quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Tags: , , , , , ,

Um Ano de Day-Trade!


Veja meu novo site Aqui 

Fala PessoAll!

Hoje foi um dia histórico, vi pela primeira vez nosso índice alcançar a casa dos 40.xxx pontos (alertei este fato hoje pela manhã, relembre aqui). Na verdade já tinha visto isto antes, lá pelos idos da crise de 2008, mas naquela época olhava o mercado apenas uma vez por mês e nem me lembro de como foi o epicentro da crise, estava realmente alheio ao que acontecia no mercado mesmo possuindo um certo capital aplicado em fundos da Vale e Petro. Tinha acabado de me casar e estava em lua de mel na Serra Gaucha bem longe dos gráficos de ações.

Depois daquele fundo de crise, o índice subiu, subiu, subiu chegando a incríveis 72.000 pontos em menos de 2 anos. Foi a bolha do crédito farto gerada pela política econômica do PT que movimentou artificialmente a economia brasileira, e hoje estamos pagando a conta. A conta sempre chega, não existe almoço grátis. Agora estamos na beira do precipício, conforme indica o gráfico abaixo, os próximos suportes do gráfico estão em 39.000 quiçá 36.000. Se vamos chegar lá não se sabe, mas o gráfico indica possibilidade e o cenário econômico idem.


Mas o assunto principal de hoje não é IBOV e sim day-trade. Como muitos que me acompanham já sabem, iniciei minhas operações em mini-contratos de índice no dia 07/01/2015 (relembre aqui). Como todo iniciante, estava empolgadíssimo e achando que era o rei da cocada preta. Nos primeiros 10 dias de operação faturei 5.204 reais e o resto da história todos já sabem. Hoje, depois de 1 ano de aprendizado, estou muito mais cauteloso e controlado. Apesar de não estar obtendo os ganhos expressivos dos primeiros dias, estou conseguindo preservar o capital acumulado.

As estatísticas estão relativamente boas. Conforme mostra a planilha abaixo, realizei hoje o pregão 224. Destes, terminei com prejuízo em 31 o que me dá um saldo positivo de 193 pregões. No total faturei 24.546,44 e perdi 13.196,00. Gastei 6.387,54 de taxas o que me dá um resultado final de 4.962,90.


Tenho monitorado meu desempenho operacional através de um gráfico que criei a partir do cálculo diário da relação "Líquido por Mini-Contrato". Esta relação me dá o valor em reais, já descontando as despesas, que consigo faturar operando 1 mini-contrato. É como se estivesse monitorando os pontos médios que obtenho diariamente mas levando em consideração também os gastos operacionais. Isto me dá uma ideia mais precisa do meu desempenho operacional.


Conforme mostra o gráfico acima, meu desempenho não está nada bom. Estou com uma média histórica de aproximadamente 2 reais por mini-contrato. Considerando que sou um mero aprendiz não me deixo abater por isto. Acredito que um desempenho entre 10 e 20 reais por mini-contrato seja satisfatório e é isto que irei objetivar nos próximos anos. Além deste controle operacional, estou monitorando também a quantidade de contratos operado no gráfico abaixo.


Notem que reduzi bastante o número de contratos operados por dia. Lembro que no meu primeiro mês teve um pregão que operei mais de 500 mini-contratos, uma verdadeira loucura para quem está iniciando. Mês passado, por exemplo, operei apenas 27 contratos durante todo mês, uma diferença brutal em relação aos primeiros dias. Porém pretendo agora realizar operações com 2 minicontratos e não apenas 1, então, em janeiro, a quantidade de contratos total deve dobrar.

Tenho um planejamento de aumentar 1 mini-contrato de índice a cada 5.000 reais acumulados. E também aumentar 1 mini-contrato de dólar a cada 3 mini-contratos de índice adicionados. Hoje parei de operar o dólar mas pretendo voltar a operá-lo assim que estiver operando 3 minis de índice. A alavancagem do dólar é de cerca de 3x a do índice e por isto estou calculando operar 1 mini de dólar para cada 3 minis de índice. Por enquanto vou focar então apenas no índice.

Bons trades a todos! Nos encontramos lá nos 36.000, rs.

34 comentários:

  1. Ola Uo

    Acompanho a sua saga desde o início! Eu comecei o índice por causa do seu blog! O curioso... ocorreu o mesmo comigo. Tinha começado com 5, depois fui pra 3 e agora opero 1 contratinho..preciso ganhar consistência nos trades pra almentar a mão! Tenho 4 perguntas: VC usa o MT, o Profchat ou o Trade Zone? VC costuma scalpelar ou busca operar tendência no mini? E VC opera pela Walpires.... conheceu o trabalho do Leandro Martins que hoje trabalha na Rico? E por fim, quem são as suas referências para operar o mini?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começamos cheio de coragem e depois vamos ficando cada vez mais cautelosos. Se tivesse jeito de operar meio contrato acho que operava, kkk

      Excluir
  2. O que rolou em 27/11/15? Se distraiu com a black friday rs

    ResponderExcluir
  3. De DT em mini contrato nao entendo, mas lembro que meu sonho durante um tempo era me tornar daytrader. Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um sonho nunca morre, a não ser que vire pesadelo.

      Excluir
    2. Deixei adormecido UO ... Gosto demais de acompanhar o mercado. Abs

      Excluir
  4. Dizem que o que importa no primeiro ano é sobreviver, você além disso obteve lucro. Continue progredindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente FC, 99% dos treinantes quebram no primeiro ano, digamos que terminei no lucro. Agora vamos ver como será este segundo ano, passado não garante futuro, rs.

      Excluir
  5. Olá Uó!

    Desculpa, ontem eu te parabenizei no blog mas estranho é que a mensagem desapareceu.
    Bom, novamente parabéns pelo desempenho, principalmente não só pela sobrevivência mas também por estar obtendo lucro..
    Eu havia te perguntado 4 questões, que diante de sua trajetória nesse um ano de DT em míni-índice entendo que vale a pena perguntar novamente: Você utiliza qual plataforma atualmente, Profchat, TradeZone ou MetaTrade? Você constuma scalpear ou busca tendência nas operações? Você chegou a operar na Walpires com algum auxílio de algum "professor", por exemplo o Leandro Martins trabalhava nesta corretora vc chegou a acompanhar algumas aulas? A nova pergunta, qual analista nesta caminhada você considera que te ajudou bastante a criar seu setap?
    Bom desculpa qualquer coisa, mas como acompanho o seu blog não só pelo DT mas pela qualidade de todo o material, eu gostaria de saber a sua opinião ou experiência a respeito dessas questões. Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu post estava no spam, rs.

      Desde já agradeço o elogio.

      Sobre as perguntas:

      1 - Você utiliza qual plataforma atualmente, Profchat, TradeZone ou MetaTrade?
      Estou usando HB mesmo, atende perfeitamente ao meu setup, plataforma vai depender do setup de cada um, mas é perfeitamente possível vc desenvolver um setup que não exija agilidade operacional e ordens pré-lançadas.

      2 - Você constuma scalpear ou busca tendência nas operações?
      Faço os dois na verdade. Quando estou só com 1 contrato o trade acaba virando scalper pois objetivo poucos pontos (50 por exemplo) Mas agora operando com 2 contratos vou scalpelar o primeiro e deixar o segundo pra tendência. Penso que vou aumentar minha rentabilidade assim.

      3 - Você chegou a operar na Walpires com algum auxílio de algum "professor", por exemplo o Leandro Martins trabalhava nesta corretora vc chegou a acompanhar algumas aulas?
      Não, procurei uma baixa corretagem, ainda bem que não fui para a TOV, rs. Mas é um risco que você corre até com corretoras maiores. O sistema atual te protege disto, mesmo que vai ter amolação em preencher papeladas é muito dificil perder dinheiro, mas é bom não deixar muita grana parada na conta corrente, melhor aplicar em títulos do governos e usá-los como margem. Boa ideia tb ter duas corretoras disponiveis para operar. Hoje se der algum pau na Walpires consigo operar normalmente na Rico.

      4 - A nova pergunta, qual analista nesta caminhada você considera que te ajudou bastante a criar seu setap?
      Cara, pior que não conheço ninguém que opera como eu, rs. Na verdade até parei de frequentar salas de trade ao vivo pois todas que entrava os caras estavam contra o meu setup. Agora opero by myself. Aí vc pensa: o cara acha que está certo e todo o resto do mercado está errado. Mas não é isto, não existe setup certo ou errado, bom ou ruim, etc, o importante é vc estar confortável com o operacional, e não é setup que faz o cara sobreviver no mercado, e sim gestão de risco.

      Grande abraço!

      Excluir
    2. Obrigado Uó!!
      Obrigado por ter respondido minhas perguntas!

      Valeu!!

      Excluir
  6. Rapaz, o Day Trade é ótimo para as corretoras que faturam muita grana de corretagem.Dessa forma os traders ajudam os corretores a trocar de carro e passear com as amantes no balneários.]

    Queria ser sócio de corretora para poder incentivar o giro de carteira.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Quanto tempo te tira por dia para fazer day trade?
    Você ainda tem que trabalhar, correto?

    ResponderExcluir
  8. Boa Uó, acho que diminuir a alavancagem é uma atitude bem sensata.

    Quantas horas você estima que gastou neste período para lucrar estes R$ 4.962,00?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!
      Pode multiplicar 3 horas diárias vezes 230 pregões. Acho que fiquei uns 6 sem operar, apenas observando.
      Abraço

      Excluir
    2. vamos assumir 690 horas.

      R$ 4.962,00 dividido por 690 é igual a R$ 7,19 por hora

      Eu costumo vender a minha hora um pouco mais cara, principalmente para colocar meu patrimônio em risco ;)

      Excluir
    3. haha, sabia que viria algo do tipo, mas vou te responder com uma pergunta, quantas horas passou na cadeira da faculdade? quanto recebeu para isto?

      Excluir
    4. kkkkk eu não gosto muito de resposta com uma outra pergunta mas admito que esta foi bem clara ....

      Eu já imaginava a resposta, mas não pude deixar de provocar

      Abraços

      Excluir
    5. rs, pois é E.I., eu entendo a sua preocupação para com esta minha empreitada, mas devo deixar claro que operar no mercado se trata de uma profissão como outra qualquer. Na verdade ela tem suas peculiaridades, por exemplo, não há garantia de retorno certo como nas outras profissões, lida-se com o risco. Por outro lado ela tem uma vantagem sobre todas as outras profissões, se você for um trade de sucesso irá faturar tanto nas épocas de economia pujante como em épocas de depressão como agora.

      Mas uma coisa importante precisa fica clara: você não se torna um trader profissional da noite para o dia, isto exige estudo e acima de tudo horas de tela. É como um piloto de avião que consegue tirar sua 'carta' após certo número de horas de voo. E durante o período de aprendizado você não pode fazer contas do tipo: voei x horas então o preço da minha hora é y. Isto não faz sentido.

      Agora, se daqui 4, 5, 6 anos você entrar neste blog e eu ainda estiver fazendo trades ganhando 5 reais por dia então me mande catar coquinhos, rs.

      take it easy,
      keep walking.

      Vai comprar mais Gerdau e mais Cemig este mês? Avalie com critério sua frase "colocar meu patrimônio em risco"

      Não podia deixar de provocar, rs
      Abraço!

      Excluir
    6. Uó, entendo. Sob o aspecto do investimento em aprendizado, a profissão trader é como as outras. Eu tenho minhas dúvidas sobre a efetividade e retorno na profissão, talvez por nao conhecer nenhum trader profissional. Assim prefiro profissões mais tradicionais (e seguras) como a nossa.

      Assim como você investiu todo esse tempo nos trades, eu acabei de investir tempo semelhante (e muito dinheiro) para fazer um MBA. Obviamente tenho uma expectativa enorme de retorno em termos profissionais/carreira.

      Como eu disse, minha visão sobre a profissão trader é meio preconceituosa, mas vamos em frente.

      Sobre CEMIG, Vale e Gerdau, a coisa esta bem feia mesmo. Tenho mantido em observação e comprado pouco. Mas temos que entender que são cíclicas ... bla, bla, bla.

      Abraços

      Excluir
    7. Faço suas as minhas palavras... "Eu tenho minhas dúvidas sobre a efetividade e retorno na profissão!" uma hora vou chegar em uma conclusão, que não sei qual. Serei uma prova viva aqui na blogosfera de que não vale a pena ou de que vale a pena, será útil de toda forma para a comunidade este diário de trade, não vi ninguém até hoje fazer algo parecido aqui no Brasil, todos escondem os números, que sejam de derrota ou vitória.

      Tb estou pensando em fazer um MBA, mas na área de economia, na verdade estou pensando em cursar uma faculdade de economia, só esperar o Uozinho crescer mais porque hoje ele me ocupa todo o tempo noturno, rs. Voltar estudar na área de T.I. ou Engenharia nunca mais.

      Cuidado com esta cíclica aí, outra ascendente de alta pode ocorrer só depois que a população mundial dobrar, rs, Ou vc está pensando que estes papéis seguem uma senoide? Os tempos mudam, pode ocorrer que esta alta oferta/baixa demanda de commodities perdure por décadas e décadas. Realmente é colocar seu patrimônio em risco, não há garantias.

      Excluir
  9. UO, tive que comentar de novo: Uma coisa é você "brincar de ser trader" operando nas horas vagas do trabalho ... A outra é estar em casa, de olho no Home Broker, sabendo que você depende do lucro do trade (que ainda tem que pagar corretagem e o imposto do governo) para sobreviver ... Não é pra qualquer um se manter um ano mesmo. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amigo, se tem uma coisa que não faço é brincar em serviço, a coisa é seríssima.

      Excluir
  10. Fala ae!! Parabéns pelo Blog! Agora...como pagar as conts com estes resultados em DT?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc espera pagar contas com resultado de DT? No way, conto da carochinha.

      Excluir
  11. Olá amigo, achei seu blog por acaso, sei que voce frequenta o blog do tetzner tb, sou o abrahao lá. Que sorte a sua ter lucrado logo de inicio 5k, eu iniciei ha 2 meses e perdi logo de inicio 5k. É dificil elaborar um método para operar e mais dificil segui-lo 100% do tempo, mesmo depois de tomar 2 stops seguidos. É ai que usamos a estatistica contra nos mesmos. Agora comecei a operar baseado no metodo do Oliver Velez, os lucros sao altissimos quando o mercado vai a favor, sempre acima de 300 pontos, mas os stops sao frenquentes e o controle emocional é bastante abalado.
    Eu comecei operando 20 contratos, levei um ferro logo no primeiro dia, depois diminui para 10, depois para 5 e agora para 1. Ainda acho que o unico que ganha com isso é a corretora, tem dias que ganho R$1000 e R$800 sao da corretora ou as vezes até mais. Existe uma corretora, a nova futura, que está com uma corretagem tentadora de 0,23/contrato, mas ainda nao me cadastrei e nao sei da sua estabilidade. A minha está me cobrando 1,00, estou achando muito caro.
    Gostaria de lhe desejar sorte nos seus trades e que continue compartilhando, de preferencia semanalmente. Eu gostaria muito de criar um grupo no Skype para trocar experiencia durante o pregão, o que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, hj em dia eu tb opero com apenas 1 contrato, mas reduzi bastante minhas operações nos ultimos meses. Em abril operei apenas 20 minis. Mês passado operei apenas 10 minis, e neste mês fiz apenas uma operação só, rs. Estou pensando em operar mais no swing e menos no intra-day.

      Parece uma coisa óbvia mas só depois que a fica cai é que entendemos que devemos começar com 1 e não com 20. Começamos com a ilusão do lucro fácil, dos altos ganhos. Mt gente vende isto, mas é a morte do iniciante.

      E te falo mais, setup é o que menos importa, pode ser do Oliver, do fulano, do ciclano, mas no final das contas o que vai te salvar é a gestão de risco e nada mais.

      1 real por contrato é um absurdo. Eu opero hj pela Walpires estou pagando 30 centavos. Se vc conversar lá com o Daniel Dapian falando que foi indicado por mim pode conseguir um valor nesta ordem.

      Abraço e sorte!

      Excluir