sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Tags: ,

Fechamento Anual (2015) - Proventos


Dando continuidade ao fechamento anual começado aqui, posto hoje os proventos recebidos até o momento. No mês de dezembro o DY das ações foi de 0,4% e o DY dos FIIs de 1,0%. O DY geral foi de 0,76%.


A média histórica geral está em 0,64% sendo 0,35% das ações e 0,95% dos FIIs. Em um momento no qual os preços das ações e cotas dos FIIs estão caindo vertiginosamente considero ser uma boa opção direcionar parte dos recursos financeiros para estes ativos.


Em reportagem recente, o investidor Luiz Barsi deu um exemplo de investimento em BBAS3 visando a formação de uma estrutura previdenciária. Segundo ele, os papéis do BB concentram fatores de segurança, rentabilidade e liquidez, requisitos fundamentais exigidos para boas aplicações de médio e longo prazo.

Considerando a cotação de fechamento de ontem (13,50), o DY médio está em 15%. Segundo o investidor, uma oportunidade de compra mais atrativa do que em 2008. Ele destaca também a relação entre o preço e o patrimônio de 2008 que estava em 1,32. Hoje a relação é de 0,47.

Este foi só um exemplo do, particularmente gosto mais do Itaú em termos de banco pois está menos exposto a possíveis ingerências do governo. Continuo seguindo a minha estratégia de aportes periódicos em FIIs para formação de fluxo de caixa e aportes pontuais em ações para crescimento de patrimônio.

Estamos em contato com Luiz Barsi para uma entrevista à blogosfera financeira. Será uma boa oportunidade de dialogar com quem realmente conhece de mercado.

26 comentários:

  1. Cara, lá no Tetzner tá todo mundo jogando a toalha enquanto aos fiis. Como irei completar 1 ano nesta modalidade, tenho é que aproveitar esta baixa e seguir com minhas convecções.

    Seria um espetáculo uma entrevista com o Barsi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FIIs é bom sempre comprar mas é bom tb guardar metade do dinheiro para comprar dobrado nas épocas de crise.

      Excluir
  2. II, ainda bem que não sou só eu que joguei a toalha nos FIIs rsrs.

    Hoje, pela primeira vez, saquei os aluguéis, ao invés de reinvestir! Vou aplicar este dinheiro na construção.

    Uo,

    Por mais que esteja caindo, caras como Barsi tem dinheiro pra comprar ação todo dia! Nós, pobres mortais que dependemos de um aporte mensal, não conseguimos ir comprando dia a dia, pois todo dia cai mais!

    O jeito é esperar uma reversão, e oara B&H rezar bastante, por que só tem notícia ruim e no curto prazo mercado segue notícia, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BVC. Na minha opinião, acho que tem um desespero generalizado. A queda nos fiis se dá muito pela notícia da taxação. Talvez se não tivesse esta notícia no início do ano, o povo não estaria desesperado como agora. Isso contribuiu muito para a já existente queda.

      Eu tenho apenas 3 anos na RV. Leio muito e leio ainda mais sobre as crises. Tudo é um ciclo, e como o mercado imobiliário inflou de uma tal maneira, um dia ele murcha como já está acontecendo desde 2013. E segue assim para todos os ativos. Não tem escapatória. Até a poupança está sendo um mal investimento!rs

      Ainda vamos sofrer muito, 2016 e 2017, talvez uma recuperação em meados de 2020. A história segue e quando a houver a virada pretendo estar bem posicionado. Ponderando e muito mais responsável com meu suado dinheiro.

      Excluir
    2. "Barsi tem dinheiro pra comprar ação todo dia" Será que no início da vida dele era assim? Não tente começar pelo final, comece pelo início.

      Excluir
    3. "Na minha opinião, acho que tem um desespero generalizado." O mercado vive de expectativas. Se o futuro é ruim então vai cair. Se o futuro é bom então vai subir. Simples assim.

      Excluir
  3. Sinceramente eu assim como vc não coloco muita fé nesses balanços do BB. Daqui a pouco aparece um monte de treta como ocorreu com petr e a coisa degringola.

    Banco aqui só tem dois bbdc e Itaú sendo que o Itaú na atual conjuntura está com o balanço mais saudável que bbdc.

    Quanto a entrevista tomara que role, não sou fã de barsi mas seria excelente para a comunidade. Acompanhando e aguardando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com o Viver ... primeiro, os balanços são contabilidade, contabilidade é "maleável"... eu evito comprar empresas públicas.. bb e caixa levaram várias pedaladas... vamos ver mais do q qt o banco emprestou ... qual a qualidade desse empréstimo agora que as pessoas estão ferradas... sei de alguns casos onde o itau negou emprestimo, e a pessoa depois veio me contar que conseguiu fácil, um valor bem mais alto no bb...

      Agora com relação ao Barsi a análise, o ponto de vista é totalmente válida. O mercado é pra todos, diferentes perfis, diferentes prazos...

      Excluir
    2. Realmente balanço não diz muita coisa. Eu levei uma ferrada grande com BRIN3. A empesa tinha balanços ótimos e de uma hora pra outra os sócios começaram a garfar a empresa. em menos de 1 ano caiu de 28 reais para 2 reais, foi sofrido.

      Excluir
  4. Cara, vai ser fantástiva uma entrevista com um investidor com o talento e a inteligência do Barsi. Show de Bola, Uó.

    Pergunte a ele como foi o começo, a fase de dureza, quais os livros que ele leu, como ele fez para manter o otimismo por muitos anos.

    abs

    Ex Socialista.

    ResponderExcluir
  5. Aproveita e compra pois hoje e dia 15. Recebi a maioria dos meus alugueis hoje, mas vou esperar um pouco mais.

    ResponderExcluir
  6. Banco do Brasil tinha tudo para ser a melhor empresa da Bolsa, mas não é por ser do governo. Muito triste isso!

    ResponderExcluir
  7. Tinha lido a matéria com o Barsi e concordo com essa estratégia para formação de estrutura previdenciária. Por outro lado, assim como vc e o VdD, acredito que esses balanços do BB podem ter muitas surpresas. A coisa pode até piorar caso o governo resolva voltar a ampliar crédito pra estimular o consumo (mais uma vez)... De qualquer maneira, em 2015 começamos nosso projeto de IF e iniciamos com BB no setor bancário. Agora ele já começa a ficar em posição secundária, pois iniciamos os aportes em Bradesco e Itaú, que confiamos mais no momento. Tomara que consiga a entrevista! Adicionando vc em nossa lista. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os banco irão sofre um pouco nos próximos semestres por causa do mercado fraco, mas continuarão fortes com opção de investimento, o mercado está precificando isto.
      Abraço!

      Excluir
  8. Se o Barsi concordar com a entrevista vai ser muito top! Parabens ai pelos esforços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entrei em contato com ele via Linkedin, mas ainda não obtive retorno.

      Excluir
  9. Uó, seus gráficos cada dia melhoram mais!

    Já dá para fazer um cursinho online de construção de gráficos pra fazer uma grana extra! :DD

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado casado! Vou pensar a respeito, rs.

      Excluir
  10. Pra ser sincero não tenho interesse em saber o que ele vai falar, ate porque, já sei o que ele vai dizer. O importante e que a maioria dos meus alugueis caíram na conta ontem e ainda tem mais alugueis, mais juros e mais dividendos para decidir o que vou comprar. A tendência e continuar aportando na bolsa.

    ResponderExcluir
  11. Ah, quem escreveu esse comentário acima fui eu Sandman.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça uma pergunta que vc não tenha a resposta, rs.

      Excluir