segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Tags: , ,

Preço do Minério de Ferro Hoje


O preço do minério de ferro no mercado à vista da China fechou cotado em 44,20 dólares a tonelada ficando a poucos centavos da mínima histórica do ano registrada em julho quando o preço chegou a 44,10 dólares. A produção de aço na China caiu 2,2 por cento no acumulado do ano até outubro, enquanto o consumo recuou quase 6 por cento devido à desaceleração da economia. Com isso, os futuros de aço em Xangai caíram mais de 3 por cento nesta segunda.


Esta queda continua da commodity no mercado mundial agrava a situação delicada que as mineradoras passam no momento. Com menores preços praticados no mercado, as receitas diminuem estreitando as margens de lucros das mineradoras. Algumas empresas menores já não enxergam atratividade operacional nos níveis atuais, porém, as grandes empresas como a brasileira Vale ainda possuem certa margem de lucro. Deve-se ressaltar que a Vale tem desvantagem competitiva em relação a outras mineradoras no mundo em função da distância entre o Brasil e a China.

Em comunicado recente, a mineradora Vale informou que cortará o custo de produção do minério de ferro para menos de 13 dólares a tonelada até 2018 ante cerca de 16 dólares atualmente. Com isto passará a ser a mineradora com o menor custo de produção do mundo. A redução de custo ocorrerá após a conclusão do projeto de expansão de 90 milhões de toneladas conhecido como S11D na região de Carajás. Atualmente a empresa tem paralisado as unidades que apresentam maiores custos de produção mantendo operacionais apenas as unidades com custo de produção menores.

A cotação dos papéis da mineradora segue em queda livre influenciada pela baixa do minério de ferro no mercado global. Como agravante temos ainda o acidente ambiental sofrido por uma das suas controladas aqui em Minas Gerais (relembre aqui).


As cotações das ações ordinárias e preferenciais da companhia encontram-se hoje em mínimas históricas na região dos 11,xx. De acordo com a análise gráfica, os próximos pontos de suporte estão em 8,xx e 5,xx. A situação está realmente complicada para os comprados. De qualquer forma a empresa tem investido pesado na produção como pode ser visto no vídeo abaixo. Cabe ao investidor decidir se é ou não um momento oportuno de retomar os aportes no setor.


5 comentários:

  1. É ... os ventos pra Vale não estão nada bons .... acho uma boa empresa... (apesar da catástrofe em Mariana, não é piada) é bem gerida, só que o cenário é muito adverso ... tem feito o que pode em termos de gestão (no caso de Mariana não). Com relação a ser o fundo do poço ou não.. não sou especialista em caçar fundos .. mas .. chutando .. por achismo .. acho que ainda não é o fundo do poço ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um funo de poço vc só enxergar depois que você afundou nele, rs. Viu que no novo projeto de beneficiamento da Vale não existem mais barragens? A tecnologia mudou...

      Excluir
  2. Uó,

    Escreva isso na parede do seu quarto:

    NÃO VALE A PENA SER SÓCIO DE EMPRESAS DE COMMODITIES.

    O Óraculo de Omaha aprova essa frase, rs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isto mesmo I.L., em mercados cíclicos apenas os caras bom de timing se dão bem. Não é o nosso caso não é mesmo?!

      Excluir
  3. Ola Uo. Alem da crise do minerio, tem a crise politica, o que potencializou a queda de Vale. Eu tambem nao investiria nela agora, nem na ponta compradora e nem na vendedora. .. Abraco

    Viverdeconstrucao

    ResponderExcluir