sexta-feira, 20 de março de 2015

50 Tons de Cinza sem Cortes


Veja meu novo site Aqui 

Ops!

Se você chegou aqui pelo título do post então acho que caiu no lugar errado. rs. Me perdoem pela brincadeira, foi só para descontrair.

Então, estamos aí para mais um fechamento semanal. A semana não acabou ainda mas por motivo de viagem estarei off-line após o pregão de hoje até a próxima segunda segunda-feria. Faço questão de não possuir smart phone e de não levar o note book nas viagens para poder desfrutar melhor os dias livres.

O IBOV deu uma recuperada em relação à semana passada subindo de -5,79% para -1,22% até o fechamento pregão de ontem. Hoje poderemos ter mais um dia de alta já que ontem foi um dia de correção. Já o IFIX segue em queda livre e já acumula perdas no mês de -2,48%. Promoções de FIIs à vista, muita gente migrando para a renda fixa devido aos altos juros do momento.

A carteira 1, que até então vinha chamando de carteira de renda variável de dividendos e agora passo a chamar de carteira de ações de primeira linha, acumula alta no mês de 1,17%.

A carteira 2, que até então vinha chamando de carteira de renda variável de crescimento e agora passo a chamar de carteira de ações de segunda linha, acumula queda no mês de -4,43%.

A carteira 3, que até então vinha chamando de carteira de renda variável mista e agora passo a chamar de carteira de FIIs e day-trade, acumula alta de 1,99%.

No dia de ontem atingi 50 pregões de day-trade (daí o título do post, rs). Sim, estou vivo ainda, suando a camisa mas com a integridade física e emocional intacta. Perdi alguns quilos mas psicologicamente estou mais consistente a cada dia. Será?! Cada dia de pregão é como deitar em um divã e buscar o auto-conhecimento. rs


O colega Troll com suas teorias comportamentais aplicadas ao Poker previu que eu já estava derrotado no dia 21/01...

Na boa Uó, não vai rolar não. Você vai ficar dando voltas, jurando que dessa vez vai ser diferente. Mas não vai. Você já se deu mal com swing e position. Se o intraday é o mais caro e que requer maior dedicação, por que você acha que será vitorioso? A melhor alternativa é fazer como eu fiz: reconhecer que é um péssimo jogador.

O colega DI Finance com suas teorias estatísticas sem aplicação prática atacou minha idoneidade...

Vc acha que operando ali rapidinho na hora do almoço vai ter desempenho melhor do que a galera que é experiente e opera o dia todo no mercado? Santa inocência. Bollinger com IFR é coisa velha cara, vc já se arrasou em todos os trades que tentou.... O q vc define como bom investidor? Aquele que ganha por sorte, sem saber o que está fazendo? O o que perde, pois não teve sorte e sabe o que está fazendo?

Já estou de boa com os colegas, mas confesso que em um primeiro momento fiquei ofendido mas procurei usar as críticas destrutivas como um incentivo a mais em busca da melhoria. Estou longe ainda de ser um trader de sucesso mas estou considerando esta primeira etapa como satisfatória. Vamos ver como serão os próximos 50 pregões.

Bom fds!

24 comentários:

  1. Uó, beleza? Estou fora de casa, não vou logar nesse computer...

    Me fala aí, você que é amante da análise gráfica : Estima que o espaço de queda, pelos gráficos, seja até quando? E melhor, consegue individualizar a análise para HGRE, BRCR e NSLU?

    Abraços!

    GdM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GdM, pelos gráficos não dá para prever fundo, mas tido indica que teremos mais quedas... De qq forma já comecei minhas compras.

      Excluir
  2. Fala Uó, parabéns!
    O importante é seguir sua vontade, se você quer ser um trader, go ahead!
    Eu ainda não tenho um "auto-controle" para tanto, então sigo fazendo meus simulados e de vez em quando escapa um "trade" rs

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gringo,
      Eu também não tenho este auto-controle, nem terei, duvido que algum trade o tenha. Vejo traders professores operando diariamente, com 8 anos de mercado, e todos operam carregados de emocional. Se você quer ser um trader terá que aprender a lidar com isto.
      Obrigado!

      Excluir
  3. Sessão sadomasô com os haters, Uó? rs

    Falando sério, agora... fico feliz que esteja do lado vitorioso do balcão enquanto se aperfeiçoa como trader. Pelo visto aquele revés logo no começo foi um santo remédio para você manter os dois pés no chão.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk
      Valeu LdL, aquele revés do início uma hora ia aparecer, a sorte foi ele não ter me quebrado. Para ser trader é necessário também muita sorte. Eu estou tendo alguma, não nego. Mas só sorte não te leva 50 dias de pregões, é uma junção de fatores.
      Abraço!

      Excluir
  4. Uó você consegue dizer quantas horas por dia você precisa dedicar para fazer essas operações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Operando entre 9 e 12 é possível. É o melhor horário.

      Excluir
  5. Porra mas ca entre nois, o troll e o di-ze-manezinho são dois malas que deveriam formar um casal. Numa época eram unidos contra o cameleão e agora são casalzinho brigadu. Esquece as malas.

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou muito fã de trade como já havia dito em outro post, mas vamos lá, você conseguiu um número bom de acertos bem acima da média e a carteira de trades está positiva, o que não prova nada estatisticamente, o universo de 50 dias ainda é pequeno, e dia 21 deve ter sido cruel, pelo menos para mim seria , mas pelo jeito opera com os crivos definidos, e dinheiro que não fara falta para o futuro do Small Bifinho, sei que existem períodos de perdas, mesmo para profissionais escolados espero que esteja dentro do controle de risco, apesar de gostar do B&H puro, respeito e torço para que dê tudo certo.

    Son of gun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 50 dias realmente é pouco, digamos que estou indo do nível básico i para o nível básico II. Se eu chegar ao pregão 101 então já estarei no nível intermediário I. rs
      Abraço!

      Excluir
  7. Pensei que ia fazer a resenha do livro hehe........

    ResponderExcluir
  8. Grande amigo UB,

    Parabéns pelos ganhos, você merece.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Uó se você considerar 1 trade como um dia de operação dai 50 dias será muito pouco pra garantir estatisticamente a eficácia do seu sistema. Porém Você tem 50 dias de operações, se no caso considerarmos 1 trade como sendo uma compra e venda ou venda e compra, então no caso você terá muito mais de 100, 200 trades realizados nesse periodo de 50 dias o que dá uma amostra estatística muito melhor.

    Eu acredito que acima de 100 trades que no caso você já tem, já dá pra ter uma idéia da eficácia de um setup, eu nao tenho certeza sobre isso, por isso gostaria de saber sua opiniao sobre o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom, como disse no coment mais acima, só a partir do pregão 101 começarei sentir mais firmeza na coisa, por enquanto pode ser mais sorte do que estratégia. torça aí para eu chegar lá, rs.

      Excluir
    2. Boa sorte ai Uó, Espero que você consiga! segundo meus cálculos seu sistema é bom, tem grande chance de dar certo!

      Excluir
    3. Os sistemas sempre são bons, mas nós estragamos eles, rs.

      Excluir
  10. Se já ouviu falar sobre uma possível recessão com duração de 10 anos mencionado pela empresa empiricus? Sei que eles podem estar exagerando pra ganhar mais audiencia, mas boa parte do que eles falaram prevendo em anuncios anteriores se concretizaram. Pelos dados que eles mencionam a coisa vai ficar preta pra nós brasileiros e o mundo todo, eles prevem uma nova crise econômica.

    Aqui esta o link do video https://www.youtube.com/watch?v=pxtz6r_9BJs

    Se você tiver tempo e puder assistir, tem informações interessantes. Este assunto é de muita importancia pra todos investidores que tem muita grana investida em investimentos de maior risco.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não duvido de nada neste mundo. Mas e Empiricus "previu" também que OGXP3 e HRTP3 seriam excelentes investimentos. Portanto, as chances de termos ou não a concretização desta previsão são de 50%/50%. Vou ver o video.

      Excluir
  11. Por que vc limita os ganhos e no dia que perde não limita tb? Por isso prefiro swing trade, fico alguns dias com ação, embora algumas ações vão de -3% a +3% as vezes no mesmo dia.

    ResponderExcluir