sábado, 1 de novembro de 2014

Tags:

Como Estou Investindo - Outubro/2014


Olá colegas!

Que loucura foi este mês hein? Mercado sacolejando pra todo lado.


Passada a eleição presidencial, agora teremos menos volatilidade no mercado, porém, alguns eventos futuros ainda vão mexer muito com as cotações. Na semana que vem teremos o anúncio do reajuste da gasolina que poderá dar  um gás na Petro. Em breve teremos o nome para o cargo de ministro da fazenda que também poderá dar uma agitada no mercado.

Do ponto de vista da análise técnica, o candle que se formou no gráfico semanal do IBOV indica uma forte alta daqui pra frente. Soma-se a isto o fato de estarmos finalizando o mês de outubro o que geralmente marca fundo no gráfico mensal preconizando um período de alta de mais ou menos seis meses que se finda lá pelos meses de março e maio do ano seguinte.

No gráfico abaixo podemos ver com clareza o candle de força formado no gráfico do IBOV. Do ponto de vista conjutural, a reeleição de Dilma gerou uma abertura em gap de baixa em diversos ativos da bolsa. Porém, o que se viu na segunda foi uma avalanche de fechamento de gaps. Imagino que muitos investidores ficaram líquidos na semana anterior à eleição mas aqueles que ficaram posicionados apostando em uma possível vitória de Aécio entraram na segunda vendendo pesado o que gerou os gaps. Desta forma, os investidores que estavam líquidos entraram comprando forte contribuindo para os fechamentos destes gaps. Os especuladores que entraram operando vendidos na abertura do pregão foram obrigados a irem fechando suas posições ao longo do dia o que contribuiu também para dar força aos papéis.


O que se viu nos dias seguintes foi uma continuidade do movimento de alta do IBOV bem como um movimento de queda do Dólar. Na quinta feira, o mercado foi pego de surpresa com a decisão do COPOM de aumentar a taxa de juros, isto fez com que as ações dos bancos ganhassem mais força e o Dólar caísse mais um pouco, porém, na sexta feira presenciamos um movimento raro que foi a subida forte tando do IBOV quanto do Dólar.

No gráfico abaixo podemos notar que o IFIX tem apresentado fraqueza. Os FIIs vinham apresentando alta consistente desde a grande depressão do mercado no início do ano. Porém, nas últimas semanas os compradores estão sumindo e alguns investidores já começam desmontar posições. Talvez estamos verificando o início de um fluxo de capitais para a renda fixa face o aumento da taxa de juros, em menor grau os investidores podem ter vendido FIIs para comprar ações.


Rentabilidade

A rentabilidade d'Uó segue fraquinha como foi durante todo o ano. O que tem contribuído para esta baixa rentabilidade são as ações dos setores de materiais básicos (ETER3, EUCA4, DTEX3), industrial (GGBR4, POMO4, RAPT4), construção (EZTC3, DIRR3), commodities (VALE5), além das famigeradas STBP11, BRIN3 e OGXP3. Soma-se a isto o fato da carteira de FIIs está fortemente posicionada em fundos de papéis atrelados à inflação (XPGA e FEXC) que estão sofrendo bastante nos últimos meses. Porém tive uma boa rentabilidade este mês como pode ser visto na tabela abaixo graças aos diversos trades que executei.


A rentabilidade considerando apenas as ações foi de 2,75% (2,26% no ano) e considerando apenas os FIIs foi de -3,41% (-4,98% no ano).

Alocação de Ativos

No atual momento estou com uma alocação forte em renda variável em função dos trades em andamento. Ficou na poupança apenas parte do colchão de segurança. Fui questionado dias atrás por que retornei com os trades já que não tinha tido sucesso nesta modalidade no passado. Conforme explicado, estou apenas rentabilizando parte da reserva de emergência no cenário de volatilidade atual, mas o foco continua sendo B&H. 


Ações

A tabela abaixo apresenta a carteira de ações atual. Devem ser desconsideradas as alocações em PTBL3 e TAEE11 pois são operações de curto prazo em andamento. As demais ações fazem parte da carteira B&H.


Para B&H sigo monitorando as ações listadas na tabela abaixo. Infelizmente a vitória de Dilma não foi suficiente para deslocar os preços até meus targets de compra, quem sabe um rebaixamento seja bem vindo, rs.


FIIs

A tabela abaixo apresenta a alocação dos FIIs. Neste mês comprei mais XPGA o que desbalanceou ainda mais a carteira. Ainda fiz uma subscrição de VRTA que entrará no próximo mês. Estou aguardando novas baixas nos FIIs de tijolo para começar a compra destes papéis.


A tabela abaixo apresenta o radar de FIIs com classificação por yield dos últimos 12 meses.


Renda Passiva

O recebimento de distribuições de FIIs está ensaiando uma recuperação mas ultimamente estou sofrendo muito com as últimas deflações do IGPM. Quem mora de aluguel está gostando muito mas o Uó está detestando, rs.


O recebimento geral de proventos que contempla as distribuições de FIIs, dividendos, JSCP e aluguel de ações ficou em 0,52% no mês de outubro. Ainda abaixo da média histórica que é 0,7%.


Operações

Nesta minha retomada da veia trader no mês de outubro consegui executar boas operações. Todas de prazo curtíssimo (entre 1 e 3 dias). As operações positivas foram em KLBN4, ETER3, SUZB5, ABEV3, EMBR3, ALUP11 e ABCB4. As operações negativas foram em BPHA3, GGBR3 e CMIG4.

No momento as operações em andamento são PTBL3 (trade de volatilidade) e TAEE11 (trade de repique). Confesso que me empolguei um pouco no mês de outubro mas agora em novembro pretendo realizar no máximo duas operações por semana. Vamos ver no que isto dá.

Controle de Gastos

O controle de gastos tem sido fundamental nos últimos meses. Infelizmente minha empresa está passando por um momento difícil e estamos com fluxo de caixa muito baixo. Praticamente não fizemos retiradas nos últimos 5 meses. Esta falta de grana coincidiu com o nascimento do meu filho em junho o que complicou um pouco mais a situação. Porém, os gastos já estão se estabilizando no patamar objetivado que é em torno de 5K mês como mostra o gráfico abaixo.


Bom fim de semana a todos!

53 comentários:

  1. Olá, Uó!

    Parabéns pelo detalhamento com que você reporta seus investimentos. Muito inspirador! Nós também fizemos o nosso fechamento de Outubro. Quando puder, passa lá em nosso blog.

    Abraços!
    O Casal Inteligente

    ResponderExcluir
  2. Rentabilidade boa, na média. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Fala Uó, beleza?

    O cara é tão fissurado em AT que até no gráfico de gastos tem média móvel kkkkkk.

    Abraço e parabéns pelo resultado do mês!

    ResponderExcluir
  4. Grande Uó,

    Parabéns pela evolução. Ainda acho que você deveria enxugar a sua carteira. Não incomoda-te esse número de ativos?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou enxugar aos poucos, mês que vem vou fazer uma limpa na SAPR4, este setor de saneamento tem futuro não, rs.

      Excluir
    2. Uó,

      Não consigo entender a sua birra com o Saneamento Básico, rs.

      Abraços.

      Excluir
    3. Isto no Brasil não funciona direito, entrei na SAPR4 mais por causa de dividendos, mas já desiludi.

      Excluir
    4. UB,

      Como não? Essa história da crise hídrica é igual ao avião que caiu na Ucrânia. Daqui há um tempo, ninguém mais lembra.

      Abraços!

      Excluir
    5. Crise hidrica é o de menos, vendi SAPR4 ontem, deixei só um restinho em conta, comprei PSSA3. Bola pra frente...

      Excluir
    6. Uó,

      Se realmente faltar água, você pode ter certeza que não será apenas a Sabesp que será prejudicada. PSSA3 não está na sua lista das 12 para B&H, comprou ela por que?

      Abraços!

      Excluir
    7. Realmente não vejo futuro promissor para estas companhias de sanemento, daqui uns anos saberemos se eu ou você estavam errados.
      Bem obervado, PSSA3 não estava na lista de monitoramento e sim BBSE3, Na verdade PSSA3 entrou primeiro e eu tirei pois já tinha ITUB3 que é um dos donos, mas como não tenho comprado ITUB3 ultimamente resolvi comprar um pouco da PSSA3.
      Mas não fique ligado nesta lista de monitoramento, nem eu fico, aparecendo oportunidade tô lascando ordem. Minha lista de monitoramento real tem 44 ativos, rs.

      Excluir
    8. UB,

      Imagina rapaz. É exatamente o contrário. O Brasil é extremamente carente nessa parte de Saneamento básico e tem muito para crescer. Você vai se arrepender. E enxuga logo essa carteira!

      Abraços.

      Excluir
    9. Para o seu bem espero que seu caso de amor com a SABESP não termine em divórcio, rs

      Excluir
  5. Esses seus posts fazem muita falta Uó. Gostaria que voltasse a postar como antes! Engrandece muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Guarda, ultimamente tenho feito muitos posts uai, vc que sumiu.

      Excluir
  6. Se MDIA voltar para os 90 eu compro com força que nem fiz nos primeiros 4 meses do ano, quando ela bateu 8X,XX.
    Também sou da opinião do IL sobre a quantidade de ações.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na segunda feira ultima vários papéis atingiram target, mas estava completamente descapitalizado. Este segundo semestre tá foda.

      Excluir
  7. Grande UO, a resposta referente a POMO e RAPT está lá no blog do seu Guarda rsrs...
    BOM detalhamento, parabéns pelo empenho e se houver a deposição da gorda dentuça, a bolsa vai a 83 mil pontos.
    Uai, agora vou tomar um cafezinho com pão de queijo. Rsrs..

    ResponderExcluir
  8. Uó quais são as corretoras que vc usa, vc usa uma para trade outra para B&H ou não tem nada a ver, eu tenho 20 papeis e 17 FIIs todos para B&H passivo em uma única corretora, agora imagino vc só de ações tem 39 haja tempo para ler os relatórios. um abraço Son of gun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Son, o foco agora são apenas 12 empresas (estas listas no radar), as demais nem perco tempo com relatórios.

      Eu trabalho com 4 corretoras a saber:

      Spinelli (Tesouro Direto)
      Mirae (Dividendos)
      MyCap (Crescimento)
      Rico (mista)

      Realizo trades na Mirae, MyCap e Rico, não separo por corretora, e sim por capital.

      Excluir
    2. Eu não sei pq usa tantas corretoras.
      Vc poderia fazer tudo em uma só e separar suas definições "virtualmente".

      Talvez vc irá responder que uma é mais barata pra uma coisa, e outro pra outra coisa...
      Sinceramente, não sei se vale a pena.

      E como sugestão, a sua tabela de ações poderia ser ordenada pelo %, decrescente, assim como eu faço no meu post.

      Abs!

      Excluir
    3. Zé, preciso de pelo menos duas contas para ter uma no CPF meu (Mirae) e outra no CPF da esposa (MyCap). A Spinelli eu abri conta pois não cobrava taxa de Tesouro Direto, agora está parada pois vendi os TDs. A Rico eu mantenho conta pois lá tem muitas ofertas de LCI/LCA.

      Excluir
  9. Muito bom, Uó. Os trades são viciantes. Pelo que estou vendo, você praticamente faz um all-in quando encontra uma oportunidade, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ganhar dinheiro é viciante, rs. Agora percebi que estou mais maduro, acho... rs

      Na verdade não é All In, a estratégia é a seguinte:

      Conforme salientado no comentário anterior, opero hoje por três corretoras sendo que coloquei 15K em cada uma delas. Quando detecto uma oportunidade de compra faço a entrada com 15K. Se o papel fizer um recuo, faço então uma segunda entrada e paro por aí. Como tem 15K livre em cada corretora então posso esta posicionado em até 3 operações simultâneas, ou em duas se eu tiver dobrado a aposta.

      Quando a oportunidade é muito boa e está evoluindo bem posso também usar a conta margem da MyCap para fazer a segunda entrada se não tiver mais dinheiro livre. Fiz isto esta semana em EMBR3 e SUZB5. Usando conta margem o ideal é fechar a operação no mesmo dia, um ganho em torno de 2% já considero interessante no intra-day.

      Estou posicionado no momento em PTBL3 que não evoluiu bem, vou fechar esta operação semana que vem com lucro mínimo.

      Comprei 15K de TAEE11 na sexta quando bateu em 18.11, segunda ou terça já fecharei esta operação também.

      Estou visando lucro entre 3% e 5% para cada operação que vira dia. No momento tenho trabalhado com alvo fixo de saída mas estou pensando em começar a trabalhar com stop móvel.

      Tenho procurado usar não só a análise técnica mas também sinais externos de mercado. Nesta semana, por exemplo, trabalhei na quinta feira com o bom humor do mercado para os bancos. Na quinta todos os bancos abriram em alta e vi ali uma oportunidade de entrada, porém todos os grandes tinham começado o dia em gap de alta que me inibe de entrar, então notei que o ABCB4 tinha dado uma estilingada na abertura mas em seguida devolvido tudo, ou seja, estava atrasado em relação aos demais, sendo assim comprei 15K na quinta e na sexta já vendi com o lucro objetivado, operação facinha.

      Enquanto o mercado estiver volátil desta forma vou realizando estes trades, é uma boa oportunidade de melhorar a rentabilidade. Como não sei trabalhar com opções, derivativos e outras gambiarras (e nem quero) então só me resta ficar atento a boas compras.

      Abraço!

      Excluir
    2. Uó, parabéns pelo blog e pela alta qualidade dos posts. Uma pergunta: você opera com opções? em momentos de alta volatilidade como agora, não é melhor operar opções (por exemplo comprando vol) do que diretamente em ações? Grande abraço!

      Excluir
    3. Simi, muito obrigado!
      Infelizmente meus conhecimento a cerca de opções e outros derivativos é muito fraco, por isto não opero assim. Quem sabe no futuro.
      Quais são suas formas de investimentos e operações?

      Excluir
  10. U.O, já tive essa Eucatex e até hoje tenho um dividendo a receber, vendi tudo, empresa que não remunera o acionista, estou fora, acredita nela ainda ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb estou com estes dividendos travado. Acredito nela mais não, aliás não acredito em nenhuma de material básico mais (ETER, DTEX, EUCA4) mas não quero vender fundo de poço tb não, rs

      Excluir
  11. Muito bom, UB!
    Acho que eu baixei uma planilha sua, preciso começar a usá-la. Essa dos gastos está muito interessante.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isto Sô, a blogosfera quer conhecer suas alocações... sempre ajuda. Abraço!

      Excluir
  12. O que será que sustenta a avidez de pais e mães, filhos e irmãos na viciante busca pelo dinheiro? Não serei hipócrita, também faço parte deste grupo e adoro o barato proporcionado por ele. Durante 5 anos acumulei algum patrimônio, algo que me deixava confortável e fazia acreditar que estava no caminho certo para a indepência financeira, tinha a certeza que dentro de mais uma década poderia oferecer uma vida confortável para todos da família, era uma ótima previsão até o destino alterar as regras do jogo. Acabei perdendo 99,8% de tudo, não falo somente do dinheiro, perdi tempo, viajens, sorrisos, novas amizades, amores possíveis e impossíveis, histórias e experiências singulares, tudo em prol de um futuro seguro e pago com distanciamento, indiferença, ausência e arrependimentos...

    CONTINUA: www.campodebatalha1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. trade de volatilidade, trade de repique.. cê q inventa esses nome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não, isto já é de domínio público, rs.

      Excluir
  14. Eu reparei que o ganho ou perda de rentabilidade em quantidade de FIIs na carteira chega a ser marginal para aqueles que tem 10 FIIs ou 20 FIIs pois chega num momento que os FIIs ficam com a mesma rentabilidade, diferente da ações que possuem variações grandes de uma empresa para outra.

    Sua rentabilidade é muito próxima da minha em FIIs.

    Num seria interessante ter 20 ao invés de 10, visto que nas chances de um virar mico você perde 5% ao invés de 10% da carteira de FII?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Viver, a idéia é comprar outros FIIs, mas não está na hora.

      Excluir
  15. Uó, você tem feito posts mesmo, mas desses tipos colocando ativos monitorados e targets é que tenho sentido falta do velho Uó.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum... tendi, vou voltar a fazer os post técnicos. Fiquei muito ligado em eleições, rs.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  16. Essa queda dos rendimentos dos FIIs é pq vc está posicionado em FIIs de papel Uó?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto mesmo, tenho uma boa grana em XPGA e FEXC. Pesei a mão demais contando com inflação alta, rs.

      Excluir
  17. Como você define esses targets de preço? alguma formula sua?

    ResponderExcluir
  18. Bela diversificação! Mês muito turbulento. Agora esperando por uma atitude do governo de maneira positiva para o país!

    abs

    ResponderExcluir
  19. Ótimo relatório! Muito interessante

    ResponderExcluir
  20. Uorrem, não gosto de dar pitaco nos investimentos dos outros, mas analisando tua carteira achei muito diversificada e até um pouco desnecessária em alguns casos.
    Vi em outro post que vc falou que não é investidor qualificado, então, pressupondo que vc ainda não investe milhões, acho que tamanha diversificação pode atrapalhar seus investimentos.
    Considero melhor acumular em renda fixa e ir alocando em renda variável aos poucos.

    Você possui BR Properties, EZtec, Direcional, BR Malls e vários FII's.
    Não consigo observar necessidade dessa diversificação, ao menos neste momento (menos de 300mil aplicados).
    Ficaria com EZtec, por ter a melhor margem do setor e ainda possuir pouca alavancagem. O resto colocaria em alguns FIIs com rendimentos sólidos (contínuos e crescentes ao longo do tempo).

    No resto vc tem empresas que pode segmentar de acordo com os rumos da economia.
    Ambev, BRFoods e Comgás, considero defensivas... devem manter bons resultados independente da economia, acredito.

    Depois vc tem eucatex, duratex, eternit, portobello e no bancário também, Itaú, BB e ABC...
    Eu verificaria os melhores Yields, margens e P/L e não teria mais que duas de cada um destes setores.

    Gosto de empresas com caixa líquido positivo, Ambev, BVMF, Cetip, Grazziotin, Seguradoras.... e não vejo boas perspectivas no setor industrial/metalúrgico.
    No setor industrial/metalúrgico, compraria apenas se considerasse que determinada ação está muuuuito descontada.
    Enfim, bons investimentos, abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom, seus comentários foram certeiros. Em relação à carteira, ela é mais histórica do que atual. Cometi muitos equívocos que venho salientando aqui no blog, como aprendizado aos leitores. Mas não vou sair vendendo os ativos da noite para o dia. Muita calma nesta hora. Acredito que devo levar uns dois anos para deixar esta carteira do jeito que eu quero. Vou vendendo alguns, comprando outros, lentamente...
      Obrigado pelos toques.

      Excluir