quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Eleições 2014: Pesquisa DataFolha


Neste país é muito difícil acreditar em qualquer instituto de pesquisa de opinião (incluo aí também o instituto de estatística IBGE). Mas digamos que o DataFolha é o "menos vendido" de todos e merece um certo crédito.

Nesta reta final, o candidato Aécio Neves retornou ao patamar que estava em 15 de agosto, tem subido a passos lentos o que indica serem indecisos se pocisionando. A candidata Marina tem perdido pontos preciosos, provavelmente são eleitores migrando para o Aécio ou para a Dilma depois de passada a comoção com a morte do Campos. Muitos já estão percebendo que não existe "política nova" neste país, aliás, não vejo nada de novo nesta campanha em relação à última de 2010.


Quando olhamos a distribuição por região, nos deparamos com uma baixa intenção de votos para Marina na região Norte. Isto é no mínimo curioso. No Sudeste, os candidatos estão tecnicamente empatados mas no Nordeste Dilma ganha com larga vantagem.


Na distribuição por renda, como não podia ser diferente, Dilma ganha em disparado na parcela da população com renda até dois salários mínimos. Entre 5 e 10 salários mínimos os candidatos estão tecnicamente empatados. E na parcela da população acima de 10 salários o candidato Aécio está na frente com vantagem o que não é surpresa para ninguém.

Nas simulações de segundo turno, Dilma ganha dos dois principais opositores teoricamente com a mesma vantagem. Marina vem perdendo fôlego nos últimos dias e parece não ser mais o bicho papão da Dilma no segundo turno. Tudo indica que a campanha de Aécio e Dilma para desmascarar a nova política de Marina tem funcionado.



E após a divulgação desta pesquisa provavelmente o mercado estará depressivo neste primeiro dia do mês. Isto é muito bom pois na semana que vem os contratos de LCI que firmei dois meses atrás estão vencendo e terei dinheiro livre para possíveis aportes, que se concretize então novas quedas. Estou de olho...


Na cor clara estão as empresas para a carteira de dividendos e na cor escura as empresas para a carteira de crescimento. Não incluí ABEV3 e CIEL3 na lista de monitoramento pois são empresas que tenho comprado religiosamente, todo mês, independente de preço e cenário econômico.

Bom início de mês a todos!

17 comentários:

  1. Uó,

    Essas pesquisas são TODAS fraudadas! Tenho certeza que o Aécio vai estar no segundo turno da eleição presidencial. Domingo é 45 na cabeça!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estiver é porque deu tempo de passar Marina, que vem caindo (e o 45 subindo).

      Não tem essa de fraude.

      Exceto o Vox Populi, que é estranhíssimo.

      Excluir
    2. São discretamente manipuladas e influenciam muito o eleitor desatento.

      Excluir
    3. Eu me recuso a acreditar que a PresidAnta terá 40% de votos no 1°. Está mais perto do que longe para sabermos a verdade.
      Falo isso pq moro em Salvador/BA. Nas eleições de 2010 era raro você ver alguém que não iria votar no PT. Quando eu dizia que não votaria, mesmo sendo servidor federal, vinha uma avalanche de crítica. No trabalho as pessoas ficam nervosas quando se criticava o PT. Hoje é o contrário, fora alguns petistas de carteirinha do órgão que trabalho, não conheço ninguém do meu circulo social que irá votar no PT. Na academia esses dias falando sobre política tinha uns 15 colegas conversando, a maioria vai votar em Marina e alguns em Aécio.
      No trabalho, fora os petistas fiéis, a maior parte vai votar em Marina ou anular e tem alguns que falam em votar em Aécio.
      Na minha família a maioria vota em Aécio e entre meus amigos uma boa parte vota em Aécio ou Marina, apenas um amigo meu disse que irá votar em Dilma.
      Aqui você nas ruas que cresceu a rejeição ao PT, o que não havia em 2010.
      Eu votarei em Aécio e em Paulo Souto/DEM. Mesmo que o PT ganhe a eleição, vamos torcer para que o partido saia enfraquecido das urnas.

      Excluir
    4. A rejeição de Dilma está grande, mas a de Aécio também é. Estamos em momento de oposição fraca e desgastada, pena.

      Excluir
    5. Prezado Anônimo,

      Espero que as pessoas tenham consciência de que essa Marina é uma fraude! O desempenho dela no debate foi lamentável. Fraca, abatida, morta, parecia que ia desabar a qualquer momento. Aécio não é perfeito, contudo, é a melhor opção DISPARADA entre os candidatos.

      Domingo é 45 na cabeça!

      Abraços.

      Excluir
  2. Medo, medo medo! Porquê nos países de primeiro mundo não usam urna eletrônica? (me corrijam se eu estiver errado) Visivelmente dá para perceber que brasileiro não tem fundamento nenhum por suas escolhas (a grande maioria) Independente das pesquisas acho que Dona Dilma terá uma grande porcentagem frente a Marina. E como faz muito bem nosso amigo UÓ, é melhor estar líquido e ter uma reserva bacana para aproveitar estas barganhas.

    abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu já joguei a toalha, acredito que é Dilma novamente ¬¬'

    ResponderExcluir
  4. Uo, não vai comprar SAPR4?
    E quem vota na Dilma, gosta de ser roubado.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, foi a única ação que comprei mês passado, rs.

      Excluir
    2. minto, comprei CMIG4 também.
      vc só investe em empresas do sul? rs bairrista

      Excluir