sábado, 5 de dezembro de 2015

Balanço Mensal - Novembro/2015 (Proventos)


Dando continuidade ao balanço mensal de novembro último (veja aqui o balanço de rentabilidades), postarei hoje o balanço dos proventos. Ficará faltando o balanço das alocações e composição de carteiras.


Em novembro o DY geral de proventos foi de 0,69%, valor este um pouco superior à média histórica de 0,63%. O DY das ações continua bem fraco, neste mês foi de 0,13%, valor bem abaixo da média histórica de 0,34%. Isto reflete a grande dificuldade que temos de achar boas empresas pagadoras de dividendos no Brasil, ainda mais em época de crise. O fator que contribuiu para a elevação do DY médio em novembro foi o aumento de performance dos FIIs que forneceram nada mais, nada menos que 1,07% no mês, valor acima da média histórica de 0,94%. Nem sei quais FIIs contribuíram para este aumento de DY pois não estou acompanhando as distribuições individuais, mas o importante é que no total o bolo distribuído aos cotistas foi muito bom.


Como o assunto do post são os proventos recebidos, então vale colocar aqui a evolução da independência financeira. Antes preciso fazer uma consideração a respeito: estou calculando o fator IF Real dividindo os proventos mensais dos FIIs pelo meu gasto médio dos últimos 6 meses multiplicado por 3. Isto quer dizer que estarei 100% livre financeiramente quando os FIIs estiverem me pagando mensalmente 3x o meu gasto médio mensal. Não estou considerando na conta os proventos das ações pois meu objetivo com elas é crescimento de capital e não aposentadoria, ou seja, apenas os FIIs irão compor minha carteira previdenciária.


Como pode ser visto no gráfico acima, o %IF do mês foi de 11,9%, ou seja, recebi em novembro um valor correspondente a 11,9% dos meus gastos médios nos últimos 6 meses vezes 3. A linha cinza corresponde à projeção de evolução que pode ser vista de forma geral no gráfico abaixo.


No gráfico acima a linha cinza representa a independência financeira em escala percentual. As linhas azul e vermelha representam os proventos e gastos projetados para os próximos anos em escala de valores monetários (real).

Bom fim de semana a todos!

14 comentários:

  1. Pretende chegar no primeiro milhão aos 43?

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Uorrem. Eu desisti das ações neste momento justamente pelos dividendos terem tido uma grande retração ... Neste ponto os FIIs estão pagando melhor, e pretendo continuar aportando até chegar nos 100K, aumentando a renda passiva mensal.

    Seus gráficos são bonitos e funcionais, quando tiver um tempo vou montar algo do tipo p/ mim.

    Abraço

    VDC - Viver de Construção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viver de dividendos de empresas brasileiras só pro Barsi mesmo, rs.
      Valeu!

      Excluir
  3. Gostei do seu último gráfico, o de IF. Como você definiu o aumento mensal de gastos de 0,67%?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, apenas uma média de aumento dos meus gastos dos últimos meses. Pretendo reajustar esta curva a cada ano.

      Excluir
  4. Está indo super bem .. parabéns pela disciplina .. em um país onde ninguém guarda 1 centavo.. e na verdade se está multiplicando por 3, você chegou a mais de 1/3 das despesas atuais. Bem bacana ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Oshiro, com planejamento e disciplina sempre alcançamos os objetivos.
      Grade abraço!

      Excluir
  5. Uo, parabéns pela multiplicação dos pães (dindins).
    Suce$$o!
    Abraço
    Bagual

    ResponderExcluir