quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Tags: , ,

Risco-Brasil!


Conforme divulgado hoje de manhã neste post, a previsão era de um dia bem movimentado nos mercados. O noticiário já estava negativo e agora piorou. O Brasil acaba de cair para grau especulativo segundo a avaliação da Fitch e a perspectiva é negativa, ou seja, se nada mudar o país perderá mais graus na escala de pontuação.

O rebaixamento por duas agências de classificação de risco significa a retirada de recursos investidos no país, já que parte dos grandes fundos de investimento exige o selo de pelo menos duas agência para manter suas aplicações. A única agência que ainda não rebaixou o país é a Moody's, mas esta, na semana passada, já colocou o Brasil em revisão para rebaixamento.


O mercado reagiu negativamente de forma imediata após divulgação da notícia como pode ser visto no gráfico abaixo. A queda foi de 600 pontos em 3 minutos, porém, no atual momento já retornou aos níveis que estava antes da notícia. É um mercado realmente imprevisível. Estava precificado?


O IFIX também segue em queda forte nesta quarta-feira como pode ser visto neste post.

14 comentários:

  1. Uó, os FIIs estão sofrendo um bocadinho com a MP que o Romero alterou na surdina, 2016 vai ser um ano complexo novamente, só espero que não seja tão ruim como 2015.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.infomoney.com.br/onde-investir/noticia/4464457/congresso-pode-votar-hoje-que-eleva-sobre-cdb-lci-lca

      O texto completo eu não vi, mas tirei as informações dessa matéria.

      Excluir
    2. ah sim, preocupa não, o mercado irá precificar, já está precificando...

      Excluir
  2. Pelo jeito o fechamento de Dezembro vai ser sangrento para ambos os lados (RF e RV)
    Aproveitei esta queda e comprei 15 cotas do fii JSRE11. Seguindo minha estratégia de longo prazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. preciso que o IBOV caia pelo menos mais 10%, para mim o ideal seria esta queda lá pelo mês de março, agora estou zerado de grana.

      Excluir
    2. Será UÓ? pelo que anda as coisas antes de março tanto pode cair 10% ou subir 30% com impedimento da Dilma. O bom mesmo seria ficar de fora por uns 2 meses somente acumulando e preparado para uma mudança de vento. A vontade que dá é sair do jogo, jogar a toalha, mas quando vejo notícias de que estes tempos estão parecidos com a década de 80, isto me anima para o médio e longo prazo. Eu ainda tenho muito chão para percorrer!

      Excluir
    3. Se Dilma for impedida não será por agora, este processo leva meses, durante isto o mercado vai viver de expectativas, subindo e e descendo. Sair do jogo? Quando o país sair deste buraco a bolsa vai subir forte, ou vc acha que ela vai cair até 10.000 pontos? Compre ao som de trovões e venda ao som de violinos.

      Excluir
    4. De forma alguma jogar a toalha! Que comecem os jogos pra valer!!

      Excluir
  3. Se já estava precificado?! É UÓbvio que sim! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Subiu só 1.000 pontos depois do fundo formado com a notícia. Cai no boato, sobe no fato...

      Excluir
  4. Mestre UO, estou quase jogando a toalha e voltando para a poupanca, ate mesmo parando as obras ... A cada dia nascem mais impostos, e agora ate meus FIIs serao taxados ... E a minha estrategia de enriquecimento e baseada neles, no 1% de renda mes.

    Abraco

    VDC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viver, se serão taxados ou não, eu não sei, mas o mercado precifica tudo, não se preocupe, comprará mais barato e manterá os rendimentos. Pessoal faz alarde demais.

      Excluir