sexta-feira, 8 de maio de 2015

Tags: , , , , ,

Ranking de Ações e FIIs 2015


PessoAll!

Realizei uma classificação na seleção de ações e FIIs da blogosfera. Também eliminei alguns ativos para ficar com um total de 32 por categoria. Em azul os 8 mais votados. Em verde os 8 intermediários. Em cinza os 16 menos votados.


Neste momento paralisei as compras de ações e inclusive estou reduzindo algumas posições. A bolsa está negociando na casa de 20x lucro o que para mim é muito alto dado o cenário deteriorado em que estamos. Mantenho assim a minha estratégia ativa no quesito ações.

Em relação aos FIIs sigo com a estratégia de aportes periódicos. Não tenho a pretensão se fazer gestão ativa com FIIs e sim aumentar o fluxo de caixa paulatinamente com a escolha dos melhores imóveis. Espero que esta relação de ativos seja útil para os demais colegas.

Bons investimentos!

38 comentários:

  1. Caro Uo

    Postagem de grande valia, obrigado.

    Tem alguma sugestão de corretora que tenha bons custos e qualidade?

    Guilherme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Das que eu opero a Mirae é a mais barata.
      Abraço!

      Excluir
    2. Uó, e a Mirae te manda os informes de IR? To pensando em mudar da Spinelli pra Mirae pra redução de custos.

      Excluir
    3. Esqueci de mencionar a Socopa também, que possui corretagem zero para compras de FII.

      Excluir
    4. Henrique, nenhuma corretora me manda informes de IR. Quem está me mandando são os agentes, tipo Itaú ou mesmo a Bolsa.

      Excluir
  2. POis é uò, a AES tiete nem figurou entre as menos votadas, mas a CMG tá lá : ) Quanto mais leio os blogs de colegas muito mais instruídos que este velhinho mais vejo que tenho rios para ir.

    Abraços e bons investimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CEMIG ta no meio de uma polêmica danada mas ainda é uma boa empresa. Nesta última alta eu vendi quase todas que eu tinha comprado lá nos 11-12.

      Excluir
  3. Fala Uó, como sempre belos post e úteis para a blogosfera de finanças. Já estarei tirando um print para dar uma estudada nestes fiis.

    Vlw, abs!

    ResponderExcluir
  4. Rapaz, mais um post excelente. Gostei bastante.

    Por coincidência, estou pensando parecido com você. Quero aumentar meus fiis pois acho que as construtoras vão causar quedas em toda Bovespa. Sem contar com o aumento do desemprego e com o endividamento das famílias.

    Depois de um certo patamar vou voltar a comprar ações em 2016.


    Abs,

    Ex Socialista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Social!
      Os FIIs subiram horrores nas últimas semanas, mas mesmo assim os yields continuam atrativos.

      Excluir
  5. Fala Uó.

    Pelo que entendi você entende o mercado hoje como sobrevalorizado. Assim, se desfez de algumas posições.

    Mas me diga hoje : o seus últimos aportes têm sido direcionados apenas para Renda Fixa? O que tem preferido, seja no segmento da RF (TD, LCIs,...), seja na RV (ações x FIIs, bem como quais ativos alvo?). Cambio?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. S. Guarda.

      Não tenho colocado dinheiro novo nas corretoras pois não está sobrando dinheiro desde o ano passado. Como estava lotado de renda variável resolvi então diminuir as posições e comprar FIIs. Na renda fixa atual só tenho o colchão de segurança (1/3 poupança, 1/3 LCI e 1/3 LTF).

      Se a bolsa passar do 60.000 devo diminuir mais algumas posições e aí sim colocar na renda fixa. Por enquanto estou só trocando ações por FIIs para manter o plano de aportes periódicos já que não está entrando dinheiro novo.

      Em relação ao câmbio estou apenas realizando day trades no dólar para tirar os 100 reais diários de meta. Nada de position em Dólar, apenas operações intra-day

      Abraço!

      Excluir
  6. Legal o post, mas não apareceu EZTC3, nem no cinza, não acredito...Entrei com tudo hoje no after em HGTX3 engavetei a 14,56 o balanço foi meia boca, mas a empresa ainda está equilibrada, na parte azul dos FIIs muito bom, na verde MAXR eu gosto de varejo, mas tem umas pendencias com este. Um abraço

    Son of gun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Son, investir em Real State agora é loucura, um tiro no escuro, mesmo em se tratando de uma empresa boa como a EZTEC, por isto que nenhum colega votou nela. Já a Hering também não vejo atratividade nenhuma, se que uma empresa de consumo cíclico na carteira melhor ficar com a Grendene.

      Abraço!

      Excluir
    2. Bife diga me se estratégia de focar em fiis não é investimento em real state? Tb penso em migrar para fiis mas vejo um risco enorme de revisionais e devolucao de imóveis.

      Excluir
    3. Em parte é Portuga, mas é muito diferente de investir em construtora. Para imóveis bons, bem administrados e bem localizados acho que vale a pena. Não vejo outras boas fontes de fluxo de caixa aqui no Brasil.

      Excluir
  7. Uorrem,
    quantos contratos de dolar vc opera por dia? vc ta conseguindo atingir sua meta de 100 por dia?
    abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodo, com apenas 1 contrato é perfeitamente possível chegar nos 100 reais com duas ou três operações. Como opero no índice também então uma operação em cada um deles já pode dar os 100 reais no total. Mas levando em consideração os stops então acaba sendo necessário pelo menos duas operações em cada um. Quando estiver mais firme no Dólar vou passar a entrar com dois contratos. No índice já estou entrando com 3 contratos, pode ser que no futuro passe a entrar com 6.

      Esta meta de 100 rais dias é bem baixa, mas para quem está começando é a melhor coisa a ser feita.

      Abraço!

      Excluir
  8. Post interessante.
    Mas vc vai vender também as ações do UOZINHO???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ações são minhas, rs, para o Uozinho vou deixar apenas os FIIs, minha aposentadoria que ele herdará.

      Excluir
  9. Grande Uó,

    Muito bom ver você de volta e participando ativamente da nossa comunidade! Esse mês eu vou comprar a CTIP3, que teve um resultado bom no 1T15, e a TOTS3 (mesma situação da Cetip) ou a CCRO3.

    Vai depender do que o TSDB indicar na semana que vem. E a minha RADL3, não está na sua lista por que? ;)

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evite CCR.
      RADL está no novo post, rs. Ô empresa ruim!!!

      Excluir
  10. finalmente alguém que concorda comigo kkkk

    eu já teria vendido tudo... estaria esperando uma grande queda.. desde de 2008 nao temos uma grande reducao e a bolsa americana segue em patamares ineditos.. enfim... eu esperaria uma grande reduçao... uma famosa crise excelente para investidores e compradores de açoes ´para comprar qualquer coisa a longo prazo...

    sigo no day trade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe, mercado esticou pra caramba, mas estou vendo topo lá perto de 62.000, tem mais fôlego aí.

      Excluir
  11. Uó,

    Bom dia, meu amigo!
    Sigo a cerca de um ano a estrategia de comprar mensais em CIEL3 e ABEV3 por aquelas compras mensais programadas da rico. Meu foco é aposentadoria e aporto pouco..cerca de 400 reais mensais.

    Tenho também uma carteira de FIIs..com foco em aposentadoria e nao gosto de girar carteira.

    Vc acha prudente paralizar essas compras mensais de ações e focar somente em aportar a carteira de FII, e retomar essas compras mensais de ações o ano que vem?

    Qual sua opinião?

    Muito obrigado.

    Abraços

    Guilherme_sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gui, acho que já te falei isto, siga a estratégia de apostes periódicos nas boas empresas. A estratégia de alocação ativa também é válida, mas me exige 3 horas diárias de acompanhamento de mercado, se você não tem esta disponibilidade então continue aportando periodicamente na AMBEV e na CIELO e bola pra frente.
      Abraço!

      Excluir
    2. Uó...agradeço muito sua opinião...
      Admiro bastante seu trabalho..
      grande abraço
      Guilherme_sp

      Excluir
  12. Das mais votadas não tenho Itau, Ultrapar, Ambev e Brf, preocupante nem tanto........Ambev por convicção espiritual não invisto, Itau ainda prefiro Bradesco e Banco do Brasil, Brf cou esperar mais um pouco para ver o resultado da fusão Perdigão e Sadia. Ultrapar acho bastante cara apesar de ter interesse para compra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Beto, vc deixou de comprar umas pepitas. Ainda há tempo, mas não agora, tá tudo caro! rs

      Excluir
  13. Uó, parabens pelo Post! Talvez nós dois estamos errados, ou certos, mas também tenho o mesmo raciocinio que voce. Nao acho a Bolsa Brasileira um bom investimento nesse momento, vejo muita gente quebrando a cabeça pra montar uma boa carteira, estudando balanços, pra conseguir tirar uma rentabilidade média anual de 11-12%....enquanto qualquer investimento meia-boca em RF para nós pobretões já dá isso, sem suor....fico imaginando o que o Warren Buffet faria aqui no Brasil, se investiria mais de 60% em açoes ou se nao alocaria na renda fixa. Por outro lado, vejo que o dinheiro dos gringos não chega aqui porque as bolsas mundiais quebram recordes atras de recordes....será que vem uma queda logo, e aí os gringos começam a investir aqui, fazendo a nossa Bolsa subir até os 70, 75 mil pontos no final do ano....duvida que ninguem sabe responder, mas vejo que o mestre Uó está tomando uma posição defensiva parecida com minha nesse ano. E igual a voce, nao ta sobrando nada pra aportar, a inflação ta comendo todas as sobras!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!

      Henrique, a nossa bolsa tem excelentes empresas, poucas mas tem, só ver o meu mais novo post. No momento atual subiu tudo, ficou caro, mas temos pelo menos um momento bom por ano para comprar, o desse ano foi em janeiro, mas e só sentar e esperar que aparece outros bons momentos. Eu estou desmobilizando mesmo, vou ficar com pouca coisa em carteira, mas pretendo voltar a aportar nas ações em breve, com o dinheiro das vendas e também com dinheiro novo.

      Abraço!

      Excluir
  14. Acho que o resultado das carteiras ficou muito bom.

    Muitos ativos de primeira linha. Só não acompanho muito BEMA.

    Vamos ver como a carteira se sai.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BEMA é uma aposta da galera, vamos ver no que da.
      Abraço!

      Excluir
  15. Belo post, Uó.

    Legal ver como blogosfera está enxergando (e encarteirando) os principais ativos.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita coisa ruim nas carteiras da galera, na minha também. Mas se o sujeito tivesse investido apenas nas 5 primeiras deste ranking estaria dando pulos de alegria. Só ver meu mais novo post.
      Abraço!

      Excluir