sábado, 2 de maio de 2015

Tags: ,

Como Estou Investindo - Abril/2015


Fala Galera!

A partir desde mês estou retornando com os balanços mensais sob o título "Como Estou Investindo". Tentei me afastar um pouco da blogosfera mas não teve jeito, isto aqui já faz parte da minha vida. Este círculo de relacionamento é muito construtivo e não pode ser quebrado, sigamos juntos em busca da sonhada I.F.


Buy & Hold

Nesta seção irei apresentar o desempenho das carteiras de Buy & Hold d'Uó! que são o principal objetivo dos estudos.

Rentabilidade

Começando pelas rentabilidades, como mostra a tabela abaixo, o rendimento geral deste mês foi de 5,16%. O acumulado no ano é de 5,49% e em dois anos e quatro meses o acumulado é de -5,38%.


Lembrando que a rentabilidade acima é geral e inclui os rendimentos em renda variável e renda fixa.

Por classe de ativos de renda variável as rentabilidades foram:

- Ações: 5,6% contra 9,93% do IBOV
- FIIs: 3,59% contra 3,64%  do IFIX

Por carteiras de renda variável as rentabilidades foram:

- Carteira de Primeira Linha: 5,92%
- Carteira de Segunda Linha: 5,33%
- Carteira de Terceira Linha e Trades: 5,77%

Alocações de Ativos


O percentual atual de capital de giro em conta corrente (CC) é de 2,4%. A reserva de emergência está dividida entre poupança (3,2%) e LCI (3,3%).

Nos dois últimos meses migrei parte do capital que estava alocado na carteira de ações para a carteira de FIIs. Daqui para frente a prioridade de aportes será a carteira de FIIs e as sobras serão direcionadas para algum título do governo de prazo curto, talvez uma LFT.

Day-Trade

Nesta seção irei apresentar o desempenho das operações Day-Trade d'Uó! que são o segundo objetivo dos estudos.

O mês de abril foi muito bom para os operações no mini-índice e o mini-dólar. Consegui alcançar a meta mensal atual que é de 1.500 líquidos (sem descontar imposto de renda).

Em 17 dias de operações o total obtido foi de R$ 2.282. Descontando as taxas de R$ 630,28 o resultado líquido foi de R$ 1.651,72.


Este dinheiro obtido foi devidamente usado na compra de um FII. O objetivo é este, comprar um FII por mês com os resultados das operações. A grosso modo a carteira de trades se auto-alimenta, como já tenho muitos FIIs alocados nesta carteira os aluguéis recebidos são utilizados para cobrir os custos das operações (em torno de R$ 600 mensais). Se eu conseguir manter esta meta de R$ 1.500 mensais, devidamente corrigidos pela inflação, esta carteira irá crescer em torno de R$ 18.000 ano sem ser necessários aportes na mesma. Obviamente desconsiderando possíveis valorizações/desvalorizações no ativos da mesma. Não podemos esquecer do IRPF de 20% sob os lucros que pelo objetivo seria de R$ 300. O ideal será alcançar um resultado mensal entre R$ 1.800 e R$ 2.000 para, no fim das contas, chegar no objetivado de R$ 1.500. Acredito ser possível, basta faturar R$ 100 dia sem levar stops ou uns R$ 150 com stops controlados.

Bom fds!

58 comentários:

  1. Muito boa a frase de caminhão!
    O negócio agora é fluxo de caixa Uó?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surfista, o negócio é misto, fluxo de caixa com FIIs e crescimento com ações, mas a prioridade é o fluxo, e como está faltando dinheiro para aporte as ações estão ficando de lado.

      Excluir
  2. Legal o post Uó, vi que vc tem uma porcentagem grande de FII, costuma assistir o chat do André PC na quarta as 19:00h no Bastter? a minha divisão esta 70% em ações (em boas empresas são 14 na carteira - tudo bem a vale está inclusa, rs) 30% e FII (31 fiis sendo 2 fii de fii, 6 de papel, 23 de tijolo dando preferencia a multi-multi e mas tenho monos de primeira). O da conta corrente eu nem conto, tem uma mixaria de NTNB-p 2035 que eu nem conto também poupança eu precisava um pouco como é para emergência eu uso o que tem na CC e se precisar ultrapassar uso o LIS mas neste caso sei que estou errado é que não dá vontade nenhuma de colocar algo na poupança. rs

    Son of gun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assisto não Son, este chat é liberado para não assinantes?
      Em tese vc esta com um bom balanço de carteira.
      Abraço!

      Excluir
    2. Os antigos sim, mas os ao vivo no horário acima não, é feito pelo livestream, além do cara manjar para caramba e o grupo tb não pode usar só se cadastrar é de graça pode perguntar a vontade e não precisa pagar nada como é em outros por aí. Abs aparece lá o pessoal é legal, tem desde os mais básicos até os avançados.

      Excluir
    3. Respondi ao contrario os ao vivo sim, os antigos não

      Son of gun

      Excluir
    4. Valeu pela informação Son!

      Excluir
  3. Uó,
    Parabéns pela carteira. Estou gostando muito dos FIIs e meu plano em 2015 é aumentar fortemente a participação neles para maior fluxo de caixa. Estou te acompanhando, vamos nessa juntos.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já fez sua curva de I.F.? eu montei a minha, depois vou fazer um post a respeito, os FIIs tem papel fundamental nesta curva.
      Abraço!

      Excluir
    2. Fiz sim! Vai sair num post no blog ainda nessa semana. Vamos juntos nessa caminhada.

      abs

      Excluir
  4. Boa rentabilidade UO, vamos juntos em frente nesta caminhada para obtenção da INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA=LIBERDADE.

    Abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
  5. Bom resultado uó ta quase zerando essa rentabilidade histórica negativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viver, espero empatar daqui 12 meses. Em 24 meses espero alcançar a poupança e em 48 meses espero pegar o CDI. Ripa na chulipa!

      Excluir
  6. Nobre Uó, como vai o futuro herdeiro do trono, ou melhor, da mesa? rs

    Muito bom o resultado. Poucos dias negativos nos daytrades, o que é ótimo. Qual o seu percentual de acerto total das operações?

    E o semanal de Petr4? Parece que vem correção. Vou fazer um movimento no ativo em breve... hehehe

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troller, estou plantando o futuro do herdeiro da mesa, rs. Quando ele crescer ele lerá os post do blog e poderá rememorar cada passo do pai. Ele dará muito valor ao que foi feito, assim espero.

      Estou começando a acertar nos DT. Você deu 6 meses mas o meu prazo é de 12 meses. Se em 12 meses eu estiver ainda no game estarei satisfeito. A estatística diz que se um trader não quebrar no primeiro ano ele tem boas chances de continuar.

      Petro foi uma loucura, não esperava. Quando bateu 12 reais eu vendi o resto que eu tinha, agora não entro mais nesta bagaça, pra mim já deu. Especular agora só nos day trades com índice e dólar mesmo.

      Abraço!

      Excluir
    2. Ah, não calculei o percentual de acerto mas é alto, estou bem seletivo nas entradas o que aumenta o percentual. Estou operando com menos contratos. Este mês contratei 500 mas mês que vem vou contratar apenas 250.

      Excluir
    3. Você operou 500 contratos de mini-índice???

      Excluir
    4. Rodo de 20 a 40 por dia na média. Em um mês com 20 pregões vai dar mais de 500. Mas a conta é dobrada porque a contagem do pacote é por operação e não por posição.

      Excluir
    5. Ufa! Então você opera uns algo entre 3 e 5 contratos por operação isolada?

      Excluir
    6. Troller, no Dólar estou executando 2 contratos e no Índice estou executando 6 contratos por operação. Faço uma parcial no scalper com metade da posição e seguro a outra metade pra tentar pegar uma tendência.

      Excluir
    7. Então você parou com aquelas loucuras. Que bom que sobreviveu àquela fase, cara.

      Excluir
    8. No início todos cometem loucuras, faz parte do aprendizado. O impostante é não quebrar.

      Excluir
  7. Que bom que voltou a postar o balanço Uó. Esse mini índice é o capeta hein?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Dr.
      O mini-índice é do bem, todo dia ela te dá boas chances de lucro, o capeta está é na mente da gente.
      Abraço!

      Excluir
  8. Uó, IR no mini-índice de dólar não é 15%, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô falando de diário...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Esse mini-índice definitivamente não é pra mim! Espero que recupere a rentabilidade histórica logo. Parabéns pelo resultado mensal!

      Excluir
    4. Vamos torcer Dr.
      Obrigado e abraço!

      Excluir
  9. Muito bom Uó, tanto na carteira como nos trades.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Parabéns UÓ pelo crescimento constante. E que bom vc ter voltado. A blogosfera precisa de pessoas que nos passe boas informações e feedbacks para que evoluímos cada vez mais!
    Abs

    ResponderExcluir
  11. Uó,

    Acho que os ETs expulsaram você da nave ao analisarem seu cérebro... Ficaram doidos com tantas operações de day-trade em Mini-contratos. Desistiram!!! KKKKKK
    Welcome back, the truth is right here too!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, Metal, vc é uma figura... E o que esta esperando do Kiko no Mega?

      Excluir
  12. Salve UO,
    Sabia que você não ia conseguir ficar longe! hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é mão de vaca, estou no game, rs.

      Excluir
  13. Desse jeito, ganhando no índice, DiMarcinho pira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos apenas no início da jornada Anom, nada é certo ainda, mas estou atento.

      Excluir
  14. Verdade, Uó. Tem que recuperar a rentabilidade histórica. Sei que é irrelevante em termos de longo prazo, mas moralmente é chato a gente estar "devendo" rs. Continue mandando ver aí, abraços.

    ResponderExcluir
  15. Fala Uó,

    É ótimo saber que os seus balanços mensais estão de volta, afinal, você é um dos principais protagonistas da blogosfera financeira e seus posts fazem MUITA falta!

    Parabéns pela rentabilidade em abril, principalmente das ações. E estou achando muito bacana o seu desempenho nos trades, calando a boca de um entendido que disse que você ia quebrar...

    Acredito que faltou publicar apenas a composição da carteira de ações, certo? Você está com quantos ativos em carteira? Pretende adicionar mais algum?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala I.L.
      Muito obrigado!
      Quebrar eu não quebro não, posso ficar no zero a zero mas estou "mexendo" com trades desde 2010 e não vai ser agora que vou quebrar.
      Depois vou fazer um apanhado das composições, mas continuo com 39 ações mas agora tenho 22 FIIs. Não pretendo mas pode acontecer de adicionar, depende da oportunidade como ocorreu com a CGRA.
      Abraço!

      Excluir
    2. UB,

      Não sabia que o índice Uó continuava, rs. Pensei que você tinha enxugado a carteira, inclusive você não vendeu algumas ações para comprar o carro?

      Eu estou satisfeito com as minhas 12... Inclusive, futuramente, penso em reduzir ainda mais esse número. Diversificação é fundamental, mas quando você confia na empresa, a situação é diferente.

      A propósito, o que você acha da ODPV3? Estou de olho nesse segmento de saúde e considero essa empresa a melhor dessa área na Bolsa.

      Abraços.

      Excluir
    3. I.L., vendi apenas aquelas que sobrevalorizaram (ABEV, BBSE, UGPA, CIEL, PSSA, GRND), mas mesmo assim vendi pouco de cada. As únicas que zerei completamente foram BRPR, PETR mas entraram CGRA e KEPL. Devagar vou ajeitando as coisas, sem pressa...

      Já tive o pé no setor de saúde com a RADL, e me arrependi amargamente de ter saído.

      Abraço!

      Excluir
  16. Você pode até estar devendo no histórico, mas está longe de estar perdido, Uó. rs

    Parabéns pelo resultado mensal!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu LdL, no início estive perdido, agora estou entrando na rota, rs.

      Excluir
  17. Vai continuar tão exposto assim em renda variável, mesmo quando o país está em ascenção de juros?

    Está indo muito bem nos daytrades. Só tivesse um software que fizesse as operações talvez não tivesse cometido alguns dos erros.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I.I. exposição está alta, mas está controlada.
      Ah, realmente o meu maior problema nos DT diz respeito ao emocional.
      Abraço!

      Excluir
  18. UB, você foi o primeiro da blogosfera que vi que opera MIni lndice
    Infelizmente eu não tive uma experiência muito boa com o tal os Maledito MIni-indice.
    no exato momento do dia da quebra da bolsa (crise de 2008) quando a bolsa despencou -15% só no primeiro dia da crise, Justo naquele dia quando abriu o pregão entrei comprado com 10 Mini-contrato sem stop sem nada de proteção, e de repente uns 3 minutos depois centenas de dezenas de contratos sendo vendidos desesperadamente a qualquer preço, e simplesmente afundou em minutos (perdeu 2000 pontos)... na esperança de subir não zerei posição e dormi comprado pro segundo dia da crise e a bolsa caiu mais 10% e a própria corretora interferiu e zerou minha posição com um prejuízo de 10k desespero total... ate hoje tenho trauma dos mini-indeces...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Rodo, que desespero. Nesta época aí eu nem sabia o que era mini-índice, só vim a ter contato com isto no final do ano passado.
      Ainda estou no começo, posso ainda levar tombos como este seu, vou ficar atento, cada dia de pregão é um novo dia. Tento começar um novo dia como se fosse um novato pois toda vez que entrei com segurança absoluta eu me dei mal.
      Aqui na blogosfera é difícil de se encontrar traders, mas lá no Facebook tenho uns 500 amigos traders, se eles estão ganhando dinheiro eu não sei, não vejo ninguém postar balanço mensal, só eu mesmo.
      Abraço!

      Excluir
  19. Cuidado com esses trades...Bem vindo novamente a Blogosfera! Pessoas como o senhor somam.

    ps. Adicione-me ao seu blogroll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Pastor, seja bem vindo de novo vc tb, rs.

      Excluir
  20. Uó o que você acha sobre esses setups pra mini índice vendidos na internet, tem uns bem baratos outros caros, você acha confiável? ou é melhor estudar por conta própria e desenvolver os próprios setups?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom, não sei pq não conheço, acredito que todo mundo tem condições de desenvolver seu próprio setup, eu não compro nada em relação a investimentos, nem livro tô comprando mais.

      Excluir