terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Ações da Petrobras e o Preço do Petróleo


No post de ontem (veja aqui) já tinha falado sobre a crise global das commodities que o mundo está vivenciando e está afetando o desempenho do nosso IBOV. Poucos dias atrás falei também sobre a queda do preço do minério (relembre aqui). Hoje falarei sobre a queda do preço do petróleo e sua correlação direta com o preço das ações da Petrobras.

O gráfico abaixo apresenta a evolução do preço do Brent até o dia de ontem. Notem que estamos nos níveis mínimos de 2008/2009.


Agora vejamos e evolução do preço das ações preferenciais da Petrobras. Notem que os níveis de 2008/2009 já foram perdidos meses atrás e agora estamos no níveis de 2004.


A Petrobras não sofre apenas com a queda do petróleo. Tornou-se instrumento de arrecadação de verba política e enriquecimento ilícito de diretores. Mas o preço desconta tudo.

Para voltar aos níveis de preço da crise de 2008/2009, em torno dos 12/13 reais, o preço do papel precisa subir só 100%, eu disse dobrar o preço atual. Pode isto Arnaldo?!

14 comentários:

  1. Só vejo um motivo pra Petro subir 100%: Dilma cair fora!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, acredito que nem a Dilma caindo fora a Petro recupera os 100%, visto o mercado exterior.

      Excluir
    2. OK, sobe 100%, aí volta pro nível mínimo de 2009, rs.

      Excluir
  2. Verdade. Nao ha acao que tenha caido tanto que nao possa continuar caindo.

    E o mais engracado e: No momento do Brent mais barato, pagamos bem mais caro no mercado nacional ... Da ate medo de pensar de como estara quando o preco do barril subir novamente no mercado internacional.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Petrobras já estuda diminuir o preço da gasolina, não está pegando bem, rs.

      Excluir
  3. Estou fazendo minha parte... encho o tanque do carro e da moto.

    ResponderExcluir
  4. Parece que PETR4 vai fazer grupamento né? kkkkk

    Compre ao sons de trovões! Aaaahhh se Buffet vivesse aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ter que trovoar muito mais pra comprar esta aí, rs

      Excluir
  5. A empresa acho que só tem 1 ponto a seu favor, atua em monopolio .. se não fosse isso ..acho que isso não valia mais nada... o resto .. é notícia péssima atrás de notícia ruim ..

    "Parece que PETR4 vai fazer grupamento né? kkkkk" huauhahuauh .. boa!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. PETROLIXO está nas mãos dos corruptos do PT e PMDB. Tem um processo monstro que vai perder e pagar até as pregas nos Estados Unidos. Bilhões de dólares pelo visto, lá não é a Justiça suja daqui não...

    A empresa há 13 anos compra derivados de petróleo mais caro e vende mais barato a mercado, para não piorar a inflação... Nossa Conta Petróleo é negativa em mais de 20 bilhões de dólares no acumulado destes anos todos de mágica, com o dinheiro da empresa e dos acionistas.

    Esta conta nunca iria fechar e agora EXPLODIU. Fora isso, a roubalheira desenfreada nas obras megalomaníacas das refinarias que além de superfaturadas, nunca acabam. E quem conhece gente que trabalha na Petrobrás sabe da roubalheira que rola em Macaé, nas plataformas, sondas, navios e nos serviços fantasmas nunca prestados (mas cobrados) de abastecimento de TUDO na Petrobrás. A empresa é a casa da Mãe Dilma e do cachaceiro 9 fingers. A operação Lava Jato mostrou claramente isso.

    O PT finge que faz, usa a mentira de ajudar os pobres para desculpar seus roubos e destrói o patrimônio de todo o povo brasileiro. Chamar petistas de bandidos é elogio a estes canalhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal andou fazendo uma senhora festa com esta empresa.

      Excluir