quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Ações e FIIs no Alvo


Pergunta do internauta "data160": Como vc define o preço alvo para suas compras programadas? Tem algum post sobre isso?

Resposta do Uó: Colega, utilizo análise gráfica para definir os preços de compra das ações. Não fiz ainda um post sobre isto mas posso fazer caso tenha interesse. Basicamente utilizo médias móveis e suportes no gráfico mensal como referência. Para reforçar o ponto de entrada gosto também de monitorar o indicador de força relativa de período 2, também no gráfico mensal. Para a compras de FIIs confesso que também dou uma olhadinha nos gráficos para detectar algum ponto de suporte, mas o que mais me atrai são os movimentos de venda em massa dos papéís que o mercado apresente de tempos em tempos. Enquanto está todo mundo vendendo eu entro comprando, é o que está ocorrendo neste momento.


O mês de dezembro está sendo interessante para compras de ações e FIIs. Ao contrário do que ocorreu nos últimos anos, o mercado está em baixa neste último mês do ano. Via de regra, a bolsa vinha apresentando o famoso "rali de Natal" nos últimos anos mas isto não ocorreu em 2014. Tivemos sim o rali das eleições o que provocou uma distorção neste padrão. O investidor deve estar atento às boas promoções que o mercado está apresentando. Abaixo apresento algumas opções de compras.

Carteira de FIIs (ordenada por yield no ano)


Carteira de Ações Conservadora 


Carteira de Ações Moderada


Carteira de Ações Arrojada


Carteira de Ações Arriscada


Boas compras natalinas! hohoho

43 comentários:

  1. Respostas
    1. Já ouvi falar, mas o setor não me agrada...

      Excluir
  2. ETER3 arriscada??? Num viaja seu Uó, a Eternit é uma das empresas mais previsíveis e constantes da bolsa, o mercado que é neurótico com ela, pergunta pro Barsi se ele tem medo de amianto. A corujinha é mansa. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OS,

      Concordo com você. O setor de construção está passando por um momento ruim, contudo, a ETER3 é uma empresa exemplar!

      Abraços.

      Excluir
    2. Considero sim a ETER arriscada por conta da situação atual do setor e por conta das reformulações pela qual a empresa tem passado, o que tem gerado inclusive brigas de acionistas. Mas se eu a coloquei nesta lista de ações é porque eu estou monitorando de longe, por enquanto só porque o preço caiu demais e isto me chama a atenção. Mas continua sim sendo uma empresa de risco. Mas Sardinha, toma cuidado com suas análises, não é porque o Barsi compra que a empresa deixa de ser arriscada, ele compra Eletrobrás, e por isto você vai comprar também?

      Excluir
  3. Uó,

    Os seus preços desejados são cada dia menores, rs. Eu continuo na mesma, aportando mensalmente em empresas boas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "continuo na mesma, aportando mensalmente em empresas boas" == SBSP3 --- EMPRESA BOOOOOOA!

      Excluir
    2. UB,

      A Sabesp não é uma empresa boa? Então tá, rs.

      Abraços.

      Excluir
    3. Também não é empresa ruim mas tem empresa bem melhor né seu I.L.!!!

      Excluir
    4. Uó,

      No segmento de Saneamento básico só temos ela e a Copasa. Já que eu estou com a SBSP3, você deveria ficar com a CSMG3, rs. Ah, os balanços da paulista são melhores que o da mineira!

      Abraços.

      Excluir
    5. Touché !

      E porquê investir em saneamento básico LL ?
      Nesta parte o Uó tá certo de ficar de fora da SBSP3..
      Tem coisa melhor em outros setores.

      Excluir
    6. Poney,

      Porque eu não quero ficar de fora desse segmento! Além disso, minha carteira já está bem diversificada.

      Abraços.

      Excluir
    7. I.L. tá apaixonado, apaixonados ficam cegos, rs.

      Excluir
    8. UB,

      E a sua paixão pela Cemig?

      Abraços.

      Excluir
    9. CMIG3 hoje representa 1,55 d aminha carteira de ações e menos de 1% da carteira total, minha paixão é comedida, rs. Fique atento aí moço!

      Excluir
    10. Uó,

      Pode deixar, rs. As chuvas já estão começando a voltar. Como eu falei em outras ocasiões, a água não vai acabar e a "crise" hídrica cairá no esquecimento.

      Abraços.

      Excluir
    11. Já não gostava desta SABESP desde antes desta crise.

      Excluir
    12. Simplesmente pq o objetivo principal dela não é gerar lucro aos acionistas e sim possibilitar um bom saneamento para a população, o lucro no caso deste tipo de companhia é objetivo secundário. Então melhor focar em empresas cujo objetivo principal seja o lucro.

      Excluir
    13. UB,

      Entendi a sua visão. Sobre o trade, ele foi adiado.

      Abraços.

      Excluir
  4. Nessas horas é que falta dinheiro para comprar mais! Aguardando o 13o e os dividendos pendentes... Com o salário deste mês aumentei a posição em SDIL, e fazia tempo que estava de olho porque minha posição até então era bem pequena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tá na hora de vender a sogra ou ir para a esquina rodar bolsinha pra angariar mais $$$ e comprar mais ações, rs

      Excluir
  5. Grato por ter questionado o RI sobre o XPGA, conforme seu penúltimo post.
    Pena que eles não responderam nada de concreto.
    O que você achou da resposta? E qual a sua percepção do fundo?
    Abraço,
    Jeca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta eu já sabia, como o colega insistiu tanto na pergunta eu fiz. A resposta sempre é a mesma: RI nenhum nunca fala por email mais do que já está nos relatórios.
      Minha posição para o XPGA é manutenção. Só não é compra porque já estou lotado nele, exagerei na mão, rs.

      Excluir
  6. Uó a Vale está quase cheganda lá! Eu não me controlei e comprei mais um lote a 16 e uns quebrados, se chegar a 15 vou comprar mais um, se essa empresa morrer eu vou junto kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surfista, cuidado com o impulso, você já tem muita Vale, é saudável diversificar não é mesmo? Se chegar no meu target vou comprar 1000 reais apenas, hoje minha alocação nela é de 1,5%.

      Excluir
  7. Fala Uó, estou pesquisando aqui e querendo fazer uma carteira de Small Caps. Já tenho uma carteira de Dividendos e uma de FIIs.

    Fiz esta com Small Caps, com empresas que quero mais risco e retorno, e claro a alocação será bem meor que nas carteiras anteriores. Me diga o que acha

    JHSF3 2,48
    BBRK3 2,55
    BRIN3 3,6
    POMO4 3,71
    WHRL3 4
    HBOR3 5,1
    RAPT4 5,49
    DOHL3 6
    QGEP3 6,88
    PRBC4 6,88
    DTEX3 7,52
    LPSB3 7,66
    SNSL3 8,58
    MILS3 8,85
    DIRR3 9,22

    Quem está para sair ai é a POMO e a RAPT, mas elas estão ai. kkk

    Oque acha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ano0m, sinceridade? Eu esqueceriar que estas ações aí existem, falo sério! Quer dizer, a SNSL pode ser uma boa pedida, no mais só vejo dor de cabeça. Se quer uma SmallCap de futuro pense em ANIM3 ou SEER3, o resto é resto.

      Excluir
    2. Fala Uó, tranquilo?

      Então, receito que terei que discordar, e imagino que você não tenha visto as empresas ou digo, não tenha parado para dar uma olhada.

      As empresas não são nem de longe a porcaria que você diz.

      Veja, peguei o índice Small11, dissequei-o, e peguei apenas empresas com lucro constante nos últimos cinco anos, altas margens (acima de 20% de um modo geral), baixissimo endividamento.

      Enfim, são empresas boas. Não vejo motivo para tanto receio assim.

      Poderia me dizer se foi isso mesmo ou se estou com a impressãoo errada?

      Excluir
    3. Anom, não tenho a capacidade de quantificar potencial em empresas small cap, se tivesse estaria rico, então prefiro focar em empresas que já provaram seu valor, mas se vc quiser arriscar...
      Olhar apenas estes multiplos não garante, fiz isto com BRIN3 no ano passado e levei uma ferrada danada este ano, rs.

      Excluir
  8. Olá, UÓ, não achou a carteira arriscada muito pequena, só com 2 papéis?
    Fiquei com um lote de BRIN3 por uns 3 meses, vendi na casa dos 10,xx, assustador essa queda dela, não? Será que tem futuro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Besta, a idéia não é formar uma carteira com dois ativos, a idéia foi só classificar os ativos que eu monitor por grau de periculosidade, rs. Esta queda da BRIN realmente é algo de dar calafrios, rs.

      Excluir
  9. Uo, ggbr4 atingiu o target, vc comprou?
    Abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei sim Bagual, na sexta, para ativos de risco como este meu aporte é na casa dos 700 reais. Não coloco mais do que isto. Agora eu ajusto o target para 20% abaixo deste último target, então se ela cair mais 20% neste mês poderei fazer outro aporte de 700 reais. Mas provavelmente a Vale chega antes no target estipulado e não sobrará mais capital de risco neste mês para outro aporte na Gerdau. Segue a lista atualizada, veja que abaixaei o target para alguns ativos, vamos torcer para mais quedas...

      Código Preço Desejado % Faltante
      RENT3 32,23 1,6
      MDIA3 89,98 1,8
      LEVE3 19,91 4,2
      ABEV3 14,82 4,4
      ITUB3 28,82 5,0
      UGPA3 46,46 5,6
      CTIP3 28,82 6,2
      TOTS3 30,03 7,6
      BBSE3 28,82 8,0
      CMIG3 12,21 10,0
      CIEL3 36,63 10,9
      ANIM3 30,03 11,2

      Código Preço Desejado % Faltante
      XPOM11 81,18 2,8
      PCAR4 94,49 3,6
      KEPL3 39,93 8,0
      ALUP11 16,61 13,3
      WEGE3 26,62 13,3
      BRFS3 50,50 13,9

      Código Preço Desejado % Faltante
      VALE5 15,51 4,3
      SLCE3 12,21 12,4
      PETR4 8,80 13,0
      GGBR4 6,66 19,7

      Código Preço Desejado % Faltante
      ETER3 2,80 7,0
      BRIN3 2,80 16,9

      Excluir
  10. Bacana Uo, obrigado pela explanação!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Por enquanto nada, acho que amanhã vou comprar MDIA.

      Excluir
  12. Olá Uorren,

    Antes de mais nada, peço desculpas por não ter me pronunciado antes com relação a este post. Estava em férias com a família e tenho por regra me "desplugar" da internet neste período e dedicar todo o tempo em conviver e me divertir com o restante da família.
    Estou lisonjeado com o fato de que minha pergunta tenha gerado um post exclusivo no seu blog que é tão prestigiado.
    Acho a questão do preço de entrada dos FIIs é muito importante, tendo uma dinâmica um pouco diferente das ações. Apesar de meus esforços, eu não consegui desenvolver, até o momento, uma sistemática para aplicar a esta situação do ponto de compra de FIIs. Por isso acho, em meu parco conhecimento, que seria muito interessante e produtivo ter um post para discutir isso.
    Sou o tipo de investidor que aporta regularmente em FIIs, mas não com aquele viés messiânico de "comprar a qualquer preço". Uma vez que decidi qual será o objeto de minha compra, eu procuro encontrar um ponto de entrada razoável. Isso não quer dizer que busco o market timing perfeito, mas sim que desejo tirar vantagem da volatilidade e/ou tendência de curto prazo.
    Por isso, considero o tema importante e gostaria de humildemente pedir-lhe que expandisse esta discussão em um post futuro.
    Um grande abraço,

    Data160

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá data, fico feliz de você estar investindo no maior ativo da nossa vida: "família". Este sim é uma tivo que carece de aportes periódicos, e não tem preço, não é mesmo?
      Sobre o desenvolvimento de um novo post, aceito sua sugestão e irei preparar, talvez em janeiro, OK? É um assunto bem polêmico e sei que levantará muitas discussões, mas estamos aqui para isto mesmo, para discutir.
      Mas já adiantando, não existe uma sistemática, nem nunca existirá, você mesmo destacou bem "apesar dos meus esforços", e é isto mesmo, pode gastar todo esforço do mundo e não chegará a uma conclusão do que é melhor fazer, por isto existe uma certa unanimidade de que o preço não importa no longo prazo, porque o esforço desprendido para se alcançar o timing é tão grande que não vale a pena.
      abraço!

      Excluir
    2. Concordo com você.
      Se essa discussão levar a alguns balizadores já terá valido a pena.
      Não me sinto tranquilo em entrar num ativo sem ter antes ponderado sobre o referencial de preço e a volatilidade. Por isso a insistência no assunto.
      Aguardarei para janeiro o seu post sobre o assunto.
      Um ótimo Natal e excelente 2015.
      Um abraço,

      Data160

      Excluir
    3. Beleza Data!
      Grande abraço e boas festas!

      Excluir