Como Estou Investindo - Junho/2015

watch_later segunda-feira, 6 de julho de 2015



Veja meu novo site Aqui 
Começando mais uma semana que promete ser agitada nos mercados mundiais e também aqui no mercadinho tupiniquim. Aproveitei um tempinho do fim de semana para consolidar o resultado do mês que passou. Vamos aos dados.

Homenagem à Srta. Uó que faz aniversário nesta semana

Rentabilidades

A rentabilidade de 2014 segue em alta. Mesmo com um cenário macro econômico tão ruim as carteiras estão performando bem. Por pouco não voltei para o azul no acumulado histórico. Porém, estou prevendo mais alguns meses no campo negativo pois não há sinais de melhora para nossa economia no curto/médio prazo.


Tive um mês ruim na carteira de ações. No ano estou perdendo para o IBOV...


Tive um mês bom na carteira de FIIs. No ano estou ganhando do IFIX...


Pretendo fazer um post ainda esta semana sobre as carteiras de ações e FIIs. Acho que vale a pena pelo menos um post semestral para apresentar as composições de ativos. Abaixo o gráfico de todas as rentabilidades monitoradas.


Proventos

Os proventos de ações de FIIs estão bombando nos últimos meses. Não por causa das ações que estão pagando um dy relativamente baixo mas sim por causa dos FIIs. Apenas os proventos atuais de FIIs já correspondem a 35% dos meus gastos médios. Em breve irei fazer um post sobre o tema Independência Financeira onde irei discorrer sobre renda passiva x gastos projetados.


No gráfico abaixo é possível visualizar melhor os dividend yields de ações e FIIs,


Alocações

Nos gráficos de pizza abaixo é possível visualizar as evoluções de alocações nos últimos três meses. Notem que venho diminuindo aos poucos as alocações em ações e aumentando as alocações em FIIs e renda fixa. Porém, caso o IBOV faça o  movimento que estou visualizando para as próximas semanas, a renda fixa atual será toda revertida em ações.


Operações Day-Trade

No mês de junho tive um fraco desempenho nas operações day-trade. Isto foi ocasionado por três motivos:

1 - Primeiro pregão do mês catastrófico quando perdi 5 dias de ganhos anteriores
2 - Viagens a trabalho ao longo do mês
3 - Adaptação à nova corretora

Imagino que no mês de julho o desempenho irá melhorar. Além dos custos menores da nova corretora tenho operado de uma forma bem mais disciplinada e sistemática. (Será?!) Só o tempo dirá... rs. mas quero acreditar que sim. Hoje irei realizar meu pregão 111 e nos últimos 58 pregões tive apenas 3 dias negativos. Preciso acreditar nestes números para entender que estou no caminho certo.


Grande abraço colegas investidores.
avatar

Grande Uó.

Sinto falta destes posts seus! Muito legal. Está indo bem no anual, isso é bom.

Percebi que mais da metade de seu patrimônio aplicado se encontra em FIIs. Aí então eu lhe pergunto : com uma grande elevação do IFIX, mas uma má perspectiva econômica pela frente nos próximos 18-24 meses, pretende atuar conforme um Buy and Holder, ou imagina atuar em um giro de carteira (coisa que os seguidores do Bastter abominam) levando-se em conta que alguns FIIs possam estar demasiadamente elevados, e possam cair mais a frente, e a RF preservaria o valor até esta futura queda?

Abraços.

P.S.: Estes posts serão apenas semestrais?

delete 6 de julho de 2015 08:59
avatar

Qual sua carteira de ações e FII?

delete 6 de julho de 2015 11:13
avatar
Uorrem Bife person

Valeu S. Guarda. seu anual tb está muito bom!

Sobre a carteira de FIIs, estou tomando apenas duas atitudes:

1 - Comprando renda real aos poucos de acordo com a curva de patrimônio/distribuição projetada.
2 - Vendendo RMG aos poucos de acordo com movimentos gráficos.

Não pretendo adotar com FIIs a mesma postura que adoto com ações (B&H ativo). Estes FIIs são realmente para a minha aposentadoria, ao contrário das ações.

Não, estes posts estão sendo mensais, apenas a composição de carteira não estou publicando frequentemente pois estou ajustando aos poucos e pode confundir os leitores.

Abraço!

delete 6 de julho de 2015 14:09
avatar
Uorrem Bife person

Vou postar ainda esta semana, tenho que consolidar ainda.

delete 6 de julho de 2015 14:10
avatar
Henrique

Uó, quais são os FII que voce está comprando ou que estão na mira de compra? E os aportes na carteira (dinheiro "novo") voce etá direcionando para a renda fixa? Te pergunto isso porque com os valores baixos dos FII no começo do ano todo o meu dinheiro novo + alugueis mensais dos FII estava sendo direcionados para a compra de mais cotas de FII, mas agora eles subiram muito (e uma elevação meio sem explicação financeiramente lógica), e redirecionei os aportes para a renda fixa. Abraços

delete 6 de julho de 2015 17:22
avatar
Uorrem Bife person

Henrique, na verdade não tá sobrando "dinheiro novo" este ano, rs Tudo que comprei de FII neste ano foi com dinheiro de venda de ações e proventos.

Segue a lista...

FIIs de primeira linha:
HGRE
KNRI
BRCR
AGCX
RNGO
HGLG
BBPO
FCFL

FIIs de segunda linha:
PQDP
RBRD
FIIP
AEFI
BPFF
MAXR
BBRC
MFII

FIIs de terceira linha:
BCFF
FAED
MXRF
SAAG
SDIL
VRTA
BMLC
CBOP
CXCE
EDGA
FLMA
JRDM
MBRF
NSLU
XPCM
XTED

delete 6 de julho de 2015 18:04
avatar

Uó,

Muito bom! E o processo de enxugamento da carteira, a quantas anda?

Abraços.

delete 6 de julho de 2015 18:24
avatar

UB,

Estou estudando bastante sobre os FIIs e nem a pau que o EDGA11 é de terceira linha. Ele é no mínimo de segunda, isso se não for de primeira... Em todo o caso, pretendo estrear neles esse mês. Qual você acha melhor?

BBPO11 ou RNGO11?

Vou ter ambos em carteira, mas é apenas para decidir em qual aportar, rs.

Abraços!

delete 6 de julho de 2015 18:28
avatar
Uorrem Bife person

RNGO eu prefiro...

delete 6 de julho de 2015 18:43
avatar
Uorrem Bife person

rs... depois vc vai ver...

delete 6 de julho de 2015 18:44
avatar

Uó,

Por que? Cite três motivos, rs.

Abraços.

delete 6 de julho de 2015 19:49
avatar
Henrique

Hahahaha boa Uó, dinheiro novo ta dificil pra todo mundo (menos pra turma do Petrolão)!!

delete 6 de julho de 2015 22:07
avatar
Uorrem Bife person

Apenas um motivo I.L., dy maior, mas são dois FIIs a setm colocado em carteira. Na dúvida leve os dois. rs

delete 7 de julho de 2015 06:57
avatar

Essas taxas de trade corroem todo o lucro. No mais parabéns pelos resultados nos FII

delete 7 de julho de 2015 09:23
avatar
Uorrem Bife person

Depende do lucro... rs
Obrigado!

delete 7 de julho de 2015 10:13
avatar

Tive uma melhora nos meus resultados depois das suas dicas que me deu em uma resposta, se possível ainda hoje posto aqui o meu resultado dos últimos dias

delete 7 de julho de 2015 13:35
avatar
Uorrem Bife person

K, mérito todo seu!
Hoje tô sofrendo aqui... já rodei 28 contrato no Dólar e 5 no índice e tô 61 reais negativos, tem dia que o setup não funciona.

delete 7 de julho de 2015 15:36
avatar

Excelente junho e ótimo semestre, Uó! Parabéns!

Abraço!

delete 8 de julho de 2015 00:39
avatar
Uorrem Bife person

Tô melhorando LdL, daqui uns meses chego perto da poupança, rs

delete 8 de julho de 2015 06:53



sentiment_satisfied Emoticon