terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Tags: , ,

Operando Mini-Índice - Sobre Metas Diárias


Olhando o peixinho da foto abaixo vocês acham que ele vai conseguir cair no aquário maior ou vai morrer no caminho?


Iniciei operando o Mini com uma meta diária de 200 reais. Na medida em que foi conseguindo obter ganhos acima deste valor comecei (inconscientemente) questionar esta meta.

É natural ao ser humano sempre querer mais, principalmente quando as possibilidades estão permitindo. Porém, quanto mais se quer maiores são as chances de perdas.

Estava até ontem trabalhando com uma meta diária de 500 reais. Mas percebi que é uma meta muito ambiciosa. Mesmo que já tenho conseguido por duas vezes ganhar 1.000 reais em um único dia penso que este valor não é adequado para meu nível atual.

O estabelecimento de uma meta diária é uma faca de dois gumes. Por várias vezes me peguei perseguindo este valor. E sempre que me propus a isto as coisas não caminharam bem. Portanto, um aprendizado é: não utilize a meta diária como algo a ser atingido, pois muitas vezes o mercado ou seu estado emocional não permitirão alcançá-la.

A meta diária deve ser usada sim como referência para fechar as operações do dia. Ou seja, se você chegou na meta ou perto dela então já está na hora de dar tchau ao mercado.

Trabalharei agora com uma meta de 300 reais. Estabeleci também uma tempo máximo de acompanhamento do mercado de 3 horas. Vou chamar estes parâmetros de 300/3. Aquele que chegar primeiro, seja os 300 reais ou o tempo de 3 horas, devem imperativamente me desligar do mercado.

Estou agora na dúvida se acompanho o mercado entre 9 e 12 ou entre 10 e 12 e 13 e 14. O que vocês acham?

18 comentários:

  1. Prezado Uó,

    após todo aquele papo de Martingale, noto que você ainda não pegou o cerne da questão.

    Vou devagar: ao realizar daytrade, você está lidando com dezenas de operações diárias. Ao fazer isso diariamente, você enfrentará centenas, milhares de operações por ano. Ok?

    O problema aqui é que você, dificilmente, conseguirá ter uma taxa de sucesso acima de 60%, que (a confirmar!) é uma taxa de acerto que ótimos traders conseguem atingir.

    Com estes dois pensamentos em mente, possuir uma "meta diária", da maneira que você está colocando, é um ERRO! Ok?

    E por quê? Pois estamos no campo da estatística! Aqui tudo oscila e varia muito.

    Você tem que pensar e dar TRATAMENTO ESTATÍSTICO ao seu problema!

    Então o que você precisa definir? Uma faixa. É fato que vai haver dias em que você irá ganhar e outros que irá perder. O importante aqui então é que, NA MÉDIA, você ganhe os tais 500 reais/dia.

    Como calcular a tal faixa? É só usar o conceito de Esperança. O primeiro ponto importantíssimo para q vc não caia na armadilha da tal meta é definir o stop loss diário. Digamos que seja -400 reais/dia. Bateu em -400, fecha o HB e vai embora, esquece o mercado.

    Se você for um cara normal, vc na média não vai acertar muito mais do que 50%. E se for assim, qual será a sua meta de lucro diária?

    500 = 0,5 * (-400) + 0,5 * Meta
    Meta = 1.400/dia

    Ou seja, se você precisa ganhar 1.400/dia e perder 400/dia (qdo ganhar ou perder, respectivamente).

    Se você for um excelente trader (cuidado para não se auto-enganar...), com taxa de acerto de 60%, então precisaria ganhar:

    500 = 0,4 * (-400) + 0,6 * Meta
    Meta = 1.100/dia

    Como sua taxa de acerto é maior, precisa ganhar menos...

    Este é o tratamento que estou colocando que você deveria fazer para atingir a sua meta. E, obviamente, não pode esquecer de incluir impostos e corretagens nisso. Elas sempre pioram (e MUITO) o resultado.

    Este é o tratamento inicial básico que você deveria ter para seguir uma vida de trader.

    OBS.:

    Só para você ter noção do que eu falei da outra vez, se você conseguir uma taxa de 90% de acerto (como nos seus últimos trades...), como ficaria essa conta?

    500 = 0,1 * (-400) + 0,90 * Meta
    Meta = 600/dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que DI não leu o post, lei por favor DI. Depois conversamos.

      Excluir
    2. Vou te ajudar: "não utilize a meta diária como algo a ser atingido"

      Excluir
    3. Como lhe disse na resposta a seu email, eu não tive 90% de acerto. De onde vc tirou isto minino?

      Excluir
    4. Parece que não leu,rs
      Didi, quero te pedir um favor, sei que vc está com as melhores intenções do mundo mas está confundido meus leitores colocando dados falsos aqui. Peço que faça como eu fiz, tire meu blog da sua lista de blogs, assim não ficará mais tentado a distorcer os posts.
      Abraço!

      Excluir
    5. Uó,

      vamos ver se eu li ou não.... rs

      Sua meta anterior: 500/dia
      Sua meta atual: ~300/dia ou 3h, o que ocorrer primeiro.

      Me diga, na PRÁTICA, tirando a questão do tempo (q vc alega ser na verdade por questão emocionais), qual foi a diferença ?

      Sua meta atual:

      Excluir
    6. Se vc não conseguiu ver a diferença então ficou complicado, desisto de explicar mais. Bora operar mercado!

      Excluir
  2. Olha, tenho que reconhecer que o Dimarcinho foi impecável agora. É um momento raro na Blogosfera. Aproveite antes que ele comece a psicografar a entidade El Mizifio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll,

      o q vc ainda não entendeu é que eu apenas tenho criticado e tentado fomentar a vcs mesmos buscarem o conhecimento.

      Uma explicação nua e crua como eu coloquei ali é válida, mas destaquei ao final que ela é BÁSICA. Existem vários detalhes ainda a serem considerados. Não dá pra ficar explicando tudo...

      E, mesmo assim, viu a resposta do Uó? Pois é.

      Excluir
  3. Eu operaria um contrato por seis meses e verificaria empiricamente a taxa de acerto. Só então pensaria em meta diária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A meta está sendo ajustada, daqui seis meses estará mais ajustada ainda. Se eu chegar lá, kkk

      Excluir
  4. Boa sorte Uoh,
    Tomara que consiga bater a meta...
    Sobre o que o pessoal disse, acredito no meio termo...
    O que voce esta fazendo colocando um ganho esperado diario acredito ser apertado demais, talvez se voce mensalizar isso fique mais palpavel, pois nao afeta tanto o seu psicologico quando ocorre uma perda.

    Uta!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O horário que prefiro para operar o mini ė entre as 9:30 as 12 hs, como opero scalper me da menos sinais falsos, se até meio dia bater minha meta ou superar tento somente um trade de tendencia após as 15hs.

    ResponderExcluir