quinta-feira, 31 de julho de 2014

Tags:

Radar de Ações e FIIs


E aí galera!

Estamos no último dia do mês e o IBOV está realizando uma saudável correção, para quem ainda tem dinheiro parado na corretora está surgindo então boas oportunidades de compra. Vamos ficar de olho!


Abaixo segue o meu radar de ações atualizado. Temos algumas novidades para este mês: foram eliminados os ativos BBAS3 e EZTC3, no lugar entraram PCAR4 e WSON33. Pensei muito para realizar a eliminação de BBAS3, confesso que gostaria de continuar comprando em função dos bons dividendos, mas já que ITUB3 entrou na lista então achei por bem ficar apenas com um bancão. EZTC3 foi eliminada por motivos óbvios, continua sendo uma excelente empresa mas não quero ficar muito exposto no setor de construção neste momento, já basta ETER3 que foi mantida em função dos dividendos. PCAR4 entrou também por motivos óbvios (ótima gestão da empresa e setor com proteção natural à inflação).


A maior aposta será WSON33, esta foi escolhida como forma de "comer pelas beiradas" no setor de petróleo. A dúvida que permanece é em relação ao setor de educação, quero iniciar cobertura neste setor mas ainda tenho dúvida em qual empresa investir, por hora a ANIM3 está no radar. Digamos que a lista geral de ativos está 95% diversificada, notamos apenas uma sobreposição de posição acionária em ITUB3/PSSA3 e uma sopreposição setorial em MDIA3/BRFS3. A organização da tabela se deu pelo percentual faltante em relação ao preço desejado, que é apenas uma referência de acompanhamento, nada mais do que isto.

Em seguida temos o radar de FIIs, as únicas novidades são as entradas de BRCR11 e KNRI11, que inclusive já tiveram aportes neste mês. A organização abaixo se dá pelo yield dos últimos 12 meses, não que esta seja a ordem preferencial de compra (já foi no passado), é uma organização meramente didática.


Não postarei os fechamentos mensais de julho e agosto, daqui para frente realizarei fechamentos trimestrais, a exemplo do que tenho feito para o ranking de rentabilidades. Mas continuarei postando, sempre que achar conveniente, as operações realizadas, ajustes de estratégias, radares, análises de balanços, enfim, tudo aquilo que acho interessante compartilhar com o leitor.

53 comentários:

  1. Fala Uó,

    Eu fiquei puto com o resultado da STBP11. Comprei a ação na empolgação e me ferrei. Encerrei posição hoje mesmo abaixo do meu PM. Você saiu da EZTC3 abaixo ou acima do seu PM?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este resultado já era anunciado né I.L., e eu já tinha te avisado para ficar de olho nela. Eu já estava comrpado e já tinha desistido dela, e vi vc entrando, achei perigoso.
      Eu não vendi EZTC, na verdade até comprei um pouco no início do mês, apenas não irei comprar mais, segue as minhas operações deste mês:

      C 03/07/14 EZTC3 22,88
      C 03/07/14 GRND3 13,31
      C 03/07/14 UGPA3 51,15
      C 07/07/14 ITUB3 29,92
      C 14/07/14 ABEV3 15,55
      C 18/07/14 XPOM11 83,15
      C 16/07/14 BRCR11 120,20
      C 21/07/14 ABEV3 16,76
      C 21/07/14 CIEL3 44,00
      C 22/07/14 KNRI11 119,49
      V 03/07/14 DIRR3 11,73
      V 07/07/14 ABCB4 14,14
      V 14/07/14 BRIN3 11,38
      V 29/07/14 VALE5 29,41
      V 16/07/14 PNVL3 228,01
      V 22/07/14 OGXP3 0,19
      V 22/07/14 BRML3 21,10

      Excluir
    2. vendeu bem BRML3

      durmi no ponto e agora to tentando sair a 20,42...

      tah foda.

      Excluir
    3. Pois é Uó. Me deixei levar pela emoção e me ferrei. Mas enfim, faz parte, um dia isso iria acontecer. Só por curiosidade, esse resultado já era anunciado porque? E você já havia desistido dela porque? EZTC3 eu estou com ordem de venda, mas essa não vou assumir o prejuízo não, a empresa é muito boa e em breve a cotação volta a subir.

      Sobre os balanços, nada a ver sua ideia, espero que você mude de ideia e continue fazendo os fechamentos mensais.

      Abraços.

      Excluir
    4. I. Livre, os fundamentos da empresa não lhe agradaram (STBP) mas não era fechamento anual, e ainda assim você saiu na hora realizando prejuízo. Afinal os balanços trimestrais são ou não importantes? Outra, a EZTC você diz que é uma empresa muito boa e que a cotação deve subir. A venda nesse caso então é apenas para rebalanceamento da carteira?

      Excluir
    5. Anônimo,

      Nesse caso é diferente. Eu comprei a ação na empolgação. Além do mais, vamos analisar o quadro anual dela no site do Bastter.

      http://www.bastter.com/mercado/acao/STBP.aspx

      Veja que de 2007 a 2012 o lucro só cresceu. Em 2013 tivemos um ano ruim e em 2014 já são DOIS trimestres ruins. É óbvio que ela pode se recuperar até o final do ano, mas a tendência é fechar mais um ano com queda no lucro. Dois anos ruins, nos meus critérios, significam sair da empresa. Me precipitei na compra, assumo isso, realizei o prejuízo e bola para frente.

      Sobre a EZTC3 sim, exatamente isso. Já falei sobre ela no meu blog. Questão de estratégia.

      Abraços.

      Excluir
    6. Soni, no dia que eu vi BRML subindo 5% eu logo pensei: tô fora! kkk

      Excluir
    7. I.L. era anunciado pela própria empresa se não me engano, depois vou ver se acho as notícias, mas foi muiti zum zum zum de mercado que me fez vender metade, umas bagunças lá pro lado dos controladores, dificuldades nos portos, coisas assim. Não adianta peitar o mercado.

      Excluir
    8. Era só ter acompanhado os dados de movimentação no porto de Santos em seu site oficial para perceber que os resultados viriam piores. Desde metade de 2013 o volume de carga diminuiu muito no terminal da STBP por causa da inauguração de terminais concorrentes.

      Excluir
    9. Pois é, foi uma grande lição.

      Excluir
  2. WSON33 é bdr patrocinada tipo AGEN33, MILK33 e com sede nas Bermudas, krl !
    Isso aí acho que nem paga dividendos, ou paga? Se não me engano ele é portuária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sardinha, informe-se melhor, rs

      Excluir
    2. Atividade principal: Terminais Portuários. Rebocagem. Offshore. Logística. Agenciamento Marítimo E Estaleiros.

      Esp: DR3 (DR3) BDR Nível 3

      http://www.bmfbovespa.com.br/cias-listadas/Empresas-Listadas/ResumoEmpresaPrincipal.aspx?codigoCvm=80047&idioma=pt-br

      Empresas listadas / BDRs patrocinados

      http://www.bmfbovespa.com.br/cias-listadas/Empresas-Listadas/BuscaEmpresaListada.aspx?indiceAba=2&seg=BDR&idioma=pt-br

      Excluir
    3. Faltou só a semelhança com a MILK/AGEN, rs, aguardo embasamento.

      Excluir
    4. Veja bem, Uorrem, sem entrar no mérito da empresa, se é boa ou ruim, no MEU critério de escolha essa empresa barraria em "BDR nivel3", isso no MEU caso, se no SEU critério isso não importa e vc convive legal tendo BDRs na carteira, é o que importa e não ha o que falar, tem mais é que comprar mesmo e ser feliz. rs

      Vendeu bem as BRIN3, zerou elas?

      Excluir
    5. Vendi só metade das BRINs.
      O que é BDR mesmo? rs

      Excluir
    6. Como é que vc compra um negócio sem saber o que é? kkk

      Na verdade o que vc comprou não são ações, são recibos de depósito.

      http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/mercados/outros-titulos/bdrs-brazilian-bepository-receipts/bdrs-brazilian-bepository-receipts.aspx?Idioma=pt-br#7a

      Excluir
    7. por isto perguntei seu sardinha, na minha forma de ver não tem diferença nenhuma. é só uma forma de investir lá fora sem ter toda aquela burocracia de abrir conta no exterior. estou investindo na empresa do mesmo jeito, pensa diferente?

      Excluir
    8. Ah, como vc está se mostrando entendido no assunto, como fica a questão da tributação de proventos de BDRS? Tenho realmente que recolher o imposto eu mesmo?
      e outra coisa: eu não comprei!!! a lista é de estudos, não de compra. rs

      Excluir
    9. Sei não seu Uó, pra falar a verdade nunca me interessei por BDR. Se as BDRs1 fossem permitidas não somente aos qualificados, mas para todos os investidores, aí sim eu acho que valeria a pena, BDRs1 só tem filé, eu adoraria ter uma carteira com Visa, coca-cola, procter gamble. Essas do nível 3 não me agradam, são meio "curva de rio". hehehe

      Excluir
  3. Não sei pq vc vai parar de fazer os fechamentos mensais.
    Vc que faz tanto acompanhamento, até diário dos gastos, não vejo motivo de vc não publicar os fechamentos mensais. Ainda mais que já virou até "tradição" entre os blogueiros.

    Abs!

    Investidor Defensivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já não estou vendo é motivos para publicar todo mês, pensei em até publicar semestralmente, mas acho que trimestral é melhor, fico até alinhado com os resultados das minhas empresas. rs

      Excluir
    2. Uo,

      isso é um plano para ir mudando lentamente o perfil do blog?

      Excluir
    3. Não do blog, talvez perfil de vida, rs. Por exemplo já nãoa bro mais o HB todo dia, apenas no último dia útil da semana. Estou em um processo de valorizar nosso maior ativo de vida: O Tempo!

      Excluir
  4. Faça os fechamentos mensais, nem que sejam simples. O pessoal gosta de acompanhar.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AdP, não publicarei aquele fechamento detalhado mas qualquer informação sobre meus investimentos basta o leitor perguntar, responderei detalhadamente como de costumo.

      Excluir
  5. Uó, faço parte do grosso... Mantenha fechamentos mensais. Reconsidere, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que eu mude de idéia, vamos ver.

      Excluir
  6. Últimas comprinhas do mês...

    XPGA 106,66
    CIEL 41,41

    Agora virei comprador compulsivo de CIEL,rs do XPGA já era antes.

    ResponderExcluir
  7. Uó não faça fechamento mensal não, finalmente você está saindo da manada que ainda fica em pensando em rentabilidade mensal quando na verdade isto nada significa.
    Então meu pequeno pupilo, é acertada sua decisão de fazer trimestralmente!

    Parabéns, agora sim você tá condensando e virando um investidor profissional.

    Tem uns blogueiros aí que querem se masturbar com sua publicação mensal...não deixe !

    Afonsinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Afonsinho é o anônimo mais azedo da blogosfera em? Se for pensar assim, fazer trimestral é tão ruim quanto, e o ideal seria fazer apenas o anual. Mas enfim, o Uó que sabe. Eu acho que ele deveria seguir fazendo o fechamento mensal. Já virou tradição na blogosfera.

      Abraços.

      Excluir
    2. Até que enfim Seu Afonso deu um feedback positivo, rs.
      e cadê seu blog?

      Excluir
    3. Feedback positivo? Acho que preciso rever os meus conceitos.

      Excluir
    4. é isto que estou fazendo, revendo conceitos, rs

      Excluir
    5. "Tem uns blogueiros aí que querem se masturbar com sua publicação mensal...não deixe !"

      Isso sim é um feedback positivo. E dito de forma cordial, sem querer polemizar e sem ser agressivo...

      Como disse, estou tentando rever os meus conceitos, mas está sendo difícil perceber a positividade neste feedback.

      Excluir
    6. esta parte do comentário eu desconsidero, é tipico do Seu Afonso,rs

      Excluir
    7. Masturbar e forma de dizer... e claro... o que o importa e que ha uma satisfacao envolvida, isso e fato

      Excluir
  8. Tmb vendi OGXP3. credo, nunca mais. http://blogdoutorinvestidor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda tenho um restinho desta bombinha, rs.

      Excluir
  9. faz fechamentos mensais cara, mesmo q seja simplificado !! abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. continuo fazendo, é importante, mas postar todo mês não vejo ganho, mas como eu disse, continuarei postando minhas compras, vendas, estratégias. Tem muita gente que faz fechamento mensal por aí e sequer fala sobre suas estratégias. Do que adianta?Não estou aqui para ficar contemplanto números, e sim estudar estratégias.

      Excluir
  10. Uorrem, sempre acompanho seu portal e estou te incluindo no meu blogroll, pro favor de uma passada em meu blog, um abraço!!!
    blogdozemoney.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Tenho visto que anda comprando XPGA. Qual é o VP desse FII? Ou melhor, a R$102,00, qual seria o P/VP?Aliás, desculpe a pergunta ainda mais básica, mas como é possível saber isso sobre os FIIs? ElArDo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EIarDo, o VP que vc perguntou tá aí na tabela, rs. Na cotação atual o P/VP está em 1,02.

      Excluir
  12. UO, porra, se a tua carteira crescer como o fucinho desse bicho farejador, tua independencia financeira chegará em breve! Rsrs

    ResponderExcluir
  13. É verdade que o Pôney investidor morreu?

    ResponderExcluir
  14. Estamos aguardando seu fechamento senhor Uó.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Uó, se me permite perguntar, quanto tempo demora pro interesse em ver nosso dinheiro subir dia a dia passar? Vejo que já deve ter superado o "mês a mês" e já já ira contar as moedas apenas quando trocar óleo do carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs
      Dr., de tantgo ver meu dinheiro subir e depois descer e depois subir de novo e descer de novo, acabei me cansando. Agora o que me apetece mesmo no mercado de capitais é comprar empresa boa por preços camaradas, apenas isto. O resto é consequência.

      Excluir