quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Operando Mini-Índice...


Boa tarde pessoal!

Passando por aqui hoje só para informar que iniciei hoje minhas operações day-trade nos Minicontratos de Índice Bovespa, carinhosamente chamado pelos operadores de "Mini". Apesar de já ter executado operações day-trade com ações, ainda não me sinto confortável para operar grades volumes no Mini, mesmo porque estou começando, desta forma operei apenas um contrato em cada ordem. Entrei comprado e vendido em 4 momentos ao longo do dia, sempre com alvos de ganho curtinhos para sentir o ambiente e não levar maiores sustos.


Estou utilizando os tempos gráficos de 15, 5, 3 e 1 minuto para detectar os pontos de entrada e saída. Nada de Fibo por enquanto, apenas usando meus conceitos básicos de médias móveis, suportes e resistências.

Foi um dia complicado de operar pois o mercado já começou em gap de alta o que me desencorajou de executar uma venda pois a força era compradora. Entrei então comprando um contrato (primeira seta amarela no gráfico abaixo).



Olhando a figura acima é fácil notar que foi um dia de grande alta, mas para quem estava posicionado no início do pregão a grande consolidação que se formava não permitia apostar em nenhum lado. Sendo assim fiz a primeira venda na seta verde que era a resistência até então. Vendi dois contratos formando assim uma posição vendida no dia. Logo em seguida a resistência foi rompida já me dando um calorzinho, resolvi então dobrar a aposta e vender mais um contrato.

Em seguida o preço caiu me deixando novamente positivo, e ao se aproximar da média móvel zerei as posições vendidas. Como o preço voltou a subir entrei comprado novamente em um contrato e defini a venda na resistência. A venda foi executada e logo em seguida o preço disparou caracterizando um rompimento de topo. A partir deste ponto não podia fazer mais nada já que estava fora do jogo, precisava aguardar um retorno à média para fazer nova compra, ou então vender uma das próximas resistências.

Fechei então o HB para retornar as minhas atividades rotineiras, me dando satisfeito com este primeiro dia de operação. Porém, resolvi dar uma espiadinha na hora do café da tarde, rs, e vi que o preço estava realizando novo retorno à média. Decidi então entrar comprado novamente definindo o alvo na próxima resistência o que gerou mais um pequeno lucro. Realizei ainda mais uma operação no fim do dia que foi fechada logo pois o mercado começava apresentar sinais de fraqueza.

Neste primeiro dia foi possível conhecer as boletas do HB (estou usando a corretora Rico) e familiarizar com o ambiente gráfico. Preciso agora trabalhar estes movimentos de rompimento de topo e fundo pois perdi grandes oportunidades no dia de hoje por ter fechando as posições nas resistências. Vejo operadores comprando o rompimento, mas eu particularmente gosto de comprar os recuos após rompimentos, de preferência apoiados nas médias móveis.

Em dia de alta irei operar predominantemente comprado, e em dias de baixa predominantemente vendido. Em dias laterais como o de ontem irei operar tanto vendido quando comprado.

O resultado do dia foi positivo em termos de grana (125 reais brutos), porém foi negativo se considerado o tempo que fiquei com o HB aberto. Sinceramente não sei até que ponto este tipo de operação poderá ajudar nos investimentos, por enquanto estou apenas fazendo um piloto, e esta pode ser a minha última tentativa de realizar operações curtas, já que todas as anteriores falharam.

Link para quem quiser conhecer mais sobre os Minis...

Em relação aos investimentos de longo prazo, uma ordem que havia lançado ontem na ANIM3 em 25,52 foi executada. Lancei nova ordem agora em 22,22.

Abraço a todos!

16 comentários:

  1. Haja nervos!!!
    Valeu UO, não sei nada sobre Mini.
    Vou querer aprender. Quais as melhores fontes para estudar Mini?

    Abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual, vc precisa só de conceito de AT, apena isto. Ah, e timing de mercado, aí que mora o perigo.

      Excluir
  2. Ja fiz daytrade de mini, mais perdi do que ganhei, culpa do psicologico, tolerar mais perdas do que o planejado e se contentar com ganhos menores do que o planejado. Hoje ainda faço (vício), mas estou tentando parar, só faço quando vejo que tá muito direcional o mercado, mas pra quem não quer ficar o dia todo com o HB aberto e perder dinheiro, e mesmo assim quer alavancar nos futuros recomendo milho e boi, baixa volatilidade, seguidores de tendencia, é easy no longo prazo pra quem tem gerenciamento de risco e paciencia, pois nao vai operar todo dia. Mas dá bons ganhos. To pensando em breve em começar a operar futuros nos EUA, mercado mt mais amplo do que aqui, mais líquido e mais barato. Até pensei em fazer um blog sobre isso pra interagir com o pessoal aqui. kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, faz o blog sim, para trocarmos ideias sobre estas operações. Eu por enquanto vou ficar no Mini mesmo, Você opera em qual corretora? Costuma operar quantos contratos por ordem?

      Excluir
    2. Opero na Rico, não por ser a melhor, mas pelo conjunto que me atende, apesar de algumas falhas. Eu operava de 10 em 10, mas como falei o emocional nas perdas abalava, hj só de 5 em 5. Mas quero largar mini, não eh de Deus. Kkkkkk. Ta difícil a escolha pro nome do blog. Kkkkk

      Excluir
    3. Também estou lá na Rico. Porque você diz que não é de Deus? Qual sua experiência?

      Excluir
  3. Uó, parabéns pelos trades! Mas cuidado, como disse o anon acima: além de viciante, fazer daytrade com índices faz os nervos ficarem à flor da pele!

    Principalmente pq se vc operar pequeno os lucros também são muito pequenos (como vc mesmo pode notar). Só que quando vc resolve apostar grande depois de tirar alguns pequenos lucros com poucos minis a coisa fica alucinante. Qualquer meia dúzia de pontos no movimento contrário e vc ve 500, 600, 1000 reais indo embora e o desespero bate forte.

    Se vc tiver paciência, nervos de aço e tempo livre, pode até ajudar. Mas não sei não. Acho que não compensa no longo prazo pelo stress.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo Casado, hoje foi uma prova de fogo, mas consegui reverter, foi um dia de aprendizado.
      Abraço!

      Excluir
  4. Olá Uó!
    Acompanho seu blog já faz um tempo!
    Estou interessado em aprender a operar através de mini índices. Você poderia ser mais especifico em sugerir aprender através de AT para operar no míni índice? Sei que os fundamentos da AT são as ferramentas para o mini. Mas gostaria de saber se você conhece uma leitura ou fonte de informações específicas sobre operações mini índice?
    Outra coisa, você conhece o Blog "Renda Ativa na Bolsa". Conheci agora em dez/2014. Tem intensão de postar suas operações daquela forma. Acho que fosse interessante tbm.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom, se vc está interessado no mini sugiro assistir aos videos do pessoal do Trade ao Vivo...

      https://www.youtube.com/watch?v=ACtsvJ1c56s
      https://www.youtube.com/watch?v=HjgoelmaUm8
      https://www.youtube.com/watch?v=aIR75YmNvIU
      https://www.youtube.com/watch?v=yDZSbr56-kQ
      https://www.youtube.com/watch?v=m1TAhNpWI8k
      https://www.youtube.com/watch?v=pa5usZQ-Gbk

      Não pretendo mais postar minhas operações aqui diariamente. No fim do mês irei fazer um apanhado.

      Não conheço este blog, vou pesquisar.

      Operar no day-trade é interessante, mas você irá precisar de tempo no dia. Não adianta dar a entrada e fechar o HB, tem que acompanhar a operação. E tem dia que a operação não aparece, então é melhor fecahr o Hb do que inventar uma chance.

      Semana passada eu fechei no positivo em torno de 300 reais, mas foi tenso pois estive perdendo 2.000 reais. Tem que se tomar cuidado, operar com a mão leve. Por outro lado o mini só irá valer a pena se vc operar pesado em alguns momentos, e estes momentos, na minha opinião, são aqueles dias em que o mercado está derretendo. Aí vc entra vendido com uns 50 contratos e faz 2.000 reais em poucos minutos.

      Os dias de consolidação são os mais perigosos, vc não consegue operar tendência e é preciso fazer scalper. Mas scalper é para poucos.

      Abraço!

      Excluir
  5. Opa Uó,

    Estou estudando operações com Mini índice há alguns meses e decidi que já é hora de colocar os conhecimentos em prática. Vou começar nesta semana, assim que minha conta na Rico seja habilitada. Também vou começar com um contrato por vez, bem devagar para ver se as estratégias funcionam. De vez enquando entro aqui para contar minha evolução.
    Só uma pergunta: Você utiliza os gráficos oferecidos pela Rico? Ou utiliza outra plataforma para os gráficos?
    Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso o gráfico da Rico e o gráfico da Mirae.

      Vou dar um conselho, na sua primeira semana não opere nem mesmo um contrato. Opere simulado como se fosse tivesse entrado na operação e vá testando suas estratégias. Mas se quiser arriscar vá de um contrato mesmo.

      É importante ter pelo menos dois monitores.

      Excluir