Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Bradesco e ABC Brasil: Qual é o Melhor Banco?

watch_later sexta-feira, 9 de maio de 2014



Olá amigos,

Como a maioria já sabe, estou fazendo alguns ajustes na minha relação de ativos candidatos a aportes. E uma das dúvidas que eu tenho é em relação aos bancos da carteira, mais especificamente em relação ao 'bancão' que a carteira deve contemplar.

Até então vinha aportando no Banco do Brasil (grande) e no Banco ABC Brasil (pequeno). Em relação ao ABC estou muito satisfeito até o momento mas aceito outras sugestões dos colegas para análise. Já em relação ao banco grande estou pensando em parar de aportar no BB trocando-o pelo Itaú.

Para apoiar minha decisão realizei um compilado de análises que pode ser verificado mas figuras abaixo. Coloquei também o Bradesco na lista de análise bem como o ABC. Já sabendo que dificilmente o Bradesco entrará na carteira bem como o ABC dificilmente sairá.

Itaú Unibanco


Banco do Brasil


Bradesco


ABC Brasil


Crescimento de Lucro no Ulitmo Trimestre

1 - Itaú: 7,58%
2 - ABC:  4,5%
3 - Bradesco: 4,36%
4 - BB: 1,21%

Crescimento de Lucro em Quatro Trimestres

1 - ABC: 21,99%
2 - Itaú: 19,42%
3 - Bradesco: 8,93%
4 - BB: 29,69% (se desconsiderado o não recorrente de 2T2013 temos um crescimento negativo)

ROE Atual

1 - Bradesco: 17,1%
2 - BB: 22,39% (se desconsiderado o não recorrente de 2T2013 temos um ROE em torno de 16%)
3 - ABC:  14,11%
4 - Itaú: 13,99%

Crescimento de ROE no Ulitmo Trimestre

1 - Itaú: 7,08%
2 - Bradesco: 0,97%
3 - ABC:  0,88%
4 - BB: -1,06%

Crescimento de ROE em Quatro Trimestres

1 - Itaú: 13,46%
2 - ABC: 7,88%
3 - Bradesco: 3,16%
4 - BB: 12,24% (se desconsiderado o não recorrente de 2T2013 temos um crescimento negativo)

Relação Receita / Patrimômio

Para realizar esta análise plotei a evolução das receitas em relação à evolução do patrimônio. Meu objetivo é determinar se o aumento do tamanho da empresa está sendo acompanhado por um aumento de receita líquida.

1 - Itaú
2 - BB
3 - ABC
4 - Bradesco

Obs.: Para o análise de bancos estou utilizando o resultado bruto de intermediação financeira como parâmetro de receita.

Avaliação Final

1 - Itaú (apesar de ter o menor ROE, é o que tem apresentado maior taxa de crescimento)
2 - ABC (pouco efetivo comparar com os grandes, talvez vale um comprativo com outros de tamanho equivalente, mas ficou bem colocado em relação aos grandes)
3 - BB (o não recorrente do ano passado resultante da venda do Brasil Seguridade atrapalhou um pouco as análises, mas é claro que seu desempenho está inferior ao Itaú e até mesmo ao Bradesco em certos pontos)
4 - Bradesco (banco com lucros bem consistentes mas apresentou uma curva receita/patrimônio irregular)

Próximos Passos

Foi analisado neste estudo apenas os principais múltiplos fundamentalistas, porém, para uma análise mais efetiva, é interessante traçar outros parâmetros como: Margem Bancária, Índice de Eficiência, Índice Brasileia, Provisão para Devedores Duvidodos, dentre outros.

E você leitor, quais outros aspectos considera importante avaliar?

avatar
Anônimo

Pessoalmente, acho muito difícil analisar bancos. Cheguei ter BB, ITUB e BBDC, mas vendi os dois últimos depois desta alta recente e estou com o dinheiro na corretora. Estou tendente a comprar mais BB, pois creio que o preço está baixo e precificado pelo risco governo. Consegue entender aqueles balanços de banco Uó?

Mutley

delete 9 de maio de 2014 15:23
avatar
Uorrem Bife person

Difícil entender, muitas variáveis...
Você vendeu tudo? Geralmente não vendo tudo, bom reverter o lucro em ações remanescentes.
Povavelmente passarei a aportar mesmo no Itaú, mas não neste topo, rs. Chegará a hora...

delete 9 de maio de 2014 15:36
avatar
Anônimo

Eu não tinha muito de BBDC e ITUB e como vinha comprando desde final do ano passado. Estou crente, ou seja, sentimento que vem da fé, sem muita base científica, que haverá muita volatividade nestas eleições, o mercado tá muito otimista com a possível não eleição da Dona Dilma. Estou esperando dar uma acomodada para comprar denovo. Os aportes, no sentido de guardar parte dos salários, concordo que tenham que ser mensais, mas investir (comprar títulos) nem sempre. Estou acumulado gordura pra investir. Mas enfim... vamos discutir bancos haha


Mutley

delete 9 de maio de 2014 15:48
avatar
Anônimo

Complementando a primeira frase: "como vinha comprando desde final do ano passado estava com bom preço médio e realizei lucro"

delete 9 de maio de 2014 15:52
avatar
Uorrem Bife person

Agora é hora de começar juntar gordura mesmo.

delete 9 de maio de 2014 15:54
avatar
Uorrem Bife person

Estes bancos subiram bastante nos ultimos tempos, com destaque para o Itaú. Não vi este potencial meses atrás, diga-se de passagem quase nunca vejo, rs. Analisar dados passados é fácil, difícil é ver tendência futura.

delete 9 de maio de 2014 15:55
avatar

Minha opinião :

1) Melhor banco para trade de valor : BBAS
2) Melhor banco em termos de resultados e solidez para o acionista B&H : ITUB (um pentelhésimo à frente do BBDC)
3) Maior chance de crescimento : ABC, Mas com um detalhe : mudei muito minha opinião sobre ser acionista de banco pequeno e hoje não compraria mais esse tipo de empresa.

Conclusão : Como gosto de trade de valor : BBAS

delete 9 de maio de 2014 16:23
avatar
Uorrem Bife person

Este tal trade de valor dá pra fazer com a maior parte dos ativos não seu guarda?
Acho que vou de ITUB mesmo, mas vai demorá, rs.

delete 9 de maio de 2014 16:39
avatar

Uó, muito complicado analisar bancos, sem falar que banco pequeno embute um risco inversamente proporcional ao tamanho, portanto prefiro ficar fora dos pequenos.

Com respeito aos grandes, me parece que no longo prazo dá quase na mesma, mas eu optei pelo ITUB porque gosto do banco como cliente (rs) e porque acho que está mais "conectado" com as tendência e com o uso de tecnologia (mas é uma percepção subjetiva).

Eu tive BB e tirei da carteira para diminuir minha exposição ao governo federal, mas se analisar bem, me parece ainda que o BB tende a ter uma rentabilidade maior no longo prazo porque ele tem P/L médio menor que os outros (justamente pelo risco governo) e conforme meus estudos publicados lá lo blog isso pode fazer a diferença no longuissimo prazo.

Abraços e parabéns pela compilação dos dados. O "cockpit" ficou muito bom.

delete 9 de maio de 2014 17:03
avatar

Uó sem dúvida, mas o BBAS possui uma variação maior... de 19,xx a 28,xx

delete 9 de maio de 2014 17:04
avatar

Na dúvida, eu tenho os 3. BB, Bradesco e Itaú.
15% de participação no setor de bancos acho aceitável.

Abs!

delete 9 de maio de 2014 17:05
avatar

Itaú o melhor; BB o mais barato!

delete 9 de maio de 2014 17:13
avatar

Comprei e vendi BB ano passado.

Tivesse de voltar a comprar, hoje, ficaria entre Itaú e Banrisul.

Abraço!

delete 9 de maio de 2014 17:48
avatar
Anônimo

Itau bb e Banrisul. Tenho os tres.BAGUAL

delete 9 de maio de 2014 17:59
avatar

Esquece qualquer banco pequeno e o BBAS3. Logo, sobram o ITUB3 e o BBDC3. Os dois são bons, pode escolher qualquer um ou ficar com ambos.

Abraços!

delete 9 de maio de 2014 18:19
avatar

Sou meio cético quanto a banco pequeno que um dia possa me dar dor de cabeça, prefiro mais o Banco do Brasil que dá lucro desde a época do império, e se um dia quebrar é porque o país inteiro quebrou e nada mais resta.

delete 9 de maio de 2014 18:25
avatar

Wagner,

Gosto muito dos seus comentários. Você tem blog também?

delete 9 de maio de 2014 18:48
avatar

Não tenho, IL, penso em criar um mais pra frente, por enquanto só fico palpitando no blog alheio mesmo. kkk
Abs

delete 9 de maio de 2014 19:04
avatar
Anônimo

O que o ABC tá fazendo nessa postagem?

delete 9 de maio de 2014 19:56
avatar

BB, Itaú e Bradesco!

delete 9 de maio de 2014 20:10
avatar
Anônimo

O Uó encasquetou com esta joça e ninguém tira da cabeça dele que ela não deve participar da seleção que ele está fazendo. Realmente não tá fazendo sentido aquilo ali, mas....o ranking e blog é dele, ele faz o que quiser.

delete 9 de maio de 2014 20:22
avatar

ainda n escolhi meu banco tbm

vou deixar por ultimo

delete 9 de maio de 2014 22:53
avatar

tem aquele do nordeste tbm, parece bom

delete 9 de maio de 2014 22:54
avatar

BB tem muito valor intrinseco escondido.
Por exemplo o Banco Votorantim que entregou 2 trimestres seguidos de lucro depois de anos no preju, trouxeram management do deutsch e estao reestruturando (downsizing) tudo. O BB é dono de 50%.
BBSE3 tb, o BB tem participação tb, nao lembro o numero e preguiça de abrir o ITR do BB.
Fizeram FII das agencias, destravando ativo imobilizado, mas ainda tem mais para fazer.
Tem muita coisa boa pra dar certo, agora o lado ruim é lembrar que o diretor de marketing do banco, um dos mais importantes cargos exercido por um político/sindicalista/foragido da polícia.

delete 9 de maio de 2014 22:54
avatar

Uó, essa análise é muito complicada! Eu já encerrei minhas compras em Bradesco e pretendo ter um pouco de Itaú também! De bancos, só me interesso pelos grandes mesmo, pois os médios e pequenos estão sempre dando problemas.

delete 9 de maio de 2014 23:41
avatar

Apesar da intensa fiscalização sobre o setor, tenho grande resistência quanto aos bancos menores, a exemplo do que aconteceu com o Santos e o Panamericano.

delete 10 de maio de 2014 02:20
avatar
Uorrem Bife person

Passado não é garantia de futuro.

delete 10 de maio de 2014 07:17
avatar
Uorrem Bife person

Não sei se é tão dificil analisar bancos, o bastter é que tem esta dialética, rs. Logo ele que sabe analisar tudo,rs. O que mais gosto de olhar é Lucro, margem e ROE, e isto é muito evidente.
Vou continaur com o BB em carteira, mas após a próxima queda do setor bancário, que não sei quando ocorrerá, deverei mesmo aportar só no ITUB e no ABC.
Abraço!

delete 10 de maio de 2014 07:20
avatar
Uorrem Bife person

rs, esta política de ficar na dúvida e não escolher o melhor acaba prejudicando a rentabilidade da carteira, isto é que vinha notando na minha. 15% tá bom, no máxino 20%

delete 10 de maio de 2014 07:21
avatar
Uorrem Bife person

Menos caro vc quer dizer, rs

delete 10 de maio de 2014 07:21
avatar
Uorrem Bife person

Bagual tem uma queda por coisas do sul, rs. Eu também, pelas loiras, ops

delete 10 de maio de 2014 07:23
avatar
Uorrem Bife person

Acho que vou de ITUB então. Mas o baquinho ABC tá dando show.

delete 10 de maio de 2014 07:23
avatar
Uorrem Bife person

Todo investimento tem uma dose de risco, daí a diversificação. Um banco não quebra de uma hora para outra, a não ser que esteja maquiando dados.

delete 10 de maio de 2014 07:25
avatar
Uorrem Bife person

kkk, de vez em quando dou uma encaquestada. Mas vejam bem, estou me desvencilhando de 20 ativos graças aos comentário de vocês, mas se for levar todas as criticas em consideração vou acabar ficando só com 1 em carteira, rs

delete 10 de maio de 2014 07:26
avatar
Uorrem Bife person

3 grandes é muito. Quero só 1, rs

delete 10 de maio de 2014 07:26
avatar
Uorrem Bife person

É um senhor banco, por isto vou continaur com ele encarteirado.

delete 10 de maio de 2014 07:28
avatar
Uorrem Bife person

Não tenho visto problrmas no ABC, se aparecer é só parar de aportar.
Então estamos alinhados, vamos preparar os aportes do Itub, mas no preço atual sem chance, kkk

delete 10 de maio de 2014 07:30
avatar
Uorrem Bife person

Pois é, existe um ricso íntrinseco, vou avalair.

delete 10 de maio de 2014 07:30
avatar
Anônimo

E a questão da ITAÚSA,que tem sempre um desconto em relação ao ITAÚ.Sei que holding são mais difíceis ainda de analisar.Mas,não valeria apena um estudo de custo benefício?Parabéns pelo blog!
Acionista25

delete 10 de maio de 2014 08:40
avatar
Uorrem Bife person

Será que tem este desconto mesmo? Já ouvi falar.
Obrigado!

delete 10 de maio de 2014 08:54
avatar

https://www.guiainvest.com.br/mural/bnbr3.aspx

http://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=BNBR3

http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=3&t=16533


Sipah vou nesse

delete 10 de maio de 2014 10:29
avatar
Anônimo

Por favor,dá uma olhada neste link do próprio sítio da itaúsa:http://www.itausa.com.br/pt/itausa-no-mercado-de-acoes/desconto-itausa
Acionista25

delete 10 de maio de 2014 10:32
avatar

Porque está capitalizado, tem um bom programa de expansão territorial, pleiteia o lançamento em bolsa da sua administradora de cartões (que vale mais do que o próprio banco) e possui um PL bastante atraente.

Na minha opinião, trata-se do melhor banco médio do nosso mercado. Só não tenho ele em carteira ainda por ver em outras empresas de outros setores melhores opções para a compra agora.

Basicamente, seria isso.

delete 10 de maio de 2014 10:54
avatar

Uó, não é bem assim, eu já penso que banco é um dos únicos tipos de empresa que pode quebrar de uma hora pra outra. Tudo bem que o setor é altamente regulado, e isso minimiza a chance de se maquearem os dados, mas mesmo assim é um risco.

Existe a chance do Banco Central intervir de uma hora pra outra justamente para evitar um colapso no sistema financeiro.

Além disso, banco é o único tipo de empresa que pode quebrar por boato, uma vez que com um simples boato pode haver uma "correria" para tirar o dinheiro do banco e aí ele quebra, mesmo que fosse um boato sem fundamento.

Abraços

delete 10 de maio de 2014 12:17
avatar

vou me lembrar dessa postagem quando for aportar - com a devida atualização, lógico, heheh

delete 10 de maio de 2014 20:43
avatar
Uorrem Bife person

Valeu. Vou lembrar qd for comprar

delete 10 de maio de 2014 21:49
avatar
Anônimo

Quem pensa como voce perdeou não só 3 mas várias vezes de fazer trade. O papel repetiu o padrao variaaaaaaaaaassssss vezes.
Volta pro fim da fila e ve se dessa vez não leva bomba no final do ano.

delete 17 de maio de 2014 21:44
avatar
Anônimo

Uorrem ta querendo levar ferro tal levou em BRIN.
Uorrem, aprende veio, escolhe mais seguranca, empresa com historico.

delete 17 de maio de 2014 21:48
avatar

Fala Uó... Qual seu preço de entrada em ITUB?

delete 30 de maio de 2014 15:29
avatar
Uorrem Bife person

opa, ainda nao entrei, seguem os preços desejados para próximas compras:

EZTC3 22,22
ABEV3 15,15
LEVE3 21,42
UGPA3 50,50
BBAS3 21,21
BRFS3 43,43
CCRO3 15,51
MDIA3 84,84
GRND3 12,21
CIEL3 34,34
RENT3 30,30
TOTS3 33,33
CMIG3 13,62
ITUB3 27,27
PSSA3 26,26
CTIP3 24,24

delete 30 de maio de 2014 19:12



sentiment_satisfied Emoticon