terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Operando Mini-Índice - Quinto Dia


Dia extremamente difícil de operar. Sacolejou pra todo lado, subiu vertiginosamente na abertura do pregão de ações e devolveu tudo e mais um pouco no final da tarde.

Comecei o dia comprado em 1 contrato porém fechei esta posição antes da abertura do pregão de ações por precaução. Imaginava que seria um dia de baixa já que a cotação do minério de ferro e do petróleo estavam em queda e por isto não queria ficar comprado. Esta foi uma conclusão que tirei ontem mas que foi totalmente contrariada no dia de hoje. O mercado é assim, quando você já sabe a resposta ele muda a pergunta.

Após abertura das ações o mercado disparou como pode ser visto na sera azul abaixo.



Para operar com segurança no intraday é preciso operar a favor da tendência. E a tendência era de alta. Como o índice tinha disparado então estava fora do jogo, qualquer compra seria muito arriscada. Então a conduta seria aguardar o primeiro retorno para entrar na compra novamente. O que de fato ocorreu.

Até certo ponto o dia se mostrava comprador, porém um forte resistência foi sentida, que é a linha preta no gráfico acima. Esta linha preta é a média móvel exponencial de 200 períodos e já tinha sido testada no início do pregão. Se fosse rompida a tendência de alta continuaria, se não poderíamos estar presenciando uma reversão no intraday o que de fato ocorreu. A partir daí tive segurança para executar algumas operações da ponda vendedora.

Depois do terceiro toque o mercado virou e foi só queda. Petrobrás, Itaú e Bradesco puxaram a manada, e até ações que estavam muito fortes no dia como AMBEV e Vale vieram abaixo.

Aprendizado do dia: o mercado é que dita as regras, não é porque petróleo tá caindo, minério tá caindo que você vai poder apostar na queda. Respeite o mercado pois não há regra para nada.

Infelizmente fiquei abaixo da meta no dia de hoje fazendo apenas 141 reais de lucro bruto. Como não conseguia ver tendência definida no mercado baixei a mão e operei apenas com 1 contrato. Penso que para bater a meta precisarei operar com pelo menos dois contratos.


Comprei um pacote de corretagem da corretora de 1.000 contratos. Já rodei uns 600 até agora. A vantagem de se comprar um pacote é que o preço da corretagem por operação diminui. Sem o pacote a corretagem é de 1 real por contrato. Comprando 1.000 corretagens cada uma sai por 80 centavos por contrato e ainda pode-se converter em pontos Multiplus.

Falô galera!

4 comentários:

  1. No fim do mês, troca os pontos e ainda ganha uma toalha de banho ou um conjunto de fronha! Tô achando muito legal o seu diário de bordo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ver você Uó operando com consistência e conseguindo ver o comportamento do mercado e reagindo apropriadamente. Não vejo você deslubrado, tampouco ganancioso.
    Tem tido ganhos maiores e menores, sabe a hora que tem que parar.
    Operando assim com prudência, não vejo outro caminho senão ficar cada vez melhor no método e cada vez mais operando com ganhos do que com prejuízo.
    Matenha por enquanto poucos contratos, e continue aprendendo.
    Acho que o lado trader em você vai longe !!!

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poni, muito obrigado!

      De certa forma os caixotes que eu tomei operando no swing e no position estão me mantendo atento agora no intra-day. Não tem como ficar deslumbrado. Lógio que ficamos querendo mais, tenho visto pessoas ganharem 5 mil reais em poucos minutos, mas eu estou procurando conhecer os meus limites e por isto estou tateando.
      Temos que entender que o mercado pode ser nosso aliado e não nosso inimigo. E a melhor form de aproximar dele é vivê-lo. Não estou sendo filosófico mas é isto mesmo, não adianta eu entrar comprado no mercado em um dia que o mundo está desabando, também não adianta eu entrar vendido no dia que o PT cair do poder. Já nos dias não direcionais, em que ele não vai pra lado nenhum, tenho que operar curto ou mesmo ficar fora do jogo.

      Abraço!

      Excluir