sábado, 1 de agosto de 2015

Fechamento de Julho/2015 - Operações em Índice e Dólar


A partir deste mês irei fazer dois fechamentos mensais: um detalhando as operações em mini-contratos de índice e dólar e o outro como de costume detalhando os investimentos de longo prazo. Como são dois públicos diferentes de leitores acredito ser esta uma boa forma de separar os assuntos.

Segue a planilha de controle das operações:


Foi um mês bem fraco em termos de desempenho operacional. Operei 20 pregões e fiquei negativo em 4 deles. Além disto, nos pregões positivos obtive ganhos modestos. A boa notícia é que efetivamente consegui diminuir os gastos operacionais. A média do mês ficou em 12,34 contra 20,86 do mês anterior. Com as baixas taxas de corretagem da corretora Walpires consigo agora ter uma boa relação ganho/gastos.

Nestes 7 meses de operações participei de 130 pregões. Obtive um ganho bruto de 9.748 contra 5.768 de taxas. Destes 130 pregões terminei no vermelho em 14.

Abaixo a planilha de controle da conta da corretora. A rentabilidade do mês ficou em 5,22%. Nada mal para um mês em que o IBOV caiu quase 5% não é mesmo?! hahaha, estou apenas dourando a pílula, me desculpem.


Este foi um mês em que o dólar continuou sua escalada de alta. A partir do dia 15 tivemos nada menos que 10% de alta como pode ser visto no gráfico abaixo. Em alguns dias tivemos gaps de alta gigantescos na abertura dos pregões o que dificultou muito as operações. Tivemos dias em que a cotação variou simplesmente 50 pontos em dois minutos. Ontem mesmo foi um dia em que o dólar caiu 60 pontos a partir da abertura e depois subiu quase 100 pontos. O bicho está realmente um cavalo doido.


No índice tivemos uma queda bem acentuada a partir do dia 15, quase 10% de queda. Porém, nos últimos 5 dias estamos presenciando a formação de um repique no gráfico diário, já são quase 5% de alta desde o último fundo formado. Muita gente dizendo que é o famoso "levanta para cortar", ou seja, dadas as condições macro-econômicas deterioradas do cenário atual novas quedas são previstas. Neste mês acabei operando mais o índice do que o dólar, estes movimentos bruscos da doleta me assustam, leilões inesperados acontecem quase todo dia. Estou cauteloso na doleta e mais a vontade no índice e operando com 2x mais contratos no índice do que na doleta.


Bom fds a todos!

19 comentários:

  1. Uó,

    O seu desempenho nessas operações é impressionante. Uma consistência de pregões positivos fantástica. ROI sempre positivo.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado A.P., mas meu desempenho caiu bastante nos ultimos dois meses, já foi melhor, porem pode ser um período de adaptação, mas ainda é cedo para tirar qualquer conclusão. Ainda insisto que no primeiro ano de operações o objetivo principal é não quebrar, e tenho conseguido isto, apesar de ter passado perto por duas vezes da beira do precipício lá no começo, rs.

      Excluir
    2. Haja coração, Uó! Parabéns pelo desempenho!

      Excluir
  2. Muito bom UO Segue firme e cauteloso.
    Operar com volatilidade é para os fortes.
    E vai ser essa doideira até o final do ano!
    Juros subindo nos EUA perda de Grau de investimento , crise política e petroleo em queda, inflação de 2 dígitos, meta fiscal inexistente, aumenta da divida pública e possibilidade convivermos com bastante inflação nos próximos anos.
    Meu querido segura chapeleta.
    Bons Trades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Mestre, para operar no intra-day tem que ter muito apetite pro risco.
      Mas espero que o mercado continue se mexendo, tá ruim mas tá bom.
      Abraço!

      Excluir
  3. Uo, quanto tempo tens de experiência com trades?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo desempenho em Mini Indice. Acho que o primeiro objetivo nesse mercado é não perder dinheiro e você consegue ter ganhos consistentes. Parabens pela competência. Te adicionei no meu Blogrool se puder me dar essa força te agradeço.

    www.mrdividendos.blogspot.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Sente-se mais seguro com suas operações UÓ? Gostaria de saber como você lida no dia a dia no day trade, já que você trabalha. Concentração é fundamental. Ando estudando análise técnica e quando estou "tranquilo" no trabalho faço algumas simulações. Mas quando eu entrar com um troco de verdade pretendo fazer nas minhas férias.

    Parabéns pela sequência e evolução!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não me sinto mais seguro, pelo contrário, no início me sentia muito mais segurança. Hoje vejo uma pegadinha em cada movimento do mercado, é totalmente aleatório, não existe padrão, é uma roleta russa mesmo.

      Hoje começo meu expediente entre 6:30 e 7:00. Paro entre 9:30 às 12:30 para operar. Depois vou almoçar e de tarde retomo as atividades da empresa ficando até por volta de 18:00-19:00. São duas profissões na verdade, 12 horas de tela por dia. Depois vou fazer minha caminhada, necessidades básicas, brinco um pouco com o filho e vou dormir. Lógico que não é linear assim todos os dias. Tem dia que fico pouco no mercado, continuo trabalhando normalmente e dou uma expiada de vez em quando no andamento. Tem dia que viajo, tem dia que faço atividades externas, tem dia que fico com o filho durante o dia. Minha empresa me dá liberdade de tocar as atividades, trabalho em casa e tenho o tempo que ficaria no trânsito disponível para atividades como esta de treidar.

      Abraço!

      Excluir
    2. Bom que você tem esta liberdade! E é fundamental não ficar refém de horários tb, pq quando menos se espera a saúde está indo pro espaço.
      Quando acompanho o gráfico do winq15 tenho esta impressão tb. Quando tem tudo pra fazer um movimento natural de subida ou decida, sempre tem a surpresa. Mas como tenho visto muito depoimentos de trades, é tempo de tela mesmo pra pegar as manhas... No mais sou apenas um espectador sem pretensões.

      Abs!

      Excluir
    3. Mercado é doidão, mais doidão ainda é quem encara ele, rs.
      Abraço!

      Excluir
  6. Parabéns pelo desempenho! Também troquei pra Walpires esse mês pelos custos. Bem mais baixos. Clear tem um monte de taxa escondida.
    Com quantos contratos você opera? É mais no dólar ou no índice?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!
      No índice estou operando com 2 contratos e no dólar com 1. Mas dependendo da operação e do dia posso entrar até com 6 no índice e 3 no dólar. Tenho margem para operar até 18 no indice e 9 no dólar, mas raramente opero com tantos na mesma mão.
      Tenho focado mais no índice, o dólar tenho entrado menos.

      Excluir
  7. Investir em dólar é assim:

    Você compra e deixa o resto com o governo. :)

    Abçs!

    ResponderExcluir
  8. Depois daquele prejuízo do último dia do mês onde estava positivo e sai negativo no mês voltei a estudar e entrar com mais cautela.

    R$3 de lucro hoje

    Fiz mais "testes" mentais de onde eu entraria e onde sairia.

    Na parte da manhã estava com 50% de acerto. Depois lavei o rosto, dei um murro na parede e um tapa na cara e melhorei.

    Parte da tarde 70% de acerto.
    E a maioria dos meus acerto foi justamente porque queria pegar a onda 2. Quando tava querendo sempre acertar a onda 1 acabava me ferrando.

    Agora percebi que é melhor deixar o mercado mostrar as cartas e só depois entrar com a mão do que o contrário.

    Se tivesse operado hoje seria R$150 de lucro. Mas como tava medroso por causa da última perda fiquei só nos testes mesmo.

    Saudações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Agora percebi que é melhor deixar o mercado mostrar as cartas e só depois entrar com a mão do que o contrário." Isto é fundamental, por isto, operar após as 11 melhora as chances de acerto, antes disto é bem complicado comas as aberturas das ações e mercado americano.

      Hoje tive 100% de acerto, mas operei apenas uma vez no dolar e uma vez no índice, rs, busquei 1 ponto no dolar e 50 no indice, total do dia foi então 20 reais, comecei o mês bem cauteloso também.

      Abraço!

      Excluir