quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Tags: , , , ,

Resultados de Operações Day-Trade com Mini-Índice


Veja meu novo site Aqui 

Atendendo a pedidos, estou retomando os posts de operações day-trade. Porém, não terão periodicidade fixa, mas postarei sempre que tiver algo importante a falar ou um assunto em específico para discutir com os colegas.

Encerrei ontem a fase 3. Esta foi uma fase de transição em termos de estratégia operacional. Serviu para testar a minha nova estratégia e comprovar a sua validade. Como esperado, a rentabilidade demonstrou-se baixa se comparada com a estratégia praticada anteriormente, mas em termos de preservação de capital e equilíbrio psicológico demonstrou ser uma estratégia válida.

Hoje estou iniciando a fase 4. Nesta fase continuarei utilizando a estratégia da fase 3 porém irei otimizar alguns pontos operacionais e alguns comportamentos emocionais. Com isto espero levar o ganho médio para a casa dos 3 dígitos.

Abaixo a tabela de resultados até o momento. Na fase 1 o lucro bruto foi de -891,32. Na fase 2 o lucro bruto foi de 2.995,54. Na fase 3 o lucro bruto foi de 52,28. Notem que na fase 3 os dias negativos apresentaram valores bem abaixo dos dias negativos das fases 1 e 2. Por outro lado, os dias positivos não foram muito rentáveis. O ponto positivo foi a redução do custo operacional. As despesas da fase 1 totalizaram 1.351,02. Na fase 2 as despesas foram de 894,88. Na fase 3 de as despesas foram de 310,10 e gastei menos tempo por dia operando (em torno de 3 horas).


Abaixo o gráfico de lucro bruto. Na fase 1 operei 11 dias, na fase 2 operei 12 dias e na fase 3 operei 10 dias.


Abaixo o gráfico do capital acumulado. O capital inicial foi de 1.000 reais. No momento está oscilando em torno de 3.000,00.


18 comentários:

  1. Oi Uó,
    quero agradecer pela presteza sua em divulgar tantas informações no seu blog que tem se tornado uma referência para mim que estou iniciando na renda variável. Muito obrigado por ajudar as pessoas que querem inovar e estão cansadas de viver na corrida dos ratos, gastando e nunca obtendo novos ativos.
    Acompanho suas operações de mini-índices que são muito valiosas para quem quer aprender desde o início, e uma observação que tem me intrigado e se tens como me responder é a seguinte: você obtém vários dias de ganhos em uma escala digamos reduzida e assim, de supetão, vem uma queda brusca com uma perda em valores razoáveis. Você saberia explicar porque essa queda abrupta acontece?


    Obrigado.

    Rodriguinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodriguinho, muito obrigado por estes elogios. São muito gratificantes para mim pois me dão a plena convicção de que as horas que eu gasto com este blog são valiosas não só para mim como para outras pessoas.

      Sobre a questão das perdas, acho que cada um tem sua história. Mas a minha maior perda veio não por culpa da estratégias mas sim porque eu não admitir perder. No dia que eu perdi 5.000 eu estava na parte da manhã com um ganho de 800 reais, porém na parte da tarde eu decidi continuar operando pois nos dias anteriores tinha conseguido ganhar 1000 reais por duas vezes. Então estava em busca de 200 reais a mais não contentando com os 800 reais.

      Hoje 800 reais para mim é uma fortuna, 500 também é. Estou operando muito pequeno e quando fica acima dos 100 reais já me dou por satisfeito.

      Acredito que eu poderia voltar a ganhar 500, 800, 1000 reais, mas precisaria entrar nas operações com 9 contratos e não com 3 como tenho feito agora. Pode ser que no futuro eu mude de patamar, mas por hora decidi operar com humildade pois estou ainda engatinhando.

      A lição que fica é definir até quanto você pode perder, e se chegar neste valor de perda em uma operação você deverá executar este stop. Mas este stop tem que estar alinhado com o seu ganho médio diário. Se você ganha 100 reais por dia o ideal é stopar com 100 reais. Pode até tentar um nova operação mas se chegar em 200 reais já é hora de parar.

      Conhecimento de si próprio é importante, só assim você ficará tranquilo nas operações.

      Hoje eu mudei completamente a forma de ver as operações de quando iniciei no mês passado. Hoje não foco mais no financeiro e sim no método. Tem dias que eu fico muito triste comigo mesmo pois não executei o método conforme definido, e ao não executar deixe de ter um bom resultado. Hoje um valor negativo em conta ou um valor positivo pequeno não me deixam chateado, foi o que o mercado lhe proporcionou no dia e tem que ficar satisfeito com isto, mas quando eu fujo do método e as coisas dão errado isto sim me chateia e fico o resto do dia me lamentando. Acredito que com o tempo irei trabalhar melhor isto, não podemos querer ser o rei da estratégia e o rei do emocional com 2 meses de experiência.

      Abraço!

      Excluir
  2. qual segredo p fechar tantos dias positivos ??? aprendeu com o igor algum macete ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquele Igor é fora de série, esta semana ele postou um nota com ganho de 8.000 reais no dia. Credo!

      Não tem macete, pode ser que mês que vem eu feche todo negativo, acho que tem muito da questão da sorte também. Cada dia que opero no mercado vejo que ele não tem previsibilidade nenhuma. É praticamente um casino. Tem dias que você nota uma certa tendência mas tem dias que o bicho fica doido.

      Hoje por exemplo tive muita dificuldade de operar. Abriu com um baita gap e quando isto acontece eu fico sem saber se entro na direção do gap ou se aposto no fechamento dele. Hoje aconteceu o fechamento, fiquei até surpreso porque existiam resistências fortíssimas, e de vagar ele foi furando cada uma.

      Acabei fechando positivo mais um dia, mas fiz algo que não queria fazer que é operar na parte da tarde. Na parte da manhã eu não consegui fazer nenhuma operação, tinha que ter fechado o HB e aceitar o dia nulo, mas resolvi operar na parte da tarde e agora terei que ficar após o expediente para dar conta do trabalho do dia.

      Abraço!

      Excluir
    2. sou leitor assiduo do blgo uorrem, fui eu que fiz a pergunta se aprendeu com o igor
      como funciona sua entrada com os cotnratos ? se vc toma um gain com 1 contrato, aí vc dobra o numero eh isso? como funciona ?

      Excluir
    3. Anom, a configuração que estou utilizando agora é de entrada com 3 contratos e 3 saídas parciais. Funciona assim:

      No gain:

      1 - a primeira saída deve ocorrer entre 50 e 100 pontos, se não tiver nenhuma resistência/suporte no caminho pode definir em 100, mais seguro é definir em 50.
      2 - a segunda saída deverá ser na primeira resistência/suporte.
      3 - a terceira saída deverá ser de satisfação ou ser estopada caso o preço retorne para o ponto de entrada.

      Note que é um setup híbrido, na mesma operação você faz um scalpe curto, um outro mais longo e com a posição remanescente você tenta pegar uma tendência.

      No loss:

      - Se você fez a entrada e o preço não caminhou na direção esperada então deverá abortar a operação. Deve definir o ponto de saída de acordo com seus critérios financeiros.

      Variações:

      Se você não está muito seguro do ponto de entrada pode fazer também entradas parciais, de 1 em 1 até completar os 3 contratos. Mas se não está muito seguro é melhor não operar, correto? Aí fica a critério da pessoa.

      Sobre esta questão de dobrar, eu não gosto, mas vejo o pessoal lá do Trade ao Vivo fazendo muito, principalmente o Igor. Pra mim é assim, entrou tá entrado, e deve-se aguardar o trade evoluir.

      Abraço!

      Excluir
    4. vc entra com TRES contratos, aí o trade vai andando e vc vai fazendo a parcial, e se da loss se toma o loss com os 3? é isso ?

      Excluir
    5. desculpa tar perguntando tanto hehe mas com 3 contratos consegue fazer esses financeiros de 1k, quantos pts vc busca mais ou menos de gain e loss

      Excluir
    6. Anom, com 3 contratos não dá pra fazer 1K. Para 1K vc precisa de pelo menos 15 contratos. Mas agora eu opero só com 3 (a princípio), se tudo correr bem vai fazer uns 300 reais com esta quantidade.
      Uma vez, operando apenas 1 contrato, consegui fazer 150, depende do dia.

      Se vc entrou e o trade não evoluiu nem para a primeira parcial, então terá que executar seu loss.

      Excluir
    7. Uorrem, meta de 300 reais com 3 contratos seria 500 pts, nao acha muito fazer 500 pts todos os dias?

      Excluir
    8. Minha meta é 200 pts no scalper, vou devagar de 50 em 50

      Excluir
    9. Não quis dizer que é uma meta, só salientei que com 3 contratos, em um dia bom, vc poderia chegar neste valor de 300.

      Excluir
    10. qual seria a meta?

      Excluir
    11. Sem querer interromper, mas ficou faltando a reposta sobre essa primeira questão levantada pelo anônimo:

      vc entra com TRES contratos, aí o trade vai andando e vc vai fazendo a parcial, e se da loss se toma o loss com os 3? é isso ?

      É uma boa pergunta, também gostaria de entender essa mecânica do métódo do Uorrem.

      Obrigado

      Excluir
    12. Sobre a primeira pergunta, stop loss sempre deve ser com a posição completa.
      Sobre a questão da meta, não trabalho mais com meta, o que der no dia tá dado.

      Excluir
  3. Olá, boa noite.

    Fico feliz que alguém esteja compartilhando análises relativas ao mini-indice. Parabéns!
    Este IGOR que vocês estão comentando é o da RICO (Igor Rodrigues Luis) - https://www.youtube.com/watch?v=-nRSmuf238w?

    abraço,

    JR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele mesmo, opera muito bem, fica convencido nos dias que ganha, mas quem não fica né? O Alyakin também é bom, cara que começou bem novo, lá pelos 18 anos, hoje está na faixa dos 30 e ganha em média 1.000 por dia.

      Excluir
  4. Boa tarde! Procurei no blog o restante da explanação sobre sua operação de day trade no mini-índice (Ibovespa), e só vi sobre a fase 3. Não peguei as explicações das duas primeiras fases. Qual é o método? Tem algum link das matérias?

    Obrigado, abraço e parabéns pelas experiências!

    ResponderExcluir