segunda-feira, 7 de julho de 2014

Tags: , ,

Copa do Mundo, Feriado Municipal, Seleção Brasileira, Neymar, Fred e Imóveis


Olá Pessoal!

Estamos aí iniciando mais uma semana e o assunto continua sendo copa do mundo. Difícil falar de outra coisa não é mesmo? Daqui duas semanas o assunto será eleições, debates, Dilma, etc, mas no momento o assunto é futebol.

Não sei na cidade de vocês mas aqui em Belozonte amanhã será feriado. O prefeito decretou feriado em função da semifinal Brasil-Alemanha. Na verdade não foi pelo jogo em si mas pelo fato do viaduto que desabou ainda estar no chão e bloqueando uma das três avenidas de acesso ao Mineirão. Se for considerar o trajeto aeroporto-estádio podemos considerar que é a principal avenida de interligação. Como o tráfego que anteriormente fluia sobre o viaduto precisou ser direcionado para ruas próximas à avenida, o trânsito se tornou caótico. Colocando todo mundo dentro de casa então a coisa deve fluir de forma mais adequada à magnitude do evento.

Estou brincando com amigos e familiares dizendo que BH não foi agraciada com a abertura da copa nem com o encerramento mas por outro lado acabou ficando com a final antecipada. Pode até ser a cidade onde a seleção se despedirá da copa em casa, entrando assim na história das copas, triste mas factível.

O leitor atento deve estar se perguntando: "qual a relação do assunto copa do mundo com o tema imóveis"? Bom, a piada já diz: Fred não se locomove dentro de campo, então é um imóvel. E a correlação termina por aí, rs.

Entrando então no assunto imóveis, o motivo do post é divulgar minha lista atual de FIIs monitorados. Aqueles que acompanham o blog já conhecem esta lista mas sempre gosto de divulgar novamente para obter comentários sobre a seleção dos ativos. Assim debatemos sobre os fundos e realizamos alguns ajustes na carteira. Vejamos então o time de estrelas:


Escalei no setor defensivo fundos de papéis atrelados à inflação. Um pouco mais à frente, nas laterais, escalei fundos de universidades. No meio de campo foram escalados fundos logísticos. No setor ofensivo foram convocados fundos de escritórios, um hospital e um fundo misto lojas/galpões.

No banco de reservas tempos um plantel bem diversificado mas convido os colegas a darem alguns pitacos.

Abaixo apresento de forma gráfica a evolução do yield anual dos FIIs de tijolo e em seguida a evolução do yield anual dos FIIs de papel:




Boa semana a todos!

32 comentários:

  1. Triste ver alguém que se preparou tanto para a copa e agora está lá : parado, sem mobilidade, praticamente um inútil para o Brasil nessa Copa... Bem, chega de falar do Fred!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jogou muito ano passado, mas este ano não se encontrou. Mas o Felipão está mais imóvel do que ele, será falta de opção no banco?

      Excluir
    2. Não... é teimosia!

      E claro, levar o tal do "Jô" para a copa do mundo dá nisso : não temos atacante de ofício como opção.

      Mas reforçar o meio campo e tirar o inútil Fred são coisas que podem se complementar.

      Excluir
    3. Jô, assim como Fred, estava em um momento muito bom ano passado, ele, em dupla con Ronaldinho, levou nosso galo a ser campeão da Libertadores. Mas a camisa da seleção pesa muito, e no jogo de amanhã ela estará com peso de chumbo,rs.

      Excluir
    4. Fred vai fazer três gols amanhã e calar a boca de vocês

      Excluir
  2. Talvez a camisa deutsche que será usada no jogo de amanhã (réplica do Flamengo) desperte o lado matador do Fred.
    Cadê o XPCM nessa seleção de FIIs? Deve ser igual o Robinho, saiu no álbum mas não foi convocado. kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve isto mesmo com o Robinho? rs
      Você colocaria XPCM no lugar de qual FII aí em cima?

      Excluir
  3. Bom, eu não sou tão fã de futebol, então estou louco para essa Copa acabar logo. A única vantagem caso o Brasil seja campeão é ter uma desculpa para encher a cara de cervejas artesanais e absinto... rs

    Triste demais o episódio do viaduto.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou indiferente em relação á copa, como trabalho em casa, tem hora que paro o serviço para dar uma bisbilhotada em algum jogo, mas tem hora que estou sem saco pra ver jogo, tipo o ultimo do Brasil. Amanhã devo assistir ao segundo tempo, acho que será um jogo histórico, para o bem ou para o mal, rs.

      Excluir
  4. Uorrem Bífé desculpe a pergunta que pode ser boba, mas eu invisto em VALE. Assim tenho um investimento em commoditie (altamente dependente da China). Vi que investe na Gerdau e até estudei sobre a mesma, mas me pareceu que nesse meu caso aplicar dinheiro na Gerdau é algo que pode me oferecer um risco concentrado, apesar de uma teórica diversificação. É isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonymous, acho que o maior problema da Vale nem é ser dependente da china, e sim não ter diferencial competitivo em relação às concorrentes, principalmente no que diz respeito à distância de mar Brasil-China. Eu só compro estas empresas cíclicas quando estão na cíclica de baixa, que é o caso atual da Vale e Gerdau, não são empresas candidatas a aportes periódicos como ABEV e UGPA por exemplo.
      Eu sou da corrente de que cada empresa, cada setor, exige uma abordagem específica de aportes, se você quer sufar a onda das cíclicas são então ativos interessantes, mas se não acredita em timing de mercado então é melhor investir nos setores não cíclicos, devagar e sempre.

      Excluir
  5. Uorren, voce é muito idiota!!! huhauahuahauh rachei de rir com a "seleção" em campo.

    abraço!
    Victor

    ResponderExcluir
  6. Defensivo são os FIIs de estatais, como BBPO, XPCM e AGCX... Tem compromisso com o País e por isso não largarão os imóveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso diferente, penso que defensivos são os FIIs de papel que investem em CRI, LCI, etc, pois são praticamente renda fixa. Porém alguns fundos muito sólidos e de baixa vacância também são defensivos penso eu.

      Excluir
  7. O seu raciocínio está correto, mancebo.

    ResponderExcluir
  8. O que acham sobre os centros de treinamento que custaram R$ 62 milhões do nosso dinheiro e não foram usados? Vejam matéria abaixo.

    http://www1.folha.uol.com.br/esporte/folhanacopa/2014/07/1480215-centros-de-treinamento-da-copa-ficam-sem-uso-em-cidades-sede.shtml

    Isso não merece uma revolta do mesmo tamanho que a está tendo contra o jogador colombiano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil ver isto, será que poderão ser usados futuramente em algo benéfico à população?

      Excluir
  9. Em complemento Uó: no ataque BRCR, alavancado ou melhor "dopado" para marcar

    ResponderExcluir
  10. UO, eu escalaria um fii grande, diversificado, multi-inquilino e que tem tudo oara avançar: KNRI11. Abraço do Bagual.

    ResponderExcluir
  11. Grande Uó!
    Essa seleção aí veio em boa hora! Vou começar a encarteirar alguns FIIs. Sua escalação vai me ajudar...
    Agora, realmente, fiquei muito triste também com a queda do viaduto em nossa querida Belzonte...
    Obvio que é um desastre em qualquer lugar do Brasil. Mas não condiz com a imagem da capital mineira. Além é claro de pensar que poderia ter sido um amigo meu que estivesse de passagem por aí. Ou até eu mesmo... (já perdi as contas de quantas vezes passei aí na Pedro I).

    Ahhh....Mestre! Ensina a gente a trabalhar de casa também! rsrsrs
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi triste mesmo. Vc é mineiro ou apenas anda por estas bandas daqui? rs
      Sobre os FIIs não deixe de trocar uma idéia com o Soulsufer, Guardião e Tetzner.
      Ah, trabalhar em casa, é facil, só montar uma empresa, o dificil é montar a empresa, rs

      Excluir
    2. Diria que já morei um bom tempo em MG, Uó! ;)
      Sobre os FIIs, estou de olho na blogosfera coletando dicas!

      Pensava q vc "era" engenheiro... pra trabalhar de casa, imagino que seja projetos (civis ou elétricos). Ainda assim... tem q passar os "paranaues" pra turma sobre empreendedorismo! rsrs

      Alcançar a IF só nos aportes ta complicado! :(

      Excluir
  12. Caramba, em outras cidades o feriado é apenas na parta da tarde kkk

    lamentável o viaduto

    Saudações

    ResponderExcluir
  13. Comprei um pouco de FEXC11B mês passado e me decepcionei um pouco com meu 1º rendimento esse mês...Na hora de comprar fiquei também em cima do muro entre VRTA e MXRF, acabei ficando com o segundo. O que acha?
    Também coloquei na carteira PRSV e XTED, vamos ver no que dá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprou caro e em hora impropria, porque nao perguntou aqui antes?
      MXRF, PRSV e XTED não acompanho.
      Sinceramente não estou vendo que este é um bom momento para comprar FIIs, sugiro ir guardando dinheiro e ir estudando os fundos neste período.

      Excluir
    2. Pq acha q não é um bom momento para FIIs?
      Por causa das eleições?
      Tem FII pagando 0,9% a.m. Tá ruim?!
      O principal fator que vejo como impactante é a SELIC, que apesar de acreditar que deve subir um pouco mais, a princípio já da sinais de "estagnação".
      valeu Uó!
      abs

      Excluir