terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Tags: , ,

Futuro da Bolsa


Veja meu novo site Aqui 

Fala galera!

Que início de ano hein!? Sangue pra todo lado. No atual momento não são as tensões políticas locais que estão influenciando o nosso mercado já que os políticos estão de férias e sim a derrocada das commodities nos mercados globais bem como as tensões econômicas provenientes da China.


Conforme tabela de indicadores acima, até o dia de ontem o IBOV já caia -12,48% no mês.  O IFIX também não fica para trás, já caiu -3,96% até o momento. A situação das minhas carteiras de investimento atual é a seguinte:

Carteira Mirae (Ações e FIIs B&H): -6,23%
Carteira MyCap (Ações e FIIs B&H): -9,29%
Carteira Rico (Ações e FIIs B&H): -4,66%
Carteira Walpires (Trade): +0,91%

E o que podemos esperar do mercado para as próximas semanas? Esta é a perguntada de 1 milhão de dólares.

Analisando o histórico do índice futuro, esta última pernada de queda já está em -40%. Queda esta que só perde para a pernada verificada em 2008 que foi de -62%. Ou seja, nos últimos 12 anos já é a segunda maior queda do mercado.


Fazendo agora uma projeção baseada em um canal de baixa de prazo mais longo, tracei uma LTB paralela à média de 200 períodos no gráfico mensal. Com o apoio desta LTB termos a formação de um possível ponto de toque em torno de 35.658.


Uma outra projeção agora usando o gráfico diário nos dá um alvo de 35.889. Esta projeção é baseada na replicação da última pernada de queda que foi de 30%. Com esta replicação temos a formação de um grande pivot de paixa que possivelmente será cumprido nos próximos dias.


Vou chutar que nos próximos dias teremos mais uns 5% de queda e depois teremos um repique de uns 10%. Após isto entraremos em mais um longo período de consolidação. Mas isto é só um chute, o mercado não está nem aí para o que eu penso, para me contrariar pode ser que suba uns 3% hoje, rs.

Abraço e bons investimentos!

30 comentários:

  1. As bolsas do mundo estavam em alta msm com o resultado negativo da china. Eu acho q ja estava precificado essa queda de crescimento da china, se viesse abaixo do esperado ai sim cairia mais.. no entanto até onde olhei tava tudo em alta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos em alta hj, vamos ver se sustenta.

      Excluir
  2. Concordo contigo UO!Só não compreendo o que chamas de "consolidação".Sou um leigo,mas estudando um pouco de economia cheguei a conclusão que teremos de aprender a viver com crises,pois este atual cenário de moeda sem lastro, de reservas fracionárias e crédito cada vez mais fácil geraram bolhas e mais bolhas que consequentemente geraram crises e mais crises.O que exigirá do investidor muita cautela e sangue frio.A diversificação é o que nos salvará por enquanto...Acionista25

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consolidação é qd o mercado fica semana subindo e descendo mas não chega alugar nenhum, rs.
      Isto mesmo, só a diversificação salva!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Eu estou na espera do aumento da SELIC para comprar LFT este mês e uma possível queda (+) nos fiis até o final desta semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só compro LFT qd não vejo nenhuma oportunidade na renda variável, que não é o caso agora, rs.

      Excluir
  5. Desde o inicio do ano se sabe que a bolsa chegara aos 35.000 nao sendo preciso de gráfico pra saber isso. E arrisco a dizer que os 30.000 virão ate o fim do ano. Volto aqui pra "me cobrar" isso... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem tem esta bola de cristal? Se eu soubesse tinha vendido o índice no final de dezembro, rs.

      Excluir
    2. é só um chute.. como o seu acima...
      pelo menos esse chute dos 35k eu acertei :)...
      Te vejo nos 30k!

      Excluir
  6. O negócio está derretendo em todo o lado

    a bolsa americana também está despencando desde que virou o ano são duas semanas de quedas mas por lá acho que é mais por conta da China que das Commodities

    Chega a ser engraçado ver a galera lá preocupada com duas semanas de queda. Falei com um outro blogueiro esses dias isso eh pq vcs não pegaram ainda 6 anos de queda como temos enfrentado aqui no Brasil

    Será que tem fundo esse nosso buraco

    Tu que manja dos gráficos podia dar uma análise técnica do sp500 ou do down ver a tendência deles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viver, estamos enfrentando varios anos de queda mas se vc pegar ativos como ABEV3, CIEL3, UGPA3, WEGE3, verá que a história não é bem assim. O IBOV tem muita empresa podre na composição, quem investiu nas top picks nos últimos anos está com um bom lucro. A sardinhada reclama demais.

      Excluir
  7. Eu estou esperando a Dilmanta fazer mais uma cagada e aí comprar mais ativos. Tudo isso eu já esperava, sem novidades. O povo burro votou na merda, agora a merda vem de balde.
    Hoje Usiminas vai femitir só 4 mil funcionários. Agora ninguém votou, por que será?

    Grande abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dilmanta está nos presenteando com boas opções de investimento para o longo prazo, para de reclamar minino. Bora comprar.

      Excluir
  8. Uorren bife mudando um pouco de assunto, sobre imposto de renda, se em 2015 eu tiver uma perca no mini dolar de 2000,00 reais e no ano de 2016 eu tiver um ganho no mini dolar de 1000,00 reais eu posso compensar a perda do ano de 2015 na declaração de IR de 2016?

    ResponderExcluir
  9. Quanto mais cai, mais compro principalmente os FIIs, ótimos fundos vendidos por mixarias com yield de até 1,20% para alguns fundos.
    Estamos passando por uma grande oportunidade para acumular mais ativos, pena que minha grana é curta. Aproveitem essa crise e comprem de pá ações e FIIs de boas empresas, pensem a longo prazo.
    Vários amigos ai da blogosfera de finança vendendo sua carteira e indo para RF, fico louco com isso, ao invés de aproveitar a oferta e acumular patrimônio eles estão é vendendo e rodando patrimônio, ou seja compram no topo e vendem no fundo, impressionante isso.. como pode uma coisa dessa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande parte da blogosfera está com o timing errado. Se queria vender RV era pra ter feito isto em julho ultimo, agora é tarde.
      Tb sigo comprando, menos do que eu queria mas sigo...

      Excluir
    2. Concordo, pro investidor de longo prazo, como é a maioria dos nossos colegas, entrar agora vendido pesado? Se estava comprando em 60k pt do ibov, agora em 38k acha que está caro?

      Excluir
  10. Uó esse mês vou ter um bom aporte e pelo visto ainda vou ter uma redução de patrimônio, nem na força bruta eu consigo quebrar a barreira dos 100k.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esquenta não, já já estarás no 200.

      Excluir
    2. Esquenta não, já já estarás no 200.

      Excluir
    3. Excelente as análises ... o rastreamento das quedas passadas...
      É mesmo Uo, consegue analisar os gráficos do dj ou sp500? Também estou dando uma estudada pra investir fora, seguindo os ensinamentos do investidor internacional e do viver de dividendos.

      Excluir
    4. Preguiça de ficar olhando grafico do SP.

      Excluir
  11. Acumulando um pouco agora

    Vou comprar forte em março---

    Algo me diz que será a hora certa,,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez o fundo do ano será agora em janeiro, mas muitas ações podem continuar caindo.

      Excluir
  12. Uó,

    Eu sigo fazendo as minhas compras mensais! Caso a Bandilma saia do poder, o Ibovespa sobe no MÍNIMO 10% no dia seguinte.

    Abraços.

    ResponderExcluir