quarta-feira, 28 de maio de 2014

Tags: , ,

Metal Leve - 1T2014




O Seu Guarda pediu e estão aqui os principais números da Metal Leve. Considero a melhor empresa listada em bolsa no seu setor. O que mais me atrai são os fartos dividendos, mas por outro lado o setor é cíclico e exige maior atenção, principalmente no cenário atual em que estamos observando uma significativa diminuição das vendas no mercado interno bem como na argentina. Temos uma margem relativamente baixa mas um ROE/ROIC aceitáveis.


Pontuei o resultado no primeiro trimestre de 2014 como Ótimo pois a empresa apresentou taxas positivas de crescimento em patrimônio, receita, lucro e margem, ficando com crescimento negativo apenas no ROE. Por outro lado, pontuei o resultado dos últimos quatro trimestres como Excelente, já que a empresa apresentou taxas positivas de crescimento em todos os cinco múltiplos que eu monitoro.


Analisando as dívidas pelos quadros abaixo podemos notar que a empresa opera alavancada. De qualquer forma, o caixa líquido está estável nos últimos 4 anos apresentando ligeiro crescimento nos últimos trimestres. Um ponto positivo é que a dívida em relação ao lucro líquido tem caído e o caixa líquido em relação ao patrimônio tem subido nos últimos trimestres.


A conclusão é que se trata de uma boa empresa candidata a uma carteira de dividendos mas que exige gestão ativa em função da característica cíclica do setor automobilístico. O bom desempenho da empresa nos últimos quatro anos pode ser facilente explicado pela grande quantidade de carros que as montadores jogaram no mercado, já as perspectivas para curto/médio prazo são desafiadoras.

4 comentários:

  1. Uó, desculpe utilizar os comentários para isso, mas me tire uma dúvida: como você faz para consolidar os dados das empresas? Você busca o resultado no site de RI da emrpesa e coloca numa planilha manualmente? automatizou de alguma forma? Eu baixei aquele EmpresasNet e não vi muita vantagem no uso. Já pensei até em utilizar os dados do fundamentus, mas em alguns momentos tenho a impressão que não são muito atualizados.

    Desculpe ai novamente por utilizar os comentários para estas perguntas, mas ainda não comecei a fazer minhas próprias análises devido a pouca praticidade na obtenção dos dados manualmente como faço hoje. Ainda mais com criança em casa e trabalhando 8h + 2h de transporte!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casado, eu usei a base de dados do Fundamentus para dar a carga inicial, agora atualizo o trimestre de acordo com a divulgação da empresa para o mercado. Mas é tudo na munheca mesmo, tem nada automatizado não, rs

      Excluir
  2. Bacana Uó esse seu compilado.

    Bem, vi os resultados e suas considerações, mas temo o setor. Talvez seja apenas o medo do desconhecido, mas sei lá... Vou dar uma de mineirinho e ficar de longe só olhando e vendo qual é a do ativo!

    Mas sem dúvida sua forma de "vender" a ação foi boa.
    Qual seu percentual nela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também vou ficar longe dela neste ano, rs, mas vai continuar no radar. O meu percentual é de 3% da carteira de ações o que repesenta 1,5% do patrimônio total.

      Percentuais atuais (em * os papéis que acho interessante para este resto de ano):

      ABCB4 2,8
      ABEV3 3,6 *
      ALUP11 1,9
      BBAS3 1,1
      BRFS3 0,5 *
      BRIN3 7,9
      BRML3 2,0
      BRPR3 3,4
      CCRO3 4,4
      CGAS5 3,7
      CMIG3 0,9
      CTIP3 0,2 *
      DIRR3 2,9
      DTEX3 3,8
      ETER3 2,4
      EUCA4 3,4
      EZTC3 4,3
      GGBR4 0,8
      GRND3 9,1
      HGTX3 5,5
      LEVE3 3,0
      NATU3 4,8
      OGXP3 1,4
      PETR4 0,2
      PNVL3 1,4
      POMO4 3,4
      RAPT4 3,1
      RENT3 0,1 *
      SAPR4 2,8
      SLCE3 0,1
      STBP11 3,3
      TAEE11 3,8
      TBLE3 1,6
      TOTS3 1,4 *
      UGPA3 1,8 *
      VALE5 1,5
      VIVT3 1,7

      CIEL3 0 *
      MDIA3 0 *
      ITUB3 0

      Abraço!

      Excluir