sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Gráfico do IBOV Atualizado


Fala galera!

Faltam apenas 900 pontinhos para o IBOV atingir a LTA. Pode cair abaixo da LTA? Sim, pode. Pode não chegar lá? Sim, pode. O fato é que estarei "startando" minhas compras de ações se o índice bater 46.600.


Segue minha lista de compras para agora (aceito sugestões)...

Carteira de primeira linha...

CIEL
ITUB
UGPA
CTIP
BEMA

Carteira de segunda linha...

MDIA
PSSA
BBSE
WEGE
CGRA

Carteira de terceira linha...

ALUP
TBLE
TOTS
VIVT
LAME

Bom fds!

25 comentários:

  1. Uó,

    Eu continuo comprando todos os meses, independentemente do que esteja acontecendo... A proposito, a sua LAME3 divulgou o resultado do 2T15 ele não foi nada bom. Outra coisa, qual é a sua opinião sobre a ETER3? A empresa tem lucros consistentes e boa governança, porém, você acredita que ela trará um bom retorno no longo prazo?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afinal você usa balanço trimestral?

      Excluir
    2. I.L. Depois vou checar o balanço da LAME antes de comprar, obrigado por alertar.
      Sobre ETER, no preço atual está até tentadora, já tenho algumas em carteira, mas vou dar preferência a empresas mais resilientes nesta época de crise, se sobrar dinheiro quem sabe faço mais um aporte...
      Abraço!

      Excluir
    3. Anônimo,

      Eu acompanho eles, porém, só tomo decisões com base no anual.

      UB,

      Mas qual é a sua visão sobre o presente e o futuro dela?

      Abraços.

      Excluir
  2. Oi Uó,

    arriscada sua tática. O cenário está bem trevas se inspirar no gráfico diário do IBOV. Ele está em clara tendência de baixa já faz tempo. O semanal também está em tendência de baixa. Se perder os 45000 vai para o saco.
    Se vai operar contra uma tendência de baixa em tempos de crise, corrupção, grandes empresários presos, balanços maquiados e pedaladas, pelo menos aperte o stop e ponha pouca grana.
    Eu estou no time do Investidor Livr3. Sigo comprando empresas boas, que cumprem meus critérios de carteira, independentemente do preço.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai I.D. fiquei confuso, vc falou do IBOV nas trevas pensei que era pra ficar longe, mas no final do comentário vc disse que continua comprando. Estou fazendo o mesmo que você, mas apenas quando o mercado está depressivo.

      Abraço!

      Excluir
    2. A diferença é que estou me baseando em Análise Fundamentalista. Acredito nos fundamentos das empresas que compro. Faço isso como investidor. Não tenho stop. Tenho acúmulo de patrimônio o qual embaso com minhas análises e critérios. Olho os balanços e não os gráficos.

      O outro lado é o trader, usando Análise Gráfica ou Técnica para identificar compra/venda. No momento não faço isso (já fiz no passado e provavelmente vou fazer no futuro). E se fizesse agora, não compraria papel em tendência de baixa.Como não sou tão agressivo, esperaria um pivot de alta para comprar e saberia onde saio (no ganho ou na perda).

      São métodos diferentes, não acha?

      Abraço!

      Excluir
    3. São diferentes mas complementares. Eu uso a A.F. para selecionar os ativos, e a A.T. para realizar os aportes.

      Excluir
  3. Boa estratégia, muito parecida com a minha...só fiquei meio triste, pq percebi que comprando itau4 e bbse3 ficaremos sem receber os juros e dividendos de agosto...kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Ceará, não compro ações pensando em dividendos. Faço isto apenas nos FIIs.
      Abraço!

      Excluir
  4. Será que esse não é apenas o começo?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o fim também, vai saber, rs. Na verdade o começo foi em 2010, agora estamos no meio, o fim é lá nos 37.000 - 35.000.

      Abraço!

      Excluir
  5. Que legal se decidiu pela mdia3, lembro que um post antigo estava em dúvida entre brfs3 e mdia3, tinha comentado que os dados da mdia3 eram melhores, mas com a subida da brfs3, depois pensei não deveria ter feito tal comentário aqui, mas que bom que está tudo certo, mas no post de hoje concordo com você quase em tudo, hehehe, BBSE3 para mim é a primeira da primeira linha, aumento de 44% no lucro em relação ao mesmo período do ano passado, uma máquina de fazer dinheiro apesar de PSSA3 ser boa e aumentar em 23% o lucro, o intangível da seguridade é o BB, é muita captação de seguro, acredito que elas estão e patamares diferentes. Um abraço Uó.

    Son of gun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu prefiro a BRFS, naquela ocasião até comprei ela, mas vendi dois meses atrás co mais de 30% de lucro. Já tenho um pouco de MDIA em carteira, vou comprar mais um pouco, e talvez compre BRFS se a mesma cair, no preço atual não dá.

      Valeu Son!

      Excluir
  6. Estou a pouco tempo na bolsa e estou fazendo parecido, como penso em ações como investimento a longo prazo, no momento apenas acumulação; estou fazendo compras na baixa ou até mesmo quando o preço da ação fica abaixo do meu preço médio.
    Sobre FII, olhando alguns bons, ao que me parece eles não estão acompanhando o mercado, você acha que pode acontecer algo parecido com os FII ou dificilmente eles terão uma queda como as ações?

    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode acontecer com os FIIs também, e tomara que aconteça mesmo, rs.
      Abraço e obrigado!

      Excluir
  7. Vejo então duas oportunidades:
    Trabalhar vendido abaixo dos 46000 pontos ou pegar um bom repique de alta.
    Mas acho que o mais provável seja a bolsa ficar de lado por um tempo abaixo dos 50.000 , até que alguma coisa nova aconteça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa,
      Minha conduta é a seguinte. Na queda estou tirando um troquinho com as operações day-trade de venda no índice.
      Para o meu capital acumulado em renda fixa fiz uma divisão teórica em 3 partes. A primeira parte será transferida para renda variável assim que o IBOV bater os 46.600. Se segunda parte será transferida assim que bater 43.600. A terceira parte será transferida assim que bater 40.600. Pode ser que bata 37.600, mas dificilmente isto ocorreria este ano, o que me daria tempo de juntar mais dinheiro na renda fixa para aportar mais nestes níveis.
      Lógico que isto tudo são projeções, caso o IBOV não chegue a nenhum destes níveis o dinheiro continuará na renda fixa que também está pagando muito bem.
      Abraço!

      Excluir
  8. Parabéns UO!Seus textos estão simples e concisos.O que tem ajudado bastante nas minhas alocações.VALEU! Acionista25.

    ResponderExcluir
  9. Os FII já começaram uma correção nos valores das cotas, o que acha Uó? Não está reservando um pouco pros FII também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique, espero que corrija mesmo, mas nos FIIs meus aportes são periódicos, todo mês compro um pouquinho. Independentemente do mercado.

      Excluir
  10. IBOV não serve pra nada se comparado com ações boas como algumas que foram colocadas aí. Sinceramente para quem quer uma carteira previdenciária não faz diferença o IBOV a 40.000, 50.000 ou 100.000 ptos, a única coisa que importa é a regra da galinha. Ou ela bota ovo todo trimestre (dividendos) ou engorda (aumenta o lucro, caixa adequado, e possui dívida controlada)... senão tô fora!

    Outra coisa, não encontrei nenhuma ação de terceira linha aí nessa lista. Chamar TOTUS de terceira linha é não conhecer bem o negócio dela.

    Vi que você opera em mini e vejo que está apanhando. Esqueça esse negócio de setup matador, isso não existe. O que existe é um bom controle de risco e seu exame cardiológico em dia... O resto é bullshit! Procure operar hedgeado se você gosta de IBOV... Compre BOVA11 e venda MINI se ver uma oportunidade de venda... senão só compre BOVA!!!

    Abs e espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anom, primeiramente muito obrigado pelo comentário sensato. Vamos aos pontos...

      O IBOV é apenas uma referência para mim, não regra de compras, tanto que chegou no ponto em que eu ia startar as compras (46.600) e consegui fazer poucas compras, ainda vejo que as ações vão corrigir mais, então estou prevendo o IBOV lá nos 45.000 - 44.000 em breve.

      Sobre a classificação em linhas, não quer dizer que é de terceiro escalão, vou então mudar a nomeclatura:

      Preferência 1:

      CIEL
      TOTS
      ITUB
      UGPA
      BRFS
      PSSA
      LREN
      CTIP

      Preferência 2:

      ABEV
      SNSL
      MDIA
      VLID
      TBLE
      WEGE
      RADL
      BBSE

      Preferência 3:

      ALUP
      ODPV
      SULA
      GRND
      LEVE
      VIVT
      LAME
      LINX

      Não existe critério fundamentalistas nesta divisão acima, todas foram escolhidas por bons fundamentos, apenas classifiquei de acordo com as preferências de compras neste momento (prioridade)

      Sobre as operações em índice, ainda é muito cedo para tirar qualquer conclusão, estou indo até 'relativamente' bem pois não quebrei ainda. 90% das pessoas nem passam dos 3 primeiros meses, já estou no oitavo e com lucro de 4.200 reais.

      Sobre as estratégias de swing com BOVA e MINI pode ser uma opção, se não me der bem nos day-trades vou pensar a respeito.

      Grande abraço!

      Excluir