segunda-feira, 14 de julho de 2014

Tags:

Conta Corrente Digital


Só há duas formas pelas quais uma pessoa pode ganhar dinheiro por ela mesma: com conhecimento e com trabalho. O oposto também é verdadeiro, com desconhecimento e com preguiça se perde dinheiro.

Até pouco tempo atrás não conhecia a modalidade de conta digital dos bancos e acredito que boa parte da população não conheça. Uma conta digital nada mais é do que uma conta comum mas que oferece isenção de tarifas em todos os serviços (cartões, extratos, transferências, DOCs, TEDs) desde que as operações sejam executadas por meios eletrônicos (internet banking, celular ou caixa eletrônico).

Ser precisar de outros serviços como saques em guichê, atendimento por gerente, talões de cheques, dentre outros, será então cobrada tarifa de acordo com as regras do banco.

Então, por desconhecimento, desde que comecei investir através de corretoras (há dois anos), tenho pago TEDs mensais para o meu banco. Nem vou fazer a conta disto para não chorar. Temos aí o preço do desconhecimento.

Confesso que tomei conhecimento deste tipo de conta alguns meses atrás mas só agora resolvi abrir uma. Aí temos então o preço da preguiça de ter que preencher todo mês um cheque e ir ao banco depositar na conta corrente digital o aporte do mês.

Acabei criando duas contas: uma em meu nome e outra em nome da esposa. Desta forma cadastrarei estas contas nas corretoras de acordo com o titular.

Quais Bancos Oferecem Conta Digital?

Pelo que pesquisei, os principais bancos do país (Itaú, Bradesco e Banco do Brasil) possuem a modalidade. Na Caixa existe uma conta denominada Conta Fácil que se assemelha desde que um limite máximo de movimentação seja respeitado.

Não realizei uma pesquisa mais profunda pois queria mesmo fazer a conta no Itaú pois todas as minhas corretoras possuem conta neste banco. Mesmo porque agora já sou sócio deste banco, rs. Até pensei em abrir a conta no Bradesco que é meu banco atual mas não é possível ter uma conta digital no mesmo banco em que já se tem uma conta normal.

A dúvida agora é se manterei a conta normal no Bradesco ou se tento realizar um downgrade. Preciso avaliar com carinho.

E vocês leitores, o que têm feito para se verem livre das tarifas dos seus respectivos bancos?

50 comentários:

  1. Eu aderi a conta digital do Itaú em fevereiro, fiz o downgrade e estou feliz da vida!
    Meu cartão de crédito é o Santander Free se eu fizer uma compra por mês não pago anuidade, ai eu fiz a assinatura do Netflix nele e nem preciso me preocupar nos meses que eu não gastar nada com o cartão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal surfista. Você recebe o salário do mês na mesma conta?
      Sobre o cartão Santander Free, qual o limite de crédito? Possui programa de pontos? Hoje tenho o Bradesco Platinum, cuja anuidade está na casa dos 200, mas tenho conseguido reembolsar, o problema é que tenho que ficar ligando no atendimento para pedir. No dia que não reembolsarem mais vou cortar este cartão.

      Excluir
    2. Tenho também o Santander FREE, como uma compra no mês já não paga. Meu limite é de mais de 6k e tem pontos do santander que pode-se trocar por produtos, milhas, etc. O valor de conversão é (valor da compra /3) em pontos

      Excluir
    3. Ele tem programa de milhagem sim, mas a cada 3 moedas você ganha 1 ponto e o limite vai de acordo com a renda.

      Excluir
    4. Se o cartão do Bradesco começar amolar vou considerar este do Santander. Obrigado!

      Excluir
    5. que boa idéia, surfista... estou na mesma que você: itaú iConta+Santander Free :D

      Excluir
  2. Vou comentar aqui minhas experiências com as contas digitais do Itaú e do Banco do Brasil.
    Banco do Brasil: para alterar a conta foi um verdadeiro martírio (já possuía uma), são necessários vários passos de abertura de conta, confirmação no caixa eletrônico de que você quer a conta digital e por fim ela entra em vigor, mas só na virada do mês. É possível ver o status da conta no Internet Banking em um dos menus (modalidade de conta). Os funcionários do Banco do Brasil nunca sabem de nada, tive que inclusive como leigo explicar para eles como funcionava o negócio e além de ter que ameaçar ligar para o SAC e Ouvidoria, é o cúmulo da burocracia.
    Já no Itaú foi tranquilo, os gerentes conhecem as regras e foi muito fácil abrir a iConta, porém, como todo bom gerente, eles tentam te empurrar um produto para que você estrague todo seu planejamento de obter menos custos (lidar com gerente é complicado, parece um jogo, onde você precisa se salvar de todas as bombas que eles tentam te jogar).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou vacinado contra esta raça de gerentes, rs. Deixa eles virem oferecer plano da capitalização, loteria eu faço na lotérica, rs.

      Excluir
    2. Obrigado pela contribuição!

      Excluir
  3. Boa dica, UO! Vou verificar com meu gerente no BB! Praticamente tudo faco pela internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja as tarifas de serviços avulsos como talão de cheque e qual frequência vc usa. Bom colocar na ponta do lápis. por enquanto vou manter minha conta principal que tem tudo e usar a digital só para parar de pagar TEDs.

      Excluir
  4. Bom post para informar, mas com seu patrimônio - que é maior que o meu - creio que você não precise pagar taxas ao banco. Eu mesmo tenho conta Personnalitè no Itaú com isenção de taxas, cartão de crédito fodástico sem anuidade e transfiro recursos para a corretora via bank line, também sem pagar nada. E a única coisa que tenho no banco é meu colchão de segurança. Se pensarem em retirar esses benefícios, mudo de banco. Simples.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também como o Troll, sou Personnalite e nao pago taxa.Idem BB.

      Excluir
    2. O IT tá certo, vai ver o Uó não tem o patrimônio que você acha que ele tem ou então o gerente não gosta dele e o mantém até hoje com conta pra universitário

      Excluir
    3. O Troll é muito espirituoso. rs. Primeiro meu patrimônio não é nem metade do dele, Segundo eu só deixo na minha conta do Bradesco o suficiente para dois meses de gastos, algo em torno de 12.000. E no Bradesco para se ter conta Prime preciso de pelo menos 100.000 em investimentos. No Itaú não sei quais os critérios.
      Troll, seu cartão também não tem anuidade? Quais aplicações vc faz no banco para ter esta regalias? Ou apenas deixa em poupança.

      Excluir
  5. Uso conta e corretora HSBC livre de qq taxa ou tarifa mas sem cartão de crédito, esse eu tentei isenção de anuidade e somente reduziram, não concordei e cancelei, uso o Saraiva na faixa.

    ResponderExcluir
  6. Taí minha experiência!

    http://investidordefensivo.blogspot.com.br/2012/11/alteracao-da-minha-conta-bancaria.html

    abs

    ResponderExcluir
  7. Informe-se sobre as aplicações que reduzem e/ou isentam a tarifa mensal.

    Colocando o colchão de segurança no banco em questão, muitas vezes já é o suficiente para manter uma conta normal sem custo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já deixo no banco um 'colchonete' de 12K, mais do que isto eu choro, rs Com esta ninharia consigo anda lá não...

      Excluir
  8. Eu ameacei trocar de banco onde guardo minha previdencia privada PGBL regime regressivo e o gerente reduziu a tx de adm de 1,5 para 0,8%.

    ResponderExcluir
  9. Tá atrasado hein? Isso é assunto velho por aqui, tenho a minha desde 2012.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bota atrasado nisto. Porque não me avisou antes? rs
      Vc usa qual banco? Tenho conta normal também ou só ela?

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Boa Uorrem, também só consegui a meu pacote digital no BB esse mês. É ótimo fazer quantos TED's quiser sem pagar tarifas!

    O cartão de crédito da Saraiva é internacional, sem anuidade e não precisa fazer compra nenhuma pra manter o benefício. Tenho ele há anos, vale a pena. Abs

    http://caradegatow.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Já que vcs estão falando sobre cartão tb, o AMEX tem um grupo de cartões sem anuidade e com pontos (1US$ por ponto). Só que tem gastar qualquer coisa nele a cada 3 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho AMEX, mas lugar nenhuma aceita aquela coisa, rs.

      Excluir
  13. Ótima dica Uó. Conta digital, para mim, é a melhor coisa que existe. Tenho no Itaú e no BB e nunca mais paguei nenhuma taxa para ambos os bancos e conto com DOCs e TEDs infinitos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Tenho uma ICONTA no banco itau a um bom tempo e nunca tive problemas faço DOCs com ela todo mês. Ultimamente não faço muitos porque tive que construir uma casa e ai já viu né, esse ano só aportei os rendimentos dos FII mais nada. Mas no próximo ano volto com a força toda.
    ANDERSON.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Anderson. Demorei apra abri a minha. Pelo que vi dos comentários não é nenhuma novidade mas sempre gosto de compartilhar aqui no blog as coisas interessantes do mercado.

      Excluir
  15. UÓ,

    Foi muito burocrático no itaú para criar a conta? Sabe se eles deixam criar a conta digital, mesmo tendo a normal, queria usar só pra fazer essas transações, pois estão caras.
    Com relação ao cartão do santander, só se for o modelo FREE que não paga tarifa, porque se você tiver igual o do Bradesco, um Platinum, é cara a anuidade. Já reclamei várias vezes, mas eles não reduzem. Já estou pensando em cancelar.
    Ótimo post e grande abraço.

    A40

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A40, no Itaú só fiz o cadastro e fui na agência levar os documentos requeridos. Os banco não deixam ter os dois tipos de conta ao mesmo tempo, vc tem que optar.
      No momento estou com a conta essencial no Bradesco (sem taxa mensal) e com a conta digital no Itaú.
      Sobre o lance da anuidade, vc precisa ligar mais de uma vez. É protocolo dos banco snão atender a solicitação de estorno de anuidade na primeira ligação. Em alguns caso vc precisará ser duro, falar que vai cancelar o cartão, mas uma ligação só não resolve.

      Excluir
  16. Para aqueles que já tem a carteira de investimento formada uma boa opção pode ser o HSBC ele não tem conta digital, mas o esquema é bem parecido. Se você tiver mais de 100k investido vc consegue 100% de desconto a vantagem pra conta digital que vc consegue usar os serviços como se fosse um correntia normal (caixa, gerentes, etc) e não paga por isso pois tem a política de desconto progressivo.

    Pra quem está iniciando a montagem da carteira aí vale mais a pena essa conta digital que vc falou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma idéia, mas particularmente penso que banco não é lugar para se guardar tanto dinheiro, rs.

      Excluir
  17. Penso que, se você tiver mais de 100k investido, o melhor banco é o Citi. Se for ainda mais rico, de repente o Safra, ou quem sabe montar/comprar o próprio banco.
    Brincadeira à parte, para os simples mortais, a conta digital realmente é o produto certo. Tenho há alguns anos nos dois bancos que a oferecem, e passei pela mesma experiência do anônimo de 14 de julho de 2014 21:56; no BB cheguei a fazer uma reclamação no Banco Central. Na época que vi, no Bradesco a conta digital era somente pra jovens, tipo para receber mesada. Quanto ao cartão, também tenho o Saraiva, há mais de cinco anos. O programa de recompensas é para compras nessa livraria, o problema é que o preço regular, em geral, é mais caro. Já tive o Santander Free, muito bom também, mas resolvi ficar só com um.
    Para as pessoas que recebem salário em outro banco, recomendo fazer uma conta salário nesse banco e transferir todo seu dinheiro, sem custo, para a conta digital.
    No mais, Uorrem, parabéns pelo seu site.
    J.R.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu J.R., obrigado pela contribuição!

      Excluir
  18. só gastei dinheiro com doc e ted pra corretora 2 vezes. Depois, pedi pro gerente incluir um de graça mensalmente e aí passei 2 anos na perversão financeira, só gastando e aportando naaaada... quando voltei a pensar em investir, já existia essa modalidade e eu pedi pra trocar de plano de tarifas. Ganhei 2 vezes: na economia do valor das transferências e na tarifa de "manutenção de conta". Quando eu recomeçar os trabalhos, já terei a conta lá prontinha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o engraçado é que uso cheque e ainda não me cobraram nada :D

      Excluir
  19. Caro Uó
    Estranho eles nao "migrarem" sua atual conta para uma Digiconta (Bradeso) - ou vc uqer ter 2 contas (normal e digiconta) na mesma agência? FIcou essa dúvida.
    Contribuindo com seu post, possuo Digiconta (esse era o nome que eles deram a uns 2 anos atrás no Bradesco) e até hoje foi a melhor migração que fiz com relação a bancos e tipo de conta.
    Nao tem fila, nao tem tarifa de TED e DOC pro mesmo banco ou outros bancos, a maioria dos serviços ou SAC qdo dá algum problema no SISTEMA vc resolve por telefone enfim, é excelente, porém para os bancos isso nao vale nada e nem é divulgado, pq será????...rs
    Obs: Bem interessante o post sobre FIP...muito bom.
    Um forte abraço e parabéns pelo UBJr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agro, na verdade não tentei migar minha conta no Bradesco para digital, passei ela para conta Essencial. De qualquer forma acho que vou pedir para migra-la para digital. Ai terei duas contas digitais, a do Bradesco e a do Itaú que é nova. Acho que vale à pena ter contas em vários bancos, desde que sejam digitais, facilita a transferência de valores de outras pessoas para você.
      Sobre a DigiConta do Bradesco,o uso so FoneFácil é tarifado?
      Obrigado!

      Excluir
    2. Caro Uó
      Não sei como está agora, mas que eu saiba, não há impeditivos para essa migração.
      Vale muito pena se vc movimenta muito ou pouco $ de uma conta para outra e para as corretoras, a tarifa 0 na soma final da conta, lhe dará uma boa economia.
      Desde que as contas sejam digitais, sem duvida que ajuda muito em caso de recebimento de outras pessoas.
      Não Uó, o FoneFacil não é tarifado e pode-se realizar algumas transações via FoneFacil (ver condições) TED/DOC caso você tenha perdido seu token, esquecido no trabalho e a transação não pode ser adiada para outro dia, vc liga lá e eles realizam a operação.
      Tarifado é extrato impresso no TAA (terminal de auto atendimento) porém deve ter um numero minimo mensal (como não uso, não seu o valor da tarifa nem a qtd mínima/mês).
      Há tb uma tarifa que deve ser de compensação por cheque emitido / utilizado (como tb não uso, não sei os valores), de resto que eu sei, é só!
      Há tb utilização do APP do Bradesco via smartphone, realizando todas as transações do InternetBank (necessita de liberação via FoneFacil dos serviços) além do APP possui uma aba onde é gerado o TOKEN toda vez que é acionado.
      Outro item que recomendo é o cadastramento biométrico da palma da mão, com ele, vc pode sacar dinheiro sem cartão e sem usar o TOKEN de segurança, já passei 2 apuros (por esquecer cartão) e mesmo assim consegui sacar dinheiro.
      Vai parecer propaganda do Bradesco (falando de tantos benefícios), estou tranquilo qto a quesstões de segurança e nunca tive problemas com minha conta, mas acredito que a maioria dos Bancos já possuem esta tecnologia biométrica (o Itau eu sei que tem) e isso ajuda muito o correntista em certos momentos, sem contar a questão de segurança.
      Grande Abs

      Excluir
    3. Valeu Agro. Eu migrei a minha conta. Estou precisando agora é cadastrar a biometria.
      Abraço!

      Excluir
  20. Prezado Uorrem,
    Hoje fui ao Itaú me informar melhor sobre essa iConta. Como muitos, fui classificado automaticamente do Uniclass assim que fiz minha conta, mas, depois que eu procurei saber minhas opções, descobri essa beleza que é a iConta. Acontece que eu tinha dúvidas se minhas opções de investimentos (tenho interesse principalmente em fundos) não seriam restringidas por passar a ser um cliente "menos VIP". Meu gerente não soube (ou não quis) me explicar... As opções são as mesmas do Uniclass ou, se há mudança, quais são?
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapah, não sei lhe dizer. Eu não uso bancos para investimentos, só para pagar contas e receber salário. Dá mais uma olhada lá.
      Abraço!

      Excluir