sexta-feira, 25 de julho de 2014

Tags:

Troféu Graham 2T2014 - RIP Investidor Matuto


Olá pessoal!

Estamos aí para apresentar o Troféu Graham relativo aos rendimentos acumulados dos pequenos investidores no primeiro semestre de 2014, mas o que era para ser um momento bacana acabou se tornando triste. Ao fazer o levantamento dos rendimentos nos blogs dos colegas me deparei com a notícia no blog do Investidor Matuto que ele não está mais entre nós. Pelo que pessoas próximas falaram lá no blog, ocorreram complicações após a sua cirurgia de coração. Apesar de não conhecê-lo pessoalmente, nem mesmo saber seu nome, o sentimento é de ter perdido um colega. Vejam que o rapaz estava até indo bem nos seus investimentos, ocupando até junho o segundo lugar do ranking...




Descanse em paz Investidor Matuto, fará falta aqui na blogosfera!

59 comentários:

  1. Parabéns pelo post Uó! Eu estou no top 5, ali na cola dos líderes, hahaha. Sobre o Matuto, é sério mesmo que ele morreu? Não o conhecia pessoalmente, contudo, o cara pareceria ser super gente fina. Vi os comentários lá no blog dele, mas ainda não estou acreditando nessa tragédia... =(

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entrei no Google+ das duas pessoas que deram a notícia e são pessoas da mesma cidade dele, não brincariam com isto. Infelizmente acho que é verdade mesmo.
      Ah, sua rentabilidade tá joia, parabéns!

      Excluir
    2. Ainda não consigo acreditar nessa notícia. É aquilo, mesmo sem conhecê-lo pessoalmente, é uma pessoa que eu tinha contato, inclusive, eu fui o primeiro a comentar no blog dele. Putz, nossa vida não vale nada mesmo. Impressionante como somos frágeis...

      Abraços.

      Excluir
    3. Por isto devemos viver com intensidade cada momento, a vida passa rápido, mais para uns do que para outros.

      Excluir
  2. Nossa que noticia triste, nunca tinha visitado o blog do colega e vi os comentários, realmente o sentimento é de perda de um colega investidor, lamentável esse fato e que o colega esteja do lado de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parecia uma pessoa de bem, muito triste.

      Excluir
    2. Realmente parecia uma pessoa super feliz e do bem, citou inclusive seu blog segundo informações abaixo e fiquei sensibilizado e realmente é uma grande perda. Jovem, do bem, vou rezar por ele e pela família que deve estar sofrendo muito. Como nossa vida é frágil e as vezes como perdemos tempo com tantas bobeiras e discussões inúteis, o grande investimento nessa vida é fazer amigos, fazer o bem para nossa família e tentar sempre ser uma pessoa melhor.

      Excluir
  3. Nossa cara... Essa foto do Soros representa minha reação duplamente, ao ler a notícia do passamento do Matuto e de estar em 4.º lugar.

    Uma pena... Descanse em paz.

    Victor

    ResponderExcluir
  4. Estou muito chateado com a noticia do falecimento do Matuto.

    Proponho uma homenagem, com a colocação do nome do Troféu Graham-Matuto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ele disse que ia fazer uma cirurgia pensei que seria algo simples, mesmo sendo no coração. E como era novo tinha tudo para dar certo. Sei lá

      Excluir
    2. Por mais que seja um acompanhamento de blogs, é uma notícia muito triste! Estou muito triste hoje mesmo não conhecendo pessoalmente.

      Acho justa esta homenagem.

      Abraços.

      Excluir
    3. Gostei da sugestão do Guardião! O Matuto vai fazer muita falta.

      Abraços.

      Excluir
    4. Então vamos batizar de Troféu do Investidor Matuto!

      Excluir
    5. Por mais que eu apenas acompanhasse as postagens e quase não comentava em seu blog, estou bastante triste com a perda do Matuto.

      Excluir
  5. Tá loco vocês hein.
    Acreditam em qualquer baboseira que é postada.
    Se ele faleceu, quem é que acaba de apagar os posts por lá ?
    Não duvidaria que a própria Ana Paula é o IM e decidiu "matar" o personagem.
    Reparem nos posts dela no Google+ e me digam que se estou errado.

    Afonsinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei lá cara. Se você ler o blog do Matuto, vai ver que ele já havia dito que morava em uma cidade pequena do Paraná. Além disso, os dois amigos, conhecidos, enfim, que "confirmaram" a morte dele, são de Dois Vizinhos, que é uma cidade pequena do Paraná!

      Os dois também trabalham na mesma empresa! Acredito que sejam colegas do trabalho dele. Agora como eles sabiam do blog realmente é um mistério... E repare também que o Matuto não postou mais do perfil dele depois do dia da cirurgia.

      Ou seja, infelizmente, acho que o pior realmente aconteceu.

      Abraços.

      Excluir
    2. tai a nota de falecimento do rapaz:

      Familia Antonelo 10/07/2014
      A família ANTONELO comunica com pesar a parentes e amigos o falecimento de DIONATAM WILIAN ANTONELO com 25 anos de idade, ocorrido hoje, dia 10.
      WILIAN deixa o pai Miguel Antonelo Neto, a mãe Elenice Lupatini, seu irmão Lucas, familiares e amigos.
      O seu corpo está sendo transladado de Curitiba e será velado em Sede Progresso Verê.
      Amanhã, dia 11, às 15h00, celebração de corpo presente e logo após sepultamento no Cemitério de Sede Progresso Verê.
      Noticiamos com pesar, o falecimento de DIONATAM WILIAN ANTONELO.

      larga de ser cretino e duvidar de certas coisas afonsinho.

      Excluir
    3. Gente, estava suspeitando que era ele mesmo, porque vi que este nome estava comum com uma das pessoas que postaram a notícia. Pesquisando agora caí no Facebook dele:
      https://www.facebook.com/dhyonata.willianantonello
      Lá tem este seguinte post:

      Em 2014 criei um blog investidormatuto.blogspot.com.br e estudei diversas formas de investimentos(Fundos de Investimento Imobiliário, Ações, Tesouro Direto, CDI....) e comecei a guardar dinheiro e investir, hoje 4 meses após iniciar os investimentos colho os primeiros frutos $$. Atualmente ganhei o primeiro lugar no Troféu Graham 1T2014, tendo um rendimento anual de 8,98%. Queria Dedicar esse primeiro troféu a minha família, namorada e a meus amigos. E para aqueles que acham que quem investe na bolsa de valores só perdem dinheiro, que acompanhem o blog Investidormatuto.blogspot.com.br pois, vou provar que com estudo e dedicação é possível chegar a independência Financeira.

      Cara, fiquei mais triste agora ao ler este post, nem sabia que o Troféu que eu criei tinha sido tão importante para ele. É de tirar lágrimas.

      Excluir
    4. Afonsinho, repense sua vida amigo! Pelo menos tenha respeito às pessoas que aqui estão prestando homenagem e à memória do colega!

      Excluir
    5. 25 anos, na flor da idade...que coisa. Muito triste.

      Excluir
    6. Uó, visitei o facebook.

      Realmente uma tristeza...

      E veja como é interessante a vida, realmente seu troféu foi algo de grande significado para ele! Sempre, de uma forma ou outra, estamos a influenciar o mundo. Cabe a nós ter a responsabilidade de agir sempre do lado do bem.

      Excluir
    7. De onde saiu essa nota de falecimento? E como vocês encontraram o suposto Facebook dele? Eu não tenho mais Face, logo, não consigo acessar o link. O que está mostrando lá?

      Abraços.

      Excluir
    8. No face da mãe dele tem uma explicação do problema que ele tinha. Ele fez uma troca de válvula cardíaca com 18 anos e dia 7 fez uma correção na aorta.

      Coisa mais triste você passar por uma cirurgia dessas e morrer 3 dias depois, quando a família já respirava aliviada.

      Excluir
  6. Triste notícia essa do Matuto. Meus sentimentos aos familiares dele...

    ResponderExcluir
  7. Hm. Tô bem.
    Comecei a investir a partir de meados de Abril (15/4/14) (perdi a oportunidade de comprar bem barato em janeiro, por exemplo), mas, de 15/4/15 até agora (25/7/14), a planilha ADP me fornece um ganho de 10,6%.

    Bom.

    Vamos ver como isso evolui...

    Por enquanto, acompanho os blogs como anon mesmo.

    ResponderExcluir
  8. sei n dessa rentabilidade anual/historica calculada por aquelas colunas ocultas de preco medio

    n tinha q bater com as q eu calculei (http://goo.gl/5Bi8Gs)?

    calculei de tres formas e todas deram o mesmo resultado:

    1) Pelo sistema de cotas é só verificar em quantos % o valor da cota variou durante o período. No caso, é só dividir o valor da cota ao final de junho pelo valor da cota ao final de dezembro e diminuir 1.

    2) Caso não use o sistema de cotas, é a seguinte regra:

    Dadas as rentabilidades A, B e C, a rentabilidade acumulada D é calculada assim:

    (1+A)*(1+B)*(1+C)=1+D

    3) Ou entao soma-se 1 às 6 rentabilidades mensais (jan a jun), tira-se a média geometrica, eleva-se o resultado à sexta potencia e por ultimo diminui-se 1.

    Soh n batem com a da planilha do adp, q pelo pouco q entendi no topico da planilha dele eh tirado um preco medio a cada aporte, dai jah voei

    se alguem puder explicar, agradeco

    ResponderExcluir
  9. Meus sentimentos aos familiares. Dias antes da cirurgia lhe disse para pensar positivo e que Deus iria dar a devida proteção. Ele respondeu dizendo: qdo scabar e tudo estiver bem, a primeira coisa que iria fazer era comunicar a todos que esta bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi isso aí, bagual. É de cortar o coração, putz

      Excluir
  10. No perfil do irmão (Lucas Antonello) :

    Dia 07 julho
    Uma ótima noticia,meu irmão Dhyonata Willian Antonello Já foi operado, e a cirurgia foi um sucesso, obrigado pelas orações e a preocupação de todos, agora só aguardar a saída dele da UTI.

    Dia 15 julho :
    Em nome de toda a família Antonello, quero com muito carinho agradecer a todos que nos deram força e apoio neste momento tão difícil, seja com telefonemas, mensagens, visitas, abraços ou palavras... Nosso Dhyonata foi uma pessoa maravilhosa e certamente olha por todos nós. (...)

    ResponderExcluir
  11. Desde que eu entrei na blogosfera, já é o segundo blogueiro que faleceu. O primeiro foi o Lord.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza todos aqui irão um dia, daqui uns anos a internet está repleta de blogs, perfis de Facebook, de pessoas que já se foram. O triste é partir cedo demais, mais triste ainda para quem ficou, os amigos e familiares. Sofremos muito com a saudade e a dor da perda, não com a morte em si, porque algo me diz que o que existe depois daqui é bem melhor do que aqui.

      Este Lord faleceu quando e porque? Qual era o blog dele?

      Excluir
    2. http://eikerico.blogspot.com.br/2012/10/textos-extra-o-lord-morreu.html

      Aqui está resumida a história.

      Excluir
  12. Ate falei a ele no blog qdo informou acerca da cirurgia para focar nisso e esquecer os investimentos por ora. Deus o tenha.

    ResponderExcluir
  13. Nossa... tragico! E era novo, tinha ainda muitos trofeis a conquistar! Falando do ranking...a turma ta bem, 8 e 11 % em seis meses naum eh pra qualquer um nao!!!

    ResponderExcluir
  14. Uo essa discussao tb mostra o quao frágeis são os perfis que usamos. Sera que estamos blindados ou ha meios de descobrir quem somos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trader Lusitano; só eh possivel descobrir sua identidade se vc der mole e divulgar informaçoes pessoais (como o Zeh Mobral fez), soh divulguei o do Matuto pois o fdp do afonsinho fica falando besteira sem averiguar o que aconteceu (tinha a data do falecimento do rapaz e cidade de origem-entao eh soh procurar no jornal local).Realmente sinto muito pelo Matuto pois ele parecia ser gente fina e soh tava começando.

      obs: so fica esperto com alguns sacanas da blogosfera tipo:

      1 general investidor:guarda todos os ip (computador) de quem postou no blog dele
      2 pobretao de vida ruim:tem faixa etaria, se eh casado/solteiro, tipo de profissao (com mais 2-3 informaçoes eh possivel descobrir quem vc eh - se for 1 informaçao vital como cidade onde mora da para te identificar
      3 investidor livre/sonny ficam perguntando do nada idade e profissao em diversos blogs do pessoal (com mais algumas informaçoes que as vezes vc fala eh possivel te achar.

      o Mobral foi descoberto pois falou sua faixa etaria, seu trabalho, cidade que morava, tinha postado no site do Bastter e por fim tinha facebook (para confirmar as informaçoes que ele mesmo revelou), mas nao fui eu quem o achou - gostava muito do blog dele e muita gente o tinha alertado que ele tava falando demais.Novamente digo : cuidado com o que vc fala/divulga pois tem muito pilantra por ai.

      mindingu

      Excluir
    2. Mindingu,

      Ficar esperto comigo porque? O que eu fiz para entrar na sua lista de sacanas? Não me lembro de ficar perguntando idade e profissão do nada para outros blogueiros.

      E se um dia eu perguntei, pode ter certeza que jamais foi para ferrar ninguém, visto que sou uma pessoa de bem. Só fiquei surpreso mesmo em ser citado. Enfim, melhor tomarem cuidado comigo, rs.

      Abraços.

      Excluir
    3. Quanto a vocês eu não sei, mas no meu caso não vejo problema nenhum em ser descoberto, inclusive já tem um amigo na blogosfera que sabe minha real identidade, porque foi uma pessoa que me inspirou confiança e me senti à vontade para compartilhar um pouco mais de mim. Depois que eu parei de divulgar valores reais e tornei o portal disponível inclusive para alguns familiares e amigos passei a me sentir mais à vontade. E o blog ficou mais útil na medida que ajudo pessoas bacanas com algumas informações.

      Excluir
    4. Não posso falar quanto ao General pois não sei se ele faz isto mesmo de coletar IPs.
      Não sei quanto ao Pobretão e também não me interesso.
      Agora sóbre o Sonny, vou concordar com o Mingingu de que ele por várias vezes já perguntou detalhes pessoais para vários blogueiros. Deu para perceber que ele tem o ranking dele e não duvidaria se ele tivesse outras informações coletadas.

      Sobre outro blogueiro saber sua identidade, pra mim ou é o Tetzner, Guardião ou o Soulsurfer.
      De qualquer jeito uma hora saberemos quem é você. Não que isto seja importante (e não é), apenas é curiosidade mórbida mesmo.

      Afonsinho!

      Excluir
    5. A curiosidade matou o gato, rs...
      Afonsin, tome jeito, se vc citou estes 3 é pq tem acompanhado minha vida de perto para tirar tias conclusões, que coisa minino.

      Excluir
    6. MWAHAMWAHAMWAHAMWAHA

      EU SOU CRUEL, EU SOU MAU, EU SOU VAGABUNDO RAPÁ!

      VOU COMER SEU CORACAO NA PONTA DA FACA

      Excluir
    7. o q vc bebeu ou cheirou hj soni?

      Excluir
    8. O mais engraçado foi eu ter sido incluso na lista negra do rapaz, rs. É mais fácil outras pessoas me descobrirem do que eu descobrir elas.

      Abraços.

      Excluir
  15. Uó, to bem mal neste ranking, mas vou melhorar.

    Que coisa esta história do Matuto ... RIP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o final do ano é que conta, muitos ainda vão cair, outros vão subir.

      Excluir
  16. Uó, Lord Caçador, do site Caçador de Ações, morreu de meningite.

    O site continua ativo e você pode vê-lo.

    Numa postagem minha sobre blogueiros antigos, ele constava
    http://guardiaodomobral.blogspot.com.br/2014/05/nostalgia-blogueiros-antigos-de.html

    Focava no vínculo de investimentos e mulheres. Seus posts eram recheadas de fotos picantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entao o troller herdou habito dele, rs
      se cuida troller...

      Excluir
  17. Uó,

    Me tire uma dúvida que surgiu agora por favor. O troféu considera a rentabilidade apenas da carteira de ações ou da carteira de investimentos inteira?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I.L., o que eu faço é entrar no blog de cada um, a cada 3 meses, e coletar a rentabilidade anual calculada pela planilha do AdP. Tem colega que discrimina ações, FIIs, poupança etc, mas eu pego apenas a rentabilidade geral. Porque a dúvida?

      Excluir
    2. Porque o critério tem que estar bem definido. Rentabilidade apenas das ações é uma coisa e rentabilidade da carteira de investimentos, que inclui tudo, é outra.

      No meu caso, especificamente, a rentabilidade das minhas ações é a da minha carteira, pois estou 100% nelas. Entretanto, pretendo abrir posição na RF futuramente, logo, as coisas mudarão. Entendeu?

      Abraços.

      Excluir
    3. Mas agora que eu li direito sua postagem é que eu vi que o critério é a rentabilidade geral da carteira, rs. Como minha carteira de investimentos é a carteira de ações, tudo certo. Mas tem que tomar cuidado para não misturar ambas.

      Abraços.

      Excluir
    4. Para quem quer ficar 'rico' a rentabilidade histórica é o que interessa, mas para quem quer ficar tranquilo daqui uns anos acho que o yield conta mais, pena que poucos divulgam o yield.
      Abraço!

      Excluir
  18. Comi bola e não tinha visto a divulgação do troféu Graham.
    Parabéns Uó pela compilação, continuo ai no meio da tabela sempre no equilíbrio!

    ResponderExcluir