segunda-feira, 26 de maio de 2014

Tags: ,

Índices Financeiros - Abril/2014



Carteira RF

- NTN-B Principal 2019
- NTN-B Principal 2035

Carteira RV Dividendos **

- ABEV3
- BBAS3
- CCRO3
- CIEL3*
- CMIG3
- GRND3
- LEVE3
- PSSA3

Carteira RV Crescimento **

- BRFS3
- CTIP3
- EZTC3
- ITUB3*
- MDIA3*
- RENT3
- TOTS3
- UGPA3

Carteira RV FIIs **

AEFI11*
AGCX11*
FCFL11B*
FEXC11B
FIIP11B*
HGBS11*
HGCR11
HGLG11*
HGRE11*
NSLU11B
PLRI11
RBRD11*
RNGO11
SDIL11*
VRTA11*
XPGA11

* Ativos que ainda não fazem parte do portfolio atual
** Lista dos ativos a serem comprados à partir do segundo semestre de 2014

30 comentários:

  1. :-d

    Uó, a conformação de sua carteira atual ficou muito boa! Parabéns de verdade!

    Mas me diga uma coisa, se você um vendedor, quais argumentos usaria para convencer o cliente a comprar :

    LEVE, TOTS e UGPA.

    Abraços.

    P.S.: Foi a pessoa que melhor evoluiu na composição da carteira, dentre os blogueiros ativos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. S Guarda, a análise desta semana será a Metal Leve, então aguarde até sexta por favor para eu lhe demonstrar em números a escolha deste papel. Na sequência irei analisar a Totv e a Ultrapar.
      Não sei se a evolução está ainda fechada, nem feito poucas análises nos últimos tempos, confesso que estou mexendo na lista de ativo muito em função dos comentários dos colegas, agora tenho que colocar os pingos nos is.

      Excluir
    2. Guardião,

      Você precisa prestigir mais seus colegas com sua visita...rs
      Veja sobre minha compra em março de UGPA3.
      Atualmente estou com 10% nela e estou bem tranquilo, pois a empresa não apresenta soluços.
      Diversificada e resultados consistentes, são as duas maiores qualidades.
      Atualmente ela está 11,17% abaixo do topo histórico, portanto daria para entrar numa boa.
      O papel não apresenta muita emoção..rs, então chega a ser chato tê-lo em carteira porquê ele não dá susto na gente!

      Lambida do Poney !
      http://poneyinvestidor.blogspot.com.br/2014/03/operacoes-do-poney-marco2014-op-1.html

      Excluir
    3. Uó, bacana! Ainda melhor!

      Poney, eu acompanho. Sempre vou no seu blog, mas você bem que podia deixar os comentários lá não moderados, ia ser melhor para aumentar o debate! Abraços!

      Excluir
    4. No caso da UGPA já tinha feito um pequeno aporte, aproveitei a última queda e comprei mais, este tipo de papel, asiim como ABEV, vale à pena comprar periodicamente, principalmentes destas quedinhas que sempre ocorrem.

      Excluir
  2. Enxugou legal sua carteira, Uó!

    Já tem uma ideia de qual percentual cada divisão dela (RF, RV Div, RV Cres e RV FIIs) vai ter?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LdL, na verdade a carteira atual continua bem gordinha, e deve ficar assim por meses pois não pretendo vender os ativos pois comprei em preços bem interessantes, mas irei aportar daqui para frente só nestes ativos listados. O percentual de equilíbrio seria

      RV: 25%
      RV Dividendos: 25%
      RV Crescimento: 25%
      FIIs: 25%

      Mas este percentual com certeza sempre irá variar de acordo com o momento, por exemplo, ficarei de 3 a 6 meses só aportando na renda fixa, então a mesma deve crescer em proporção este ano.

      Excluir
    2. Penso que esta nova formatação irá facilitar o controle e o rebalanceamento da sua carteira. Não com a venda dos ativos mais valorizados, mas com aportes pontuais naqueles que obtiverem uma rentabilidade inferior aos demais e forem ficando para trás.

      Digo isso por experiência própria.

      Abraço!

      Excluir
    3. Pois é LdL, comprovei eu mesmo o que todos já diziam, não vale à pena diversificar muito, o custo de monitoramento e o engessamento da carteira se tornam evidentes. Também irei diminuir as vendas daqui para frente, assim com os aportes serão mais pensados.

      Excluir
  3. Olá Uó,

    Já sinto cheiro de leitores copiando a sua carteira ! rs
    A enxugada foi boa mesmo, tanto na redução como na qualidade da carteira, parabéns, agora boto mais fé nela !

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe, pois é pesssoal, a enxugada foi boa, e como ficarei um bom tempo sem aportar na RV então terei mais tempo para fazer ajustes finos nesta lista de empresas. Semana passada iniciei a análise dos últimos balanços com AMBEV, farei uma análise por semana e daqui 15 semanas já terei analisado todos os papéis, e ainda estou aberto aos comentários dos colegas.

      Excluir
  4. Se rendeu a fabrica de bolacha...hehe

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela nova configuração da sua carteira Uo!

    Das 16 ações listadas, tenho 11 delas na minha carteira considerada ideal, o que demonstra que estamos sabendo escolher boas empresas, rs.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Valeu I.L., isto é um bom sinal, quais são as 11? E qual é sua carteira ideal completa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As 11 que teremos em comum são:

      - ABEV3
      - CCRO3
      - CIEL3
      - PSSA3*
      - BRFS3*
      - CTIP3*
      - EZTC3
      - ITUB3
      - MDIA3*
      - TOTS3
      - UGPA3*

      Além dessas, a minha carteira ideal vai contar com:

      BVMF3
      CRUZ3*
      ETER3
      NATU3*
      ODPV3*
      SBSP3
      STBP11
      TAEE11
      VIVT3

      Totalizando 20 ações. Fiz igual você e marquei com um asterisco as empresas que ainda não estão no portfólio. O que achou da minha escalação?

      Abraços!

      Excluir
    2. IL, se me permite um pitaco, senti falta de uma elétrica geradora, e uma de calçados. Fica esperto com a SBSP, os problemas no sistema cantareira só aumentam e estão muito longe de soluções, o governo estadual não quer transmitir a real dimensão do problema mas a situação é bem grave.

      Excluir
    3. Wagner,

      Seus pitacos são sempre bem vindos! A TBLE3 está no meu radar, acho uma excelente empresa, quem sabe futuramente ela não possa ingressar na carteira? O problema é que não quero estourar o limite de 20 empresas... Sobre a de calçados, você sentiu falta de uma empresa desse segmento porque?

      A "crise" da SBSP3 não me preocupa nem um pouco! Uma hora vai ter que voltar a chover. Além disso, ela não vende só o serviço de fornecimento de água, mas também o de coleta e tratamento de esgotos.

      Abraços.

      Excluir
    4. IL, talvez o problema seja alem da chuva, a escassez foi o gatilho do problema, mas enquanto o Cantareira, que abastece a região metropolitana esta cada dia mais comprometido, o sistema Billings que abastece a região do ABC esta transbordando de água. A chuva foi igual para os dois sistemas.

      Vazamentos enormes em tubulações velhas e arcaicas são a maior parte do problema, a própria Sabesp admite isso: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/05/27/agua-desperdicada-com-vazamento-em-2013-daria-para-abastecer-sp-por-4-meses.htm

      Esse problema é bem mais complexo, o governo sabe a bomba que tem nas mãos.

      Sobre uma empresa de calçados, citei puramente por diversificação apesar que sua carteira já é bem diversificada e muito boa.
      Abs

      Excluir
    5. IL, das empresas que não entraram na minha carteira...

      BVMF3: não posso falar nada pois nunca estudei os números, quais multiplos vc gostou?
      CRUZ3*: tenho restrição ideológica quanto a esta empresa, mas se trata de um oligopólio então pode ser um bom investimento
      ETER3: empresa de passado recheado de dividendos, está realizando novos investimentos (nova fábrica), tentando diversificar o portfolio de produtos. estou com ela encarteirada mas por hora não comrparei mais, vamosver se os novos investimentos irão se traduzir em crescimento de lucro e ver também como a desaceleração do setor de construção irá afetar a geração de receita
      NATU3*: empresa bem administrada, estou com ela em carteira, mas não vejo um bom momento no setor de consumo, por hora saiu do radar também, ficando apenas a Grendene
      ODPV3*: esta área de seguros de saúde não me atrai muito, conheço pouco a empresa
      SBSP3: nunca parei para estudar, mas vejo por alto muita polêmica envolvendo esta empresa, prefiro ficar fora.
      STBP11: estou com ela encarteirada mas a perspectiva é nebulosa, saiu do radar
      TAEE11: também estou com ela encarteirada mas por motivos de enxugamento decidi ficar apenas com uma elétrica, a CEMIG, e tendo a CEMIG indiretamente temos a TAESA, rs
      VIVT3: também tirei do radar em função da deterioração dos múltiplos e do setor em si

      Pense se vale realmente à pena ter muitas empresas, cheguei à conclusão que não é eficiente, temos que começar a estudar a teoria das carteiras eficientes

      Excluir
    6. Wagner,

      Vamos esperar os próximos balanços da SBSP3, não adianta tentar prever o futuro... Até o momento a empresa é boa! Entendi, realmente, concordo que minha carteira já está bem diversificada, mas sua sugestão está anotada.

      Uó,

      Vamos à réplica agora, rs.

      BVMF3 - Ela detém o monopólio de um mercado que tem tudo para crescer nos próximos anos.
      CRUZ3 - Empresa que dá lucro há 100 anos não pode ficar fora da carteira de ninguém.
      ETER3 - Exemplo de boa administração e respeito aos minoritários. Outra que deveria ser presença obrigatória na carteira de qualquer investidor.
      NATU3 - Setor muito bom, tem tudo para crescer, e ela é uma das referências do segmento.
      ODPV3 - Empresa sem dívidas, que trabalha com receita garantida em um segmento que está crescendo a cada dia.
      SBSP3 - Ninguém vive sem saneamento básico, correto?
      STBP11 - Empresa fundamental para o futuro do Brasil, a tendência é que cada vez mais o país precise dos seus portos e ela tem papel fundamental nisso por meio da operação de contêineres.
      TAEE11 - Maquininha, a área de transmissão é o filé do setor elétrico e a Taesa é a maior empresa do setor.
      VIVT3 - Mesmo caso da SBSP3, ninguém vive sem telefone e internet né?

      Sobre o número de empresas, estou no meu limite, que são 20. Não pretendo adicionar mais nenhuma, exceto se eu optar por efetuar alguma substituição entre elas.

      Abraços.

      Excluir
    7. Poie é I.L., ninguem vive sem esgoto, sem celular, ma sisto não pode ser motivo parar comprar a ação, é muito subjetivo, tem que avaliar se os números realmente compensam. Grande parte destas empresas citadas são boas, mas como reduzi de 40 para 20 e depois para 16 ativos, então preferi cortar STBP, TAEE, VIVT, NATU e ETER, mas são boas empresas.

      Excluir
    8. Não é só isso. Além disso, as empresas são boas e tem lucros consistentes. Confio no meu time. Tem ações que já estão me dando alegrias, rs.

      Abraços!

      Excluir
    9. Marcopolo é que me deu uma baita alegria hoje, rs

      Excluir
  7. Porra UO, das empresas que vc listou eu tenho 11. Mas vc colocou uma suposta carteira, por nao possui-las por completo. Vc esta um tanto empirico. Abraço! BAGUAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da suposta carteira só falta comprar 3, o dinheiro já tá na corretora, estou aguardando uma correção maior, gostei do que vi hoje, rs.
      Posta aí a sua carteira

      Excluir
    2. 3 em se tratando de ações, mas no caso dos FIIs ainda falta muito para comprar, só aguardando a próxima desova do mercado. rs

      Excluir