quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Tags: ,

Fechamento Anual (2015) - Alocação de Ativos


Termino hoje a série de postagens "Fechamento Anual de 2015" detalhando como está minha alocação atual de ativos e como foi a evolução desta alocação ao longo de 2015. No gráfico abaixo mostro como variou as alocações em renda fixa, ações e FIIs em 2015.


Comecei 2015 com uma alocação de 53,6% em ações, 37,9% em FIIs e 8,5% em renda fixa. A partir de fevereiro comecei um processo de redução da exposição em ações e aumento dos FIIs. Até agosto aumentei também a exposição em renda fixa através de títulos LFT. A partir de setembro iniciei o processo de migração da renda fixa para a renda variável que está terminando agora em janeiro. Em dezembro a alocação ficou assim...


A carteira de ações atual está assim:


Esta carteira apresentou em 2015 uma rentabilidade de -9,46% (mais detalhes aqui). Já a carteira de FIIs atual está da seguinte forma:


Esta carteira presentou em 2015 um DY de 0,96% (mais detalhes aqui).

Irei postar no próximo fim de semana o ranking de rentabilidades da blogosfera. Alguns colegas ainda não divulgaram a rentabilidade final. Se quiserem ainda participar basta postar ou me mandar um email.

Abraço!

24 comentários:

  1. Joga eu nessa brincadeira também UO.
    Rentabilidade esta na post Balanço patrimonial 2015 com todo histórico de 2015.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog! Cada vez melhor!!

    ResponderExcluir
  3. E a entrevista com o Barsi?

    ResponderExcluir
  4. DY do FII bom .. 0,96, equivalente a 12,15% ano ... se comparar com a selic em 14,25% e tirando o IR, já que os rendimentos dos FIIs são isentos, a alíquota de 17,5% (pra comparação ficar mais justa já que o resultado de 1 ano) 11,75%.

    As cotações dos FIIs é que estão sofridas por causa da selic ... eu to de olho aqui.. tem bons fundos pagando mais de 1% ao mês... mas ainda vou espera esse movimento da selic ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem dinheiro pra me emprestar aí? Aqui ja acabou, rs.

      Excluir
  5. Uo, gostaria de participar, nem que eu considere apenas meu capital de risco. Posso?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc esta postando a rentabilidade anual?

      Excluir
    2. Comecei em agosto 2015 eu acho. De as dicas q eu atualizo. Abs

      Excluir
    3. Só usar a planilha do AdP todo mês.

      Excluir
  6. Hoje fizemos nossa primeira divulgação de carteira, mas acho que ainda estamos muito crus pra participar do ranking. Convido vc e o pessoal a nos visitarem e contribuírem com críticas ou sugestões. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  7. Uó,

    Qual é a sua opinião sobre as seguintes empresas:

    MULT3
    ODPV3
    UGPA3

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimas empresas I.L.

      UGPA eu sigo comprando.

      Tinha a ODPV3 na minha lista de possíveis compras mas acabei tirando para enxugar um pouco.

      A MULT3 é a melhor do setor de shoppings pois está focada na alta renda, mas lembrando que este setor irá sofre um pouco nos próximos anos.

      Eu trocaria a CCR pela UGPA de olhos fechados.

      Abraço!

      Excluir
    2. UB,

      Estou chegando a conclusão de que a UGPA3 é o tipo de empresa, assim como a ABEV3 e o ITUB3, que obrigatoriamente tem que fazer parte de qualquer carteira de ações.

      A ideia de ser sócio da MULT3 é ter um pé nesse segmento de imóveis, afinal, eu não pretendo comprar FIIs. Além disso, a empresa tem fundamentos bons o dono dela é um dos melhores empresários desse país.

      E a ODPV3 chama bastante a minha atenção pelos ótimos dados fundamentalistas, governança corporativa excelente e o nosso querido Bradescão por trás dela.

      Pelo visto devo incluir as três no meu time, visto que gosto do modelo de negócios de todas!

      Quanto a nossa CCRO3, deixa ela quieta. É uma empresa que dispensa comentários, embora esteja sofrendo um pouco atualmente.

      Abraços!

      Excluir
    3. Depois poste sua lista de compras para nós.
      Abraço!

      Excluir
  8. Caramba, não sei o que compro! Não sei se compro ações, FII, TD ou ouro me ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, eu já não tenho mais grana este mês, espero que os preços continuem caindo por mais alguns meses.

      Excluir
  9. Duó, ví que você tem bastante XPGA11, hoje a liquidez dela estava muito baixa, menos de 30k de negociação, o que você acha dessa liquidez? Bom pra quem não quer vender né porque pra vender pode levar um tempo e o preço pode não ser bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se deve comprar FII pensando em vender.

      Excluir