
      3. Com toda certeza, terão pontos de entrada mais interessantes assim que o julgamento for marcado.
      4. Os investimentos tem sido muito altos e a companhia parece que terá que dar uma volta gigantesca para fazer com que o amianto não seja sua principal fonte de receitas.
      5. O mercado em baixa nos apresenta empresas com perspectivas mais animadoras para CP e MP.
      6. Cobertor curto de Pobre. Para comprar algo ótimo, as vezes é necessário vender algo bom.

      Sobre os prós da empresa:

      1. A política de dividendos é excelente e confesso que ri de orelha a orelha quando lancei os proventos da Eternit no meu IR deste ano. É um relógio, não falha um trimestre sequer! Mas... no momento atual, temos algumas opções que não apresentam um risco tão elevado e que pagam dividendos superiores! Exemplos: PINE, Taesa, Copel, Banco do Brasil, Brasmotor, WhirlPool (estou loco pra comprar essa)... veja bem, não estou dizendo que essas empresas não possuem riscos também, só estou frisando que na minha opinião os riscos de Eternit se sobressaem aos riscos destas companhias! É uma opinião pessoal e não estou induzindo ninguém a pensar como eu! :)

      2. A Governança Corporativa é sensacional! Acho que esse é o maior motivo de eu segurar ela até hoje! O respeito e transparência ao acionista são exemplares!

      Enfim... acredito ter chegado um momento que os contras superam os prós... mas ainda vou estudar um pouco mais antes de tomar qualquer decisão!

      Abraços!

      Excluir
    3. PP, todas suas ponderações fazem sentido, é hora de assistir as cenas dos próximos capítulos, por hora sem tomar nenhuma decisão precipitada. O que mais me deixa com pé atrás em relação a ela é o setor de construção para os próximos anos, temos que ter cautela.
      Abraço!

      Excluir
  10. Também sigo sócio sem grandes preocupações... Margem e ROE caíram mas ainda é de botar inveja em muita empresa.

    Drink coke!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor cheirar amianto do que beber coca-cola, kkk

      Excluir
  11. Porra, não tinha visto as Eternitetes... Pode mandar uma de JSCP kkk

    ResponderExcluir