sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Tags: ,

Cáculo de Rentabilidade das Carteiras de Investimento


Pessoal,
bom dia!

No post anterior, o nosso atuante colega de blogosfera I.L. questionou sobre os critérios de rentabilidade para composição do ranking d'Uó.

Informo que realizo uma coleta em todos os blogs da blogosfera que utilizam a planilha do AdP para cálculo da rentabilidade. Informo ainda que, para mim, interessa a rentabilidade geral todos os investimentos, isto inclui ações, FIIs, renda fixa e outros. Porém, alguns blogueiros contabilizam apenas as ações. Respeito este posicionamento mas penso que faz sentido o camarada publicar apenas esta rentabilidade. Se ele possui apenas ações OK, mas se possui também investimentos em renda fixa acredito que os mesmos deveriam entrar no bolo.

Seguem as minhas rentabilidades...


Sinto falta da publicação de rentabildiade segundo a planilha AdP dos seguintes colegas:

- Soulsurfer
- Dividendos
- Troll
- Heavy Metal
- Estagiário
- Executivo Pobre
- Beto Fiscal
- Poney
- Bastter
- Tetzner
- O Pequeno Investidor
- HC investimentos

Abraço d'Uó!

16 comentários:

  1. -Bastter
    -Tetzner
    -O Pequeno Investidor
    -HC investimentos

    Esses caras não fazem parte da blogosfera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço parte da comunidade, e eles não! :D

      Excluir
    2. Exato, aliás, estão em outro mundo. O mundo dos pequenos é a blogosfera atual. Eles não enxergam nossa realidade.

      Andrézinho

      Excluir
  2. Uó,

    Eu não publico a parte da rentabilidade da renda fixa pq está aplicado em um fundo de previdência patrocinado pela empresa que trabalho.A empresa entra com dinheiro tb. O problema é que eles nunca atualizam da data correta, atrasam os aportes. Impossível fechar o mês com a rentabilidade correta.

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Uó,

    Acho melhor considerar apenas a rentabilidade das ações e, no máximo, dos FIIs também. A rentabilidade da renda fixa é certa, logo, não faz o menor sentido calcular a mesma.

    O legal do ranking é ver o desempenho dos blogueiros na desafiadora renda variável.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IL, a renda fixa é e sempre será um destino certo das carteiras de investimentos. Inclusive com o TD, vc pode ter ganhos ou perdas superiores a 20% ao ano, por conta da variação do preço dos títulos.

      Logo, saber alocar os recursos da forma correta, seja em RF, RV ou FIIs, no tempo correto, na minha opnião é a grande jogada e é que vai gerar a maximização do rendimento.

      Quando entrei no mercado, em mar/2014, eu tive ganhos percentuais altíssimos, mas estava muitíssimo pouco alocado em RV e isso para minha carteira como um todo, não me gerou ganhos significativos...hj, estou me aumentando minha exposição a medida que vejo que a bolsa abre oportunidades...

      Pra mim, o importante é a rentabilidade da carteira, mas essa é uma questão pessoal eu acho.

      Abc.

      Excluir
    2. IC,

      Não existe perda nenhuma no TD para quem leva os títulos até o vencimento, que é o que 99% das pessoas fazem.

      Abraços.

      Excluir
    3. Claro que nao, se voce compra o ebook do marcelinho ou algo assim vai fazer trade de TD até kkkkkkk

      Até hoje rio com o nome dele, marcelinho, joaozinho, julinho, algo assim

      Excluir
    4. É fundamental o estudo da carteira como um todo, incluindo todas as classes de investimento.

      A alocação de ativos é o principal fator para o sucesso de uma carteira no longo prazo.

      Excluir
  4. Uo, tem que por assim pra funcionar...
    http://doisaomes.blogspot.com/feeds/posts/default
    não me pergunte o porquê...hehehe

    ResponderExcluir
  5. Uórrem, discordo deste seu método. Você tem que balizar pelo denominador comum que são as ações.
    Só deveria comparar maças com maças. Do jeito que faz, está comparando maças de um, com a maça, pera e banana do outro. Que salada !
    Comparar assim com carteiras com ativos disformes, fica bem difícel senão impossível de tentar entender o que puxou ou melhorou o resultado do blogueiro. Veja: 2 blogueiros tem PETR em suas carteiras, mas cada um tem uma distribuição diferente da mesma na carteira, mas o 1o só tem na carteira ações e o outro tem na carteira também FIIs. Resumindo: Os FII da carteira do 2o contaminaram o resultado e puxaram a rentabilidade geral para baixo. Isto demonstra claramente que na hora de comparar desempenhos, está sendo incorreto comparar blogueiros com ativos diferentes.

    Bem, minha opnião. Teu ranking do jeito que está não dá para analisar o blogueiro. Se fosse só de ações (como sempre deveria ser), ficava muito mais fácil entender os motivos que levaram aos resultados.

    Andrézinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrezinho,

      Parabéns, você mandou muito bem nesse comentário! Concordo plenamente com você e acho que o Uó deveria fazer o ranking considerando APENAS a rentabilidade da carteira de ações.

      Nem os FIIs devem entrar, afinal, eles pagam aluguéis, que nada mais é do que renda fixa também.

      Abraços.

      Excluir
    2. Menos, IL,
      essa confusão de aluguel de FII com renda fixa é um erro clássico e perigoso.
      Cada caso é um caso.

      Excluir
  6. Deveria entrar no ranking apenas ações ou no máximo FII. Poderia me colocar tbm? gostaria de interagir com o pessoal da blogosfera.

    ResponderExcluir
  7. Valeu pessoal, vou aprimorar a contagem!

    ResponderExcluir