quarta-feira, 18 de março de 2015

Crenças x Estratégias


Veja meu novo site Aqui 

Bom dia PessoAll!

Ontem tive um revés nas operações day-trade em mini-índice. Como pode ser visto na boleta abaixo, terminei o dia no vermelho. A última vez que tinha terminado no vermelho foi em 18 do mês passado, exatamente 1 mês atrás.


Vamos à história do pregão, utilizarei o gráfico para explicar...


Ontem foi um dia em que a crença falou mais alto que a estratégia. E sempre que isto ocorre a chance de fracasso é grande. Comecei o dia sugestionado a operar na ponta vendedora. Como eu utilizo alguns gráficos de apoio, como o Brent Future e o Down Future, e ambos estavam no campo negativo, então internalizei que teríamos um dia de queda.

A princípio a sugestão se confirmou pois abrimos com uma gap de baixa, porém uma pressão compradora apareceu logo na abertura, sinal de que poderíamos ter um dia de alta. Como estava sugestionado a operar na ponta vendedora então realizei a minha primeira venda V1 fechando a operação em C1. Realizei mais uma venda em V2 fechando em C2. Até aí estava tudo bem, como as operações funcionaram e já estava com ganho de 306 reais (superior à média) acreditei cegamente que estava operando na ponta correta.

Porém, somando o fato dos dois ganhos na ponta vendida com a internalização de que o dia era vendedor, eu não consegui ver o óbvio que era apresentado no gráfico (topos e fundos ascendentes). Foi então que a minha derrocada teve início, ao realizar minha terceira venda que deveria ser fechada no toque da MM verde (fato que não ocorreu) eu perdi o controle da situação pois a crença falou mais alto que a estratégia.

A estratégia mandava estopar a operação no rompimento do topo anterior, seria a coisa mais simples do mundo pois estava com apenas 2 contratinhos e com ganhos no dia, porém o psicológico não aceitou (já vi este filme antes!). A partir deste ponto iniciei um processo suicida de defesa da posição, vendendo e comprando 2 contratos, que me fez perder os 300 reais da manhã mais 227 de perdas e 145 de taxas.

Só quem faz day-trades sabe o quão é difícil agir o tempo todo de forma racional. É uma luta diária de você contra você mesmo. Muitas vezes o fator sorte ajuda o que te sugestiona a pensar que está fazendo a coisa certa, mas um dia a casa cai. Tudo bem, ontem a casa não caiu, apenas um pedaço da parede se foi, agora é tempo de reconstrução, vamos considerar isto um aprendizado não é mesmo pessoAll?!

E hoje é queda ou alta?! rs



Bons trades a todos!

20 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkk pessoAll

    ResponderExcluir
  2. Fala Uó!,
    Entendo essa luta contra si mesmo, comecei a operar opções e já estraguei alguns lucros por causa de "teimosia" e "achismo".
    O jeito é aprender e buscar o "auto-controle"!

    Bons trades!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que isto deve ser uma luta eterna, rs.

      Excluir
    2. O pior de tudo é aprender só perdendo, e perdendo muito. Pelo que estou assistindo, os seus lucros já são consistentes e interessantes! Parabéns!

      Excluir
    3. Dr. só tem jeito de aprender sentido a pele arder, pode fazer 200 cursos que não vai adiantar, pode fazer terapia e macumba, só fazendo e sentindo na pele, rs.
      Obrigado!

      Excluir
  3. Desculpe a crítica, mas gosto do seu blog, e o acompanho faz tempo, mas este negocio de ficar mostrando operação, boleta, é muito chato, tirando isso tá tudo legal.


    Son of gun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe, mas agora vou postar só os dias de perdas, para dar algumas dicas aos demais traders, é importante disseminar o conhecimento, e do fracasso extraímos os melhores ensinamentos. obrigado!

      Excluir
    2. Anon, isso é chato para quem tem algo a esconder, como uns vários mestres do facebook que vivem de propaganda e cursos, mas que nunca mostram boleta. Muitos até mostram boletas falsas, mostrando ganhos absurdos. Aí sim é chato... esse tipo de cara odeia quando pedem a boleta.

      Excluir
    3. Pessoal lá do meu Facebook parou de postar boleta, ou está todo mundo ganhando dinheiro ou tá todo mundo perdendo, rs.

      Excluir
    4. Otimo ponto o de dar mais importancia no compartilhamento das perdas e aprendizados . O mundo precisa mais desse comportamente mais modesto e procurando o bem comum

      Excluir
  4. Modo de investimento PF, prefiro acompanhar os investidores institucionais e me basear nos fundamentos.

    ResponderExcluir
  5. Na boa, tu esta muito bem ainda porque os seus ganhos são muito superiores as percas, é só tu ser mais mecânico seguindo o seu sistema e deixar de lado o achismo. Parabéns!Continua postando os seus trades Uó eu acho legal estas postagens. Porque será que o Son of Gun do comentário a cima não curte estas suas postagens com boleta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu anom, mas para quem não faz day-trade deve ser um saco mesmo.
      Está dificil operar mecanicamente, será que alguem consegue isto? Acho que todo mundo dá uma escorregadinha, rs.

      Excluir
    2. É isso mesmo, o Uó acertou, não faço trades, sou buy n holder modo Bastter rs.


      Son of gun

      Excluir
  6. Boa noite a todos!
    Desculpe, mas eu prefiro que o Uó continue a postar a boleta e outros assuntos relacionados aos seus day trades. Para além de outros argumentos, isso demonstra confiabilidade!! Vulgarmente conhecido como: "matar a cobra e mostrar o pau"! Rsrs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, anom, agora vou postar só os dias de perdas, espero então ficar sem postar por muitos e muitos dias, rs. hj ganhei um trocadinho, deu para pagar a janta, sempre no day after loss eu fico ressabiado e não faço muita coisa, e o mercado hj deu uma colher de chá viu, quem pegou a alta se deu bem, fiquei só assistindo, rs.

      Excluir