sábado, 3 de janeiro de 2015

Rentabilidades da Blogosfera em 2014 - Terceira Parcial


PessoALL,

A partir das discussões dos colegas levantadas no último post, decidi categorizar as rentabilidades de acordo com as classes de investimentos mais comuns (ações, FIIs e renda fixa).

Percebi que alguns colegas publicam apenas a rentabilidade das ações, outros das ações + FIIs, outros publicam o geral englobando ações + FIIs + renda fixa, e outras variações.

Defini então 4 categorias a saber:

Ações


FIIs


RV (ações + FIIs)


Geral (ações + FIIs + renda fixa)


Alguns colegas (marcados com *) não utilizam ou não mencionaram que utilizaram a planilha AdP, portanto, a rentabilidade destes pode ser questionada.

Espero ter coberto todos os comentários dos colegas, mas, como sou democrático, ainda estou aberto a novas sugestões antes da divulgação final (esta é a última parcial).

Segue meu gráfico de rentabilidades em 2014...


Bom fim de semana a todos!

60 comentários:

  1. Para efeito de comparação (e para compartilhar da dor :) ), o meu rendimento em 2014 deu -4,8% em RV (FII+ações)
    Um abraço
    seth bullock

    ResponderExcluir
  2. Eita, Uo, agora vai dar mais trabalho! Kkkk

    ResponderExcluir
  3. Kd eu? :-)
    Investidor Defensivo

    ResponderExcluir
  4. Olá Uó

    Falta eu postar a minha rentabilidade de novembro e dezembro, mas se quiser me adicionar aí, as desses 2 meses fora respectivamente -1,56% e + 0,89%

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 11,3 no ano? nada mal, vai ganhar o troféu!

      Excluir
    2. Isso é mal e porcamente o CDI.
      Não é mérito nenhum. Estamos nos contentando com pouco!

      Excluir
    3. Usando a blogosfera como benchmarking você brilhou, rs
      Não deixe de postar suas composições ainda este mês, preciso postar uma análise da carteira vencedora e acho que será a sua.

      Excluir
    4. Tenho muito respeito e admiração por todos da nossa comunidade. São todos vencedores pela disciplina que possuem, porém acho que a maioria esta perdendo dinheiro.

      Excluir
    5. Div,

      É óbvio que estamos, temporariamente, perdendo dinheiro. Mas o jogo haverá de virar.

      Abraços.

      Excluir
    6. aham...sei...e já que vc diz com tanta conficção, quando será isso? Vai corrigir todo esse custo de oportunidade e risco que vcs estão correndo?
      Tem boa parte que já está no segundo ano de ré.

      Excluir
    7. xi, estou andando de ré desde 2008!

      Excluir
    8. Div,

      Cada um tem a sua estratégia. Quero ver a sua cara depois que a Bolsa deslanchar. Vai achando que a renda fixa é o néctar dos deuses...

      Abraços.

      Excluir
    9. A renda fixa é importantíssima e deve fazer parte de qualquer carteira. Inclusive, quem tem uma elevada capacidade de aporte pode atingir uma tranquila situação financeira sem precisar correr riscos na RV. Agora há que se ter coerência: não pode o sujeito dizer que bolsa não presta durante um ciclo de baixa e depois sair comprando tudo a preços esticados no ciclo de alta.

      Excluir
    10. Pinoquendos, pelo menos o povo aqui não costuma mentir tanto, apesar de perder dinheiro.

      Excluir
    11. Mentir rentabilidade é enganar a si mesmo.

      Excluir
    12. Pinoquendos foi foda... Lembrei da parada da HRTP... +1 pro anon.

      Comu Anon PWNED!

      Excluir
    13. Yep. He lost his credibility. Now, the only thing that enlargers is his "divi"nose.

      Excluir
  5. Agora sim você acertou Uórrem ! Ao separar as classes de ativo e comparar os blogueiros que investem em cada classe, você finalmente faz a comparação de forma correta.

    Parabéns pelo trabalho, nada mais a sugerir.

    Andrézinho

    ResponderExcluir
  6. Úorrem, fui no site do Lobo Solitário e ele tem poucas postagens. Que critério você levou em consideração para deixar ele entrar no ranking ? Se tá fácil qualquer um entrar, vou criar um blog, postar 1 resultado qualquer e pedir para você me incluir no ranking também ! Ô loco meu, precisa considerar somente os blogueiros realmente atuantes, com no mínimo 1 ano de web. Abs

    Andrézinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, nem precisa ter blog, se vc me falar seu anual aqui já vou incluir. Lógico se o cara dar mais detalhes das carteiras é melhor, mas não precisa ter o trabalho de criar o blog, se bem que recomento.
      Abraço!

      Excluir
  7. Fui bem nas Ações, e mal p/ kct nos FIIs, no próximo ranking a coisa melhora !!! rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perecebi isto, algo a detalhar sobre este ocorrido?

      Excluir
  8. Olá U.ó atualizei meus rendimentos consolidados em minha última postagem, pelo que eu vi, meu consolidado de 2014 vai ficar quase na rabeira da blogosfera...affff!!

    ResponderExcluir
  9. Agora ficou confuso, vamos ter mais de um vencedor e mais de um moedinha batizada?
    Eu prefiro o modelo tido junto e misturado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Ainda acho melhor considerar apenas a rentabilidade das ações. Nós discutimos estratégias sobre a renda variável e não a renda fixa...

      Abraços.

      Excluir
    2. Difícil agradar os gregos e os troianos, rs.

      Excluir
  10. Na minha modesta opinião, devemos considerar as rentabilidades de todas as carteiras em conjunto. Se alguém aplica mais em determinado produto ou mais em outro é pq acha que vai ganhar mais. Não vejo razão alguma para separar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. true that


      @post
      uorrem, sou praticamente 100% em ações, fora estas, tenho apenas uma letra do tesouro

      abraço!

      Excluir
    2. Também sou da opinião do Div, mas separei para flexibilizar as comparações.

      Excluir
    3. Mais um para apoiar a opinião do Dividendos, também acho melhor olhar a rentabilidade de todos os ativos em conjunto.

      Excluir
    4. E no meu caso, que aplico no TD mas não calculo a rentabilidade do mesmo pois é inútil. Como faz?

      Excluir
    5. Calcule a rentabilidade mesmo sendo inútil.

      :-)

      Excluir
    6. O bastter e seguidores dizem que ficar calculando rentabilidade mês a mês é idiotice. Tem videos lá sobre o tema.

      Excluir
  11. Olá d'Uó,

    tenho uma dúvida sobre a planilha do AdP, espero que não se importe de eu perguntar aqui.
    Vou perguntar aqui pq me interessei em comparar minha rentabilidade anual com a da blogosfera e se eu perguntar lá no post de download da planilha, o AdP pode não ver.

    Vocês preenchem o valor da carteira com o valor do último dia do mês?
    Pois assim que eu vinha controlando minha rentabilidade.

    Enfim, complicado esse 2014, rentabilidade de todos nós foi bem mais ou menos. Pelo menos eu fiquei mais preparado e cauteloso depois de umas porradinhas que eu levei.

    Namastê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto mesmo Poeta, com o último dia.

      Excluir
    2. bacana, pela planilha fiz 7,60% no ano. Até que foi "bom".

      abç

      Excluir
  12. E isso mesmo? Ninguém ganhando do CDI?

    Tá complicada mesmo a situação kkkk.

    ResponderExcluir
  13. Vim aqui desejar um excelente ano para você e sua familia, acabei de terminar minha rentabilidade anual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fábio, desejo o mesmo para você e família!

      Excluir
  14. Obg por me inserir no ranking!! Quero informar que os cálculos de rentabilidade estão segundo as planilhas do Adp.

    ResponderExcluir
  15. Pô Uó, agora complicou, rs. Ficou legal poder comparar com carteiras semelhantes, mas se tivesse um ranking geral no final, juntando todo mundo ficaria melhor.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E.I. realmente não adianta comparar minha rentabilidade que entra até poupança no meio com a sua que só entra ações. Faz sentido não.

      Excluir
  16. Opa, não quero ficar de fora não hein meu amigo!!! Publiquei hoje os meus resultados

    ResponderExcluir
  17. Ah, esqueci de avisar.
    Tirando a minha rentabilidade consolidada, que considera o dinheiro em caixa e os proventos.
    As rentabilidades individuais (ações e FII) não consideram nenhum rendimento. Eu fiquei para arrumar isso depois, haahahahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só estou em dúvida sobre como fazer isso aqui, rs.
      Na verdade sobre a forma correta, seria melhor retirar o valor por provento do preço médio, ou somar os proventos recebidos e somar esse valor no preço dos ativos?

      Excluir
    2. Acho melhor somar...
      Mas no meu caso eu uso a própria planilha do AdP para calcular a rentabilidade por classe. Sendo que no aporte do mês e desconto os proventos.

      Excluir
    3. Mas como vc faz para calcular no seu caso? Digo, usa uma corretora para cada classe de ativo (uma para FII, outra para Acao, etc)?
      Aqui eu uso a mesma, e aportes eu uso para calcular a rentabilidade consolidada, e só altero a de Acao e FII quando eu faço alguma compra.

      Excluir
    4. Eu recalculei somando todos os proventos recebidos até a data do mes atual para tras, mas vou atualizar só na próxima postagem.
      Vai dar mor trabalho, rs.

      Excluir
    5. Antes eu usava uma corretor apara cada ativo, agora uso uma para cada tipo de carteira (dividendos, crescimento).
      O cálculo é simples, no fim do mês vc soma tudo que recebeu de dividendos por ações e desconta do aporte, faz o mesmo para os FIIs

      Excluir