sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Como Estou Investindo? Setembro/2014


Olá colegas investidores!

Estou inaugurando hoje no portal mais um série de posts sobre investimentos: "Como Estou Investindo?". Nada mais é do que uma metáfora ao serviço "Como Estou Dirigindo?" que algumas empresas de transportes utilizam para obter feedback sobre seus motoristas. O objetivo é colocar em discussão os rumos que minhas carteiras de investimento estão tomando. Sempre que uma nova estratégia for lançada ou uma realocação de ativos for executada darei detalhes aqui no blog.


Como já tem bastante tempo que não posto aqui a situação atual dos meus investimentos, darei então um panorama geral, começando pelo gráfico de alocação de ativos:


Estou hoje com uma alocação bem equilibrada entre ações, FIIs e renda fixa. Para o meu perfil de investimento (arrojado), acredito que 79% da grana em renda variável é um número coerente. Acima de 80% a coisa começa ficar perigosa.

Me agrada muito a proporção 1:2 entre FIIs e ações, na verdade estou procurando manter a carteira na proporção 1:1:1 considerando FIIs, ações de crescimento e ações de dividendos. Desta forma, tenho 2/3 da renda variável gerando fluxo de caixa forte e 1/3 gerando crescimento em valor.

No gráfico está descrito 10% em TD mas ficou errado, há pouco tempo liquidei todas as NTNBs e transferi o dinheiro para LCI. Estão na renda fixa os 10% estão em LCI de prazo curtíssimo, os 4% correspondem a "meio colchão de segurança" e tenho ainda 7% de grana em caixa aguardando possíveis operações de curto prazo.

Abaixo a carteira de ações atual. Pausa para observação... Iniciantes, um aviso, nunca comprem tantos papéis desta forma! A carteira fica extremamente engessada e não anda para lado nenhum. Então aprendam aí com os erros d'Uó!. São 40 empresas encarteiradas mais o FIP XPOM11.


Abaixo temos o gráfico de ganhos atual. Graças à alta recente, temos mais ações no campo positivo do que no campo negativo, mas pouco tempo atrás o retrato era inverso.


Abaixo o gráfico de alocações por empresa. Estou com uma alocação máxima (10%) em Grendene e Ambev, algo que me deixa tranquilo. Porém gostaria de estar com alocações maiores em papéis como CTIP3, ITUB3, BRFS3, TOTS3, CIEL3 dentre outros. Com o tempo vou ajustando isto.


Abaixo o gráfico de alocação setorial. Não me agrada muito esta alta exposição no setor cíclico, mas como não comprarei Grendene tão cedo, então esta distorção tende a desaparecer. Percebo também uma alta exposição nos setores de bens industriais e materias, isto tem prejudicado muito a carteira neste cenário atual de desindustrialização do país. Pretendo nos próximos meses aumentar exposição nos setores não cíclicos, financeiro, educação e tecnologia.


Abaixo minha lista atual de ações candidatas a compra. Em cor escura as Top-7-Crescimento e em cor clara as Top-7-dividendos. Daqui para frente comprarei apenas 14 ações, nada mais, nada menos. Já as ações compradas que não fazem parte desta lista poderão ser vendidas ou não, preciso analisar cada caso.


Abaixo a carteira atual de FIIs. Percebe-se uma elevada exposição em FIIs de papéis, mais especficamente XPGA e FEXC. Porém esta distorção tende a se normalizar com o tempo pois já iniciei um programa de compras de FIIs de tijolo.


A alta concentração em FIIs de papéis proporcionou uma queda na curva de yields mensais como pode ser visto no gráfico abaixo. Tivemos alguns meses de queda de inflação o que afetou bastante as distribuições.


Abaixo a lista de FIIs candidatos a compra. São 3 FIIs de papel e 11 FIIs de tijolo. Alguns ainda não estão na carteira e quando entrarem todos a carteira terá 20 FIIs no total.


Para finalizar, apresento abaixo o acompanhamento dos proventos recebidos. A média mensal é de 0,76% considerando os valores recebidos em dividendos, JSCP, bonificações, aluguéis de ações de distribuições de FIIs em relação ao capital aportado.



Então é isto colegas. Desejo um bom fim de semana a todos! Para encerrar o post coloco aqui um clipe bem bacana dos Stones (cuidado se for abrir no ambiente de trabalho pois é uma versão explícita, hehe)

76 comentários:

  1. Fala Uó,

    Parabéns pelo resumo! Você é fogo. Eu fujo de todas as formas de saber as cotações das ações da minha carteira e você coloca um monte de preços aí, rs. Fora isso, não pensa em enxugar a carteira não? Acredito que 40 empresas é um número MUITO alto!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, sendo assim vou divulgar os preços todos dos dias pra você ficar ligado, kkk

      Excluir
    2. Ah, fico com dó de vender o que já comprei, rs...

      Excluir
    3. UB,

      Eu sigo a seguinte filosofia:

      No longo prazo as cotações seguem os lucros, vide o que mostram os gráficos no site do Bastter. Logo, por que diabos acompanhar as cotações no curto prazo? Fiquemos apenas com os balanços e ponto final.

      Sobre a sua carteira, não tenha dó não, rs. Tem MUITA gente sobrando aí. A sua seleção ideal são aquelas 14 empresas do post?

      Abraços!

      Excluir
    4. a mesma ladainha de sempre das cotações, não sei como o uó consegue aturar estes filhotes de bastter.

      Excluir
    5. A mesma ladainha de sempre de ignorar os gráficos que comparam o lucro e a cotação no longo prazo. Não sei como o Uó consegue aturar esses invejosos do Bastter.

      Excluir
    6. Sim I.L, a lista de ativos a serem comprados tem 12 fixos e 2 temporários.

      Excluir
    7. UB,

      E quais são os dois temporários?

      Abraços.

      Excluir
    8. ..."Ah, fico com dó de vender o que já comprei, "...

      Já passei por isso tb com BISA3, é algo parecido com a "Síndrome de Estocolmo". rs

      Excluir
    9. kkk, sardinha, me refiro às emrpesas boas, Bisa é do naipe de OGX.

      Excluir
  2. Pensei que OGX era sua maior alta. Por que ainda mantém esta ação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já foi tempos atrás a maior valorização, mas a bichinha é bipolar, rs. Ia ficar com ela mas já resolvi vender, já vendi metade, o restante não vendi ainda porque está alugada há dois neses.

      Excluir
  3. O Yield dos seus FIIs é bacana de ver. Saúde pra sua carteira aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de ver o yield tb, espero que volte ao normal nos próximos meses.

      Excluir
  4. Eu acho que a sua carteira tem ativos de mais.
    Se sua carteira gira em torno de um milhão beleza, mas se não for o caso, acho bem desnecessário esse tanto de ativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza tem ativos demais, alertei isto dentro do próprio post, é loucura o que eu fiz. Não recomendo. Entre 8 e 16 está de bom tamanho. Hoje minha lista de ativos para compra tem 12 fixos e 2 temporários, total 14.

      Excluir
    2. E mesmo para um investidor que tem 2 milhões de reais em ações como eu ainda é muito, hihihihi

      Excluir
  5. Eh Uó! Falando mal das minhas ITSA e ai entubado no ITUB com DTEX huahuahauhauahuahua

    abraço!
    Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DTEX foi um desvio comportamental momentâneo, acontece, rs...

      Excluir
    2. Mas pelo menos não tenho Itaútec, ô fumo!

      Excluir
    3. Hehehehehe Itautec e OLOKOkeiroz... que porra é aquilo???? A Itautec ainda teve parte vendida à OKI (subsidiaria/controladora da EPSON?)...

      abs!

      Excluir
  6. Uorrem você que tem cerca de 350 K em carteira não faz o menor sentido ter 40 ativos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. putz, o povo parece que não lê direito o post...

      " Iniciantes, um aviso, nunca comprem tantos papéis desta forma! A carteira fica extremamente engessada e não anda para lado nenhum. Então aprendam aí com os erros d'Uó!."

      "Com certeza tem ativos demais, alertei isto dentro do próprio post, é loucura o que eu fiz. Não recomendo. Entre 8 e 16 está de bom tamanho. Hoje minha lista de ativos para compra tem 12 fixos e 2 temporários, total 14."

      Excluir
    2. achei que o título do post fosse: "Como estou investindo?", portanto uma pergunta.

      Se não posso dizer que tem muitas ações e você já respondeu no post, então nem tivesse feito a pergunta

      Excluir
    3. Tudo bem anom, pode sim, mas esperava comentários menos óbvios, comentar o que eu mesmo já comentei no post é chover no molhado. Não agrega.

      Excluir
    4. Uo não tem 350 k. Ele tem 315 k o que torna a carteira de 40 ativos ainda mais sem sentido.

      Excluir
    5. esta blogosfera tá cada vez mais safada, desocupados agora ficam monitorando o patrimônio até de quem não publica valores, tá nojento isto. tem que ter muita parcimônia pra aguentar esta turma de degradados. tô fora!

      Excluir
    6. O fato de esperar comentarios menos obvios nao te da o direito de ser grosseiro. Podia responder o que esta fazndo efetivamente para resolver. Pelo visto nada, rs

      Excluir
    7. Resolver o que Anom? O número excessivo de ativos? Ah tá, o primeiro passo já foi dado, restringir a lista de ativos a serem comprados de 40 para 14. Sobre os que já estão comprados, por enquanto vão continuar na custódia, depois penso o que fazer com cada um, a maior parte são empresas boas e fico com dó de vender, já os fumos como OGX devo vender em momento oportuno.
      Desculpa se fui grosseiro.
      abraço!

      Excluir
  7. Uó belo post, divulgar quais ações, FII's você monitora ajuda bastante os novatos, não estou dizendo que vou comprar as mesmas ações, mas já é um norte para começar a estudar novas empresas.
    Eu estou lendo a divulgação de resultados trimestrais de todas as empresas que invisto, acho que não posso passar de 6 empresas para conseguir dar conta de ler e fazer uma análise crítica do resultado de todas elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu sufista, vamos conversar sobre estas listas de monitoramento.
      Abraço!

      Excluir
  8. Como é que o cara acima sabe que o uo tem 315k?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui na blogosfera estamos sendo "auditados" o tempo todo,rs.

      Excluir
  9. Puxa, 40 ativos?
    Há uns 60 dias cheguei no meu recorde pessoal de 29, e achei que era demais.
    Dei inicio a um regime na minha carteira e agora ficou em 20 e cabe mais redução, talvez uns 15 ou 16 no máximo pra mim...
    Aquela tabela acima de ganhos de FII está certa ou atualizada? Pergunto isso por exemplo por aquela linha do sptw que diz que seu pm era de 80,00 e você registra ganho, sendo que a cotação dela hoje é bem menor, uns 73, +/-...esse ganho seria incluindo os rendimentos?
    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abestado, nos ganhos de FIIs eu contabilizo as distribuições já recebidas.

      Excluir
  10. Respostas
    1. Trolleta pode fazer um comentário mais inteligente? É dono de corretora agora pra me fazer pagar 40 corretagens? rs
      Tá difícil receber um comentário que agregue valor, blogsfera tá meio acéfala.

      Excluir
    2. A inteligência do meu comentário está justamente no fato de ele conter muita informação em poucas palavras. Se a essa altura do campeonato você ainda não entendeu o que eu quis dizer, então o acéfalo não sou eu.

      Excluir
    3. Mas vc está comentando a estatégia antiga do Uó de alocação em vários ativos, comente a nova estratégia, mas acho que vc nem leu o post, só viu as tabelas, kkk

      Excluir
    4. Mas você está dizendo que tem pena de enxugar a carteira. Não estou entendendo o que você quer.

      Excluir
    5. Já disse eu vou repetir: as empresas ruins serão vendidas em momentos oportunos, pra que sair vendendo agora igual doido?! As empresas boas poderão ficar, também não vejo motivo para sair vendendo. Os próximos aportes serão pinçados à partir da lista de 14 ativos.
      Sinceramente gostaria de ouvir comentários seus sobre alocação de ativos, estratégias de aportes periódicos ou não, comentários sobre as 14 empresas escolhidas, estratégias em renda fixa, etc... Ficar falando que tem muita empresa já deu não? Isto tá evidente que tem, rs.

      Excluir
  11. Uó, vou responder sua pergunta de como está investindo: bem melhor que eu hahahaha
    Gostei da sua seleção de FII, das 14 eu tb ja tinha selecionado 8 para inicar e/ou manter as compras.
    Uma pergunta bem óbvia, talvez burra: estou começando a montar minha carteira de ações com foco nos dividendos, e tenho ações da CMIG4. Por que escolheu CMIG3? E quais ações estão no grupo do consumo não-cíclico?
    Abraços e continue com posts como esse: prático e conciso! Acertou em cheio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, obrigado!

      Sobre a questão ONxPN sugiro leitua do artigo abaixo e do video...
      http://www.valor.com.br/valor-investe/o-estrategista/1075254/entre-acoes-e-pn-o-investidor-deve-escolher-sempre
      https://www.youtube.com/watch?v=KpJYgJ7MgoU

      Consumo não cíclico eu considero: RENT3, BRFS3, UGPA3, ABEV3

      Excluir
  12. Fala Uó

    Você está em continua e inegável evolução. Acho-o muito coerente. O que foi comprado e não lhe desagrada fica, o que lhe desagrada vende e em concomitância vai selecionando o novo time de possíveis compras. Perfeito.

    Eu estou em stand by nessa fase preferindo aumentar a renda fixa. Grandes janelas de oportunidade surgirão em 2015 e está difícil fazer qualquer juízo agora num mercado guiado exclusivamente por pesquisas eleitorais.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu S Guarda, atém que enfim alguém viu coerência na estratégia, vejo muita gente aí mudando de estratégia o tempo todo (que é natural no início da vida financeira de qualquer um) e liquidando posições o tempo todo. Muita calma nesta hora.
      Tá sumido em moço? Mas entendo, ultimamente esta blogosfera não está muito animadora, eu ainda continuo postando bastante, mesmo recebendo poucos comentários e destes poucos a maior parte sem noção, ainda estou tendo ânimo para escrever. é um exercício que me faz bem pois me força a estudar e a escrever melhor.
      Eu tb estou com dinheiro na renda fixa e não estou aportando em nada no momento, mas resolvi operar esta volatilidade do mercado e liberei certa quantia para fazer alguns trades, tinha meses que não fazia mas neste momento estou vendo boas oportunidades em papéis "atrelados" ao dolar tipo EMBR3, FIBR3, SUZB5 e KLBN4, está dando para tirar 5% em cada operação de no máximo 3 dias que já é um bom número. Enquanto o IBOV cai eu vou tirando uns troquinhos com estes papéis.
      Abraço!

      Excluir
    2. *Minto, estou aportando entre 1.000 e 1.500 mensais em ABEV3 e CIEL3 para a poupança do filho.

      Excluir
    3. O Guardião mal deve lido seu post, Uó, por isso duvido que ele tenha visto qualquer coerência em sua estratégia. Esse é o famoso tapinha nas costas, algo muito combatido por mim e que parece estar retornando. Um bom exemplo foi o blogueiro Investidor Sócio (Fábio de Paula) dando parabéns ao Dimarcinho pela estratégia de reduzir IR nas baixas do mercado. Como o post tinha informações equivocadas, ele foi rechaçado e correu para apagar o comentário.

      "Eu estou em stand by nessa fase preferindo aumentar a renda fixa. Grandes janelas de oportunidade surgirão em 2015..."

      Nobre Guardião, o Uó pode estar em evolução (afirmação sua, da qual eu discordo), mas pelo visto você ainda não está...

      Excluir
    4. Trolleta, tirando o excesso de ativos, aponte para nós a incoerência dos novos rumos da estratégia Vamos lá, estou te dando mais uma chance de fazer uma comentário inteligente, sei que você consegue...

      Excluir
    5. Por acaso o Dimarcinho roubou a senha de sua conta, Uó? Rs

      Mas pra te deixar feliz, então lá vai: sua diversificação é tão alta, que sua rentabilidade certamente vai ficar muito próxima do índice. Além do mais, não tem como acompanhar tantas empresas com qualidade. Você está apenas aumentando seus custos para ter rentabilidade próxima do índice. Logo é melhor comprar BOVA11 ou PIBB11, esquecer balanços e ir curtir o neonato.

      Excluir
    6. "sua diversificação é tão alta, que sua rentabilidade certamente vai ficar muito próxima do índice"
      Não vai ficar próxima do índice, vai ficar abaixo, já está abaixo.

      ". Além do mais, não tem como acompanhar tantas empresas com qualidade. "
      Não tem jeito mesmo, por isto agora só acompanho 14 empresas

      Troll, vc só falou em outras palavras o que já tinha dito antes, não vi novidade no comentário. O que estou insistindo com você é que já reconheci o erro e mudei a estratégia, mas vc insiste em falar do erro, mas eu mesmo reconheci o erro então porque vc continuar falando deles? aff

      Excluir
  13. Uo, onde vc encontra infos sobre indicadores dos fiis, como p/vp? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.bmfbovespa.com.br/fundos-listados/fundoslistados.aspx?Idioma=pt-br&tipoFundo=imobiliario

      Excluir
  14. Não. Quero algo já sistematizado...

    ResponderExcluir
  15. Se comprar mais 30 papéis diferentes estará diversificado no nível do Ibozespa ou o ETF BOZO11

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas por outro lado tem muita tranqueira no BOZO11.

      Excluir
    2. Na sua carteira também tem! huahuahua!

      Excluir
    3. hsuashuashuahusa, OGX é pra virar pó ou tá apostando que vai vingar?

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Pó já virou zé, agora pode virar poeira cósmica, kkk

      Excluir
  16. Amigo UO, vc nao acha que está altamente posicionado em Grendene, que é empresa cíclica?

    Abraço do Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tranquilo pois comprei em patamares confortáveis. E ela corresponde a 10% da carteira de ações o que equivale a 5% do patrimônio total. Sem estresse.

      Excluir
  17. Uó, vim aqui lhe responder e me deparo com esses comentários.

    Tem razão, estou desanimado por demais da blogosfera. Talvez evolua para algum grupo de amigos que possam apoiar e fazer boas críticas construtivas, ao invés de pessoas que querem apenas criticar por criticar.

    Reafirmo o que disse : acho certo ter percebido que tinha ativos demais.

    O que lhe incomoda vende. Aquilo que não incomoda espere o tempo certo para vender. E foque nos 14 novos ativos. A coisa é tão óbvia que até me pergunto se estou certo no que entendi, já que o auto-intitulado mais inteligente da blogosfera insiste em criticar e declarar que eu não li seu texto e estou dando tapinhas nas costas...

    Entro raramente e no pouco tempo que venho vejo que a coisa só está piorando...

    Fiz a coisa certa em focar no meu novo investimento Uó, nesse dia 22 já recebo o extra que será agora mensal e meu aporte aumenta. Vou de RF por enquanto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fundo cambial tem se mostrado uma boa alternativa de proteção nos últimos tempos!

      Excluir
    2. Pois é seu Guarda, trem tá feio aqui na blogfosfera, tem que ter paciência.
      Estou de olho neste dolar, acho que agora não vão conseguir segurar, por isto incluí uma empresa de celulose na carteira, pura especulação pois ela não tem bons fundamentos, mas com a subida do dolar ela sobe junto. Fique de olho aí nestes papéis: FIBR, SUZB, KLBN e EMBR, a tendência é alta expressiva nete final de ano. Ontem desmontei parte da operação em KLBN para especular um pouco com o preço do minério. Como a vale já tinha começado em gap de alta no pregão resolvi entrar em BRAP que segue o mesmo movimento porém com um certo atraso. Estou usando metade do colchão de segurança para executar estas operações especulativas e contra-tendência, nãoi podemos perder esta volatilidade do mercado, melhor que deixar o dinheiro todo parado rendendo míseros pontos percentuais na renda fixa.

      Excluir
    3. o guardiao 'camisa nova' fica o dia todo vidrado no hb e fala q nao tah acompanhando nada, hahaha.
      quer enganar quem, depois fica tristinho.
      vai mete guardiao!

      Excluir
    4. Eita blogosfera que tá enjoada, credo!

      Excluir
    5. A culpa é da Blogosfera, a culpa é do PT, a culpa é dos especuladores, a culpa é minha...

      Se continuar culpando os outros por conta de seus erros, então é melhor ficar na renda fixa mesmo. É fato que investir em ações não é pra todos.

      Excluir
  18. Cuidado com a CMIG, ação no STJ pode gerar pressão vendedora.
    Por que não PRSV11 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara anom, se cair mesmo vou comprar em massa!
      Hum, já tem escritorio demais na carteira.

      Excluir
  19. Mas se ela perder a ação, seus indicadores fundamentalistas vão sofrer muito (trata-se da questão da devolução de hidrelétricas responsáveis por quase , salvo engano, 20% de sua geração)... Ainda assim vai encarteirar?
    E tem o risco político do Pimentel ganhar para Governador e a CEMIG virar uma COPEL, como na época do Requião...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita calma nesta hora, vamos aguardar cenas dos próximos capítulos.

      Excluir