domingo, 15 de novembro de 2015

Tags: , , , ,

Balanço Mensal - Outubro/2015


Opa,

Quase todos já fizeram o fechamento mensal e apuraram suas singelas rentabilidades. Há uma discussão em andamento na comunidade de finanças se é importante ou não ficar monitorando rentabilidades. Sendo ou não, continuarei postando a minha e compilando as dos colegas. Penso ser um interessante parâmetro de assertividade dos investimentos. Hoje postarei os meus números e no meio da semana os números dos colegas. Quem não postou ainda há tempo.

Rentabilidades

A rentabilidade geral do mês (renda variável + renda fixa) foi de 2,95%. No ano está em 5,60%. No acumulado histórico está em -5,56%.


A rentabilidade da carteira de ações no mês foi de 5,14%. No ano está em -7,23%.


A rentabilidade da carteira de FIIs no mês foi de 2,26%. No ano está em 9,23%.


Proventos 

Neste mês o DY geral foi de 0,57%. O DY das ações foi de 0,07%. O DY dos FIIs foi de 0,92%.


Os proventos gerais médios nos últimos 23 meses estão em 0,63%. Os proventos médios de ações estão em 0,35%. Os proventos médios de FIIs estão em 0,94%. Abaixo o gráfico mês a mês.


Alocação de Ativos

Em Outubro a alocação de ativos entre renda variável e renda fixa continua na proporção 9:1. A maior parte dos ativos em renda fixa está alocada em tesouro direto. Na renda variável estou mantendo uma proporção 2:1 entre FIIs e ações.


Em Outubro comprei apenas TBLE3 para reinvestimento de proventos. Segue a carteira atual de ações.


Em Outubro comprei apenas RNGO11 e MBRF11 para reinvestimento de proventos. Segue a carteira atual de FIIs.


Evoluções

O gráfico abaixo apresenta a evolução do meu patrimônio total. A linha amarela representa uma simulação caso todo capital recebido estivesse sendo colocado na poupança. A linha colorida apresenta a evolução real.


O gráfico abaixo apresenta a evolução da minha Independência financeira. A linha cinza é a curva planejada. A linha colorida é o obtido atual. Estou calculando meu %IF dividindo os proventos que recebo dos FIIs pelo meus gastos dos últimos meses multiplicado por 3.


Gastos e Salários

O gráfico abaixo confronta os salários recebidos contra os gastos realizados. Nos últimos meses é possível notar uma forte queda dos recebíveis (reflexo da crise?!). Porém, os gastos apresentam ligeira queda ou estabilidade.


49 comentários:

  1. Kct ... que organização ... um dia chego lá .... gráficos bonitos hein cara... tudo organizado, limpo... preciso implementar uns negócios assim mais bacanas no meu .. a ideia de criar um indicador de independência financeira é bem bacana ...

    Rentabilidade das ações no mês passado excelente. Fiis indo muito bem no resultado do ano hein ganhando bem do IFIX.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Oshiro, já que os números não estão grandes coisas então tenho que caprichar na apresentação, rs.
      FIIs este ano estão bem fortes, mesmo com toda atratividade da renda fixa não verificamos grandes quedas.
      Ações vão sofre ainda mais.

      Excluir
  2. Carai, mestre dos gráficos em! Te perguntar, você pretende reduzir o numero de empresas na carteira de ações? Porque deve ser dificil pra kcte ler balanço de todas elas trimestralmente.
    Parabens pelo bom mês que teve ai
    abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calouro, na verdade estou evitando girar patrimônio, ficar vendendo uma coisa pra comprar outra. Grande parte das ações da carteira eu comprei no passado mas hoje não compro mais. Após estudos vi que não valia a pena continuar comprando, porém também não quero vender, vai ficando aí na carteira.

      Excluir
  3. Muito bacana o seu controle ... eu venho priorizando os FII´s e nao tenho do que reclamar, apesar do meu yeld estar abaixo do seu (0,86% a.m.) - o negocio é torcer para o governo nao decidir tributar os FII´s para mantermos essa evolução bacana rumo a IF.

    Um grande abraço UO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CEO!
      Estou focando nos FIIs para aposentadoria. Não preocupo com tributação se governo, se for ocorrer o mercado vai precificar no preço justo e o dy vai aumentar.
      Abraço!

      Excluir
  4. Ola, Primeira vez no seu blog, parabéns, belos gráficos, espero um dia chegar a este nível? o layout que do seu blog, você que fez? comecei este mês a postar, espero um dia chegar no nível de vocês,

    Se tiverem um tempinho da uma passada no meu blog, será bom receber criticas para melhorar

    http://avidasecretadetodd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, o layout eu adaptei de um que achei na internet. Obrigado!
      Vou lá então.

      Excluir
  5. Uó a mudança na alocação já está dando resultado, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez, um belo post. E como o pessoal aí de cima disse, vc é muito organizado mesmo! Dá uma inveja danada.

    ResponderExcluir
  7. UB Pq tantas ações ? Não acha difícil monitorar tudo isso ? Pq não optou por ETF's ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não monitoro nem metade destas ações, são resquícios de outras épocas. Minha lista de ações monitoradas é esta:
      https://docs.google.com/spreadsheets/d/1VbTVgXjt30tWDtAQGS4D12P1uIdTyR3GEZkub9hw9Gc/pubhtml

      Excluir
    2. Fala Uó,
      Sobre essa lista de ações que você monitora, eu tenho acompanhado e percebo que você está reduzindo o preço desejado de ações e FII, você acredita que a bolsa pode cair mais ainda, podendo chegar ao menos próximo desses valores? Mesmo ela tendo esses repiques nesse ultimo mês?
      Abraços e sucesso.

      Excluir
    3. Zé, esta é um alista viva, alguns targets eu diminuo e outros eu aumento, todo mês faço um ajuste. Não sei se a bolsa vai cair, nem se vai subir, mais provável que caia, mas o mercado tem mania de contrariar o que pensamos, mas se subir não vou reclamar não, rs.
      Abraço!

      Excluir
  8. Muito boa a rentabilidade. No entanto, não conseguiria acompanhar todas essas ações!

    A diversificação serve para diminuir o risco de determinada empresa, ou mesmo de um conjunto de setores produtivos, correto? Por exemplo, vou investir em uma empresa A, de calçados, exposta à variação cambial, mas vou investir em uma empresa B, indiferente ao dólar, em uma C, porque a demanda é inelástica, e assim por diante. Lembro que li isso em um livro de algum investidor, não recordo o nome, mas chega em um determinado ponto, que a diversificação já não surte efeito algum, ao contrário, aumenta os custos (tempo) para geri-las. Sendo assim, a diversificação em um punhado de setores já não seria suficiente? Por que possui 43 ações? Tem algum motivo especial ou apenas porque são boas empresas?

    Por último, vi que o Seu Guarda está sumido, e, ironicamente, o último post dele está perguntando: "Onde está Uó?". rsrsrsrs... Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. como disse logo acima, não acompanho todas estas ações. Esta vasta carteira de ações é o resultado de compras que fiz em outras épocas. O único trabalho mesmo que tenho é ficar preenchendo IRPF no ano seguinte. Acredito que uma carteira com 15 papéis já está bem diversificada. É o que eu indico. No máximo umas 20. 10 eu acho pouco. Seguem as ações que realmente me interessam agora...

      CIEL3
      TOTS3
      ITUB3
      UGPA3
      BRFS3
      PSSA3
      LREN3
      CTIP3
      ABEV3
      SNSL3
      MDIA3
      VLID3
      ALUP11
      WEGE3
      RADL3
      BBSE3
      TBLE3
      ODPV3
      SULA11
      GRND3
      LEVE3
      VIVT3
      LAME3
      LINX3

      Seu Guarda sumiu mesmo, espero que não seja nada grave!

      Excluir
  9. Excelente a qualidade destes gráficos. Inclusive vou aproveitar o layout de um deles (proventos ) para um grafico que preciso usar no meu dia a dia na empresa. Ele é ótimo em transmitir a média de uma forma muito assertiva.Obrigado para compartilhar e ensinar.

    ResponderExcluir
  10. Aos poucos recuperando.

    Oq vc acha de quando for fazer a tabela geral dos blogueiros podia colocar um destaque naqueles que tem mais de 50% em RF às vezes vejo uns lá e vou conferir a carteira pensando que está em RV (aka ações e FII) e o patrimônio está todo em RF

    Falo isso pois são investimentos completamente diferentes com propósitos e modelos bem diferentes. Acho que ficaria mais coerente a nível de benchmark comparar blogueiros com mesmo perfil de ativos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viver, em janeiro, no último post do ranking, eu faço os comparativos por classe de ativos: ações, FIIs, RV, RF, etc. Ao longo do ano, pra facilitar, pego só o geral mesmo.

      Excluir
  11. Uó, fugindo do tema da postagem: e aquela entrevista com o Barsi, algum progresso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, não consegui achar o email dele, talvez vc possa me ajudar.

      Excluir
    2. O Barsi opera diariamente na corretora elite, em SP.
      Sugiro entrar em contato com a corretora, explicar o que deseja e ver se eles podem ajudá-lo a entrar em contato com o Barsi por algum meio.

      Excluir
    3. Tem alguma ideia melhor?
      Eu não tenho, então este parece ser o caminho que temos disponível no momento. Se vai funcionar ou não, só tentando.

      Excluir
    4. Sei não, de qq forma vou mexer com isto só ano que vem, estou bem atarefado pro aqui neste fim de ano.

      Excluir
  12. O post ficou muito bom. Bons resultados também. Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Prezado UO, bom dia.

    Parabéns pela organização. Excelente post.

    Só uma dúvida, que programa vc usa para fazer esses gráficos bonitos?

    Os meus gráficos no excel são amadores perto desses.. rs

    Um abraço

    ResponderExcluir
  14. Mês anterior deu uma respirada. Boa rentabilidade!

    Percebi que você diminuiu e muito a participação na Vale, acredito eu que mesmo perdendo, talvez é o certo de se fazer.
    Como chegou nesta decisão? Em ações estou muito exposto na Vale, mas não tenho coragem de sair neste momento. Minha perca já está batendo nos 40%.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ultima venda que fiz em Vale foi em 24/04 a 18,31, depois disto não comprei nem vendi mais. Sempre tive pouquinho dela, mas penso em comprar um pouco na casa dos 11.

      Excluir
    2. Pois é cara, não pretendo me desfazer dela (somente quando ela anunciar falência rs), mas venho acompanhado a empresa e ela tem dado continuidade aos investimentos. Promete uma boa retomada mas por enquanto o futuro é nebuloso.

      Abs

      Excluir
    3. Eu só vendo ações se tiver precisando comprar outra e estiver sem dinheiro. Ou então se ela subiu horrores e ficou fora da realidade.

      Excluir
  15. Uo,dizer que não precisa olhar rentabilidade é o mesmo que um empresário não olhar o lucro da sua empresa, vai no sentimento, porque gosta do setor em que atua...kkkk...pode dar certo, já vi dá certo, mas eu prefiro saber onde estou pisando e por onde estou indo!! Bela organização, como sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rentabilidade é com o Ceará mesmo! rs Vai ser o grande vencedor do ano!

      Excluir
  16. Uó,

    Estou esperando a sua análise sobre a possível compra da Cetip por parte da Bovespa.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I.L., já falei que CETIP é pra casar, agora vai virar uma suruba isto com mais uma na cama hein?! rs

      Excluir
  17. UO, PARABÉNS PELO POST E RENTABILIDADE!

    Grande abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
  18. Show o acompanhamento que você faz.
    Faz tempo que abandonei forum como o GI e outros para apreender na blogosfera, tanto que criei um blog também. se tiver um tempo acessa ai.
    http://ofantasticomiseravel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Boas Uó,

    Na sua carteira de Fii, tem EDGA11 e EDGA11B tem alguma diferença?

    Abraço

    ResponderExcluir