quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Operando Mini-Índice - Décimo Primeiro Dia (Fail!)


Pessoal,

Hoje no período da manhã estava ganhando 800 reais mas no período da tarde meu emocional descontrolou. Perdi os 4.000 reais que tinha ganho até aqui. Foi meu maior aprendizado até o momento, queria de toda forma reaver os 800 reais do período da manhã e perdi o controle. Não quebrei, tenho os mesmos 1.000 reais de partida na conta, o mercado ainda está me dando esta chance pois se tivesse zerado estaria automaticamente fora do jogo.

Abraço!

35 comentários:

  1. Como meu primo disse pra mim certa vez...
    doeu neh? Agora aprenda a se defender e volta pro jogo.
    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que dói não é a perda em si, mas saber que poderia ter fechado com ganho de 800, ou zerado ou mesmo com uma perda de -800. Mas confesso que travei hoje, fiquei paralisado perante a perda.

      Excluir
    2. Exatamente...
      O baque financeiro nao eh tanto quanto o emocional de saber que o resultado foi este por conta que vc nao fez o que disse que iria fazer... Mas nao tem problema... Bola pra frente e tente fazer certo da proxima vez :)

      Uta!

      Excluir
    3. Valeu Estágio, espero que este tombo sirva de lição para os demais iniciantes. De certa forma estava até preocupado em ficar postando aqui só ganhos, ganhos, ganhos... As pessoas precisam saber que o negócio não é fácil, não é mesmo?

      No pain, no gain!

      Excluir
  2. Estou iniciando nos trades em mini índice e posso dizer que ja passei pelo mesmo, tomar um sacode pra ver que nao é so ganhos. Me tire uma dúvida, quanto de margem vc tem que ter por contrato na sua corretora?

    Bons trades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renan, lá na Rico eu uso as ações como margem. Tenho uns 30 K em ações que me permitem operar até 100 contratos.

      Excluir
  3. Cara, estou gostando de acompanhar seu blog com os resultados, espero que você continue a operar, até pra quebrar este mito do day trade e ter mais PFs vencedoras no mercado brasileiro. Vim te dar alguns conselhos, de coração mesmo, eu demorei até levar eles a sério e venho aqui para evitar que se repita o mesmo com você, no mercado não ganhei nada de graça, mas gosto de pessoas ousadas e vi que sua estratégia tem sido vencedora. Meus conselhos são: NUNCA faça o que você fez na sexta dia 16/01/15, já perdi MUITA grana assim, chama-se preço "mérdio"(médio) tem dias infelizmente que dão certo como a própria sexta-feira, mas são estes dias que f... com você no futuro, porque tem dia que não volta como foi hoje (21/01) e aí você perdeu um belo resultado de alguns dias por não ter aceitado perder uma vez. Um ditado dos traders é, a primeira perda é a melhor, aceite a perda, crie um stop adequado para sua estratégia e respeite ele, saia fora na primeira oportunidade que você tiver, isso faz com que dias ruins sejam apenas 1 dia ruim que tenha o valor de apenas 1 dia ruim, que não comprometa TODOS os dias anteriores. E outro conselho é, criar uma meta diária, uma média de ganho e perda aceitável, chegou nela ou perto dela, desliga o pc e vai curtir a vida, sua familia, descansar, qualquer coisa, já tive muitos dias positivos e por certa "ganância" (ganhar traz confiança, em excesso é ruim) já tinha feito um bom resultado, mas perdi a primeira, quis recuperar, perdi a segunda, ai no final acabei tendo um grande prejuízo por não ter parado lá no início. Acho que você já deve ter visto isto em muitos lugares (quase certeza), mas é MUITO IMPORTANTE amigo, perdi um tempo aqui te escrevendo isto, mas é pra que você tenha uma boa fonte de renda e mantenha isso, é muito prazeroso fazer day trade e ver o lucro no fim do dia, quero que continue sentindo isso, tem dias que ficar um pouquinho no vermelho é saudável também, você já é ganhador, todos os dias anteriores provam isto, não faz mérdio e respeita sua meta que no fim do mês seu resultado vai ser espetacular em termos % (já estava sendo). Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô Mario, puta comentário, muito obrigado! Estava precisando mesmo ler algo assim no dia de hoje. Tudo que você disse faz sentido e eu sei que não deveria ter violado as regras. Mas hoje a ganância falou mais alto e coloquei tudo a perder. Só fui stopar quando não podia mais suportar pois estaria fora do jogo. E olha que tive 2 chances de stopar no gain com quase 1.000 reais, depois o mercado me deu mais duas chances de stopar no zero a zero e eu não aceitei. Hoje foi um dia que lutei comigo mesmo e perdi a luta. Espero que tenha aprendido a lição. E como diz o ditado, na vida tem momentos que é melhor dar dois passos para trás para poder continuar a caminhada.
      Abraço!

      Excluir
    2. É isso aí irmão, pra descontrair um pouco, piadinhas de traders, dizem que a melhor invenção da humanidade foi a roda, a segunda melhor foi o stop... rs... só pra fortalecer seu psicológico e seu emocional, eu aprendi desse jeito a ficar mais forte, pensa em stop como um custo do negócio, você que tem empresa, você provavelmente paga funcionário, contas, aluguel do ponto comercial, gasolina, burocracias, contador, etc... nem por começar o mês teoricamente no negativo você deixa de ter lucro no fim de cada mês. Day trade é uma empresa, o stop é o seu custo do negócio, quando tiver que stopar lembra da gasolina que você gastou um dia pra uma reunião que não deu em nada, é a vida, mas tem muitos dias ótimos depois pela frente, é só persistir e manter a disciplina. Sucesso! Amanhã você vai ganhar de novo e começar bem e terminar melhor ainda! Um vídeo muito legal aí para você de presente! https://www.youtube.com/watch?v=_uhXSK2M4Qs

      Excluir
    3. Aê Mario, hoje minha vitória não será ganhar e sim continuar no jogo. Depois de um tombo destes o que você mais deseja será continuar no jogo. Se tiver ganho será uma bônus.
      Obrigado pelo vídeo, já tinha visto mas sempre é bom ver novamente.
      Onde você posta suas operações?
      Abraço!

      Excluir
  4. Putz, Uó!!!

    Sei MUITO bem como é isto!! O emocional acaba ficando tão alavancado quanto o financeiro quando operamos mini...

    Cara, se recupere e não deixe que este revés te derrube de vez. Você estava com uma estratégia boa, conseguindo resultados positivos diariamente.

    Acho que o ideal é fazer como o Mario comentou: criei um valor de lucro e um de prejuízo máximo por dia. Assim que chegar em um dos dois você para, fecha o HB e vai cuidar do Uózinho, da empresa, passear num parque, qualquer coisa!! Tente desta forma por um tempo desta forma para testar os resultados emocionais (os estratégicos você já provou que estão funcionando).

    A pior coisa que pode acontecer é justamente tentar correr atrás do prejuízo...

    Muita força!!!!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casado, pior que eu sei de tudo isto, mas porque tem momento que fraquejamos? Auto sabotagem? E olha que nem estava correndo atrás do prejuízo pois não estava no prejuízo, estava correndo atrás de um ganho maior, este foi meu maior erro, a ganância.
      Abraço!

      Excluir
  5. Brother esse anuncio da dos Bancos Europeus... lascou eu também... Após a primeira subida pensei que ia cair, entrei vendido.... lasquei!!! mas isso foi bom.. aprendi algo importante... uma andorinha nao faz verao... se subiu akele tanto é pq aconteceu algo! nao sabia e acabei finalizando meu dia mais cedo... mas tá bom.. são essas surras que nos calejam!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, antes do almoço eu entrei vendido em alguns momentos e comprado em outros. Fiz 800 reais tranquilo como nos outros dias. Mas aquela alta toda após o almoço me seduziu, e fui inventar de entrar vendido com mão grande pois tinha o lucro da manhã a meu favor. O mercado se mostrou forte e eu fiquei esperando a queda, até lá pelas 17:15 estava no zero a zero, e fui pego pelo fantasma do after market que me estopou no fim do dia.
      Foi uma surra boa mesmo, quero até ver como estarei no pregão de amanhã, acho que vou mais devagar agora, rs.
      Abraço

      Excluir
  6. Na boa, lendo esses seus relatos sobre daytrade com mini e essas baboseiras de meta diária, vejo uma situação idêntica que passei quando cismei que era possível ter uma segunda fonte de renda jogando poker online. Sou um jogador relativamente bom ao vivo. Já até ganhei uma boa grana num cassino uma vez. Só que online, sem outros jogadores perto, longe dos olhares da plateia, meu ego me engana e me diz que sou foda demais. Eu fico corajoso, audacioso, não consigo parar. E você está seguindo exatamente todo o roteiro que segui por quase um ano até eu quebrar dezenas de bancas e queimar uns 5 mil dólares.

    1) Superestimar as próprias habilidades: você pode ter algum conhecimento de AT, mas quando você opera "na hora do almoço", você está jogando contra outras mentes brilhantes, muito mais do que a sua. E com mais tempo, experiência e recursos.

    2) Falta de gestão de banca: sem paciência para começar pequeno, nos limites baixos, você foca no financeiro e não no método. Você aprende a ganhar pouco fazendo a jogada errada, mas quando perde, vai embora todo o lucro de uma vez.

    3) Não saber a hora de parar: você não quer se levantar no prejuízo e começa a forçar a barra, fazendo jogadas insanas pra tentar recuperar rápido o que perdeu, sendo que você sabia que isso faz parte do jogo.

    4) Enganar-se com metas pequenas: você tem 100 dólares, mas ao invés de procurar nessas de 5 dólares, você procura as de 50 dólares. Daí você ganha um pouquinho todos os dias, mas quando seu AA perde pra um KK, você toma um belo prejuízo, descontrola-se e volta para o item anterior. Quebrei várias bancas em um único dia fazendo isso.

    Na boa Uó, não vai rolar não. Você vai ficar dando voltas, jurando que dessa vez vai ser diferente. Mas não vai. Você já se deu mal com swing e position. Se o intraday é o mais caro e que requer maior dedicação, por que você acha que será vitorioso?

    A melhor alternativa é fazer como eu fiz: reconhecer que é um péssimo jogador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Ontem eu fugi do meu método, se tivesse executado como nos dias anteriores estaria com 4.800 de ganho em 8 dias.

      2) Executei a minha gestão financeira sim, fui até onde poderia ir: perder os ganhos dos dias anteriores. Se eu não tivesse gestão teria ido mais além e teria quebrado, mas sim, foi um stop grande demais, não precisava ter forçado tanto.

      3) Realmente eu deveria ter parado, deveria, deveria... mas este é um mal do ser humano, a ganância, para continuar no jogo terei que controlar este instinto.

      4) Você tocou em um ponto que estava lutando internamente, defini um meta diária de 200 reais que lá no meu íntimo não estava satisfeito com ela, e ao perceber que tenho capacidade de obter mais do que isto não me dava por satisfeito com ela. A partir de hoje vou dobrar a meta, espero assim não me enganar e ficar satisfeito ao chegar nos 400 ou perto dele.

      Bom, pelo pequeno relato que você fez, eu não te considero um péssimo jogador, parece ser sim um ótimo jogador, mas algumas características comportamentais te atrapalharam, creio que se você trabalhar estas características você será um vencedor.

      Excluir
  7. O emocional realmente é um problema.

    Para isso existem os robôs. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem programa os robôs também é emotivo,rs

      Excluir
  8. Sinceramente, não consigo entender pq vcs insistem em coisas estudadas que não dão dinheiro.

    Day-trade é jogo, soma-zero. Pra ter alguém ganhando, tem q ter outro perdendo.

    Vc acha que operando ali rapidinho na hora do almoço vai ter desempenho melhor do que a galera que é experiente e opera o dia todo no mercado? Santa inocência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. D.I. tá até parecendo o Troll, nunca aprece aqui no blog e quando aparece é pra meter o pau. Mas eu aceito este tipo de comentário também, temos que manter os pés no chão e este tipo de espetada faz a gente cair das nuvens. Mas acho que você devia tentar também, já que seu B&H vai de mal a pior, rs.

      Excluir
    2. ultimamente ele só vai nos blogs alheios para meter o pau, falar mau e causar discórdia. Deve ter cansado de levar ferro na bolsa e transferido tudo para a renda fixa.

      Excluir
    3. Uó, já mudei completamente minha estratégia.

      Bollinger com IFR é coisa velha cara, vc já se arrasou em todos os trades que tentou....

      E como vc perdeu tanto? Dobrou, triplicou as apostas? Isso se chama Martingale e tb é provado, matematicamente, que não funciona.

      Enfim, só to passando pra avisar que JÁ PROVARAM QUE NÃO FUNCIONA.

      []s!

      Excluir
    4. Mudou? Quero ver resultados,vc ultimamente só tem me decepcionado, faz um monte de contas um monte de simulação e no final das contas torra as sobras na Petrobrás, espero que mude de atitude porque não está sendo um bom exemplo para a blogosfera, estou de olho...

      Excluir
    5. Se vc considera os bons exemplos estas carteiras virtuais por aí, ok.

      Quem avisa amigo é.

      Excluir
    6. DI, o primeiro passo para vc deslanchar pé admitir que errou, que errou rude, como eu admiti aqui. O seu problema é que vc fica fazendo conta, fazendo conta, simulando, simulando, e ainda é um péssimo investidor. Mas vc está começando, assim como eu que tb errei demais, vamos juntos aprendendo a lidar com este mercado.

      Excluir
    7. O q vc define como bom investidor? Aquele que ganha por sorte, sem saber o que está fazendo? O o que perde, pois não teve sorte e sabe o que está fazendo?

      Excluir
  9. acompanhado e sem a menor capacidade de opinar.

    ResponderExcluir
  10. Uó, tenho acompanhado sua saga e torço demais por você. Não acredito nessa de ganhar dos mais experientes e etc, o mercado está aí e ele pode sim ser uma boa fonte de recursos para você.
    Como conselho, aceite as perdas. Estabeleça uma meta de ganho e uma meta de perda. Se ultrapassou suma meta de ganho, ótimo, vc vinha fazendo isso, dê-se por feliz e feche o HB. Se chegou na sua meta de perda, dê-se por feliz e tb feche o HB. Se ao longo do mês vc tiver 15 dias de alegria e 5 de tristeza, irão sobrar 10 dias de alegria no seu mês, com a meta de 400, te sobrará em torno de R$ 4000,00, um excelente resultado. Força na peruca aê e sucesso!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer isto com certeza Anom, agora mais do que nunca!

      Excluir
  11. Só ficou uma dúvida: em todos esses dias vc postou o financeiro das operações. Nesse dia que perdeu não fez por quê?

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu falei, perdi 4.900. eu psoto a boleta quando eu ganho para provar que ganhei, mas precisa provar que perdi 4,900? Mas se quiser eu posto o extrato de corretagem, basta pedir meu garoto!

      Excluir
    2. Na verdade queria saber COMO vc perdeu tanto. Me parece q vc usou martingale, foi isso?

      Excluir