segunda-feira, 21 de abril de 2014

Programa de Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física - Dicas Operacionais


Gravação

Para que a declaração de imposto de renda possa ser enviada à base de dados da receita federal é necessário primeiramente gravá-la. Para isto deve-se executar a opção "Gravar Declaração para Entgrega à RFB" conforme mostrado no destaque 1 na figura abaixo. Caso a declaração esteja em aberto no programa será exibida a janela no destaque 2 da figura. O usuário deverá então responder "Sim" para que a declaração seja fechada e os dados gravados.


Para selecionar a declaração a ser gravada o usuário deverá clicar na linha correspondente ao CPF/Nome como mostrado na figura abaixo.


Feito isto a declaração estará pronta para ser transmitida à receita e será exibida a janela a seguir:


Transmissão

Na janela apresentada acima, se o usuário clicar a opção "Sim" será iniciado o processo de transmissão da declaração. Se o contribuinte ainda não tiver instalado o programa de transmissão (é isto mesmo, para complicar as coisas existe um programa em separado só para transmitir a receita que deve ser baixado do site da receita e instalado no seu computador) então será exibida a janela de advertência abaixo:


Se o contribuinte já possuía o programa de transmissão instalado ou o instalou após a advertência executando em seguida a opção de transmissão do programa de declaração, então a janela de transmissão apresentada abaixo será exibida:


Nesta janela serão exibidas as declarações já gravadas. O contribuinte deverá então selecionar a declaração desejada. Após transmissão com sucesso da declaração a seguinte janela serão apresentada:


Nesta janela é aconselhável que o contribuinte execute a opção de imprimir (em pdf e não em papel - respeite o meio-ambiente) o recibo de entrega. Para isto clique "Sim". A seguinte janela de impressão será mostrada:

Nesta janela clique no disquete circulado em azul para que seja gerado o pdf do recibo.

Impressão

Além de imprimir o recibo é aconselhável imprimir a declaração completa (em pdf e não em papel - respeite o meio-ambiente). Para isto execute a opção "Salvar imagem em PDF - Declaração" conforme mostrado na figura abaixo:


Backup

O último passo e mais importante de todos é o backup da declaração. Para isto execute a opção "Ferramentas - Cópia de Segurança - Gravar" conforme mostrado na figura abaixo:


Na janela que será exibida em seguida selecione a opção "Cópia da última declaração transmitida e do recibo de entrega" conforme mostrado na figura abaixo:


Selecione a declaração desejada para backup através da janela mostrada a seguir:


Em seguida selecione um local no seu computador para salvar os arquivos de backup como mostrado na figura abaixo.


Feito isto é aconselhável copiar os arquivos de backup para um local seguro como um HD externo ou um diretório nas nuvens.

Abraço!
 

4 comentários:

  1. Sua série de postagens sobre o leão está esclarecendo varias dúvidas que eu ainda tinha! Valeu mesmo!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Portuga, sou especialista nisto não mas o que eu precisei saber para fazer a minha eu coloquei aqui.
      Abraço!

      Excluir
  2. boa postagem acredito que tirou a duvida de muita gente,
    Uorrem Bife muito obrigado por indicar meu blog na sua pagina muito agradecido mesmo...

    ResponderExcluir