sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Tags: , ,

Melhores Ações e FIIs - Novembro/2014


O mercado abrirá ansioso no dia de hoje pelo nome do novo ministro da fazenda. Trabuco não quis segurar a batata quente preferindo continuar colhendo seus gordos lucros no Bradescão. Enquanto esta novela não se desenrola sigamos acompanhando de perto.

Nesta tabela destaco os FIIs que estou acompanhando de perto. Neste mês comprei cotas do VRTA a 110, do XPGA a 83,83 e do SDIL a 77,77.


Nesta outra tabela apresento a lista das minhas ações preferidas para o momento. Desta lista comprei em outubro RENT3, TOTS3 e CMIG3


Ainda acompanho outros ativos para possível compra. De forma especulativa comprei PETR4 e BBAS3. No dia de hoje tenho também um aporte programado em VALE5 para a poupança do filho.


A PSSA3 não consta de nenhuma das listas acima porém foi adquirida no mês de outubro. Por outro lado sigo acompanhando apenas a BBSE3 por considerar que serei sócio da PSSA3 apenas comprando ações ITUB3.

Ativos retirados da carteira: ABCB4, HGTX3 e BRML3
Diminuição de exposição: SAPR4, ALUP11, TBLE3, POMO4 e EZTC3

No momento do fechamento deste post IBOV sobe 1,46% sendo que BBAS está subindo 7%. Hora de liquidar esta posição especulativa.

37 comentários:

  1. Uó, eu realmente não entendo sua estratégia.

    Especulação em PETR4 e BBAS3 até que tudo bem, apesar de eu achar que o resultado é pífio nestas entradas e saídas (quando considera o saldo de ganho-perda). Já comprar VALE5 para a poupança do filho não soa meio incoerente? Não era só Ambev e Cielo?

    Só pra constar comprei VALE, PETR e CMIG este mês seguindo a planilha ;)

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, é muita gente falando bobagem. Se ele comprou R$ 24.000,00 reais de BBAS a 24,00 e vende agora a 27.000,00 (27,00) ele ganhou 3.000,00 reais em menos de um mês não fazendo porra nenhuma.
      Vc compra VALE para si mesmo e acha ele incoerente de comprar para o filho? Why, sir?

      Excluir
    2. Olá E.I., confesso que estava sentindo falta dos seus questionamentos aqui no meu blog, e como sempre são bem vindos.

      Sobre a especulação em Petro e BB, estou usando o capital reservado para este fim e não o capital de aporte.

      Sobre a compra de Vale, realmente a estratégia inicial era comprar apenas Ambev e Cielo, preciso até fazer um post relatando a mudança de estratégia, como estes ativos já estão sento trabalhados nas carteiras do Uó pai então escolhi outros ativos só para a carteira do Uó filho, são eles:

      VALE5
      KEPL3
      WEGE3
      BRFS3
      EMBR3
      XPOM11

      Assim tenho uma gama maior de escolhas todo mês. Mas resolvi postergar o aporte de Vale para outro dia, este GAP de hoje avacalhou a programação, rs

      Excluir
    3. Uó, eu tenho realmente me dedicado pouco à blogosfera, infelizmente, por outros compromissos profissionais e pessoais. Mas estou sempre tentando ler o que está passando, mesmo sem comentar.

      Com relação aos trades, veja que eu entendi e acho que você está no direito de fazê-los, principalmente se tem uma grana específica para isso.

      Já com respeito as novas empresas para o filhão, entendi que mudou a estratégia, e como não estava sabendo, resolvi perguntar. Destas empresas que citou estou de olho na WEG há muito tempo. Só não comprei ainda pq não tive tempo de rebalancear a carteira, mas está em ponto de bala.

      Abraços

      Excluir
    4. Quero aproveitar para responder ao anônimo "recalcadinho" ali de cima.

      Quem está falando bobagem é você amigo. claro que pode ter ganho R$ 3.000,00 nesta operação, mas você acha mesmo que foi sem fazer nada? ele ganhou correndo um risco enorme de perder outro tanto. Trade é uma coisa muito séria e quem faz tem que estar preparado para ganhar E perder, sendo que o saldo entre os 2 é que tem que ser positivo no longo prazo. Acertar uma operação serve só para pegar o dinheiro e ir passear.

      Com respeito a VALE, o problema não é comprar (eu mesmo compro), o problema é que ele tinha publicado uma estratégia de compra para o filho de empresas como ABEV e CIEL, e me pareceu estranho entrar na VALE que tem um perfil TOTALMENTE diferente das outras 2. Sendo assim houve mudança radical na estratégia, que antes é mais "defensiva" e agora se assemelha a estratégia de diversificação de todo buy & hold.

      Abraços

      Excluir
  2. Uó,

    Essa lista das suas ações preferidas são as integrantes do B&H? Atualmente você só compra elas? E as outras que fazem parte da sua carteira?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No geral está assim:

      Carteira FIIs Uó: Monitoramento para compras futuras de 12 FIIs conforme tabela acima, os FIIs já comprados e que não estão nesta lista permanecem

      Carteira Ações de Dividendos Uó: Monitoramento para compras futuras de 6 ações que estão em cor mais clara na tabela acima. Ações já compradas e que não fazem parte das listas estão sob investigação.

      Carteira Ações de Crescimento Uó: Monitoramento para compras futuras de 6 ações que estão em cor mais escura na tabela acima. Ações já compradas e que não fazem parte das listas estão sob investigação.

      Carteira de ações Uó Filho: Estas 6 que lhe falei mas que podem mudar de acordo com o cenário. O cenário para a Vale no curto e médio prazo não é bom como eu mesmo já lhe falei, porém coloquei no radar por causa do preço atual. Kleper, que você mesmo já está de olho, é promissora devido a falta de locais de estocagem no Brasil. Weg é a melhor empresa do setor de indústria hoje no Brasil, foi escolhida a dedo. Brasil Foods é do setor de alimentos e vai pegar carona nesta alta toda da carne daqui pra frente, na verdade já pegou. Embraer é para apostar no Dólar alto, mas também é uma empresa promissora. XPOM11 ficou meio carinho agora, mas tava uma barganha semanas atrás.

      Excluir
    2. Uó,

      Eu realmente estou de olho na Kepler e na WEG! A segunda me surpreendeu bastante, pois é uma empresa lucrativa e sólida, mas muito pouco comentada. Quero por o pé nesse setor de Bens industriais e estou entre as duas, com mais chances para a primeira.

      Sobre a Embraer, discordo totalmente. Faça como Buffett e não compre nada que voe, rs.

      Abraços!

      Excluir
    3. Embraer não tem nada a ver com Gol, TAM e outras, não confunda, rs

      Excluir
    4. Uó,

      Tem a ver sim! Não queira se enganar, rs.

      Abraços.

      Excluir
  3. Isto mesmo I.L, são para B&H. Porém estou monitorando outros papéis para a carteira do filho conforme explicado ao E.I. As outras ações que estão na minha carteira, para sua alegria, já estão sendo vendidas, lentamente, rs... Assim que aparece uma oportunidade eu executo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UB,

      Das 12 selecionadas, eu não gosto de:

      CMIG3.
      LEVE3.
      RENT3.

      Por que não trocar a CMIG3 pela TBLE3? Sobre as outras duas, o que chamou a sua atenção nelas? Não acho que os dados delas sejam tão exuberantes assim. E parabéns pela limpeza, já estava na hora, rs.

      Abraços!

      Excluir
    2. LEVE3: dividendos e setor automobilístico que sempre terá incentivos do governo
      RENT3: o futuro da população será baseado em aluguéis de automóveis.
      CMIG3: melhor empresa elétrica do país.

      Excluir
    3. UB,

      Se você quer dividendos, deveria ir de CRUZ3 ou VIVT3.

      Discordo da sua visão sobre a RENT3 e afirmo que TBLE3 > CMIG3.

      Abraços!

      Excluir
    4. CRUZ3: Não compro cigarros
      VIVT3: Fuja do setor de telefonia, pior que ele só o setor de aviação, rs
      Tá, TBLE3 é boa também, rs

      Excluir
    5. O Bastter define a CRUZ3 como "de dividendos" pelo payout alto e não pelo DY, que no anual beira uns 8-9%, tô fora.

      CMIG3 é vaca leiteira, comprei uma cacetada a 13,xx e vou continuar comprando se chegar a 11 -10 , dando uma bica no TSDB do Bastter. rs

      Excluir
    6. É isto aí sardinha! Tamo junto!

      Excluir
    7. Uó,

      Você não precisa ser fumante para ser sócio da CRUZ3, rs.

      Abraços.

      Excluir
    8. Tanta empresa boa pra investir vou escolher logo esta? rs

      Excluir
  4. Uó TOTS3 você acha que essa mudança para o modelo de subscrição de software vai afetar o resultado do próximo tri também? Afinal os clientes não vão pagar mais a taxa de licenciamento no ato da compra do software e esse valor vai ser diluído no longo prazo junto com a mensalidade de suporte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei Surfista, temos que monitorar. Acho que vou comprar TOTS3 na segunda, vou liquidar BBAS e usar o dinheiro.

      Excluir
    2. A TOTVS esta no meu radar, mas acho que ela vai sofrer neste tri também, vou esperar o fechamento anual e estou esperando por mais quedas.

      Excluir
  5. Uó: eu também não entendo você...
    Comprando mais XPGA11? Isto aí é junk bond.
    E VRTA acima do VP, em pleno ciclo de aumento da SELIC? tsc,. tsc,
    Sabe de nada inocente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs, já parei, foi minha última compra de papel, agora só tijolo, tava só esperando as promoções começarem, já comprei um, rs

      Excluir
  6. Uó, alguma razão para se desfazer de HGTX3 ?acho que está conseguindo resultados bons, mesmo com a economia estagnada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou achando mais promissor o setor de seguros, comprei PSSA3 com o dinheiro da venda.

      Excluir
  7. comprei também a xpga11 a 84, foi uma boa compra, veritá apesar de ser um bom fundo está acima do p/vp não entraria neste momento ira de tijolo aproveitando o BRCR11, Vc tem alguma teoria conspiratória em relação ao aluguel de automóveis ou é uma aposta mesmo? abraç blog cada dia melhor
    Son of gun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, tenho uma teoria sim, que eu mesmo sigo e um dia todo mundo vai seguir. Você não precisa ter na garagem um carro caro e confortável para o dia a dia, isto é bom para viagens longas, no dia a dia vc precisa é de um carro econômico e que ocupe pouco espaço no trânsito. Então tenha um carrinho mil na garagem e quando for viajar longas diastâncias, que são poucas vezes no ano, alugue um Cobalt por exemplo.

      Excluir
  8. Uó, com quantas empresas voce está atualmente? Por que em um post passado voce estava com uma quantidade absurda e estava se desfazendo de algumas....esta conseguindo?? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rique, perdi a conta, rs, vou fazer a apuração no fim do mês e postar.

      Excluir
  9. Uó,
    Melhor que o post foram os comentários falando de empresas específicas. Adoro este tipo de discussão e por isso vou resumir minhas considerações. Serve para reflexão, inclusive minha enquanto escrevo.

    EMBR: tô fora, setor complexo, muita volatilidade, dólar, etc
    WEGE: gosto, não comprei ainda pq não tive tempo de estudar mais
    LEVE: gosto, mas o fato de estar ligada ao setor automobilístico me deixa desconfortável
    CRUZ: gosto muito. Não fumo e não estou nem aí se o que a empresa produz é cigarros. cada um sabe o que faz e o que fuma
    TOTS: não gosto de TI (trabalho na área) e esta empresa não me convence. Conheço a empresa por dentro e parece ser boa e organizada, mas penso que a qualquer momento pode vir uma grande e comprar para pegar o mercado. Este ponto levantado do modelo de subscrição é uma boa. O mercado (software) está indo para este caminho
    HGTX: já fui mais empolgado com ela considerando o crescimento passado, hoje penso que tende a ser uma empresa de dividendos
    PSSA: gosto muito, tem tudo para seguir forte, na minha opinião
    VIVT: tô fora, setor complicado, muitas fusões, tecnologia mudando, não sei não, além de ser espanhola
    RENT: sinceramente não vejo nada de promissor neste setor. É só olhar os países desenvolvidos para ver se isso é promissor ou não (enquanto negócio, para o acionista). O setor tende a crescer, mas a cultura aqui complica (turistas não alugam carro pq não tem coragem de dirigir no nosso transito e nas nossas estradas)
    CMIG: gosto, mas já gostei mais. O novo dono me ligou o sinal de alerta.
    TBLE: parece boa, mas não estudei a empresa

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Réplica...

      EMBR: realmente o Dólar afeta muito, estou analisando ainda, talvez use apenas para trades mesmo.
      WEGE: este preço que ela está me afasta, rs mas estou de olho.
      LEVE: gosto dos dividendos, mas o setor é complicado mesmo
      CRUZ: entendo, mas prefiro ficar longe mesmo
      TOTS: também sou da área, desenvolvo sistemas, mas os lucros é que interessam, e neste quesito convence sim
      HGTX: vendi tudo, tchau e até nunca mais
      PSSA: fiz um pequeno aporte, mas vou focar mesmo na BBSE
      VIVT: estava dentro só por causa dos dividendos mas vendi tudo, setor muito complicado
      RENT: pouca gente vê este setor como promissor, mas eu vejo um super potencial.
      CMIG: gosto cada vez mais, rs
      TBLE: tinha ela, colhi uns dividendos, mas vendi quase tudo

      Excluir