sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Tags: , ,

Operando Mini-Índice - Terceiro Dia


Olá pessoal,

Hoje o post será breve pois já estou fechando o buteco. O aprendizado do dia que ficou foi: se já cumpriu sua meta financeira diária então feche o HB e vá passear.

Conforme dito ao colega E.I. em comentário de post recente, não estou desejando virar treider profissional e muito menos viver disto. Só estou experimentando esta modalidade de operações que há algum tempo estava monitorando. E isto me despertou curiosidade.

Como todos sabem, eu treidava ações mas não tive sucesso com isto. Não só pelo trabalho mas também pelo baixo retorno. Então estou no momento experimentando esta forma de operação, sem maiores pretensões.

Para que eu continue com esta 'empreitada' o plano é obter em média 200 reais diários em no máximo duas horas de operações diárias, o que me daria em torno de 150 reais livres por dia operado. Menos do que isto não vale a pena o esforço. Porém não irei operar todos os dias, apenas aqueles mais direcionais.

Hoje pela manhã consegui bater a meta estipulada como pode ser visto na boleta abaixo...


Porém o vício é tanto que o sujeito resolveu dar uma expiada no mercado no período da tarde, o que caracterizou o aprendizado do dia que seria encerrar as operações com a meta já batida. Acabei fechando o dia com um saldo positivo maior que o da manhã porém os ganhos líquidos serão menores em função do número elevado de contratos que operei no período da tarde. Tentei pegar movimentos de subida em um dia de queda o que gerou vários stops. Apenas quando pegava os rompimentos de suporte o trade caminhava bem.


Para mim está sendo novidade operar vendido, é difícil mudar a mente, depois de vários anos procurando só oportunidade de alta seu cérebro acaba ficando sugestionado. Este está sendo o maior desafio, detectar a tendência do mercado do dia e operar a favor dela, seja de alta ou de baixa.

Não farei mais relatórios diários de operações pois dá trabalho. No fim do mês farei um relatório geralzão contando como foram as operações e se irei continuar no próximo mês. Ficando negativo não continuarei com certeza, ficando abaixo da média estabelecida irei avaliar se vale a pena tentar mais um mês.

O post acabou ficando longo, rs.

Um bom fim de semana a todos!

9 comentários:

  1. Uó, esta série parece uma retrospectiva IC rsrsrs

    Vc ainda tem a vantagem de trabalhar em casa. Eu passei por situações de montar posição e chegar cliente chato pra atender. Eram os atendimentos mais rápidos e mais mal feitos possíveis, pois eu suava frio o tempo todo desesperado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc operar mini Casado? Ganhou e perdeu quanto? Qual sua atividade profissional?

      Excluir
  2. Uó, quando vc tiver um tempinho, explique como funciona de modo geral essa modalidade ...numa forma bem prática..
    Ficarei enormemente agradecido
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catarro, seria dificil explicar em poucas linhas, mas este video curtinho explica bem...
      https://www.youtube.com/watch?v=Umh1C0CD0ms

      Outros videos mais longos porem mais detalhados
      https://www.youtube.com/watch?v=ACtsvJ1c56s
      https://www.youtube.com/watch?v=HjgoelmaUm8
      https://www.youtube.com/watch?v=aIR75YmNvIU
      https://www.youtube.com/watch?v=yDZSbr56-kQ
      https://www.youtube.com/watch?v=m1TAhNpWI8k
      https://www.youtube.com/watch?v=pa5usZQ-Gbk

      Abraço

      Excluir
  3. Se operar ações não é para qualquer um, operar índice menos ainda !
    Por isto que nem invento de me aventurar nisso!
    Admiro o colega e pergunto como criou coragem para operar e detalhar o que é necessário para operar com sucesso ?
    Vou dar o exemplo de um critérios para ter sucesso e você me diz se influecia para a melhor ou não:
    - Tem que se dedicar a acompanhar o mercado em tempo real
    - Tem que ter vários monitores
    - O uso de um trading system acomplado ao Excel ajuda

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poni, operar no intra-day tem o mesmo grau de dificuldade que operar no swing ou no position, a diferença é que vc precisa ficar on-line durante a operação, o que inviabiliza este tipo de operação para quem não pode, durante o dia, parar para ver o mercado.

      Na comparação ações x índice no intraday, o índice é relativamente mais fácil. O grande problema de operar ações é que vc tem uma gama enorme para escolher, e pode pegar uma que está totalmente deslocada do mercado e vc não vai conseguir entender o movimento. Esta é a vantagem do índice, se você está em um dia de baixa, por exemplo, em um dia que saiu uma péssima notícia como a subida de Dilma nas eleições, fica evidente que naquele dia vc precisará fazer operações vendidas. A dificuldade é operar em um dia não direcional, aí vc acaba tomando alguns stops.

      Não precisa me admirar, só estou testando porque sou curioso, mas se eu tiver sucesso nisto aí sim vc pode admirar, rs.

      - Tem que se dedicar a acompanhar o mercado em tempo real? Sim
      - Tem que ter vários monitores? Eu tenho dois monitores (uma para gráfico e outro para a HB), mas estou sentido falta de um terceiro para monitorar o pessoal do Trade Ao Vivo da corretora,
      - O uso de um trading system acomplado ao Excel ajuda? Como assim?

      Excluir
    2. Bacana, tá bom, se tiver sucesso volto aqui e parabenizo.

      Sobre o trading system, eu quis dizer destas sistemas que você pode usar com o sinal Bovespa que algumas corretoras comercializam e que podem fornecer informações para uma planilha do Excel onde você pode customizar melhor seus indicadores e deixar "mais com a sua cara" a ferramenta para tomar decisões.

      Excluir
    3. Esta semana não fui nada produtivo, o líquido deu 385,99 sem descontar os impostos pois tenho um remanescente negativo de day-trade com ações. Considerando que operei umas 12 horas então o faturado por hora foi de 32 reais que não compensa o esforço. Mas só não final do mês terei uma conclusão, isto se eu conseguir chegar até lá, rs. Mas esta semana foi de aprendizado.

      Sobre o system, uso não.

      Abraço!

      Excluir
  4. Fala Uó,

    Parabéns pelos ganhos! Olha só, acabei de te enviar as perguntas da entrevista, ok? Fico no aguardo das suas respostas para fazer a publicação da mesma.

    Abraços!

    ResponderExcluir