quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Diários de Trader - Setembro/2015 (+17,49%)


Veja meu novo site Aqui 

Este foi um mês que ficou para os anais do IBOV. O que tivemos de volatilidade foi algo impressionante, principalmente no dólar. E volatilidade é tudo que o trader precisa, mas nem tanto né doleta?! Vamos aos números...

Conta da Corretora

A rentabilidade do mês foi de +17,49%. Estou calculando esta rentabilidade a partir do ganho líquido no mês (880,87) em relação ao capital líquido já acumulado até o momento (5.037,79). Há várias formas de se calcular a rentabilidade dos day-trades, optei por esta pois assim tenho uma referência melhor na medida que o capital for crescendo mês a mês.

Estou com um valor de 6.057,99 na nova corretora sendo que foi aportado até o momento o valor de 4.000,00. A diferença, por consequência, é o ganho até o momento nesta conta. Pretendo aportar mais 1.000,00 ainda este ano e parar por aí. No momento estou trabalhando com 1.500,00 em caixa e o restante da margem está dividido em títulos do governo (NTNB e LFT).


Resultado Mês a Mês

Abaixo o resultado dos últimos 6 meses. Notem que o desempenho melhorou um pouco, bem melhor do que os últimos 3 meses. Este é o meu nono mês de operações.


Resultado Financeiro

O gráfico ficou meio estacionado nos últimos 3 meses mas agora decidiu andar, por sorte para cima, rs. Vamos ver como serão os próximos meses. Mantendo uma ascendente como a deste mês já me dou por satisfeito.


Mini-Contratos Utilizados

Rodei 205 mini-contratos neste mês, sendo 158 de índice e 47 de dólar. Isto nos dá uma média diária de 8 minis de índice e 2 minis de dólar. Acredito que posso rodar mais, uma média de 9 de índice e 3 de dólar seria aceitável para o próximo mês.


Resultado Líquido por Contrato

Meu desempenho ainda é relativamente baixo, neste mês consegui apenas 4,30 reais líquidos por contrato operado. O gráfico abaixo mostra que o desempenho caiu ao longo do mês sendo que o melhor dia foi 10/09 quando consegui 22,58 por contrato.


Setembro um bom mês. Se desconsiderarmos as taxas então fechei todos os dias no positivo. Mas se formos considerar as despesas fechei levemente negativo em dois dias. Operei em 20 dos 21 pregões. Até aqui já operei em 169 pregões sendo 151 pregões no campo positivo.

Bons trades a todos!

26 comentários:

  1. Parabens UO sua consistência no day trade esta se consolidando.
    Vamos ver isso no médio prazo , até agora tem caminhado com boa margem de segurança.

    ResponderExcluir
  2. Bela perfomance... ainda mais se tratando de DT onde a maioria perde muito dinheiro ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perde quem quer começar grande, 99%, mas eu me apequenei, aí passou a dar certo. abraço

      Excluir
  3. O troll deve se remoer de ver tal resultado.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns. Por favor, um post de seus targets para compra em ações e quais são as dez mais que monitora como um bom momento de entrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom, aqui estão elas...
      https://docs.google.com/spreadsheets/d/1VbTVgXjt30tWDtAQGS4D12P1uIdTyR3GEZkub9hw9Gc/pubhtml
      obs: a atualização do percentual faltante pra atingir o target é automática.

      Excluir
  5. Grande Uó. Grande trader. Dá gosto de ver esses seus números.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Rentabilidade maravilhosa, você segue alguma equipe ou faz tudo sozinho?

    Um amigo corretor da bolsa está me incentivando a usar o MetaTrader.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho meu próprio setup.
      Dizem que o ProftiChart é melhor que o Meta. Mas não uso nenhum deles por enquanto.

      Excluir
  7. Parabéns Uó pelo foco e objetivos que tem alcançado.
    Considerando que alguns trades falam que mais tempo de tela vai lapidando suas decisões, no médio e longo prazo, alcançará uma boa rentabilidade!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os resultados dos trades já estão ajudando bem a rentabilidade geral, funcionam como hedge.
      Obrigado!

      Excluir
  8. R$4 por contrato parece um valor tão baixo, ainda assim você consegue um resultado final bom. Horários de operação? Costuma operar depois do meio-dia?

    ResponderExcluir
  9. Um trader bom consegue tirar uns 10 reais por contrato. e tem trader que roda mais de 100 contratos por dia.
    Gosto de operar entre 10:45 e 12:00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gosto de fazer essa distinção entre "bom e mau", mas eu diria que é razoável fazer de 20 a 30 reais por contrato no mini índice (aproximadamente de 100 a 150 pontos) e de 50 a 150 reais por contrato no mini dólar (de 5 a 15 pontos), isso por dia.

      Mas, no final, isso nem é tão importante. Você é o exemplo vivo disso. Não chega nessa média, mas tá sobrevivendo e lucrando no mercado. E isso é o que importa.

      Excluir
    2. Opa,
      10 reais já considerando os stops do dia, mas em uma operação boa é possivel sim fazer de 20 a 30 por contrato. Mas se for considerar os stops ao longo do mês então o valor por contrato vai cair. Estou contabilizando esta relação de ganho por contrato porque ao longo dos anos irei subir os contratos e quero ver se consigo manter a relação dentro de uma banda.
      O dólar é um caso a parte. há 1 ano atrás ele não variava nem 15 pontos no dia. E isto vai acontecer novamente. Então treidar com ele daqui um tempo será bem custoso.
      Vou tentar aumentar meu médio para pelo menos 10 reais liquidos por contrato, mas para isto preciso pegar tendências, ficar só no scalping é bem trabalhoso.

      Excluir
    3. Eu tava falando a média, mesmo, já considerando stops e taxas.

      No meu caso, eu faço operações fixas. Se em um mês eu decido entrar com 5 contratos, eu vou entrar em todas as operações com 5 contratos. Além disso, não faço realização parcial. Por causa disso eu sempre calculo minha rentabilidade por número de pontos, e não pelo financeiro. Dessa forma, se eu mantiver uma rentabilidade de pontos positiva, ela sempre será positiva, não importa quantos contratos eu use. Eu até te aconselhei a calcular dessa forma, também, mas talvez isso foi mais atrapalhar do que ajudar.

      Como você mesmo disse, seu estilo de trade atual é o scalp. Então você um alto número de entradas e um alvo curto. Neste caso, +50 pontos líquidos de índice por dia talvez seja uma ótima rentabilidade. No meu caso, eu faço poucas operações por dia com alvos maiores, que geralmente variam de 100 a 200 pontos por operação. Então, as vezes, com uma operação eu faço 150 pontos. Se eu fizer 4 operações em um dia e acertar metade deles, eu ganhei aprox 300 e perdi aprox 150, o que me deixa com a média de 150/dia. Isso varia muito, mas acho que deu pra você ter uma ideia.

      Sobre o dólar, ele já se movimenta bastante tem alguns anos. A diferença é que o volume do mini dólar era absurdamente baixo. Era coisa de 1 ou 2 ordens por nível de preço no book. Você via gap direto no gráfico de 1 minuto. Geralmente quem operava mini, baseava as entradas no dólar cheio. Hoje a situação melhorou demais. Quanto tempo vai durar a farra? Não sei... mas mesmo que o mini volte ao baixo volume, o cheio provavelmente continuará interessante.

      Sobre aumentar a média, o que aconselho é backtest. Acho que nada é melhor que estatística quando o assunto é determinar alvo. Pega um período recente (umas tres semanas), olha onde você entrou e vê qual foi o máximo que andou em cada trade. Daí é só determinar o alvo que te deixa mais confortável.

      Excluir
    4. Quero operar como vc, buscando alvos maiores. Semana que vem vou passar a entrar com 2 contratos. Fazendo um scalp de 50 a 70 pontos com 1 contrato e levando o outro pra tendência. Quero ver ser meu rendimento melhora.

      Assim que a volatilidade do dolar diminuir um pouco vou voltar a operá-lo.

      Estou sempre fazendo BT, mas nada planilhado, só observando o gráfico mesmo, talvez tenha que formalizar isto, rs.

      Sobre contabilizar pontos, como não trabalho com nenhuma plataforma acho muito dificil, mas vc ha de concordar que dividindo o ganho pelo numero de contratos é quase a mesma coisa que controlar pontos.

      Abraço!

      Excluir
    5. No aguardo da sala de trading do Uó.

      Excluir
  10. Uo, que tombo foi aquele de março para abril?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se te contar vc nem acredita. Comprei 50 mini contratos na hora do almoço, só que tinha que visitar umas concessionárias durante a tarde (estava comprando um carro), por precaução levei o notebook pois estas lojas tem wi-fi, só que a internet estava indisponível nas 3 lojas que eu fui. Engraçado que neste dia eu consegui negociar o carro mesmo sabendo que poderia estar levando caixote no indice, consegui um desconto de 3.000 mil reais no automovel, mas chegando em casa vi que estava com um rombo de 5.000 na conta. Acho que este foi o dia mais non sense da minha vida, coisa de gente doida mesmo.

      Excluir
  11. Já fiz operações rápidas, raras vezes day trade, e eu calculo a entabilidade da seguinte forma: ganho / montante que precisei para aquilo. Exemplo: se em um determinado mes eu ganho 1000, mas para tais operações eu separarei 50mil para ficar na conta da corretora, meu ganho considero mil/50mil, ou seja, 2%.

    O problema de calcular ocorre mais com opções, pois pela minha corretora vc pode fazer operações a descoberto bastando ter dinheiro no TD, ou seja, vc faz dinheiro, caso ganhe na operação, sem necessariamente ter o dinheiro la, basta ter o dinheiro em outra aplicação, TD, para que vc gere uma tal margem de garantia e poder fazer estas operações ate o limite da sua margem. Aí a rentabilidade é infinita...kkk, nesses casos só faz sentido considerar o ganho no resultado da carteira como um todo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou preferindo calcular o ganho sobre o capital acumulado pois pretendo manter contante uma média diária de 1%. Tipo, se eu tiver acumulado 10.000 então preciso de uma média diária de 100 reais. Quando tiver acumulado 100.000 a média em tese deverá ser 1.000 reais.

      Excluir