terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Tags: , ,

Operando Mini-Índice - Fase 2 (Post Fixo)


Pessoal,

Recebi algumas reclamações de leitores do blog sobre os posts de mini índice, porém recebi também pedidos de continuar com os posts. Para não desagradar nem um nem outro, estou criando este post fixo onde irei atualiza diariamente as operações desta segunda fase. Desta forma não fico poluindo o feeder dos seguidores que não praticam este tipo de operação. OK? Para acessar este post de forma direta basta clicar no ícone "Operações em Andamento" na barra de menu.

Dia 12 - 06/02/15

Dia bem  movimentado nos mercados. Iniciamos com uma queda forte com a divulgação do novo presidente da Petrobrás. O mercado não gostou e veio abaixo. Neste momento levei uma catracada pois estava comprado, sacanagem divulgarem este tipo de notícia com pregão em andamento. Com a abertura do Down o mercado deu uma recuperada, saíram alguns dados de emprego por lá que animaram o mercado. Após este ânimo o mercado desandou novamente, só foi se recuperar agora no final do dia.


Foi uma sexta-feira difícil para mim. Como estava operando hoje com mão de 5 contratos então os estopes foram doidos. No final terminei com prejuízo de 500 reais. Semana que vem volto a operar com mão de 3 contratos por precaução.


Dia 11 - 05/02/15

Hoje foi um dia importante pois na fase 1 eu me lasquei no dia 11. Pensando nisto e também considerando uma baita consolidação que o mercado apresentou antes da abertura do Down operei com mão bem leve (1 contrato).

Operar consolidação é um troço complicado, ainda mais quando a consolidação forma um triângulo como na figura abaixo. Ou vai estourar pra cima ou vai estourar pra baixo, você nunca sabe. Tinha um sentimento de romperia para cima na abertura do Down pois o futuro indicava alta assim como o Petróleo.

Não sei se vocês estão observando, mas nos últimos dias o Down está seguindo o Petróleo. E assim que abre o IBOV vai na onda. E não deu outra, rompeu forte para cima. Mais uma vez matei o trade. Estava comprado em 1 contrato antes da abertura. E ao romper eu fechei a operação. O ideal seria eu estar comprado em 3 contratos, realizar com 2 e seguir a tendência com 1.


Como operei bem leve então não cheguei nem perto da meta. Mas fiquei satisfeito pois venci o 11o. dia da fase 2 com lucro. Esta fase 2 irá até o dia 13. Depois faço uma pausa para o carnaval e retorno com a fase 3.


Dia 10 - 04/02/15

Olá Galera, ia viajar a trabalho hoje mas a viagem foi cancelada de última hora. Ainda bem pois já estava angustiado de ficar longe do mercado, ô vício.

O dia de hoje está uma loucura, no início da manhã já tinha postado no meu Facebook que teríamos um levantou-cortou e não deu outra. Petro disparou na abertura puxando todo o mercado pra cima e em seguida devolveu tudo. É aquele famoso sobre no boato e cai no fato. O mercado vei abaixo junto

Como entrei mais tarde no dia de hoje não consegui entrar vendido no início. Então comecei a procurar pontos de compras no gráfico. Como estava operando contra a tendência que até então era de queda então fui entrando com 1 contratinho apenas.

Fui almoçar comprado em 5 contratos e deixei uma ordem na pedra no suporte mais forte do gráfico que era em 48300. Minha estratégia era pegar o movimento de venda que ocorre antes da abertura do Down e em seguida surfar a onda de reversão que geralmente ocorre após a abertura.


Fui almoçar e no retorno vi que a estratégia tinha funcionado. Vendi todos os 15 contratos e encerrei as operações por hoje já que a meta já estava mais que batida. Poderia ter realizado parcial com a venda de 10 contratos e surfado um pouco mais a onda com os 5 contratos restantes. Mas achei por bem encerrar para ter uma tarde mais tranquila.


Dia 9 - 03/02/15

Dia extremamente difícil de operar pois o mercado abriu com grande gap de alta o que me inibiu de operar na ponta comprada. Nota-se uma clara influência da Petro no índice puxada por alta do petróleo no mercado internacional. O noticiário também esta mexendo muito com o mercado com rumores de que a presidenta da Petrobrás está com os dias contados no cargo.


Trabalhei hoje com apenas um contrato pois executei operações contra-tendência na ponta vendida. Operar contra a tendência primária do mercado sempre é delicado o que exige precaução no máximo. Sendo assim obtive apenas 1/3 da meta diária que agora é de 300 reais (ver este post). Considero este valor coerente para operações de 1 contrato apenas.


Obs.: Amanhã estarei viajando e não teremos operações. Talvez quinta teremos.

Dia 8 - 02/02/15

Começando o mês com o pé esquerdo. O dia foi bem sofrido, não consegui desenvolver as operações de alvo e tomei stopes. Terminei com saldo de 91 reais no dia e 1.991 na corretora pois comprei uma ação com o lucro do mês passado. Pretendo comprar uma ação ou FII a cada 1.600 reais acumulados na conta sempre deixando um saldo residual de 2.000 como capital de giro das operações. Boa semana a todos!


Dia 7 - 30/01/15

Mais um dia de extrema volatilidade no índice, daqueles de deixar o cabelo em pé. Adrenalina a mil, suor pelo corpo e outras sensações. Ainda bem que trabalho em casa e posso ficar de short e sem camisa durante o dia senão ficaria encharcado.

Mais uma vez fiquei aquém da meta de 500 reais, não está sendo fácil alcançar este valor operando poucos contratos. Mas como estou testando o método creio ser a melhor atitude. Agora vai ser aquele tormento esperar o fim de semana passar para continuar a labuta na segunda. O vício.


Dia 6 - 29/01/15

Mais um dia de extrema volatilidade no nosso índice. Hora derrete, hora explode. Petro ditou o ritmo de queda no período da manhã, mas no período da tarde a Ambev rompeu uma consolidação que já durava dois anos e puxou o mercado.

Operei hoje usando o setup do IFR2 no 15 minutos, este tem se mostrado adequado diante de tanta volatilidade. Operei entrando com 3 contratos e fazendo uma parcial no primeiro suporte/resistência desfazendo de 2 contratos. O contrato restante eu mantinha para surfar a tendência marcado stop no ponto de entrada. Com esta estratégia cheguei a fazer 340 reais no dia, porém no período da tarde resolvi fazer uns scalpes com 1/2 contratos que não deram muito certo. Acabei fechando o dia com metade da meta. Paciência.

Como já consegui fazer um caixa de 3.000 reais, então amanhã irei operar com 5 contratos fazendo as realizações parciais com 3.


Dia 5 - 28/01/15

Hoje foi um festival de stops, andei fazendo scalps para sair do negativo pois não conseguia desenvolver as operações de alvo, mas operei tanto que o lucrinho nem deve dar para pagar os custos. A partir de amanhã não opero mais antes das 10, é uma terra sem lei.


Dia 4

Hoje bati a meta diária de 500 reais na pinta. O mercado está derretendo hoje, operei comprado no recuo do primeiro movimento de baixa e vendido na caracterização do segundo movimento de queda. Hoje não tive stops pois fui mais paciente e entrei apenas nos movimentos mais claros. Na dúvida é melhor não operar.


Dia 3

Dia 2

Dia 1

50 comentários:

  1. Respostas
    1. Petróleo disparou após o almoço e mudou o mercado todo, tá foda operar neste mercado, uma hora tá derretendo e depois tá explodindo, tá loco!

      Excluir
  2. to começando ainda, nao tenho coragem, nem margem pra vender 16 minis de uma vez kkkk, muito boa sua estratégia, praticamente 500 reais por dia bruto, uns 10mil no mes.

    voce poderia falar mais sobre seu(s) setups?

    muito bom seu blog, sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renan,

      eu nunca entro com 16 minis de uma vez, depois que eu tomei uma cacetada outro dia eu aprendi a lição, cheguei a estar vendido em 100 contratos.
      Agora eu começo o dia operando pequeno, tipo 2 contratos. Na medida em que vou fazendo caixa vou aumentando a mão. Se a operação vai fluindo na direção que eu visualizei eu vou dobrando até atingir o alvo.

      Meu "setup" por enquanto está sendo alinhamento gráfico dos tempos de 15, 5 e 1 minuto, depois faço um post a respeito.

      Abraço!

      Excluir
    2. "Se a operação vai fluindo na direção que eu visualizei eu vou dobrando até atingir o alvo. "

      Uó, POR FAVOR, procure ler sobre Martingale!

      Excluir
    3. Martingale é quando não dá certo e o cara vai dobrando a aposta não? Em day trade você dobra nos rompimentos a favor da tendência, acho que vc está confundindo as coisas.

      Excluir
    4. E outra coisa, quando uma operação não dá certo eu começo a próxima com a mesma quantidade de contratos, só aumento a quantidade se já tenho caixa. Seria idiotice dobrar a mão na segunda tendo errado a primeira, qualquer iniciante sabe disto.

      Excluir
    5. Não, Uó, eu não to confundindo.... vc que não deve ter lido mais sobre o assunto... quando eu fala pra vc ler sobre Martingale, não é pra ir lá no Wikipedia e ler, não. É pra vc ler sobre TOOOOOOOOOOODO o assunto no entorno disso.

      O Martingale é um ponto, o q vc colocou: erra, dobra. Mas a partir daí surgiram variantes. Conheci essa área como Gestão de Apostas. Achei doido na época, mas é isso mesmo. Enfim, já passei da fase de ficar explicando as coisas por aí e só ouço críticas e tomo porrada. Se vcs querem continuar fazendo coisas já estudadas e q muito provavelmente vão dar errado, fiquem à vontade.

      Abraços!

      Excluir
    6. Dimarcinho, vou te explicar, Martingale é o que vc faz com a Petrobras, quanto mais ela cai mais vc compra, rs. E outra coisa, vc não entende nada de daty trade, só volto a conversar com vc depois que vc fizer 20 day trades e perder apenas 1, rs.

      Excluir
    7. Uó,

      desculpa, mas vc não leu nada sobre o assunto. Tu escreveu ali:

      "Na medida em que vou fazendo caixa vou aumentando a mão. Se a operação vai fluindo na direção que eu visualizei eu vou dobrando até atingir o alvo. "

      Se vc já estivesse estudado, de verdade, sobre o que eu estou falando, saberia que isso vc está fazendo tem até nome.

      Mas, como disse acima, passei da fase de falar e tomar porrada ainda.

      Boa sorte, pq vc vai precisar.

      Excluir
    8. DI, se eu tenho 2.000 reais de caixa eu entro com 3 contratinhos fazendo parcial com 2. Se eu tenho 3.000 entro com 5 contratinhos e parcial com 3. Onde está Martingale nisto? Não deturpe as coisas minino!

      Excluir
    9. Uó, cuidado com essas entradas e saídas parciais. Pelo que eu percebi, vc ainda está criando um método, e entrar tão pesado assim pode custar bem caro.

      E uma pergunta: você escalona na entrada... mas como faz com a saída, caso comece a voltar contra ti?

      Abraço.

      Excluir
    10. Gustavo, não considero uma entrada com 3 ou 5 contratos pesada. Talvez 7 seja.
      Se eu entrei e o trade andou contra mim e nem consegui fazer a parcial só tenho duas opções: ou stopo ou aguardo para entender a força do mercado. Se não stopei e notar algum indício de fraqueza posso fazer uma segunda entrada. Quando não se tem clareza da direção e força do mercado o mais sensato é stopar. Mas se você acredita na primeira entrada pode fazer a segunda. Mas no "acreditar" é que mora o perigo.

      Excluir
    11. Eu estava falando de 100 contratos, que você falou outrora.

      Ainda não entendi. Pensei que você fizesse várias entradas contínuas, sempre mantendo as posições já abertas. Mas se você faz parcial, significa que não as mantêm.

      Vi no Roger que você opera aquele setup do IFR, correto? Ou seja, contra-tendência. Continua operando assim?

      Excluir
    12. Cara, 100 contratos foi a maior loucura da minha vida, nunca mais faço isto.
      Sim, faço contra tendência, hoje operei assim como pode ser visto na descrição do dia de hoje.

      Excluir
    13. Vi aqui agora. E, realmente, 100 contratos... Eu não tenho coragem. E olha que tenho tempo no mercado.

      Mas então, você fez 110 reais com 1 contrato. Significa que fez aproximadamente 500 pontos. Eu acho que você deveria medir sua rentabilidade por pontos, e não por dinheiro. Fica mais claro até mesmo para você.

      Excluir
  3. Excelente, eu tive pouco tempo pra operar hoje, fiz 60 liquido só, no dólar. Mas ta indo bem, é isso aí, o que vai fazer com o lucro no final do mês??

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa,

      O dia hoje foi tenso, até meio dia tinha feito 100 reais só, mas depois a operação deslanchou e bati a meta. Inventei de operar após o almoço e cheguei a ter 599, depois caiu para 300, com muito custo consegui fechar nos 529. Cada vez mais vejo que não vale a pena operar de tarde.

      O lucro tem que ser revertido em algum ativo (ações, FIIs ou mesmo renda fixa), antes a ideia era esperar formar 10.000 mas agora vou reverter lá pelos 5.000, rs. Seguro morreu de velho.

      Abraço!

      Excluir
  4. Amigo, preciso do seu email!
    Retorne para heavymetalinvestimentos@gmail.com. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Uó, hoje 28/1, é dia de operar vendido, right?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. o mercado tá muito volátil, não existe mais dia pra vendido e dia pra comprado, cada hora é uma coisa, rs

      Excluir
  6. Uó Faz um video explicando seu método, pelo que percebi, voce compra pouco e espera o mercado tomar a direçao e vai enchendo a mao, fica meio que trabalhando em preço médio ate que ele movimente, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais ou menos isto Robson, mas não tem como fazer o video agora, hoje não deu certo as estratégias, tenho que estudar mais.

      Excluir
  7. Acompanhei o índice hoje, basicamente ficou indo e voltando em 48200 e 47800, chegou bater 48400, mas nada de sair dessa congestão... ai é só stop mesmo, não acho que você esteja errado, o mercado que não andou mesmo, não saiu do lugar, batia pra romper suporte ou resistência e voltava. realmente escalpelar era o que tinha pra hoje. mandou bem ainda, fechou no positivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renan, meu erro hoje foi ter olhado mais para o gráfico de 1 minuto. Ocorre muito sinal falso desta forma. Vou voltar a fazer o que está fazendo no início, ficar olhando o gráfico de 15. No gráfico de 15 temos poucos sinais no dia mas são mais consistentes. Vou também implementar a tática da saída parcial. Entro com cinco contratos e saio com 3 na primeira resistência. Mantenho os dois restantes para surfar a onda, se o preço retornar ao ponto de entrada eu stopo este remanescente no zero a zero e procuro nova entrada para mais 5.
      Abraço

      Excluir
  8. Respostas
    1. Olá, Uó.

      Poderia me esclarecer uma coisa? O que significa esse PREÇO MÉDIO e o PREÇO ENV ?

      Obrigado

      Excluir
    2. Lá na Rico tem uma opção de vender/comprar a mercado, quando eu clico nestes botões ele envia uma ordem bem acima do valor atual de mercado (PREÇO ENV). O preço de execução é mostrado em PREÇO MÉDIO.

      Excluir
  9. Beleza, entendi. Agora eu entendi o que você tá fazendo.

    Cara, na boa, não é querendo dar uma de expert, mas eu acredito que tenho mais experiência que você em questão de especulação. Mas o que você tá fazendo é extremamente perigoso. Até agora você teve sorte. Mas peguemos hoje como exemplo:

    Quando o preço chegou em 48330, seu prejuízo financeiro já era de aproximadamente 560 reais. Em 48330, você meteu 10 contratos. Eu não sei qual o tamanho do stop que você usa, mas se tivesse caído mais 100 pontinhos, seu prejuízo já seria de aproximadamente 860 reais.

    Cara, a tua meta diária é 500 reais, e nem todo dia você chega perto disso. Daí você se expõe a um prejuízo que é maior ainda que a sua meta...

    Então, cara... cuidado. Muito cuidado. Isso que tu ta fazendo é totalmente contrário à ideia de "cortar prejuízos e deixar os ganhos seguirem". Abre o olho.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei em quanto o valor negativo chegou pois tinha ido almoçar e lançado a ordem de 10 contratos, mas acredito que chegou nisto mesmo, até 1.000 reais acho suportável.

      Minha meta não é mais 500, já postei a respeito.

      Sim, é perigoso, tenho ciência disto. Todo cuidado é pouco. É um setup perigosíssimo como alertei no post mais recente, tem que usar com critério.

      Abraço!

      Excluir
    2. Ok. Se apostar 1000 para ganhar 600 tá razoável pra você, então não tem problema, mesmo. Vim como o Dimarcinho, com a melhor das intenções, pois você está indo contra a probabilidade. Aliás, você mesmo disse isso anteriormente:

      Uorrem Bife28 de janeiro de 2015 17:48
      E outra coisa, quando uma operação não dá certo eu começo a próxima com a mesma quantidade de contratos, só aumento a quantidade se já tenho caixa. Seria idiotice dobrar a mão na segunda tendo errado a primeira, qualquer iniciante sabe disto.

      E é exatamente o que você tem feito diariamente. Mas é isso aí. Desejo sorte, de verdade.

      Abraços.

      Excluir
    3. Corrigindo: Vi agora que a meta é 300... Então você tá apostando 1000 para ganhar 300.

      Ok...

      Excluir
    4. Preciso trabalhar mais este setup, sinto-me inseguro em utilizá-lo.
      Quais setups vc utiliza? Tem como fazer um post a respeito?

      Excluir
    5. Para mim, o seu timing de compra nos 48.330 estava certo olhando pelo seu setup. O setup estava certo.

      A objeção que faço é no gerenciamento do seu risco, como o amigo Gustavo falou.

      Olhando o que você fez, você deixou correr 800 pontos da primeira compra em 49100 até 48330, sem ter stopado.

      Você deixou correr solto as compras uma atrás da outra fazendo preço médio para baixo, aí no final meteu 10 contratos e enxeu a mão, aumentando muito seu risco que já vinha sendo alto para suas expectativas, como se fosse um "Ou Vai ou Racha!"

      O setup em si não é perigoso, não tomar stop logo no começo que é o perigo.

      Se tivesse tomando os stops lá no início, você até podia ter entrado forte nos 48.330, visto que tinha um suporte bem forte, não sei se 10 contratos era o caso, pois você tinha que prever um stop também caso ele perdesse os 48300, porque aí a vaca ia para o brejo e você podia perder até mais do que 1000 reais, você sabe bem disso rs...

      Sei que ali na hora a adrenalina sobe, o preço cai e você compra esperando subir, cai de novo você compra de novo, dá uma subidinha você anima, mas ai cai forte de novo e não pára e nesta brincadeira você já está com 800 pontos pra trás e não percebeu que tinha que ter stopado, aí está o verdadeiro perigo na minha visão.

      Mas curte o lucro né cara e fica esperto não fica contando com essas colheres de chá do mercado que quando ele bate pra valer ele espanca...

      Abração

      Excluir
    6. Então, Uó, eu não vou te passar meu setup, pois acho que não seria justo. Mas eu posso te dizer um caminho por onde seguir que pode te salvar um bom tempo.

      1 - Estude Teoria de Dow. Aprenda a enxergar o mercado sob a ótica das tendências. Topos e fundos ascendentes: Alta; descendentes: baixa.

      2 - Sabendo identificar a tendência, qualquer desculpa para entrar é válida. O importante é que você entre no mesmo sentido do mercado. Dessa forma você consegue um bom fator risco:ganho.

      3 - Sinceramente, acho que minha receita só tem os dois primeiros itens, mesmo. Você só precisa disso. Não tem porquê complicar.

      Qualquer coisa é só perguntar.

      Excluir
    7. Mario, o "correr solto" é proposital, tenho operado assim desde o primeiro dia. Não estou falando que é certo, é deveras perigoso, mas tem um pouco de atenção no fato. No dia que levei ferro foi porque estava com 100 contratos na mão, mas 15 contratos como ontem não me tiram o sono. Quando faço isto é porque acredito na reversão, então entro primeiramente com 5, e deixo os 10 restantes para entrar no suporte ou resistência mais forte. Quem olhar de fora pode pensar: ele errou a primeira mão, não stopou e fez um martingale para recuperar o prejuizo.


      Mas vamos supor que seu limite de contratos seja 3 contratos, e você está em uma tendência de alta mas acredita que um baixa está se aproximando. Aí vc faz uma primeira veda, sobre mais um pouco você faz a segunda, sobre mais um pouco você faz a terceira. Para por aí pois atingiu seu limite de contratos. Não considero que errou nas duas primeiras vendas, considero que você foi sentindo o mercado pois ninguém sabe onde está o topo.

      Repito, é uma estratégia arriscada, mas quando funciona tem altos ganhos.

      O gustavo disse que estou arriscando 1.000 para ganhar 300. Também considero que é uma visão certa porém errada. O correto seria eu ter vendido os 10 contratos e ter levado os 5 restantes para surfar o trade. Teria ganho não 600, acho que daria uns 1.200. Então na verdade teria arriscado 600 para ganhar 1.200 que acho razoável.

      Sei que vocês são de longe muito mais experientes do que eu, tenho sofrido ataques, não por parte de vocês, mas por parte de quem nunca operou um contratinho, primeiro disseram que as operações eram mentira, depois que provei a veracidade estão dizendo que é sorte. Aí me pergunto, será sorte mesmo? Lógico que todo trade tem o fator sorte, mas acho que estou agindo coerentemente de acordo com meus critérios. Mesmo não tendo nem um mês de experiência em day trades.

      Excluir
    8. Como assim não é justo Gustavo?

      Excluir
    9. Uó, agora vamos comentar sobre algumas coisas que eu considero erros. Erros porque eu já vi muita gente cair fora do mercado por repeti-los. Vamos lá:

      "Mas vamos supor que seu limite de contratos seja 3 contratos, e você está em uma tendência de alta mas acredita que um baixa está se aproximando"

      Primeira coisa: especulador não é mãe Diná. Quem tenta adivinhar acaba se dando mal. Acredite: eu já vi isso várias e várias vezes.

      "O gustavo disse que estou arriscando 1.000 para ganhar 300. Também considero que é uma visão certa porém errada. O correto seria eu ter vendido os 10 contratos e ter levado os 5 restantes para surfar o trade. Teria ganho não 600, acho que daria uns 1.200. Então na verdade teria arriscado 600 para ganhar 1.200 que acho razoável."

      Segundo: Não. Você arriscou quase 1000 para ganhar 600, neste caso. Se fosse para ganhar 1200, você teria segurado até os 1200, assim como segurou até -560.

      Uma coisa importante é ser honesto consigo mesmo. Veja o que você fez, e não o que você idealizou, e lide com a realidade. É a realidade que vai te dar ou tirar dinheiro.

      E não ligue para os ataques. Você faz coisa que muito "Trader Estrela" não faz: mostra a boleta. O resto é mimimi de quem tá querendo que você se dê mal. Mas cuidado que as vezes a pessoa tá falando algo pra te poupar de uma queda. É bom saber dividir os dois tipos.

      E sobre o meu setup, acho injusto postá-lo na internet por:

      1 - A internet está cheia de sangue-sugas. Se você buscar no facebook, vai ver centenas de Traders Estrelas, que são fodas, que sabem tudo, e que vivem dando curso ou angariando clientes para terceiros. Eles não sabem operar realmente e se alimentam de setups alheios para darem continuidade às suas mentiras. É uma corja que eu odeio. E o meu modo de operar eles não verão na internet.

      2 - O mesmo se aplica às corretoras. Eles pegam algum método bonzinho e criam cursos de R$3000,00 por cabeça. Novamente, eu não vou ajudá-los nisso.

      Quando vejo alguém iniciando e fazendo algumas coisas arriscadas demais, tento ajudar mostrando, em linhas gerais, o caminho que eu entendi ser o melhor depois de anos de mudanças de métodos.

      Excluir
    10. E só para complementar o comentário sobre adivinhação.

      Eu operava dessa forma, tentando encontrar pontos de reversão. É possível, certamente. Mas quando dá errado, e você tem stop atrás de stop, no final do dia você vai parar, olhar o mercado e pensar: porra... tava subindo direto e eu tentando vender. Que porra eu tinha na cabeça?

      Então, a dica que dou é: siga o mercado. Surfe nas ondas que ele te presenteia. Você não vê surfistas tentando ir contra a corrente, vê? Pois é.

      Excluir
    11. Acho que "advinhar" é diferente de "acreditar". Se você mnão acredita nas duas operações melhor não entrar, vai ficar travado no mercado.

      O trade foi vencedor, mas eu matei ele no meio do caminho pois o tempo de operação tinha expirado, se não tivesse matado o risco teria compensado, mas estou pensando em não matar mais trades mesmo com tempo expirado.

      Sobre parar de operar na contra-tendencia, pode ser um caminho natural, mas ainda não tenho conhecimentos para pegar tendência já consolidada, sempre que tentei fazer isto me dei mal, mas quando tiver mais experiência como você acho que vou conseguir.

      Hoje eu operei o setup da contra-tendência novamente, mas como o mercado estava consolidando então operei apenas com um contrato. Opero de olho no gráfico do petróleo e no gráfico do down futuro, não jogo com a sorte, meus movimentos são arriscados mas são pensados. Hoje levei apenas 1 estope, graças a Deus.

      Abraço!

      Excluir
    12. Só mais uma coisa, adivinhar é você olhar o gráfico e ver o que você quer, acreditar é usar uma série de informações que conspiram para o movimento, mas isto tudo é subjetivo.

      Excluir
  10. Vi no blog do Roger que você tava comprado em 9 contratos desde as 9h40. Segurou até onde essas compras?

    E pelo visto foram várias ordens... Quanto deu de corretagem? uns 200 reais?

    ResponderExcluir
  11. O fechamento da corretora ainda não saiu mas vai dar uns 120 reais de taxas (estou com pacote de 1.000 contratos o que reduz um pouco as taxas). Hoje foi foda, Estava 220 reais positivo com os 9 contratos e na hora que saiu a notícia do novo presidente eu fui para o campo negativo em questão de segundos. Até na hora do almoço estava uns 600 reais negativo. Depois do almoço fiz mais uma operações e caiu para -420. Acabei fechando o dia em -500 pois me enrolei na consolidação do período da tarde. Vou precisar rever esta estratégia no fim de semana, está muito arriscada.
    Bom fds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Muito arriscada. Fico feliz que tenha percebido o quão perigosa ela pode ser. Transformar 220 reais (quase sua meta de 300) em -500 é complicado...

      Proteja seus lucros, meu amigo. Proteja o seu capital.

      Bom fds!

      Excluir
    2. Gustavo, quais seus critérios de ganhos e perdas? Quanto vc visa de média diária? Quanto de perda vc para de operar? Quantas horas de operação? Piores erros, melhores acertos. Compartilhe sua experiência com nosso leitores, será muito válido.
      Abraço!

      Excluir
    3. Esse fechamento de -500 é um valor aceitável, levando em consideração quanto você ganha em dias positivos. Não se pode ganhar todas.

      Excluir
  12. Meus critérios? Cara... ganhar máximo possível e perder o mínimo possível em cada operação.

    Uma coisa muito importante sobre o stop e que pouca gente entende: o stop não deve ser o limite máximo de perda financeira que você aceita arriscar; o stop deve ser o ponto onde você tem certeza de que a sua crença estava errada.

    Em outras palavras: se você acredita que vai subir, e continua descendo, o stop seria o ponto onde você desistiria da ideia de que vai subir e aceitaria estar errado.

    Diante disso, fica claro que diferentes metodologias possuem diferentes tamanhos de stops e, consequentemente, diferentes fatores risco:retorno.

    Eu, particularmente, busco manter um fator r:r de, no mínimo, 1:2,5. Normalmente 1:3. Mas há pessoas que conseguem sobreviver com r:r negativo. O grande problema é que, nos períodos de vacas magras, o cabra tem que ser muito resistente psicologicamente para não sair correndo do mercado.

    Normalmente, se eu perder 3 operações seguidas eu paro naquele dia. Espero as coisas começarem a voltar ao padrão que eu utilizo e tento novamente.

    Horas de operação... eu diria que o dia inteiro. Trabalho exclusivamente com isso.

    Não tenho meta diária. Eu pego o quanto o mercado quiser me dar. Tenho apenas limite de perda, como relatei acima.

    E o pior erro que eu cometi em meu tempo como trader... não diria que foi um erro, mas uma lição de auto-conhecimento. Eu havia criado um método com fator r:r de 1:10. Maravilhoso, né? Nossa... tinha dias que dava mais de 1000 pontos!

    Até que chegou um dia que foram vários stops seguidos. Foram 10, se não me engano. Nesse ponto, eu já estava com -500 pontos. E extremamente chateado. Então parei... Os 3 trades seguintes foram gains e eu teria terminado o dia com 1000 pontos positivos se tivesse continuado. Mas eu realmente já estava desacreditado. E então entendi que mais importante que o resultado bruto é a tranquilidade. Isso é o que vai te fazer continuar.


    E Troll... trollando, né? Safado...

    ResponderExcluir