quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Operando Mini-Índice - Segundo Dia


Boa tarde pessoal!

O segundo dia de operação com o Mini foi positivo porém tenso. Aprendizado do dia: não esteja posicionado no Mini no momento da abertura do mercado de ações e não opere alto nos primeiros testes.

Como pode ser visualizado no gráfico abaixo, o Mini esteve andando de lado das 9 até as 10. Foi um período relativamente tranquilo onde consegui, com poucos contratos, obter 90 reais. Quando o IBOV abriu (ponto 1 do gráfico), várias ações já partiram em alta, porém, uma forte pressão vendedora surgiu fazendo com que a maior parte dos papéis caíssem forte em questão de minutos. Eu não estava posicionado no momento da abertura, porém resolvi entrar comprado assim que o preço tocou o primeiro suporte que até então estava sendo respeitado.

Já tinha começado o dia disposto a carregar mais a mão nas operações. Como ontem operei 2 contratos por ordem o teste de hoje seria operar 5 contratos. Esta estratégia se mostrou muito perigosa para um mercado muito volátil e sem direção com foi no dia de hoje.

Após a primeira compra, realizei mais duas compras nos suportes do gráfico ficando então comprado em 15 contratos. O mercado estava derretendo naquele momento, mas um forte suporte já estava definido no gráfico (ponto 2) e foi nesta região que executei então mais 2 ordens. Neste momento já estava negativo em 1.900 reais na conta.

Fiz isto porque o acreditava que batendo no suporte o preço iria repicar, o que de fato ocorreu. Neste momento o psicológico já estava abalado o que me fez definir como ponto de saída da operação a primeira resistência sentida pelo preço. A zeragem completa dos contratos foi então executada no ponto 3.

Quando se está com o psicológico abalado não conseguimos ver o movimento que se desenha, e estava se desenhando um fortíssimo movimento de alta que de fato ocorreu. Fechei o HB para dar uma respirada e refletir sobre o ocorrido, determinar os pontos de falha para que os mesmos não sejam repetidos no futuro.



Após a pausa, como o preço já estava esticado, procurei então pontos de retorno no gráfico. Mas subestimei a força do mercado. Realizei 4 vendas, com a mão mais leve agora, nas resistências que o preço encontrava pelo caminho.

Algo se passava com o mercado de uma forma geral e fui dar um olhada nas principais ações do índice (Petro, Vale, Itaú e Gerdau). Todas estavam fortíssimas principalmente a Petro que vinha engatando um forte movimento de alta. Parei para analisar o gráfico da Petro pois percebi que a mesma estava 'puxando' o mercado de certa forma. Vi que o papel vinha para fechar o último gap, o que de fato ocorreu.

Formulei então uma teoria da conspiração de que, ao fechar o gap, um forte movimento de venda surgiria no mercado (os especuladores realizando o lucro) e isto contribuiria por iniciar um movimento corretivo no índice. Próximo deste ponto o mercado sinalizou topo e fiz então uma venda agressiva de 30 contratos (ponto 4). Já estava convicto de que o mercado começaria um movimento de queda pois as ações citadas acima já tinha começado um movimento de correção, inclusive a Petro.

O objetivo era zerar toda a posição ao encontrar o primeiro suporte que se desenhava no gráfico, o que foi realizado no ponto 5. A partir deste momento já estava positivo novamente no dia em 480 reais e com um grande aprendizado de como não operar Mini Índice. Fechei então a operação.

As compras e vendas agressivas deram certo, não foram executadas na loucura pois tive a sensatez de analisar o mercado de uma forma mais geral, porém, a mão carregada atrapalhou muito o psicológico.

Realizei mais uma vendinha no final do pregão só para arrematar o dia, com 1 contrato apenas, rs, o que fez o ganho bruto fechar em 516 reais como pode ser visto na boleta abaixo.


Meninos, não é brinquedo não...

12 comentários:

  1. Quais são os indicadores que você tem ai Uó?

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só médias móveis e força relativa.

      Excluir
    2. Quais as mm que você usa? mme ou mm simples? Quais os tempos?
      IFR14?

      Uta!

      Excluir
    3. Exponencial de 200, 21 e 9.
      IFR2

      Excluir
  2. Uó, o tempo que se perde fazendo isso não compensa o risco. Você será muito mais produtivo trabalhando e produzindo que fazendo trades.
    Outra alternativa é usar o tempo que gastaria com trades para ficar com seu filho. Não valorizamos este tempo enquanto são pequenos mas quando crescem sentimos tanta falta desta época. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E.I., suas ponderações são perfeitamente válidas, mas vamos lá...

      Além do tempo diário que gasto com mercado, algo entre 1 e 2 horas, eu consigo trabalhar pelo menos 8 horas para a minha empresa pois começo o expediente as 6:30. Trabalhar mais do que isto para a empresa está fora de cogitação pois meu sócios não o farão, estaria então trabalhando para eles. Além disto trabalho cerca de 4 a 8 horas por fim de semana em atividades da empresa. Sendo assim é saudável ter uma outra atividade que não seja a empresa, e não necessariamente é o mercado, tenho outros projetos, e estes trades por enquanto são em caráter de teste. Para que esta atividade seja viável preciso tirar dela pelo menos 100 reais por hora, menos do que isto realmente não irá compensar, no final do mês irei fazer um balanço do retorno versos o tempo gasto.

      Sobre os momentos com o filho, tem sido bastante proveitoso. Sou abençoado por trabalhar em casa, durante o dia fico com ele na hora do almoço (em torno de 1 hora e meia), e ainda passo os intervalos com ele, em torno de 15 minutos de manhã e em torno de 15 minuto de tarde. Fecho o expediente lá pelas 19. Faço uma atividade física, tomo um banho, lancho e lá pelas 20:30 já estou com o baby no colo novamente.

      De vez em quando coloco ele para analisar uns gráficos no meu colo, e já percebi que ele se diverte, tal pai, tal filho, kkk

      Excluir
    2. Uó,
      Entendo perfeitamente e me desculpe se fui inconveniente no comentário, é que sinceramente eu acho que é uma atividade totalmente inviável para alguém que tem um trabalho ou remuneração, então acabo sendo meio radical na minha opinião.
      Na prática não acredito que a atividade de trade compense o tempo e os neurônios gastos, mas cada um sabe o que faz.
      Abraços

      Excluir
    3. Também estou achando que não vai compensar não, mas vou esperar fechar o mês, rs.

      Excluir
  3. kkkkk....Eu avisei no outro post que não era de Deus, stop no mini dói. Recomendo deixar aberto petr4, vale5, mini todos no 15min, e o ibov no 60min, e mais um mini no 1 ou 5 min, o que vc sentir mais confortavel (ou alterar os dois de vez em quando, muito bom pra quando vc não enxerga nada). Medias moveis de 13, 65 e 200 em todos. Minha experiencia foi igual a sua no começo, erros basicos de trader por psicologico.
    1) Se apaixonar por trade perdedor(igual hj) e não realizar o prejuízo.
    2) Não ter plano de trade, ir vendendo no "balanço" do mercado.
    3) Operar com o ego (igual hj), e querer provar que está certo e segurar posição perdedora.
    4) Levar o emocional pro trade, o otimismo ou pessimismo exagerado, euforia, excitação, qualquer trade tem que ser frio, sem emocional, seguir um plano de trade e deixar a emoção pra hora da novela e jornal nacional.
    5) Não ter a humildade de aceitar que errou e o mercado virou.

    Esses são os erros mais perigosos, cometi todos, sorte que minha conta era bem pequena (1 mês de salário), mas perdi 95% dela pra internalizar todas essas lições, não apenas ler.

    Emoção não ganha dinheiro, calma e frieza sim. /by me.

    Acho que final de semana lanço o blog sobre trades e commodities.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não é o Mini que não é de Deus, ele é do bem, o capetinha que fica nos atentando durante o pregão é que complica, rs.

      Obrigado pelas ficas, vou implementá-las, sempre bom ouvir alguém com experiência.

      1) Não sei se apaixonei, mas errei ao não ter virado para a ponta vendedora assim que o mercado deu o sinal, ficou o aprendizado.
      2) Não estou operando sem planos, o plano inicial tem sido o básico: comprar suporte e vender resistência. Falta agora implementar os stops
      3) Não sei se foi questão de ego, estava vendo o repique de Petro e outras ações, fiquei foi sem saber o motivo da queda no início do pregão
      4) Falar é fácil, rs.
      5) Isto tem que ser trabalhado

      Iniciei as operações com 1.300 em conta, fechei ontem com 1.900, comprei um plano de corretagem de 1.000 contratos por 800 reais, então hoje o saldo vai para 1.100. Isto é o que eu poderei perder neste primeiro mês, espero que isto não aconteça, se acontecer pode ser que não continue no próximo mês.

      Aguardo o blog. Sugestão de nome: Comendo a Carne (boi gordo) onde se Ganha o Pão, kkk

      Excluir
  4. Eu lembro destas aberturas!

    Eu estou com o E.I. e o Anon: eu acho que não vale a pena o stress + risco X retorno

    Ps: ainda não li o terceiro dia

    ResponderExcluir