sábado, 3 de maio de 2014

Tags:

Balanço Mensal - Abril/2014


1 - Rendimentos Gerais

Avaliação mensal: Em abril/2014 o rendimento foi positivo (0,21%) mas abaixo dos principais índices de mercado (IPCA 0,8% / IGPM 0,78% / CDI 0,82% / Poupança 0,55% / IBOV 2,41% / IFIX 1,1%)

Carteiras de investimento: Destaque positivo para a carteira de renda fixa (2,45%) e renda variável mista mista (0,66%) mas negativo paras as carteiras de renda variável dividendos (-0,37%) e renda variável crescimento (-1,11%).


2 - Ações

Início de Posição: GGBR4
Aumento de Posição: ALUP11, BRIN3, CGAS5, EUCA4, GRND3, LEVE3, OGXP3, PNVL3 e POMO4
Diminuição de Posição: BBAS3, BRFS3, BRPR3, CCRO3, CMIG3, CTIP3, PETR4, RENT3, TAEE11 e TOTS3

Diminuições de Posição Previstas: GRND3 e BRIN3
Aumentos de Posição Previstos: ALUP11, ABEV3, TBLE3, SLCE3, EZTC3, VALE5 e SEER3


Avaliação Setorial: Os setores Consumo Cíclico e Financeiro estão com percentual de alocação acima do limite máximo por setor (15%). Com as futuras vendas de GRND3 e BRIN3 tais setores ficarão dentro do limite estabelecido. Para os próximos meses é desejável um aumento de alocação nos setores Utilidades, Consumo não Cíclico e Commodities. Estudando também o início de posição no setor Ensino.


3 - FIIs

Início de Posição: PLRI11
Aumento de Posição: Nenhuma
Diminuição de Posição: VLOL11

Diminuições de Posição Previstas: VLOL11
Aumentos de Posição Previstos: Nenhum


Avaliação de Yields Mensais: Os rendimentos de FIIs têm se mantido em níveis excelentes (acima de 0,95%) muito em função dos FIIs atrelados à inflação e dos FIIs de renda mínima garantida. A tendência é que os yields diminuam ao longo dos próximos meses com o fim de algumas RMG e com o ingresso na carteira de FIIs de renda real porém com yields sensivelmente menores. 


4 - Proventos Gerais

Avaliação dos Dividendos e JSCP: Neste mês foi observado um aumento sensível nestes proventos (0,21% e 0,09% respectivamente do capital total investido em renda variável).

Avaliação dos Aluguéis de Ações: Apuramos um rendimento de 0,04% nos aluguéis. Como o mercado segue comprador  fica muito difícil alugar ações com taxas atrativas. Mas o dinheiro que pinga semana a semana já é suficiente para comprar uns 5 pacotes de fralda no fim do mês, rs.


Avaliação de Proventos Mensais: O valor apurado de 0,77% sobre todo o total investido em renda variável no mês permite dizer que abril foi um bom mês de recebimento, perdendo apenas para os meses de novembro, dezembro e janeiro últimos.


5 - Alocação de Ativos

As alocações dos ativos está bem próxima da almejada, notamos apenas um ligeiro aumento de 2 pontos percentuais na modalidade FIIs (ideal máximo de 30%). Já as modalidades Ações e TDs estão exatamente níveis máximos estabelecidos (45% e 15% respectivamente). O dinheiro em caixa (4%) e em poupança (4%) somados estão abaixo do limite mínimo para capital de alta liquidez (10%).



63 comentários:

  1. graficos e tabelas bonitas mas texto pouco didatico e informativo. Seus modelos antigos de apresentacao eram mais claros. Sua renda fixa rendeu 2,45% nesse mes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo feed-back anon, melhoraremos.
      Sim, as NTNBs estão subindo que são uma beleza, até parei de comprar, rs.

      Excluir
    2. Achei que só eu tinha notado.
      Depois que o Uó se bandeou lá pelo lado do Tetz, perdeu um pouco da espontaneidade e qualidade por aqui.

      Afonsinho!

      Excluir
    3. Eu não estou gostando nada dessa alta nas NTN-B's.... Evoluí bem minha carteira de TD, mas ainda não cheguei no volume planejado... espero que as taxas se mantenham altas por mais um tempo...

      Excluir
    4. Afonsim, podexá que voltarei a ser o mesmo Uó de antigamente, rs

      Excluir
    5. IR, pode ficar tranquilo que tudo que sobe cai, rs. Quando voltar a 7% compraremos mais, rs. por enquanto vai guardando ai na poupança mesmo.

      Excluir
  2. 36 ações na carteira Uó ? eu pensava que era o campeão da diversificação com 29... kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe, tem mais 4 ainda para entrar na lista: CIEL3, PSSA3, MDIA3, WHRL4 e talvez SEER3

      Excluir
    2. Não ser o campeão na rentabilidade, mas com certeza vai ser na diversificação !
      Uó, já parou para pensar que isto está engessando sua rentabilidade.
      Na medida que alguma ação dispara, o efeito é anulado por tantas outras com perda e no final vc fica no zero a zero. Pense nisto.

      Afonsinho!

      Excluir
    3. Eu também estou achando a carteira com uma quantidade excessiva de papéis. Mas cada um tem sua estratégia.

      Excluir
    4. Já pensei nisto Afonsim, e ainda estou pensando, mas só poderei tirar esta conclusão daqui alguns meses, minha meta são 20 ações de dividendos, 20 ações de crescimento e 20 FIIs. Preciso deixar a carteira evoluir mais, e minha rentabilidade só não está legal por causa de duas ações, que são as mais concentradas da carteira : BRIN3 e GRND3 e dos FIIs VLOL, CEOC e THRA11. Então, se a carteira estivesse mesmo balanceada a rentabilidade estaria bem melhor.

      Excluir
    5. Pois é IR, tenho recebido muitas críticas, quando é assim ou se está fazendo algo desnecessário eo se está vendo algo extraordinário que ninguém vê, mas provável ser a primeira opção, rs.

      Excluir
  3. Uó, na parte de ações quando você coloca uma pancada de ações que tiveram diminuida, aumentada ou iniciada sua posição são apenas no mês que fechou? Caracas, é muita atividade hein?! Gestão ativa tudo bem, mas assim não é meio exagerado não? CEOC + VLOL = quase 30% da carteira de FIIs.... Tienes huevos de hierro!!! Eu que tenho (burramente) 10% de CEOC na carteira de FIIs fico tenso... Com um anos ainda de RMG.

    Abraços! Vou postar a evolução dos meus proventos agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu guarda, este mês dei uma movimentada atípica, só no fim do mês vi que tinha exagerado na mão, motivos das vendas:

      BBAS3: subida de mais de 20% desde o último fundo
      BRFS3: subida de mais de 20% desde o último fundo
      BRPR3: diminuição da exposição no setor imobiliário e últimos resultados muito fracos
      CCRO3: diminuição de exposição de 7,5 para 5
      CMIG3: subida de mais de 20% desde o último fundo
      CTIP3: subida de mais de 20% desde o último fundo
      PETR4: subida de mais de 20% desde o último fundo
      RENT3: subida de mais de 20% desde o último fundo
      TAEE11: balanceamento TAEE11 - ALUP11
      TOTS3: subida de mais de 20% desde o último fundo
      VLOL11: expectativas negativas para o fundo

      Excluir
    2. Vendas justificadas Uó!
      Alguns dirão que você tá girando a carteira, já eu tenho pra mim que vc tá fazendo gestão ativa da carteira. Parabéns ;)

      Afonsinho!

      Excluir
    3. Isto mesmo Afonsim, a alta recente me permitiu isto. Mas só comecei a disparar estas vendas não só por causa da alta em sim, mas porque nenhum fundamento macro-econômico justificou as altas, se fosse uma alta fundamentada poderia adotar a estratégia do crescimento e deixar a coisa andar, mas estou apostando na alta volatilidade dos papéis neste ano. Os dois único papéis que eu vendi com pesar e um certo arrependimento foram CTIP3 e BRFS3, mas já já farei novos aportes.

      Excluir
  4. ai gosta de mexer na carteira

    quais sao seus gastos com corretagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 171 no mês passado, mas foi um mês atípico, muitas operações, mas não gosto.

      Excluir
    2. 171 pilas? As corretoras devem brigar pra ter vc como cliente... hehehehhehehe

      Excluir
    3. hehe, já fui melhor cliente, na época dos trades gastava o triplo disto.

      Excluir
    4. tu eh doido eh


      tua rentabilidade historica ta em quanto?

      Excluir
    5. Porque perguntas o que está demonstrado no post? rs

      Excluir
    6. nao tinha carregado essa figura, kk

      Excluir
  5. Uó parabéns pela bela carteira, passa no meu blog e dá uma nota pra minha rentabilidade, esse mês meus FIIs bombaram, rsrsrsr!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em compensação meu blog deu pane, não atualiza de jeito nenhum no blogrol da galera, criei um segundo blog e o problema continua, trágico.

      Excluir
    2. E dai que não atualiza ? Não é motivo para criar outro.
      Se fosse assim, outros blogueiros iriam fazer o mesmo e o blogger iria virar um caos.
      To achando q vc tá preocupando com audiencia do seu blog mais do que qualidade nos seus posts.
      Se concentra no que é mais importante e deixe esta besteira de blogroll de lado.

      Afonsinho!

      Excluir
    3. Não Uó. Ele provavelmente é um a toa que hoje resolveu perturbar o seu blog.

      Excluir
    4. Mas ele não tá perturbando não, rs.

      Excluir
  6. Uo, estou impressionado com a quantidade de ações, não seria melhor concentrar isso? Fora que acompanhar todas essas ações deve dar um trabalho louco, analisar todos esses balanços e todo o contexto dessas empresas e nem vou falar dos FII.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Fábio, bem acima da média mesmo, mas são boas empresas, me dá prazer analisar cada uma, rs.

      Excluir
  7. E a OGMico, pretende manter mesmo?
    Qual o motivo da venda de BRIN e GRND? Apenas realocação de setor?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, comprei a Ogmico a 20 centavos só para me solidarizar com que comprou a 20 reais, por hora vou mantendo...
      Comprei BRIN3 GRND3 no mês passado com dinheiro do caixa livre das corretoras que é parte do meu colchão de segurança (Meu colchão atual é de 30K sendo que 15K está nos bancos e os outros 15K está nas corretoras). Então de vez em quando preciso rentabilizar estes 15K que ficam nas corretoras, faço então o seguinte, realizo um aporte, espero o aporte rentabilizar, e depois faço uma venda que me dê de volta o aporte realizado, deixando o lucro da operação encarteirado, exemplo:

      Comprei GRND3 a 14,00 e nesta compra gastei por exemplo 8.000. Imagine que a cotação chegue nos 16,00, então faço uma venda na quantidade X que me dê de volta os 8.000 gastos no aporte, e o restante fica encarteirado na empresa.

      Além disto tanto GRND3 quando BRIN3 estão com 10% na carteira, o limite máximo seria 7,5% e o ideal 5%.

      Excluir
  8. Uó, quando as ações valorizam acima de 20% vc costuma diminuir a posição para tentar recomprar com um preço mais baixo?
    As minhas ações da Cemig fecharam abril/14 com uma valorização de +28,87%.
    Se eu contar os dividendos que já garanti o direito de receber e considerar o fechamento de 02/maio a valorização já chegou a +41,23%, acertei a mão com a Cemig, nessas condições você venderia para tentar recomprar com um preço mais baixo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surfista, minha estratégia é esta mesmo, eu mesmo vendi CMIG3 em 16,69. Mas não necessariamente ela precisa cair para eu comprar novamente, tem outros parâmetros que olho como alocação de setor e momento de mercado. Outro fator é que só vendo um pouco, geralmente 1,5K. Para eu vender outros 1,5K ela teria que subir mais 20%, ou seja, 40% no total. Pode ser que daqui 3 meses a cotação seja a mesma se hoje e eu posso aportar nela no mesmo valor, ou não. Gosto também de vender uma empresa para aportar em outra que esteja atrativa no momento, por exemplo, com o dinheiro da venda da CMIG3 eu aportei na LEVE3 que é outra interessante empresa de dividendos que estava com preço interessante na época, e de um setor que estou pouco alocado. Acredito que esta estratégia só pode ser aplicada em ativos com alta volatilidade, precisa olhar o comportamento histórico do ativo, não tem como fazer este tipo de abordagem com ativos tipo ABEV3, por exemplo.

      Excluir
    2. Obrigado Uó, por compartilhar o seu conhecimento e suas estratégias... rs ficou parecendo frase final do diálogo dos alcoólicos anônimos.

      Excluir
    3. mas tome cuidado, minha estratégia não pode servir para vc, e nem sei ainda se serve para mim, estou aperfeiçoando sempre.

      Excluir
    4. Muito obrigado pelo alerta, mas eu só queria tirar a dúvida mesmo.
      Não quero ter que gastar energia para capturar esse tipo de oportunidade, minha intenção é conseguir ligar o piloto automático já no começo do ano que vem!

      Excluir
  9. UO, veja a revistaExame desta semana a matéria dobre as empresas BR na bolsa. BR malls, BR Insurance, BR Properties etc. Abraço. BAGUAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cá di quê?

      Excluir
    2. Pois é, estas empresa que começam com Br tão um caso sério,rs, aliás tudo que tem Br no meio tá um perigo, rs tem link?

      Excluir
  10. Eu comecei a aportar na 8a empresa e você já tem 36. Dá até vergonha da minha lerdeza hehehe

    Ao contrário dos colegas, não acho tão ruim assim tamanha diversificação: antes de questionar o percentual alocado, vale lembrar que o valor deixado em cada ativo precisa ser confortável para o investidor.

    Melhor sorte no mês de maio!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, pois é LdL, mas se minha carteira estivesse realmente diversificada eu estaria com rentabilidade melhor, se você olhar as maiores baixas da carteira perceberá que são justamente os ativos com maior alocação. a diversificação que pretendo alcançar é uma proteção para minhas burrices, rs.

      Excluir
  11. Rachel Sheherazade S24 de maio de 2014 17:42

    .
    ##########
    ____##
    ____##
    ____##
    ____##
    ##########____######__######
    ____________##################
    ____________####__############
    _____________###____##########
    _______________#############
    __________________#######
    ____________________###___##______##
    __________________________##______##
    __________________________##______##
    __________________________##______##
    __________________________##______##
    ____________________________######

    ResponderExcluir
  12. Uo despertando corações. Rsrs.

    ResponderExcluir
  13. Uó se você pudesse escolher apenas seis ações da sua carteira atual para investir quais seriam?
    Como fica o desempenho de sua carteira comparado com as seis ações escolhidas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima questão anôn, irei fazer um post resposta, fiquei curioso,rs.

      Excluir
  14. Olá Uó!
    observei que você aumentou participação em OGXP3. Alguma notícia irrelevante?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louco por adrenalina

      Excluir
    2. Vi uma notícia sim, que o Eike separou da antiga namorada e agora está pegando todas por aí, rs.
      Na verdade peguei a grana desmobilizada da Petro e joguei nela por falta de ter outra petrolífera para jogar, tudo farinha do mesmo saco mesmo, rs, quer dizer, óleo do mesmo barril.

      Excluir
    3. Uó, no mesmo segmento tem coisa melhor, olha a QGEP

      Excluir
    4. pensei que era construtora, rs, vou analisar.

      Excluir
    5. Tem que analisar com ressalvas pois acabou de sair do IPO, mas aparentemente está bem saudável e já vai pagar o primeiro dividendo.

      Excluir
  15. Parabéns Uó, fantástico trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha meta atual é 30 ações growth e 10 empresas maduras.

      O que já li e pesquisei no assunto, até a teoria post-modern portfolio management é a importância de diversificar o setor e esse lance de investir em poucas, cesto de poucos ovos, são para aqueles que vão exercer gestão ativa na empresa, no mínimo indicar um conselheiro.

      Se tiver um tempo, comece a ouvir esse podcast: https://itunes.apple.com/us/podcast/value-investing-podcast-thought/id642016120?mt=2
      Tenho corrido ouvindo esses caras, muito interessante as várias ideias mas no final é sempre a mesma essência, o valor intrínseco, iliquidez e oportunidade.

      Excluir
    2. Valeu Marco, vou ouvir o pod.
      Abraço!

      Excluir
  16. Uó vai ser o show do Hangout do Tetzner nessa terça a noite. Maneirasso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana Uó, não sabia que você ia participar! Vou prestigiar!

      Excluir