quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Tags: , , , ,

Fechamento Anual das Operações com Contratos Futuros e Resoluções de Ano Novo


Veja meu novo site Aqui 

Opa!

Eis que o último dia do ano chegou e estou aqui para fazer o último post do ano. Dezembro foi um retrato do ano que passou. Muita volatilidade nos mercados causada pelas tensões políticas e econômicas. Mas para quem opera no intra-day nas pontas comprada e vendida pouco importa se o mercado está subindo ou caindo, o importante é que o mercado esteja se mexendo. Vamos aos números do mês.


Conforme planilha acima, em dezembro participei de 17 pregões. Operei muito pouco neste mês, rodei apenas 26 mini-contratos de índice e 1 mini-contrato de dólar. Tive apenas um dia negativo e os demais fechei no azul. O total de ganhos foi de 120,00 e o total de despesas foi de 24,42. O líquido calculado foi de 95,58 o que me dá uma razão de 3,54 por contrato operado. A rentabilidade do mês foi então de 1,88% sobre o capital operacional de 5.079,24.


Conforme planilha acima, em 2015 participei de 222 pregões. Em 191 pregões fechei no azul e tive prejuízo em 31. O total de ganhos foi de 24.536,44 e o total de perdas foi de -13.196,00. Considerando as taxas de 6.383,14 fechei então 2015 com um líquido de 4.957,30 sem descontar o IR. Nada mal considerando que este foi meu primeiro ano como day-trader. O gráfico abaixo apresenta a evolução financeira decorrente das operações ao longo deste ano.


Resoluções de Ano Novo

No início deste ano tracei algumas resoluções de ano novo para 2015 (relembre aqui). Sinceramente acho isto uma tolice mas resolvi escrever como exercício. Vejamos o que aconteceu...

1 - Aumento de dedicação à minha empresa visando aumento de lucros.

Não aumentei a dedicação, foi-se o tempo em que dedicava 10, 12, 14 horas para a empresa. Não estou relegando a empresa a segundo plano, mesmo porque estou mantendo os compromissos com os clientes em dia e entregando os sistemas com o mesmo grau de qualidade costumeiro. Porém decidi empregar nas atividades da empresa o mesmo esforço que os meus sócios empregam, nem mais, nem menos.

2 - Diminuição de gastos visando maiores aportes. Ocorrerá um gasto não recorrente com um novo automóvel na ordem de 40.000 reais mas acredito ser possível diminuir os gastos médios mensais dos atuais 6.300 para algo próximo de 5.500. 

Conseguimos diminuir os gastos fixos para uma média mensal de 5.282. Tivemos gastos não-recorrentes com novo automóvel (45.000) e novo computador (4.000) mas os gastos fixos estão sob controle.

3 - Venda das 10 ações mais problemáticas da carteira (BRPR3, DIRR3, DTEX3, EUCA4, NATU3, OGXP3, PETR4, RAPT4, SAPR4, STBP11): aguardarei para isto o próximo ciclo de alta da bolsa, definitivamente não está na hora de vender nada. Além disto pretendo fazer os primeiros aportes em WEGE3 e KEPL3 bem como voltar a aportar na ANIM3.

O ciclo de alta veio conforme esperado e em março e abril fiz uma grande venda de ações. Metade do dinheiro foi usado para financiamento do carro e a outra metade foi aportada em FIIs. Porém não vendi todas as ações que tinha previsto. Da lista acima ainda continuo com as seguintes ações na carteira: DIRR3, DTEX3, EUCA4, NATU3, OGXP3, RAPT4, SAPR4, STBP11. Comprei WEGE3 e KEPL3 conforme estipulado.

4 - Diminuição de exposição aos FIIs de papel (XPGA11, FEXC11 e VRTA11).

Vendi apenas um pouco de XPGA11 mas ele ainda continua sendo minha maior concentração em FIIs.

5 - Continuação da política de aportes pontuais em FIIs de tijolos nos momentos mais oportunos: SDIL11, RNGO11, NSLU11B, HGRE11, AEFI11,  BRCR11, FIIP11B, FCFL11B, RBRD11.

Desta lista de FIIs não comprei FIIP11B e FCFL11B, os demais foram encarteirados.

6 - Continuação da política de aportes pontuais em ações de dividendos nos momentos mais oportunos: BBSE3, ABEV3, LEVE3, CIEL3, CMIG3, CTIP3 e ALUP11.

Desta lista de ações comprei todas mas antes não tivesse comprado CMIG3, foi sem dúvida a decepção do ano, e não foi por falta de aviso dos colegas.

7 - Continuação da política de aportes pontuais em ações de crescimento nos momentos mais oportunos: UGPA3, ITUB3, MDIA3, RENT3, TOTS3, BRFS3 e PCAR4.

Desta lista de ações comprei todas mas antes não tivesse comprado PCAR4, foi também uma das piores ações do ano. Outras também sofreram muito como MDIA3 e RENT3.

8 - Ficarei de olho também em outros ativos como o FIP XPOM11 e os títulos do tesouro atrelados à inflação. Poderei também realizar aportes pontuais LCI/LCA ou mesmo debêntures.

Decidi não aportar mais no FIP e até desfiz a posição que tinha. Comprei LCI/LCA de curtíssimo prazo e vendi para aportar na renda variável. Comecei comprar NTNB Principal 2035 quando a taxa de juros rompeu a barreira dos 6,5%.

9 - E finalmente a grande mudança do ano que será a substituição dos trades em ações pelos trades em mini-índice no intra-day. 

Esta sem dúvida foi a grande novidade do ano. Tomei a atitude certa em abandonar os trades com ações e iniciar os estudos de trades com contratos futuros. Para 2016 continuarei realizando as operações no intra-day, porém apenas com mini-contratos de índice. Talvez volte operar o dólar em prazos mais longos mas apenas para hedge de carteira.

Para 2016 não farei nenhuma resolução de ano novo. Aliás, vou fazer duas: ir à praia novamente com o Uozinho e tomar uma taça de açaí com a Srta. Bife pelo menos uma vez por semana, rs.

Um excelente ano novo a todos...
Uó!

36 comentários:

  1. Bom dia.
    Parabéns, podemos concluir que você chegou ao fim do ano com mais de 80% de provisões concluidas.
    Só não entendi, porque desistiu de XPOM11?
    Feliz 2016

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o XPOM11, decidi aportar apenas em dois ativos relacionados ao setor elétrico: TBLE e ALUP.

      Excluir
  2. Parabéns Uó.

    Não entendo o pq de tanto aporte em um carro. Credito também meu aumento de patrimônio por não ter mudado tanto de carro.

    Hoje tenho um fora de linha, mas que é bastante confortável. Prefiro investir em experiências.

    Tudo de bom em família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é o primeiro carro que eu compro na vida, estou satisfeito de certa forma. Preferia ter o dinheiro investido mas foi preciso.

      Excluir
  3. Feliz 2016 U.O...acho um exercício interessante as resoluções de investimento. Pena que não fez para 2016. Abraço, sucesso e tudo de bom ...

    ResponderExcluir
  4. Feliz 2016! Tamo juntaos, UÓ!

    Caros amigos, URGENTE!
    Vamos votar CONTRA a famigerada medida provisória 694/2015, cuja palta é remover a isenção de IR sobre aplicações que subsidiam os setores agrícola, imobiliário e de infraestrutura e ainda propõe o aumento das alíquotas de IR para as demais aplicações. Acessem o portal e-cidadania no link abaixo:


    http://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaotexto?id=185513

    Querem agora tributar as LCI, LCA e Fundos Imobiliários, como também aumentar os impostos sobre os demais investimentos (renda fixa e ações também).

    Divulguem e votem CONTRA! Enviem este link por email a seus amigos e anti-petistas. Basta já roubarem nossos impostos!

    OBS: depois de votar no site do Senado, vocês devem entrar em seus respectivos emails e CONFIRMAR O VOTO CLICANDO NO LINK enviado!

    ResponderExcluir
  5. Ola Uo! Comecei a fazer traders esse ano, muito em função das leituras de seu blog no inicio de 2015! Parabéns pela determinação! Estamos juntos!
    Há essa mensagem do Heavy e muito importante, quem investe e faz disso uma forma de trabalho ...além de buscar garantir uma vida melhor para nossos familiares não podemos cruzar os braços e ficar de mimimi vendo estes políticos acabarem com o mercado livre, a livre iniciativa, e os valores de uma sociedade aberta!
    Feliz 2016!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos seguir com o plano anom, mercado hj já abriu quente, rs.
      Abraço e bons trades!

      Excluir
  6. Ilustríssimo Uó,
    Feliz 2016 para você e sua família.
    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
  7. Feliz 2016 Uó, pra vc e toda a sua família.

    Legal que mesmo vc trabalhando, vc já pode considerar que está numa semi IF, já que trabalha em casa e num ritmo mais ameno.

    Vamos ver o que 2016 reserva para nós..

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Catarro, a vida não tá ruim não, não posso reclamar.
      Um ótimo 2016!

      Excluir
  8. Uó,

    Que em 2016 vc consiga fazer R$50K em trades kkkkkkkk.

    Abraço e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, se eu fizer 10K neste ano já está de bom tamanho!
      Abraço

      Excluir
  9. Grande UO, um feliz ano novo e que 2016 seja o ano dos trades! Abraço

    ResponderExcluir
  10. Bons investimentos em 2016. Sugiro uma enquete com a blog esfera de finanças para saber qual investimento, qual setor, qual ação e etc. o pessoal acha que vai ser positivo em 2016, para, depois, confrontarmos no final do ano. Só a título de exercício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. blz, depois vou montar esta enquete.
      Abraço!

      Excluir
  11. muito bom seu blog amigo. observei na sua tabela sua corretagem é 0,30 por mini contrato ? qual corretora como conseguio ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, estou operando pela Walpires, estou pagando 0,3 porque fiz um acordo com eles. Tenta lá, fala que foi eu que te indiquei.
      Abraço!

      Excluir
  12. Meus trades em 2015 foram um desastre, mas ainda acho que uma boa maneira de aumentar nosso patrimônio.

    ResponderExcluir
  13. Desastre em qual sentido?
    Sim, é um boa forma de aumentar o patrimonio, mas na maioria dos casos costuma ser uma forma de diminuir, rs.

    ResponderExcluir