quarta-feira, 20 de maio de 2015

Crise e Demissões no Setor de Mineração e na Vale



Nesta semana tive a notícia de que um ex-colega de faculdade foi demitido da Vale após 14 anos de serviços prestados. A empresa alegou redução de custos neste período de crise. Pesquisando sobre o tema me deparei com as seguintes reportagens recentes...

Crise no setor da mineração causa muitas demissões no Brasil

Demissões no setor da mineração afetam a economia de Itabira, em MG

Demissões na Vale deixam ferroviários apreensivos

Vale vai encerrar contratos e provocar demissões no ES

Vale amplia demissões de funcionários em Itabira 

Minas da Vale param e trabalhadores reivindicam fim das demissões e cortes de benefícios

Demissões diretas na Vale já passam de 200 em Itabira, diz Sindicato

Nos últimos 12 meses, mais de 1500 engenheiros já foram demitidos

24 comentários:

  1. Como diria o filósofo e economista Alexandre frota, o frotinha, "a chapa está esquentando".

    ResponderExcluir
  2. É meu caro UO, não foi Minas Gerais que votou em massa na ptzada?
    Agora estão tomando na cloaca feito galinha...

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dilma mandou baixar o preço do minério,rs.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O dinheiro do socialismo dura enquanto durar o dinheiro dos outros... O dinheiro dos "outros" (nosso dinheiro) acabou! Agora, tá vindo dinheiro dos comunas da China. Estamos quebrados, tanto o tesouro quanto o BNDES e o INSS. Salvação? Se cortar metade dos ministérios (são 39) e metade dos cargos comissionados (mais de 130.000, um absurdo mundial) a economia é de mais de 200 bilhões de reais por ano. Mas não: vamos aumentar IMPOSTOS! Vamos mudar tudo nas leis trabalhistas (alguns pontos sei que são necessários)... MAS NÃO PODE MEXER NO BOLSA FAMÍLIA!!!!
    Se vc acha que está ruim, espere acabar em 6 meses o auxílio desemprego desta penca que foi demitida agora. O maior benefício que um governo pode dar a um cidadão se chama OPORTUNIDADE DE TRABALHO, não esmolas permanentes. A conta chegou, Uó, e vai doer no rabo do povo com areia e caco de vidro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil está muito dependente da China, perigoso isto...

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Aviso ao petistas: quero a SELIC em 20% ao ano, ai compro títulos pré-fixados de longo prazo e faço a festa... Inflação não me incomoda, suporto o tranco numa boa. Ao invés de chorar, talvez eu agradeça os canalhas roedores de dinheiro público. E os pobres? Como dizia o político de mentira de Chico Anisio, "Justo Veríssimo": pobre tem que morrer! Quero que o pobre se exploda! Seria ele petista???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tem muita gente ganhando neste cenário atual, mas são poucos, a grande maioria da população está perdendo....

      Excluir
  8. Apesar de tarde esta indo no caminho certo a vale virou cabide de emprego fiz uma análise comparando os números da Vale vs BHP Billiton a maior mineradora do mundo uma com margem operacional de 14% a segunda com 30% mais que o dobro da Vale ou a Vale corta os custos com pressão ou não vai ter grana nem pra pagar os juros da dívida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olha que ela já foi mais cabide no passado hein?!

      Excluir
  9. Vejo hoje um ministro da economia fazendo o que dá, já que corte na própria carne, tirando ministerios e cargos dos companheiros a presidente não deixa! Resta a nós, classe média, assumir o ônus. Mas cabe a nós também catequizarmos à classe baixa, mostrando que as esmolas que eles recebem são todas e mais um pouco comidas pela inflação. Ou seja, temos que tirar essa ilusão deles que Lula/Dilma/Petralhas são bons aos pobres, não para angariarmos os mesmos, mas para sermos justos e trazermos à eles esta informação.

    ResponderExcluir
  10. Pois é companheiro, como você pode por a culpa no PT? eu votei e acho uma injustiça estes tipos de comentários.
    1. a empresa é privada - não no sentido do banheiro, mas dizendo que ela era particular, tinha donos e se os donos não souberam mante a empresa competitiva no tempo que havia dinheiro de sobra, o que a Dilma tem haver com isto?
    2. A empresa fabrica commodities e se o minério de ferro despencou de valor... AH... FOI O PT!! óbvio!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem vota no PT é bandido assumido. Vc merece cadeia.

      Excluir
    2. Sobre o caso Vale realmente não vejo interferência direta do governo, já a Petro, ... rs

      Excluir
  11. Excelente comentário Guardião.
    Devemos começar já a campanha, visando as próxima eleições municipais: "sou honesto, por isso não voto em candidatos do PT" ou algo do tipo.
    Venho repetindo isso a todo mundo que me pergunta sobre política. É minha frase final, a conclusão, para ficar bem marcado na memória do ouvinte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todos políticos são desonestos, mas todos os petistas e seus eleitores são. Vcs são a corja, a desgraça do Brasil. Uns vermes que rastejam no roubo do dinheiro público, da mentira, do estímulo à luta de classes Marxista, do estado incompetente e inchado. Destruíram o país. Não fizeram nada com a Vale. E a Petrobrás? Também não foi o PT? Quem foi? Os militares!!!!!! Sim, os malditos militares!!!! Petista bom é petista morto. Vocês não valem o ar que respiram. LIXO.

      Excluir
    2. O problema é que nas eleições municipais não dá pra votar em partido nenhum, pois não existe nenhum partido de direita de verdade. E qualquer prefeito de qualquer partido após se eleger, busca apoio e dá apoio a essa corja do PT, PMDB etc

      Excluir
    3. Pois é, precisamos urgente de parlamentarismo e de um partido de direita. Mesmo que a rua esteja infestada de ratos, sempre começamos tirando os que estão dentro de nossa casa, correto? Se não fosse assim, niguém mais deveria ser preso, pois como já temos muitos presidiários não "vale a pena" prender mais gente... PRIMEIRO: derrubar o PT, pois tem uma ideologia que envenena o futuro do Brasil, não é só a corrupção (são o inimigo prioritário agora). Depois, seguimos na faxina. Um leão por dia, um lixo de cada vez.

      Excluir
  12. Existem as demissoes necessarias.
    E as politicas.
    Vou citar uma.
    A Nutricionista e senior de Aracaju.
    Paola Mafra.
    Foi demitida por uma jogada de interesses.
    Onde a supervisora Eliza da mesma,nao entende de nada .
    E faz arrumadinhos para se manter no cargo com um salario exorbitante de quase R$13.000,00.
    RETALIAÇOES DESNECESSARIAS E AMEAÇADORAS.

    ResponderExcluir